quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

“Van der Poel não estará no Omloop, mas no domingo no Kuurne”


Depois de ter saído do Tour dos Emirados Árabes Unidos mais cedo

 

Por: EFE

O holandês Mathieu van der Poel da Alpecin Fenix,campeão mundial de ciclismo quádruplo e recentemente vencedor da primeira etapa do UAE Tour, estará presente no próximo domingo no Kuurne-Bruxelas-Kuurne, mas não vai marcar presença  na véspera do Omloop Het Nieuwsblad.

O ciclista de 26 anos, que saiu dos Emirados Árabes Unidos junto com toda sua equipa por causa de um caso Covid, fará sua estreia nos Clássicos de 2021 no Kuurne assim que todos os testes que excluem a presença do vírus terem sido aprovados.

A equipa da Alpecin optou por reservar Van Der Poel e contar com ele para apoiar Tim Merlier no Kuurne, a programação competirá com o vice-campeão do paris-roubaix de 2018 Silvan Dillier, Edward Planckaert, Lionel Taminiaux, Laurens De Vreese e Oscar Riesebeek, “estarei no início de Kuurne-Bruxelas-Kuurne com boas sensações após minha vitória no tour dos Emirados Árabes Unidos, é bom ter mais um dia de corrida antes de correr em Itália, mas começarei com confiança e esperança de uma boa carreira", disse Van der Poel.

O corredor holandês lamentou não ter conseguido terminar o Tour dos Emirados Árabes Unidos depois de vencer a primeira etapa e liderar, "Eu tinha uma boa vantagem após a etapa inicial e poderia ter optado por uma boa classificação final, mas também estou feliz por termos chegado a casa muito rápido e sem nenhum problema, além disso, a nossa campanha de primavera não foi comprometida, podemos ser ambiciosos para o Kuurne."

Fonte: Marca

“Guiseppe Milone, uma promessa italiana de 17 anos, morre após ser atropelado, "Agora é a hora do silêncio"


Foi atropelado por um camião em Itália

 

Guiseppe Milone perdeu a vida após ser atropelado por um camião em Messina, Itália, a promessa de 17 anos, que correu no conjunto de treino da Shark de Vincenzo Nibali, foi atropelado quando treinava com a sua bicicleta, os médicos tentaram reanimá-lo, mas foi tarde demais, os golpes causados pelo acidente tiraram-lhe a vida na flôr da vida.

"Esta manhã acordei com a notícia da trágica morte de Giuseppe, é foi por isso que eu corri com uma fita preta no braço, para me lembrar uma última vez, agora é a hora do silêncio, eu mando um grande abraço para a família de Giuseppe, ele que descansar em paz", escreveu Nibali, o qual foi muito ativo na 5ª etapa do Tour dos Emirados Árabes Unidos, disse nas redes sociais.

As próprias redes foram preenchidas com mensagens de apoio ao jovem corredor, o seu acidente é mais um infortúnio na estrada poucos dias após o acidente de Fernando Alonso de bicicleta, embora ele tenha sobrevivido.

Fonte: Marca

“Ciclovias, estrada, as regras e as multas”


Por: José Morais

Foto: Arquivo NP

As ciclovias têm crescido em número e em utilização, de norte a sul do país, sabe-se realmente quais as regras desta estrada para bicicletas, como de deve circular nas mesmas, como os comportamentos de segurança, e os documentos necessários, deixamos aqui a informação de que necessita de saber.

 

Sobre o código de estrada para as bicicletas

 

Vamos saber o que diz o código da estrada sobre a condução de bicicletas, que normas de segurança, como as sanções aplicáveis ao incumprimento das regras, e analisamos os pontos essenciais.

 

Será que as bicicletas só podem circular nas ciclovias

 

A pergunta que mais provavelmente é comentada no meio dos ciclistas, de todos os que utilizam a bicicleta como forma de deslocação, mas onde muitos ainda desconhecem as verdadeiras regras, numa altura que o país possui muito mais ciclovias, a circulação nas mesmas não é obrigatório, as bicicletas definidas no código da estrada como velocípedes, tanto podem circular nas ciclovias, como na estrada, aqui sempre pelo lado direito da via de trânsito, desde que mantenham uma distância de segurança da berma da estrada. 

 

Quais as regras de segurança

 

Para que possa conduzir a sua bicicleta da forma mais segura, terá de respeitar as regras implementadas, não as devendo de subestimar, já que simples hábitos, podem evitar tantos multas como acidentes, e não pode esquecer que para manter a sua segurança, e a dos outros, deverá de se manter atento à sinalização rodoviária, igual ao que acontece a quem conduz um automóvel, as regras aplicam-se a todos, como respeito também.

 

O uso obrigatório do capacete

 

Para quem conduz uma bicicleta, em Portugal ainda não é obrigatório, utilizando a mesma tanto nas ciclovias, como na estrada, a obrigatoriedade do capacete apenas é para utilizadores de bicicletas elétricas, ou na utilização na competição.

 

A utilização de luzes

 

Apesar de ainda as autoridades não estarem a serem rigorosas na utilização das luzes, é obrigatória as mesmas, com coimas entre os 30 e os 150 euros, e já alguns ciclistas foram intersetados pelas autoridades, os ciclistas devem de usar na frente da bicicleta luzes de cruzamento, e de presença na retaguarda, devendo as mesmas serem utilizadas sempre em todas as situações de visibilidade reduzida, ao anoitecer, de noite, ao amanhecer, com nevoeiro e chuva, e sempre que se justifique, de salientar que se existir uma avaria nas luzes, a bicicleta terá de ser conduzida á mão, e nunca com o ciclista a pedalar, sujeitando a ser for intercetado por uma autoridade a que seja multado.

 

A utilização do telemóvel e os acessórios a pedalar

 

A utilização do uso de telemóvel, como a utilização de auriculares em ambos os ouvidos ao andar de bicicleta, tal como aconte-se na condução automóvel é proibido, é um infração grave, estando sujeito a multa entre os 30 e 150 euros, como levar à inibição temporária de condução, e se possuir carta de condução, pode perder pontos, isto aplicação a condução de bicicletas seja nas ciclovias como na estrada, já que são dispositivos que prejudicam a atenção do condutor.

 

A manutenção da bicicleta é importante

 

A frequente manutenção dos velocípedes ainda não é obrigatória no código da estrada, mas o utilizador da bicicleta deve de ter esse cuidado, já que é de extrema importância a sua segurança, o selim, os pedais, a caixa de direção deve de estar devidamente apertados, a lubrificação é muito importante, como os pneus devem de manter a devida pressão.

 

E as regras de circulação sabe quais são

 

As regras de circulação são muito importantes para circular nas ciclovias ou na estrada, as quais podem ser consultadas no código da estrada da bicicletas do artigo 90º ao 96º, aí pode ficar ao corrente de tudo o que pode fazer quando pedala, porem deixamos aqui algumas dessas regras, as mais importantes:

Pedalar nos passeios apenas podem circular as crianças até aos 10 anos, a partir dessa idade é proibido, e apenas se pode circular na estrada.

Ao conduzir a bicicleta, é expressamente proibido tirar as mão do guiador, ambas devem permanecer no mesmo, e apenas é permitido para assinalar as manobras de mudança de direção ou de paragem.

Obrigatório é manter sempre os pés nos apoios ou pedais.

A bicicleta terá de circular sempre com as rodas na estrada, sendo proibido o levantar das roídas tanto na circulação ou no arranque.

A bicicleta normal é de apenas uma pessoa, o que é proibido transportar outro passageiro, com exceção de crianças, mas deve de consultar as exceções no artigo 91º Código da Estrada.

Na estrada, a circulação da bicicletas pode ser feita lado a lado, mas haverá exceções quando existir uma visibilidade reduzida, muito trânsito, ou outro tipo de perigo que possa surgir pela frente, aí terão os ciclistas seguir em bicifila.

O transporte de carga só é permitido, num velocípede numa caixa de carga, ou com o auxílio de um reboque, a mesma não deve de prejudicar a condução do ciclistas, ou constituir perigo a pedalar.

Andar de bicicleta não é só pedalar, também é importante e obrigatório cumprir as regras de trânsito, antes de fazer uma manobra terá de ter cuidado, e terá de sinalizar com os braços quando mudar de direção, de reduzir a velocidade ou parar, já que a bicicleta não possui piscas ou stops, tendo sempre em conta, olhar à sua volta, a fim de reduzir evitar os acidentes, e ser colocado em perigo. 

 

Quando se anda de bicicleta, os documentos são obrigatórios

 

Para a condução da bicicleta tanto em ciclovias como na estrada, atualmente não é necessária carta de condução, algo que em tempos era obrigatória tirar uma licença camarária para se poder circular, a qual foi abolida, mas, é obrigatório andar acompanhado de Cartão de Cidadão, ou cado não possuam, de Bilhete de Identidade, como Cartão de Identificação Fiscal, já que se forem intersetados por uma operação de trânsito das forças de segurança, o não possuir identificação pode sofrer uma multa que vai entre os 30 e os 150 euros, o que se sugere ainda, que apesar de não ser obrigatório, é sempre importante possuir um seguro tanto de acidentes pessoais, como de responsabilidade civil, o que torna o ciclista mais seguro, e pode poupar muito dinheiro em caso de acidente.

 

Estes são alguns dos pontos essências e regras, para se conduzir uma bicicleta tanto na estrada como nas ciclovias, usar a bicicleta com regularidade traz imensas vantagens a nível ambiental, como uma redução da poluição automóvel, não esquecendo a saúde que é sem dúvida uma mais valia, por isso, que tal começar a utilizar mais a bicicleta, vale a pena.

Boa pedaladas.       

“Simon Yates decide participar no Giro de 2021 após conhecer o percurso”


Britânico considera que "as etapas são interessantes"

Por: Lusa 

O britânico Simon Yates (BikeExchange) decidiu participar na Volta a Itália de 2021, depois tomar conhecimento do percurso, revelou esta quinta-feira o vencedor da Volta a Espanha de 2018.

"Gosto do percurso do Giro de 2021 e acho que as etapas são interessantes. Como habitualmente, a última semana da prova parece ser muito difícil e, com um número reduzido de quilómetros de contrarrelógio, penso que será nessa fase que a corrida se decidirá", observou Yates.

O britânico, de 28 anos, vai participar pela quarta vez consecutiva na Volta a Itália, na qual tem como melhor resultado o oitavo lugar alcançado em 2019, tendo concluído a prova em 21.º no ano anterior e desistido em 2020.

O percurso do Giro de 2021 foi divulgado na quarta-feira, mostrando-se favorável aos trepadores, uma vez que apresenta cerca de 47 mil metros de subida acumulados, seis chegadas em alto e apenas 38,4 quilómetros divididos em dois contrarrelógios.

A edição de 2020 da 'corsa rosa' foi vencida pelo britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS).

Fonte: Record on-line

“João Almeida em quinto na etapa da Volta aos Emirados, Pogacar segue líder”


Por: SIF // RPC

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi hoje quinto classificado na quinta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos em bicicleta, ganha pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a conservar a liderança.

Vingegaard, de 24 anos, completou os 170 quilómetros entre Fujairah e Jebel Jais em 4:19.08 horas, três segundos a menos na chegada em alto do que Pogacar, segundo classificado, e o britânico Adam Yates (INEOS), terceiro.

O esloveno praticamente garantiu a vitória na prova, tendo apenas de se preservar nas últimas duas etapas planas e confirmar o triunfo para a equipa na volta do país de origem.

O colombiano Sergio Higuita (Education First-Nippo) chegou em quarto, a cinco segundos, menos um do que Almeida, que tentou ‘abanar’ a corrida e ganhar tempo aos rivais na luta pela geral com vários ataques na subida final.

Ainda assim, Pogacar segue na frente da geral, com 45 segundos de vantagem para Yates, segundo, e 1.12 minutos para o português, em terceiro, quando faltam duas etapas planas que não devem produzir alterações de maior nos primeiros lugares.

O britânico venceu a edição de 2020, encurtada devido à pandemia de covid-19, à frente do esloveno, com o duelo a favorecer agora o vencedor da Volta a França do ano passado.

O português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) foi hoje 34.º classificado, a 1.22 minutos do vencedor, e cedeu dois postos na geral, em que é agora 31.º, já a mais de 13 minutos do líder.

Na sexta-feira, 165 quilómetros ligam a ilha de Deira a Palm Jumeirah, no primeiro de dois dias finais dedicados aos ‘sprinters’.

Fonte: Lusa

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