sexta-feira, 19 de março de 2021

“João Almeida lidera Deceunick-QuickStep na Volta à Catalunha”


O ciclista de 22 anos lidera a comitiva de seis ciclistas da equipa belga na prova

 

João Almeida será o líder da equipa da Deceunick-QuickStep na 100.ª edição da Volta à Catalunha, marcada para a próxima semana.

O ciclista de A-dos-Francos, Caldas da Rainha, será o líder do conjunto belga na prova que se realiza a partir do próximo dia 22, depois de terminar no Top 10 das duas provas em que já participou esta época: a UAE Tour (3.º) e o Tirreno-Adriatico (6.º).

Com 22 anos, Almeida vai liderar a comitiva da Deceunick na prova catalã composta por Josef Cerny, Dries Devenyns, James Knox, Fausto Masnada e Pieter Serry.

"Temos um plantel forte e muito motivado e esperamos conseguir uma boa classificação geral com o João. Ele esteve lá em cima no Médio Oriente e depois no Tirreno-Adriatico e esperamos que a tendência se mantenha na Catalunha", disse Klaas Lodewyck, diretor desportivo, ao site da equipa.

A Volta à Catalunha tem início marcado para a próxima segunda-feira, com uma etapa que começa e acaba em Calella. A prova chega a Barcelona no domingo, dia 28.

Fonte: Record on-line

“Sepp Kuss renova com a Jumbo-Visma até 2024”


Ciclista norte-americano está habituado a trabalhar para Primoz Roglic nas etapas de montanha

 

 Por: Lusa

Foto: Team Jumbo-Visma

O norte-americano Sepp Kuss renovou esta sexta-feira contrato com a equipa Jumbo-Visma até 2024, com o ciclista "muito feliz" por continuar na formação holandesa que representa desde 2018.

"Senti-me muito bem aqui nos últimos anos. Tanto os colegas de equipa como a equipa técnica têm sido muito agradáveis para mim. Todos me compreendem como desportista e, acima de tudo, como pessoa", explicou, citado na nota que deu conta da renovação.

Pelo lado da Jumbo-Visma, o diretor desportivo, Merijn Zeeman, elogiou um dos homens que normalmente trabalha para o esloveno Primoz Roglic nas etapas de montanha, pelas suas qualidades de trepador e pela "importante ajuda" que dá ao líder.

Segundo Zeeman, o vencedor da Volta ao Utah de 2018, e ganhador de uma etapa na Volta a Espanha de 2019, tem "crescido muito como ciclista" e agora sabe "aproveitar as oportunidades", como numa das etapas do Critério do Dauphiné do ano passado.

Fonte: Record on-line

“Tim Merlier vence Bredene Koksijde ao sprint”


Português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 13.º classificado

 

 Por: Lusa

Foto: Twitter/Alpecin-Fenix Cycling Team

O belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) venceu esta sexta-feira ao sprint a Bredene Koksijde em bicicleta, à frente do dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 13.º classificado.

Merlier, de 28 anos, cumpriu os 199,9 quilómetros entre Bredene e Koksijde em 4:13.43 horas, à frente de Pedersen, segundo, e do francês Florian Sénéchal (Deceuninck-QuickStep), terceiro, ambos com o mesmo tempo.

Foi a terceira vitória para o belga esta temporada, após a Le Samyn, em 02 de março, e a Grote prijs Jean-Pierre Monseré, cinco dias depois.

Em 13.º, dois segundos atrás dos homens mais rápidos, chegou Rui Oliveira, como mais rápido desse grupo e melhor representante da UAE Emirates, pela qual o irmão, Ivo Oliveira, abandonou.

Os outros portugueses tiveram uma prestação discreta, com José Gonçalves (Delko) em 82.º e André Carvalho (Cofidis) em 87.º, ambos a mais de cinco minutos.

Fonte: Record on-line

“Calendário Competitivo de Triatlo 2021”


O Calendário de Triatlo inicia dia 17 de abril e termina a 31 de outubro

 

O panorama geral dos eventos desportivos permanece incerto. As organizações e entidades parceiras encontram-se dependentes da evolução pandémica perspetivada pelo Governo e das respetivas autorizações das Delegações Regionais de Saúde.

A um mês de antecedência da realização da primeira prova do calendário nacional, e apesar de alguns constrangimentos que possam surgir, a Federação de Triatlo de Portugal (FTP), em sintonia com as entidades parcerias, encontra-se em condições de divulgar o calendário competitivo para 2021.

Na impossibilidade de manter algumas das características dos modelos competitivos vigentes do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo e Duatlo, estes passarão a incluir apenas três etapas competitivas. No entanto, a FTP não pretende adotar o modelo de Rolling Start, tal como sucedeu no ano passado, dando preferência pelas partidas por escalão ou por tipologia de prova.

Mais se divulga que, sendo a natação uma atividade desportiva de baixo risco e tendo em linha de conta as indicações governamentais, prevê-se a abertura das piscinas a partir do dia 5 de abril de 2021.

Manteremos os nossos filiados informados sobre todas as atividades desta entidade federativa, estando disponíveis para esclarecimentos através dos canais habituais pelo e-mail secretaria@federacao-triatlo.pt ou pelo contacto telefónico 214 464 820.

A FTP deseja a todos os atletas uma excelente época desportiva!

Consulte guia do Calendário Competitivo 2021 aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2021/03/Guia-do-calendario_nacional_2021-vs19mar2021.pdf

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Grande Prémio Miguel Indurain vai ter presença de Carapaz e Valverde”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

São dezanove as equipas que irão marcar presença no Grande Prémio Miguel Indurain, o mesmo está marcado para 3 de abril, terá 203 quilómetros de distância, e contará com as presenças do equatoriano Richard Carapaz, e de Alejandro Valverde.

O ex-ciclista Miguel Indurain marcou presença na apresentação da prova, a qual aconteceu na Câmara Municipal de Estella, na província e comunidade autónoma de Navarra, contando com o presidente da Câmara da cidade Koldo Leoz, Miguel Pozueta diretor-geral do Instituto Navarro dos Deportos, Miguel Angel García Mitxelena presidente do Estella Cycling Club, como o apresentador Juan Mari Guajardo.

Nesta edição de 203 quilómetros, a 22ª edição, será percorrida pela região, e para Miguel Indurain o pentacampeão do tour de França, disse que era uma pena a prova não poder contar com público, os amantes do ciclismo não podem estar perto dos ciclistas, já que são eles que dão muita cor e proximidade a este tipo de provas.

Sobre o trajeto, é complicado e muito difícil, será sempre um sobre e desce ao longo dos 203 quilómetros, dizia Indurain, o ex-ciclista agora com 56 anos, uma referência do ciclismo mundial, sobre o percurso escolhido para este ano.

Em tempos de pandemia, esta clássica de 22 anos teve de ser adaptada, com todas as medidas sobre o Covid a fim de salvaguardar a saúde dos ciclistas, como de todos os envolvidos na prova, onde se irá sentir a ausência de público, mas onde os amantes da modalidade podem seguir as últimas duas horas da corrida na ETB ou Eurosport.  

Para esta edição de 2021, haverá novidades no percurso, e passará o pelotão nos quilómetros iniciais por Puente la Reina-Gares, como ainda outras cidades como, Merindad de Estella, como Villatuerta, Igúzquiza, Ayegui ou Arróniz.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com