terça-feira, 19 de janeiro de 2021

“COLECÇÃO DO MUSEU DO CARAMULO RECEBE NSU QUICKLY TT/K DE 1960”


Coleção de motos reforçada com exemplar da marca alemã fundada em 1873

 

O Museu do Caramulo viu a sua coleção permanente de motos reforçada com uma NSU Quickly TT/K de 1960.

A moto foi doada ao Museu do Caramulo por Carlos Fortunato Alzina Seruya e já se encontra em exposição.

As conhecidas mopped fizeram sucesso quando surgiram no mercado das duas rodas. Estes veículos não eram mais do que uma tentativa dos grandes fabricantes de motocicletas de chegarem a um público mais jovem e ávido de emoções, produzindo assim motorizadas com pequenos blocos de 50cc.

A germânica NSU foi uma dessas marcas presentes neste nicho de mercado, tendo apresentado em 1953 o modelo Quickly que foi sofrendo as mais diversas alterações até ao ano de 1968, altura em que contava já com um milhão de unidades vendidas.

A NSU de 50cc presente na coleção do Museu do Caramulo, reporta à versão TT/K, sendo que

12.200 unidades foram transacionadas entre os anos de 1960 e 1961. Possui a particularidade de apresentar um assento duplo bem moldado, o que permitia ao motorista adotar qualquer postura em andamento e ainda transportar um passageiro, não faltando as peseiras para conforto do pendura.

Além do mais, a proposta TT/K remetia para uma tendência desportiva da época com o braço oscilante dianteiro e a suspensão traseira a serem um excelente argumento de vendas, associado ao facto do depósito de combustível levar 2,5 litros, o que permitia uma maior autonomia. O motor era acionado por pedal de kick, havendo ainda a registar o farol dianteiro fechado, com o velocímetro a ser embutido no guiador.

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“SUSPENSÃO DA ATIVIDADE COMPETITIVA ATÉ DIA 14 DE FEVEREIRO”


A Federação Portuguesa de Ciclismo anuncia a suspensão da atividade competitiva prevista até ao dia 14 de fevereiro, na sequência das medidas de contenção da pandemia de SARS-CoV-2.

Assim, não se realizarão nas datas previstas as provas nacionais de ciclocrosse calendarizadas para janeiro e fevereiro. Os calendários competitivos regionais mantêm-se suspensos, em virtude de as provas de caráter regional não serem elegíveis para realização pelas normas em vigor no atual estado de emergência.

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse fica agendado para o dia 21 de fevereiro, prevendo-se que a segunda prova da Taça de Portugal da mesma disciplina se realize no dia 28 do mesmo mês. No cumprimento do que está atualmente estipulado para a realização de eventos desportivos, tanto o Campeonato Nacional como a prova da Taça serão apenas disputados por atletas da categoria de elite, tanto no setor masculino como no feminino.

Caso na data de realização da segunda prova da Taça de Portugal se confirme a impossibilidade de realização de competições para outras categorias que não a de elite, será fechado o ranking da Taça de Portugal nas restantes categorias segundo os resultados da primeira prova pontuável, já disputada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agitação da comunidade de ciclismo para combater o coronavírus”


Através de uma campanha solidária

 

A Giant, maior fabricante de bicicletas do mundo, juntando-se à luta contra o COVID-19, arrecadou 50.000 euros para o Centro Nacional de Biotecnologia (CNB), entidade ligada ao Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC), após a conclusão da campanha "1 + 1 + 1, muito mais do que 3!".

A campanha solidária iniciada no segundo trimestre de 2020 envolveu a Gigante Ibérica, lojas afiliadas e cliente final. O valor econômico obtido a cada venda foi destinado aos projetos de pesquisa contra o COVID-19 por Luis Enjuanes e Mariano Esteban, virologistas e pesquisadores da CNB.

O Centro Nacional de Biotecnologia tem sido, desde o início da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, um centro focado exclusivamente na pesquisa desse vírus e da doença que ele causa. Para José Casla, CEO da Giant Ibérica e impulsionador da iniciativa solidária, "do ponto de vista da saúde e social, o COVID-19 é um desafio que nunca enfrentamos antes.

Após o início da pandemia no Gigante Ibérico, sentimos uma profunda responsabilidade em melhorar a saúde das pessoas. Essa campanha solidária tem um saldo muito positivo, pois é um compromisso que a Gigante tem com a sociedade e envolve contribuir com nossos grãos nessa batalha".


Por sua vez, o CEO da Gigante Ibérica enfatiza que "o envolvimento de toda a cadeia Gigante tem sido fundamental para alcançar esse objetivo. Sempre pensamos que temos uma grande rede de vendas e clientes, que, em ocasiões como estas, demonstram que excedem o relacionamento comercial puro.

"Por sua vez, desde o CSIC, Mario Mellado, diretor do Centro Nacional de Biotecnologia (CNB), acredita que "a ciência e a sociedade estão cada vez mais próximas graças a campanhas como a desenvolvida pela Giant. A partir da CNB acreditamos que o avanço científico será mais fácil se os cidadãos conhecerem e incentivarem pesquisas cujo objetivo final é responder aos desafios sociais e, em última instância, buscar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

"O compromisso da Gigante com o desenvolvimento de uma nova gama de produtos focados em diferentes públicos, além da implementação das mais recentes tecnologias, torna a empresa referência no cenário desportivo internacional um dos principais atores de mobilidade, saúde e sustentabilidade globais.

Fonte: Marca

“Van Aert encontra-se com a Jumbo-Visma em Espanha”


Por: José morais

Foto: - Getty Images

Wout Van Aert irá fazer uma rápida escapadela até Espanha, fugindo ao frio belga, para se juntar ao estágio da equipa da Jumbo-Visma, o campeão belga que venceu o Zilvermeercross no passado sábado, vai voltar a competir na Copa do Mundo em Overijse no dia 24 de janeiro, e depois no Campeonato Mundial de ciclocrosse da UCI a realizar nos dias 30-31 de janeiro em Ostend na Bélgica.

Van Aert afirma que vai apenas dizer olá à sua equipa de estrada, e fazendo algum treinos, afirmou que deixa a sua bicicleta de ciclocrosse em casa, estando no próximo sábado já na Bélgica, aproveitando por agora de fazer uns quilómetros ao sol, Van Aert, o mesmo ganhou o título belga de ciclocrosse no passado fim de semana, vestindo a camisola do campeonato quando correu em Zilvermeercross em Mol, vencendo a prova à frente de Laurens Sweeck  da Pauwels Sauzen-Bingoal, e Lars Van Der Haar dos Leões Baloise Trek.

Wout Van Aert está agora focado no Mundial de ciclocrosse, com objetivos ao quarto título de ciclocrosse belga. Sendo a quarta vez que ganhou o título do campeonato nacional masculinos de elite, mas a primeira vez que conseguiu vestir a camisola, já que as vitórias tidas, se sobrepuseram nos títulos conquistados nos anos de 2016, 2017 e 2018.

É excelente ganhar a camisola tricolor belga, dizia Van Aert depois de realizar a corrida em Mol, sendo campeão nacional com profissionais algumas vezes, nunca tinha conseguido mostrar a camisola até hoje, foi muito especial, não sendo uma prova de ciclocrosse muito fácil, já que existia muito vento, e era ideal que o Sweeck me pudesse acompanhar durante algum tempo, pressionei-o diversas vezes, mas ele conseguia andar sempre junto de mim, porem quando verifiquei que ele falhava, vi que tinha um oportunidade, e larguei a toda a força para a vitória.

A Jumbo-Visma que atualmente está em estágio de pré-temporada em Alicante Espanha, tem contrato com Van Aert até final desta época, apesar de ter vindo a público que ele assinou mais algum tempo com a equipa, o belga vem encerrar a especulação sobre extensão de contrato, ao negar que não teria assinado nada, sendo uma invenção da imprensa, algo que não é nada verdade.

Depois da rápida visita ao local de estágio da equipa da Jumbo-Visma, Wout Van Aert irá regressar, retomará as provas de ciclocrosse em X20 Trofee Hamme – Flandriencross, a realizar a 23 de janeiro, seguida da Copa do Mundo em Overijse, no dia 24 de janeiro, antes de se voltar com atenção para o Campeonato Mundial.

De relembrar que o Campeonato Mundial apenas terá provas nas categorias de Sub-23 e Elite, devido às restrições das entidades responsáveis da saúde provocada pela Covid-19, marcadas para sábado 30, e domingo 31, nas categorias apenas de Sub-23 e Elites em femininos e masculinos, onde não será permitida a presença de público.

“Thibaut Pinot falha Volta a França e aponta ao Giro em 2021”


Anúncio foi feito esta terça-feira na apresentação da equipa

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) vai ter como principal objetivo a Volta a Itália em 2021, abdicando, este ano, da Volta a França, anunciou esta terça-feira na apresentação da equipa.

Pinot, de 30 anos, quer regressar em maio ao Giro, que correu duas vezes e que acabou em quarto na estreia em 2017, abdicando, pelo menos este ano, de continuar a perseguir o 'sonho' de vencer o Tour, tendo 'carregado' as aspirações francesas nos últimos anos, falhando a prova à semelhança do ano de 2018.

"Este ano o meu objetivo vai ser o Giro, e vou fazer tudo para chegar a 100%. Pensei muito nesta decisão, e era a altura certa para regressar. O percurso do Tour não me assenta este ano, e espero voltar em 2022", explicou.

Uma sucessão de azares têm-lhe batido à porta desde a estreia: um 10.º lugar em 2012, aos 22 anos, augurava um futuro promissor, mas em 2013, ano de centenário da 'Grande Boucle', acabou por abandonar, com problemas na garganta e "medo" assumido nas descidas.

Voltou em 2014, e para o pódio, com um terceiro lugar a que não deu seguimento em 2015 (16.º) nem no ano seguinte, quando abandonou por "fadiga persistente causada por um vírus".

Abandonos em 2017 e 2019, neste último devido a lesão na 19.ª de 21 etapas, confirmaram o perfil 'azarado' do francês, que em 2020 foi 29.º, numa carreira no Tour que conta ainda com três etapas ganhas e a classificação da juventude de 2014.

Pinot junta-se, ainda assim, a ciclistas como o italiano Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious), o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) ou o colombiano Egan Bernal (INEOS), entre outros, na lista de corredores que colocaram a 'corsa rosa' como objetivo para 2021.

Ainda segundo a apresentação da Groupama-FDJ, o 'sprinter' francês Arnaud Démare vai voltar ao Tour dois anos depois para liderar a equipa, em busca de vitórias em etapa, com o suíço Stefan Küng a apontar aos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com