segunda-feira, 13 de setembro de 2021

“Mundiais: Primoz Roglic deixa vaga no contrarrelógio para Tadej Pogacar”


Ausência do campeão olímpico de contrarrelógio é uma das surpresas

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Primoz Roglic, campeão olímpico de contrarrelógio e vencedor da Volta a Espanha em bicicleta, e Tadej Pogacar, campeão da Volta a França, vão representar a Eslovénia nos Mundiais de estrada, com o segundo no crono.

Roglic, que venceu as últimas três Vueltas, e Pogacar, que venceu os últimos dois Tours, são duas das grandes figuras mundiais da modalidade e estarão na mesma equipa nos Campeonatos do Mundo, de domingo a 26 de setembro na Flandres, Bélgica.

Apesar do título olímpico, o mais experiente do duo deixou o contrarrelógio para Pogi, que estará na especialidade ao lado de Jan Tratnik, numa seleção que, na prova de fundo, terá ainda em ação Matej Mohoric, Luka Mezgec, Jan Polan, Domen Novak e David Per.

A ausência do medalhado de ouro em Tóquio'2020, que venceu as duas etapas da especialidade na última Vuelta, é uma das surpresas das listas de convocados para os Mundiais, dado que seria um claro favorito para o exercício.

Este ano, Pogacar venceu um contrarrelógio no Tour e foi terceiro nos Nacionais, tendo conquistado o título nacional de crono em 2019 e 2020, este último o ano em que usou o exercício individual da penúltima etapa em França para bater Roglic na luta pela sua primeira vitória na Grande Boucle.

O contrarrelógio do Mundial liga Knokke-Heist a Bruges em 43,3 quilómetros, maioritariamente planos, e terá como representantes portugueses Nelson Oliveira e Rafael Reis.

O italiano Filippo Ganna volta para defender o título mundial, com o suíço Stefan Küng, recente campeão europeu, o australiano Rohan Dennis e os belgas Wout van Aert e Remco Evenepoel entre o lote de principais candidatos.

Fonte: Record on-line

“Volta a Espanha de 2022 arranca na cidade holandesa de Utrecht"


Próxima edição vai ter ainda mais duas etapas na Holanda. Arranque será a 19 de agosto

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A Volta a Espanha em bicicleta de 2022 vai decorrer entre 19 de agosto e 11 de setembro, com início na cidade holandesa de Utrecht, que vai receber um contrarrelógio por equipas.

A 77.ª edição da Vuelta vai ter ainda mais duas etapas na Holanda, a segunda, com partida em 's-Hertogenbosch e chegada a Utrecht, e a terceira, que vai começar e terminar em Breda.

No total, a Volta a Espanha vai passar por 34 municípios holandeses ao longo de três etapas.

Utrecht deveria ter recebido o arranque da Vuelta em 2020, mas o percurso acabou por ser alterado devido à pandemia de covid-19.

"Finalmente temos uma data oficial. Queríamos muito colocar o projeto da Vuelta novamente nos caminhos da Holanda e agora estamos ansiosos para voltar a trabalhar. Estamos a preparar um programa maravilhoso para residentes e empresas, bem como para todos os nossos convidados internacionais. O nosso objetivo é fortalecer ainda mais o vínculo especial que já existe entre a Espanha e a Holanda", disse Sharon Dijksma, autarca de Utrecht.

O diretor geral da Volta a Espanha, Javier Guillén, destacou as novas datas agora conhecidas para um projeto com cerca de seis anos, referindo que será um marco importante para o ciclismo espanhol e holandês.

"Estes meses extra de espera não diminuíram nem um pouco a nossa vontade de trabalhar juntos, nem o entusiasmo e ambição que colocamos na organização desde o primeiro dia", frisou

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou este ano pela terceira vez consecutiva a Volta a Espanha em bicicleta.

Roglic, de 31 anos, reeditou em 2021 os êxitos de 2019 e 2020, igualando na galeria de campeões da prova o suíço Tony Rominger e o espanhol Alberto Contador, todos com menos uma vitória do que o espanhol Roberto Heras, recordista de triunfos, com quatro troféus.

Fonte: Record on-line

“Equipa Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic conquista 2 lugar em Taveiro”


A equipa de ciclismo Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic, deslocou se ontem, dia 12, a Taveiro – Coimbra, para estar presente no 5º Prémio Ciclismo União das freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

O circuito foi composto por 6 voltas de 13 km, no qual participaram diversas equipas, compondo um pelotão com cerca de 100 atletas.

A equipa nesta competição, com apenas 6 unidades, (Rui Rodrigues, João Letras, Hélder Pereira, Aníbal Santo, David Garrido e Hélder Pereira).

A corrida teve um andamento rápido desde o início, com várias tentativas de fuga, e á passagem da 3 volta, deu-se uma fuga de 6 unidades onde estava inserido o Hélder Pereira.

O Atleta da equipa da casa, conseguiu fugir ao grupo de fugitivos e isolar-se com cerca de 2 minutos e 10 segundos de diferença para o pelotão, tendo os restantes colegas de fuga sido absorvidos pelo pelotão.


Os 4 atletas do Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic tentaram anular a fuga, mas apenas conseguiram reduzir o tempo para 1minuto.

Na última volta, Rui Rodrigues conseguiu sair do pelotão com mais 2 atletas, e rapidamente ganharam alguma distância ao pelotão. Rui Rodrigues conseguiu ser mais forte que os seus adversários, cortando a meta em 2º lugar.

O pelotão cortou a meta segundos depois, com João Letras, a ser o 1º do pelotão, conquistando o 5º lugar geral.

Rui Rodrigues e João Letras ainda subiram novamente ao pódio, Rui Rodrigues como vencedor do escalão M 40 e João Letras no 3º lugar no escalão elite.

A direção da equipa quer enaltecer o trabalho, dedicação e entrega dos 6 atletas, que mesmo com a equipa em desvantagem numérica, esteve sempre combativa e em grande evidência em busca da vitória.

Fonte: Equipa Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic



"Glassdrive assume Equipa de Ciclismo do Clube Desportivo Fullracing"


Fotos: João Lobo

O Clube Desportivo Fullracing apresentou hoje no Luso a marca Glassdrive como principal patrocinador da equipa profissional de ciclismo que detém, para os próximos três anos. À única empresa que atua no comércio de vidro automóvel em Portugal juntam-se mais duas marcas, resultando da conjugação das três o novo nome da equipa: Glassdrive - Q8 - Anicolor.


Foi no auditório do Grande Hotel de Luso que esta tarde foi “desvendado o véu” daquele que será o novo principal patrocinador da equipa de ciclismo criada pelo Clube Desportivo Fullracing. É a Glassdrive que vai herdar a anterior equipa, um feliz regresso sendo que em 2012 a marca já tinha dado nome ao projeto como segundo patrocinador, naquele que foi o ano da sua vitória na Volta a Portugal em Bicicleta. Em 2013 e 2014 a Glassdrive também esteve com a equipa e agora, a marca internacional propriedade do Grupo Saint-Gobain e que representa o conceito de negócio de reparação e substituição do vidro automóvel vai estar com a estrutura durante os próximos três anos, de forma mais forte e consistente que nos anteriores.

Em Portugal, a gestão da Glassdrive é da responsabilidade da Saint-Gobain Autover Portugal, que detém a maior rede nacional de substituição e reparação de vidro em todo o tipo de viaturas, com 140 centros distribuídos de norte a sul de Portugal continental e ilhas. Para o diretor geral da marca Glassdrive e administrador da Saint-Gobain Autover Portugal, Licínio Nunes, “vamos fazer tudo para levar o vosso nome lá para cima, vamos fazer a nossa parte para


ajudar o projeto a chegar mais além e repetir os feitos de 2012. Associámo-nos ao Clube Desportivo Fullracing com muito gosto e esperamos que todos torçam por nós”.

A Q8 - Grupo VAPO será outro dos patrocinadores a juntar-se ao novo naming da equipa. Em 2015, a Q8 entrou no mercado português de combustíveis, fruto da parceria formalizada com o Grupo VAPO, tendo como base uma abordagem inovadora no negócio dos postos de combustíveis. Com mais de 35 postos em Portugal, a Q8 mantém uma constante ambição de crescimento. De acordo com Joaquim Gonçalves, administrador-delegado da Q8 - Grupo VAPO, “este é um projeto que tenho vindo a acompanhar, um projeto vencedor e ao qual nos decidimos associar pela visibilidade e capacidade que o Clube Desportivo Fullracing tem no desenvolvimento do ciclismo ao nível nacional. Da nossa parte tudo faremos para apoiar os atletas e a formação”.


É a Anicolor, com sede em Oiã e uma marca profundamente ligada ao ciclismo pela paixão que o administrador, Fernando Sampaio, nutre pela modalidade, que vai fechar o trio que dá nome à equipa que está na estrada em 2022. Trata-se de uma empresa que desenvolve, produz e comercializa Sistemas de Alumínio para Arquitetura e também perfis de alumínio para os mais diversos fins industriais.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, também esteve presente na cerimónia que deu a conhecer esta nova etapa do Clube Desportivo Fullracing. Começou por dizer que este era “um momento de grande felicidade”, lembrando que quando os projetos são bons e feitos por pessoas que sabem fazer ciclismo para potenciar marcas e os investimentos, é possível renovar e trazer novos patrocinadores para as equipas”. O dirigente enalteceu o trabalho desenvolvido pelo clube e frisou que esta equipa é das que “mais carisma tem no pelotão, sendo um projeto global feito com paixão”.


Já Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, município que recebe a sede do clube, explicou que fazia todo o sentido a “Capital da Bicicleta ter uma equipa profissional de ciclismo. Um projeto que, além da equipa tem também uma escola de formação e paraciclismo. É um orgulho ver a nossa marca nas vossas camisolas, porque leva todos os aguedenses convosco. Estaremos sempre ao vosso lado”.

“O propósito do Clube Desportivo Fullracing é continuar a trabalhar em prol do ciclismo, criando adeptos com ciclismo de espetáculo e dando o respetivo retorno a todos os patrocinadores e parceiros. O meu sincero agradecimento à Glassdrive, como patrocinador principal de uma das melhores equipas profissionais portuguesas e à marca Q8, reconhecida mundialmente e que agora faz a sua aposta num desporto que promove a mobilidade e sustentabilidade do planeta. Uma última palavra de apreço para a Anicolor e para o Município de Águeda: estão e sempre estiveram ao lado deste projeto”, disse Carlos Pereira, Team



Manager do Clube Desportivo Fullracing e seu mentor.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing


“Seleção Nacional/Portugal com 17 corredores no Centenário do Mundial de Estrada”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de Ciclismo estará presente com 17 ciclistas no Campeonato do Mundo de Estrada, que vai realizar-se na Flandres, Bélgica, entre 19 e 26 de setembro.

Esta será uma edição muito especial do Campeonato do Mundo, porque comemora o Centenário da competição, realizada pela primeira vez em 1921, na Dinamarca, e por disputar-se na Flandres, uma das regiões mundiais com maior paixão pela modalidade. Neste contexto, Portugal apresenta-se com representantes masculinos e femininos nas categorias de elite, sub-23 e juniores.

Em elite, Portugal tem convocados seis homens e duas mulheres. José Poeira chamou André Carvalho (Cofidis), João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), Nelson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (Efapel), Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). Estão todos escalados para a prova de fundo, no dia 26. No dia 19, Nelson Oliveira e Rafael Reis disputam o contrarrelógio individual.

No Campeonato do Mundo não há provas para sub-23 femininas. Por isso, as convocadas por Ana Rita Vigário, Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Maria Martins (Drops-le Col S/b Tempur), vão competir em elite, apesar de serem ambas atletas com menos de 23 anos. Fazem ambas a provas de fundo, no dia 25. Daniela Campos, campeã nacional de contrarrelógio, compete também nesta disciplina, no dia 20.

Em sub-23 masculinos a representação nacional estará a cargo de Fábio Costa (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO). O trio só disputará a prova de fundo, agendada para 24 de setembro.

Em juniores masculinos, António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada) mantêm-se ao serviço da Seleção após a participação no Europeu. A restante equipa é nova, cumprindo-se, com Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), o objetivo de dar experiência internacional ao maior número possível de corredores jovens. Este objetivo leva também à incorporação de Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) na convocatória de juniores femininas, juntando-se na Flandres a Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls), que teve uma estreia auspiciosa no Campeonato da Europa.

O quarteto masculino compete na prova de fundo no dia 24, três dias depois de António Morgado e Gonçalo Tavares terem disputado o contrarrelógio individual. As femininas apenas correm a prova de fundo, no dia 25.

Os percursos das provas de fundo têm a alma das corridas da Flandres, com troços em empedrado e algumas subidas curtas, mas inclinadas. “São percursos muito específicos. Nos mais jovens pretende-se lutar pelos melhores resultados possíveis, mas, sobretudo, dar uma experiência competitiva diferente aos nossos corredores. Nas categorias de elite e de sub-23 temos corredores que se adaptam bem a este tipo de provas, pelo que tentaremos fazer um bom Campeonato do Mundo”, afirma José Poeira.

Ana Rita Vigário destaca “a juventude de toda a equipa feminina, o que faz com que a grande meta desta participação seja a aquisição de experiência e de competências competitivas em Campeonatos do Mundo e em corridas com a tipologia das que vamos encontrar na Bélgica”.

 

Calendário de corridas com participação portuguesa

 

19 de setembro, 13h30: Contrarrelógio Elite Masculina: Knokke-Heist – Bruges, 43,3 km

20 de setembro, 13h40: Contrarrelógio Elite Feminina: Knokke-Heist – Bruges, 30,3 km

21 de setembro, 13h55: Contrarrelógio Juniores Masculinos: Knokke-Heist – Bruges, 22,3 km

24 de setembro, 7h15: Prova de Fundo Juniores Masculinos: Lovaina – Lovaina, 121,8 km

24 de setembro, 12h25: Prova de Fundo Sub-23: Antuérpia – Lovaina, 160,9 km

25 de setembro, 7h15: Prova de Fundo Juniores Femininas: Lovaina – Lovaina, 75 km

25 de setembro: 12h20: Prova de Fundo Elite Feminina: Antuérpia – Lovaina, 157,7 km

26 de setembro: 10h25: Prova de Fundo Elite Masculina: Antuérpia – Lovaina, 268,3 km

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a Temporada 2021, com o Campeonato Nacional de Rampa, prova que se disputou na mítica subida da Senhora Graça. Joaquim Silva alcançou a medalha de bronze nos Elites, enquanto que Pedro Pinto repetiu o feito em Sub23. É desta forma, com a disputa do Campeonato Nacional de Rampa, em Mondim de Basto, que a Tavfer-Measindot-Mortágua fecha a época de 2021, de forma muito positiva.

A crono escalada deste domingo, uma subida até ao Alto da Senhora da Graça, num total de 7,8 km, teve como vencedor na categoria de Elite José Neves (W52-FC Porto), que completou o percurso em 19m42s, ficando Joaquim Silva a 1m16s segundos, na 3.ª posição e alcançando assim a medalha de bronze.


Já em Sub23, o vencedor foi André Domingues (Efapel) e Pedro Pinto foi o 3º classificado, arrancando assim também uma medalha de bronze.

Em rescaldo a esta prova, Xavier Silva afirma que “Foi uma grande prestação da nossa equipa neste Campeonato Nacional de Rampa, onde conseguimos dois honrosos 3.º lugares, o que me leva a fazer um balanço muito positivo e um encerramento de época muito bom. Foi uma temporada de superação, de muita luta, mas com resultados extremamente positivos.

 

Classificação Elites

Mondim de Basto – Alto da Sra. Da Graça: 7,8 Kms

 

1.º José Neves (W52/FC Porto), 19m42s

3.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m16s

 

Classificação Sub23

Mondim de Basto – Alto da Sra. Da Graça: 7,8 Kms

 

1.º André Domingues (W52/FC Porto), 21m20s 3.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua)

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com