quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

“A despedida de 2020…”


Por: José Morais

Olá a todos, chegamos ao último dia de 2020, e esta será a última publicação do ano, aqui fica a despedida de todos para familiares, amigos e leitores, neste ano diferente e atípico que agora termina.

Os votos são de que 2021 seja diferente, e possamos todos disfrutar de momentos muito positivos, e onde não peço muito, apenas duas coisas serão sem dúvida muito importantes para todos, a saúde e pão na mesa, tudo o resto virá sem dúvida por arrasto, para sermos felizes.

Boas Festas e um Ano Novo de 2021 muito próspero, até para o ano.

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”


A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 304, a edição de dezembro e última de 2020, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça as mesmas, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com  edição mensal, onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos ainda o nosso espaço diário em:

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com registe-se e receba diariamente as mais diversas notícias.


  

 

A sua notícia é importante para nós…

Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.

Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.

 

Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:

 

noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com    

 

Boas leituras…

“Caja Rural Seguros RGA apresenta a sua nova camisola”


Por:  Alberto García Crespo

Os três novos ciclistas da equipa profissional da Caja Rural-Seguros RGA foram responsáveis pela revelação dos novos equipamentos que a ULEVEL preparou para o ProTeam para a nova temporada. Os ciclistas Josu Etxeberria, Jon Barrenetxea e Jokin Murguialday testaram antes de qualquer outra pessoa a qualidade das roupas que são a prova das condições mais exigentes.

Um kit no qual a predominância do verde é mantida como uma cor historicamente identificada da Caja Rural-Seguros RGA, mas que agrega importância ao branco para ganhar visibilidade e clareza. A camisola foi feita com tecidos técnicos compostos por Microfresh ® microfibras e fibras elásticas (elastano e lycra), com qualidades e texturas que favorecem alta transpiração. Uma peça de roupa que se encaixa perfeitamente na pele sem perder o conforto, proporcionando secagem extra-rápida.

O projeto incorpora uma importante novidade, já que a Caja Rural-Seguros RGA e a ULEVEL apostam na sustentabilidade adicionando um bolso amarelo ao lado na camisola, onde os ciclistas podem depositar os resíduos de barras ou geles típicos tanto das provas quanto em treino. Esse bolso, #EcoPocket pela ULEVEL, é um dos vários gestos que a equipa mostrará em 2021 para o meio ambiente e o ciclismo como um desporto sustentável.

Fonte: La Guia Del Ciclismo

“João Almeida, Ruben Guerreiro e gémeos Oliveira 'assinam' por Jorge Mendes”


Agente do futebol 'pesca' no ciclismo

 

Por: Ana Paula Marques

A Polaris Sports, empresa ligada ao empresário Jorge Mendes, decidiu alargar a sua área de intervenção ao ciclismo, depois de o ter feito no surf e ténis, por exemplo.

A empresa anunciou esta quarta-feira uma parceria com a Corso, empresa de João Correia, empresário dos ciclistas portugueses que mais têm estado em foco em 2020. A começar por aqueles que brilharam no Giro: João Almeida (Deceuninck-Quick Step) e Ruben Guerreiro (EF Pro). Mas abrange também os gémeos Ivo e Rui Oliveira (UAE Emirates), medalhados nos Europeus de pista, bem como André Carvalho, que chega em 2021 ao pelotão do World Tour através da Cofidis.

"A Polaris Sports e a Corso acabam de estabelecer um acordo de parceria que visa optimizar as perspetivas comerciais dos atletas portugueses que a empresa alemã de representação de ciclistas integra como clientes, numa associação que se adivinha seja profícua e de sucesso", refere o comunicado da empresa do grupo do agente de futebol.

"É com entusiasmo que damos as boas vindas a estes atletas que, a partir de agora, se juntam à constelação da Polaris Sports, que gere a vertente comercial da carreira de alguns dos mais reconhecidos atletas do mundo". E cita alguns deles, com Cristiano Ronaldo à cabeça, mas também João Félix, sendo que fora da esfera do futebol há o surfista Frederico Morais, o tenista João Sousa ou a triplista Patrícia Mamona.

Fonte: Record on-line

“Ciclistas de 89 e 84 anos pedalam na Lousã pelo envelhecimento saudável”


Por: CSS // ROC

Dois ciclistas com 89 e 84 anos que passaram a vida a construir estradas e na assistência a automóveis, são agora mais conhecidos, na Lousã, por percorrerem de bicicleta o caminho do envelhecimento ativo e saudável.

A Lousã, no interior do distrito de Coimbra, tem pergaminhos nas atividades velocipédicas, com provas de ciclismo ao longo do século XX, a que se juntaram nas últimas décadas eventos cicloturísticos e competições com motos de nível internacional.

Mas foi a necessidade de transporte próprio na juventude que permitiu a José Fernandes, antigo operador de máquinas pesadas, e João Francisco Carvalho, que trabalhou em estações de serviço, estarem hoje entre os reformados mais populares de um concelho montanhoso onde diariamente continuam a pedalar pela sua saúde.

Nascido em 1930, José Fernandes completa 90 anos em dezembro.

É conhecido na zona por Zé Maquinista, epíteto que herdou do pai, José Jacinto, e que não rejeita precisamente porque ambos exerceram a profissão na antiga Junta Autónoma de Estradas (JAE).


“Nasci e batizaram-me logo como Maquinista”, graceja, durante a reportagem da agência Lusa.

Ainda jovem, fez o curso que o habilitaria a guiar as máquinas na construção de estradas, barragens e aeroportos do país. Na empresa Alves Ribeiro, queriam que tirasse a carta de motorista de veículos ligeiros e pesados.

“Eu era o único maquinista que sabia ler”, explica, para esclarecer que trabalhou por duas vezes na construtora, antes e depois da JAE.

Sempre que era preciso, conduzia “uma camioneta que não tinha motorista destinado”, não podendo sair dos troços onde decorriam as empreitadas.

Aos 12 anos, “já tinha a carta de ciclista”, obtida na Câmara da Lousã, após José Jacinto, que percorria grandes distâncias ao volante das máquinas da JAE, ter ensinado ao filho os sinais e regras de trânsito.

“Por necessidade e prazer”, José Fernandes faz compras, visita amigos e vai às repartições no seu veículo de duas rodas.

O Governo aponta para a existência de 7.000 quilómetros de vias cicláveis em Portugal, dentro de 10 anos, contra os atuais 2.000 quilómetros.


“Andar de bicicleta faz movimentar o corpo todo. É melhor para a saúde do que andar a pé”, defende José Fernandes.

Se estiver bom tempo, afirma, “todos os dias ando de bicicleta”, chegando a ir com outros ciclistas almoçar a Miranda do Corvo, a oito quilómetros de casa.

No regresso, na descida mais íngreme do percurso, diz que não usa travões: “É a velocidade que a bicicleta der”.

Este exercício proporciona “um envelhecimento com mais saúde”, congratula-se, enquanto lamenta que pessoas mais novas não preservem de igual modo a qualidade de vida.

Mais conhecido localmente por João Fão, o conterrâneo João Francisco Carvalho tem raízes na Ponte Velha, muito perto do local onde a mítica Estrada Nacional 2 cruza os municípios de Lousã e Vila Nova de Poiares.

O antigo operário do ramo automóvel nasceu no auge da ditadura do Estado Novo, em 1935, e faz 85 anos em novembro.

Diariamente, percorre a vila montado na bicicleta. Teve carta de pesados, mas deixou-a caducar quando se reformou.

Só precisava dela na estação de serviço, “para experimentar os carros”, aos quais mudava o óleo, calibrava os pneus e alinhava a direção, entre outros trabalhos.

“Eu aqui corro tudo de bicicleta”, salienta, contando que às vezes vai a Poiares e arrisca mesmo trepar a serra da Lousã. Nas subidas acentuadas ou quando está cansado, tem na bicicleta “uma bengala bestial” com que se ampara.

“Quando me falta a bicicleta, sinto logo. Aquilo dá uma saúde às pernas que é uma maravilha”, assegura.

João Malva, investigador coordenador da Faculdade de Medicina de Coimbra, recomenda algumas atividades para um envelhecimento ativo e saudável.


“Não basta dar anos à vida se esses anos vão ser de má qualidade. É sobretudo necessário dar mais vida aos anos que tempos para viver”, preconiza.

A dependência de cuidados “retira qualidade de vida e dignidade à condição humana”, cabendo à sociedade investir na prevenção, segundo o coordenador do Ageing@Coimbra, um consórcio que valoriza o papel do idoso na comunidade e promove “boas práticas em prol do seu bem-estar geral”.

“Devemos estimular a adoção de estilos de vida saudáveis de modo a evitar a doença”, sublinha o especialista.

Correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta “têm um benefício muito significativo na qualidade de vida das pessoas”, com reflexos positivos na idade avançada.

João Malva, que não conhece pessoalmente José Fernandes e João Carvalho, define-os à luz dos objetivos do Ageing@Coimbra e das atuais políticas da União Europeia nesta área.

“São exemplos vivos de um envelhecimento de qualidade que aqui se relaciona diretamente com o seu hábito de prática de exercício físico diário”, conclui. Velhos, afinal, sãos os trapos.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com