terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

“TRIO COMPETE EM ABU DHABI NO FIM-DE-SEMANA”

João Pereira, João Silva e Melanie Santos

Por: Ana Paula Marques

Foto: Filipe Farinha

João Pereira, João Silva e Melanie Santos, acompanhados pelo técnico Lino Barruncho, partiram esta segunda-feira rumo a Abu Dhabi, onde no fim-de-semana decorre a primeira etapa das World Series (Mundial).

Para Pereira e Melanie trata-se da segunda prova da época, depois da presença na Taça do Mundo na Cidade do Cabo, onde a jovem esteve em bom plano, ao ser oitava. Já o olímpico desistiu.

João Silva é que fará no Médio Oriente a sua estreia na temporada de 2018.

Fonte: Record on-line

“Cronómetros regressam à Volta ao Alentejo”

Sem tempo para aproveitar a diversidade natural e paisagística do Norte Alentejano, assim como os sabores da região, a caravana seguirá para Castelo de Vide que nessa tarde recebe um contrarrelógio de 8,4KM. Será curta, dura e intensa a luta contra o cronómetro que vai enfrentar a subida ao alto da Sra. da Penha, ermida na Serra de São Paulo, de onde se avista a pitoresca vila de Castelo de Vide. É o regresso do contrarrelógio ao fim de nove anos de ausência na “Alentejana”. Com a classificação mais definida, as despedidas da “Alentejana” fazem-se no domingo com a 6ª e última etapa a ligar Castelo de Vide a Évora numa distância de 151,3KM. Fronteira, Estremoz e Redondo são as derradeiras Metas Volantes e na Serra D’Ossa discute-se o Prémio de Montanha final. A meio da tarde, na Praça do Giraldo, onde todos os caminhos vão dar na Évora, Património Mundial da UNESCO será coroado o vencedor da 36ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

RESUMO ETAPAS 2018

1ª Etapa - 14.03 - Partida Simbólica: 11h15 –Vendas Novas/Serpa – 173,5km - Chegada Prevista: 15h43 2ª Etapa - 15.03 - Partida Simbólica: 10h45 – Beja / Sines – 205,2km - Chegada Prevista: 16h00 3ª Etapa - 16.03 - Partida Simbólica: 11h50 - Grândola/Arraiolos – 149,3km - Chegada Prevista: 15h43 4ª Etapa - 17.03 - Partida Simbólica: 10h15 - Monforte/Portalegre – 64,2km - Chegada Prevista: 11h58 5ª Etapa - 17.03 - 1º Corredor: 16h00 – Castelo de Vide/Castelo de Vide – 8,4km - Chegada Prevista: 18h27 6ª Etapa - 18.03 - Partida Simbólica: 11h55 – Castelo de Vide/Évora – 151,3km - Chegada Prevista: 15:36

TRADIÇÕES À PARTE

No ano passado, o espanhol Carlos Barbero (Movistar Team) pôs fim a uma das maiores tradições da “Alentejana” ao tornar-se o único corredor a vencer por duas vezes a Volta ao Alentejo em bicicleta. Quebrada a tradição que vinha desde o nascimento da prova, em 1983, esta competição gozou, até 2017, de um estatuto desportivo único em todo o mundo porque de entre as competições por etapas realizadas sob a alçada da UCI era a única que nunca tinha sido ganha duas vezes pelo mesmo homem. Tradições à parte, a “Alentejana” continua a ser uma das mais acarinhadas competições nacionais, que já fez brilhar alguns dos mais importantes corredores da história do ciclismo. Há 30 anos, Joaquim Gomes, hoje director da prova, foi o vencedor da 6ª edição da Volta ao Alentejo. Nesse já longínquo 1988 correu-se a mais longa prova de todos os tempos com 10 etapas no total. Ao serviço do Louletano - Vale do Lobo, Gomes vestiu a Camisola Amarela Cerveja Cristal após um contrarrelógio individual de 13,5KM que ligou Castelo de Vide a Marvão. Uma década depois, a “Alentejana” consagrou outro grande do ciclismo, o espanhol Melchor Mauri (ONCE) e há 10 anos Hector Guerra (Liberty Seguros) vencia a 26ª edição depois de ter alcançado a Camisola Amarela num contrarrelógio individual de 31KM entre Nossa Senhora das Neves e Beja.

ÚLTIMOS VENCEDORES DA VOLTA AO ALENTEJO

2017 – Carlos Barbero (Movistar Team) 2016 – Enric Mas (Klein Constantia) 2015 – PawelBernas (Activejet Team) 2014 – Carlos Barbero (Euskadi) 2013 – Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team) … Há 10 anos (2008) - Hector Guerra (Liberty Seguros) Há 20 anos (1998) – Melchor Mauri (ONCE) Há 30 anos (1988) – Joaquim Gomes (Louletano - Vale do Lobo)

EQUIPAS NA 36ª VOLTA AO ALENTEJO CRÉDITO AGRÍCOLA

Aviludo – Louletano – Uli (Portugal) (Escalão: Continental) Efapel (Portugal) (Escalão: Continental) LA.Alumínios (Portugal) (Escalão: Continental) Liberty Seguros / Carglass (Portugal) (Escalão: Continental) Miranda – Mortágua (Portugal) (Escalão: Continental) Rádio Popular – Boavista (Portugal) (Escalão: Continental) Sporting – Tavira (Portugal) (Escalão: Continental) Vito / Feirense / Blackjack (Portugal) (Escalão: Continental) W52/FC Porto (Portugal) (Escalão: Continental) Team Euskadi (Espanha) (Escalão: Continental) Caja Rural - Seguros RGA (Espanha) (Escalão: Continental Profissional) Burgos - BH (Espanha) (Escalão: Continental Profissional) Euskadi Basque Country - Murias (Espanha) (Escalão: Continental Profissional) WB Aqua Protect Veranclassic (Bélgica) (Escalão: Continental Profissional) Lokosphinx (Rússia) (Escalão: Continental) Team Wiggins (Reino Unido) (Escalão: Continental) Peña Beniopa Ginestar (Espanha) (Escalão: Sub 23) FGP/ CUBE / Bombarral (Portugal) (Escalão: Sub 23) Fortuna/ Maia (Portugal) (Escalão: Sub 23) Jorbi – Team José Maria Nicolau (Portugal) (Escalão: Sub 23) Sicasal/Constantinos/Delta Cafés (Portugal) (Escalão: Sub 23)

AS MARCAS DA LIDERANÇA

Ao longo das seis etapas, o pelotão da 36ª Volta ao Alentejo Crédito Agricola vai lutar por quatro camisolas que representam outras tantas lideranças. A mais desejada, a “Amarela” Crédito Agrícola, será entregue todos os dias provisoriamente ao corredor melhor classificado no somatório de tempos de cada etapa e ficará definitivamente com o vencedor final. A Classificação Por Pontos terá como símbolo, pelo segundo ano consecutivo, a Camisola Preta Kia, enquanto o “Rei dos Trepadores” vai envergar a Camisola Castanha Delta Cafés. O Prémio da Juventude será representado na Camisola Branca Fundação INATEL.

A competição é uma organização conjunta da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Podium Events com o patrocínio de Crédito Agrícola; KIA; Delta Cafés; Fundação INATEL, RTP;  Vitalis; KTM Bikes; SHIMANO, DIETSPORT, PESTANA Pousadas; GSPORT; Jornal de Notícias; Antena 1; Cision; Centro de Informação Geoespacial do Exército; Infraestruturas de Portugal; GESAMB e com o apoio institucional de Turismo do Alentejo e Ribatejo;CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo; CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e da Junta de Freguesia de Alcáçovas – Arte Chocalheira – Património Cultural Imaterial da UNESCO; e as Câmaras Municipais de Vendas Novas, Serpa, Beja, Sines, Grândola, Arraiolos, Monforte, Portalegre, Castelo de Vide e Évora.

Fonte: Podium

“Agenda de Ciclismo”

Pelotão profissional regressa à estrada

Por: José Carlos Gomes

A Clássica da Primavera, a disputar no próximo domingo, na Póvoa de Varzim, marca o regresso do pelotão profissional à estrada, após a Volta ao Algarve. Domingo é também o dia do arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), com a primeira prova a realizar-se em Vila Franca, Viana do Castelo. No outro extremo do país, Portimão acolher, sábado e domingo, as duas primeiras etapas da Taça de Portugal de BMX Race.

A primeira prova de estrada de um muito preenchido mês de março é a Clássica Primavera, que chega à 22.ª edição. O percurso terá 145,2 quilómetros, cumprindo o trajeto tradicional, que inclui sete escaladas ao monte de S. Félix.

É um traçado que se presta a diferentes abordagens de corrida e a prova são os resultados dos últimos anos: ora existe chegada ao sprint ora há fugas que vingam. Espera-se, pois, uma corrida onde impera a incerteza, algo sempre aliciante para o público.

A prova contará com as nove equipas continentais e as cinco de clube portuguesas, além de coletivos vindos de Espanha. A partida será dada às 10h55, na Avenida Vasco da Gama, Póvoa de Varzim, estando a meta colocada no mesmo local, prevendo-se que a prova termine cerca das 14h00.

Um pouco mais a norte, em corre-se o XIV XCO de Vila Franca, em Viana do Castelo, no domingo. É a prova de abertura da Taça de Portugal de XCO, sendo também pontuável para o ranking mundial, enquanto prova de classe 2.

Estão inscritos mais de 300 corredores de diferentes nacionalidades. A primeira corrida junta cadetes, masters e paraciclistas e começa às 9h00. Duas horas mais tarde é dado o tiro de partida para os juniores masculinos e todas as femininas. Às 14h30 é a vez da prova de elite e sub-23 masculinos.

O Parque da Juventude de Portimão será palco, sábado e domingo, das duas primeiras corridas da Taça de Portugal de BMX Race. No sábado a pista abre para treinos às 14h00, iniciando-se a competição às 16h00. As corridas de domingo estão agendadas para as 10h30.

 

Mais eventos oficiais

2 a 4 de março: Algarve Bike Challenge, Tavira

3 de março: Encontro de Escolas de S. Miguel, Açores

4 de março: Passeio BTT Feira dos Enchidos, Monchique

4 de março: Passeio BTT Trilho dos Moinhos, Barcelos

4 de março: BTT da Alheira, Mirandela

4 de março: 17.º DHI Armil, Fafe

4 de março: Maratona BTT de Fátima

4 de março: 2.º GP de Ciclismo do Carregado, Alenquer

4 de março: Passeio BTT do Milharado, Mafra

4 de março: 1.º Prémio Augusto Carvalho, Carcavelos

4 de março: 6.º BTT D. Paio Peres Correia, Paio Pires, Seixal

Fonte: FPC

Última hora…

“30º Passeio Cicloturismo Amendoeiras em Flôr”

Vila Nova de Foz Côa 4 de Março de 2018

Texto: José Morais

Cartaz: ACCôa

É já no próximo domingo dia 4 de março que a Associação Cicloturismo do Côa leva para a estrada o seu 30º Passeio de Cicloturismo, uma clássica do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), um dos passeios mais antigos que se realiza no país.

O evento que terá uma extinção de cerca de 60 quilómetros, tem concentração a partir das 8 horas no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Foz Côa, sendo a partida dada pelas 9 horas.

Para informações contatar: Telefones: 966168849 – 962518944 - 916600044, ou ainda pelo mail: a.c.coa2012@gmail.com podendo ainda seguir o evento no blogue: http://fozcoacicloturismo.blogspot.pt


Ainda vai a tempo de se inscrever, venha participar, venha conhecer uma das zonas mais belas do país, com as tradicionais amendoeiras em flor, sempre muito bonito de ver, onde encontra locais maravilhosos, e uma gastronomia deliciosa, este ano com a presença de Rui Sousa e Paulo Ferreira.

Faça como nós, marque presença.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com