segunda-feira, 28 de outubro de 2024

“CN Torres Novas e Alhandra SC vencem Taça de Portugal”


O Clube de Natação de Torres Novas e o Alhandra SC são os vencedores da Taça de Portugal 2024. Os homens do ribatejo confirmaram o primeiro lugar, ao vencerem a última etapa disputada em Sesimbra. As mulheres de Alhandra, apesar do quinto lugar na derradeira prova, também confirmaram a vitória na edição deste ano da Taça.

Em Sesimbra, o CN Torres Novas fez a dobradinha, vencendo nos sectores masculino e femininos, somando também os triunfos individuais de João Nuno Batista e Márton Kropkó.


Por equipas, o pódio masculino ficou completo com o segundo posto do Sporting Clube de Portugal e o Outsystems Olímpico de Oeiras na terceira posição. A mesma classificação foi registada no sector feminino.

Por razões de segurança, e devido a uma avaria na embarcação da Proteção Civil, a organização da prova foi forçada a reduzir significativamente o percurso de natação.

Fonte: Federação Triatlo Portrugal

“Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor UCI 2024 termina com surpresas, drama e vencedores pela primeira vez”


A sequência de vitórias de Kohl quebrada

 

O espanhol Emilio Arellano criou a surpresa do último dia do Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor da UCI em Bremen, Alemanha, derrotando o favorito pré-competição para vencer o ciclismo artístico Single Men. Nas duplas femininas, os alemães Henry Kirst e Antonia Bärk venceram a competição em sua primeira aparição neste nível de competição. A Alemanha ganhou os títulos masculino e feminino de ciclismo.

 

Ciclismo artístico Homens solteiros: Arellano derrota Kohl

 

A maior surpresa do Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor UCI de 2024 foi a derrota do sete vezes campeão mundial de ciclismo artístico Lukas Kohl.

Invicto nos últimos oito anos, Kohl (Kirchehrenbach) dominou a fase preliminar em Bremen, mas teve um desempenho inferior na final. O homem que quebrou a sequência de vitórias de Kohl - e um domínio alemão de quase 20 anos - foi Emilio Arellano, da Espanha. Depois de ganhar três medalhas de bronze consecutivas, Arellano pôde comemorar o ouro e a camisa arco-íris da UCI graças a um desempenho quase perfeito que lhe rendeu 198,08 pontos.

"Acreditei nos últimos meses que é possível ganhar o título, mas nunca 100 por cento", disse Arellano, que nasceu e mora na Alemanha, e é treinado por seu pai José. "Desde que comecei a praticar ciclismo artístico aos quatro anos de idade, o título de Campeã Mundial da UCI tem sido meu maior sonho", continuou Arellano.

Seu pai, com duas medalhas de prata no Campeonato Mundial da UCI (1999 e 2001), sempre foi seu modelo: "Um grande obrigado ao meu pai, que está comigo há 17 anos, e a todos os outros que me apoiaram até agora."

A prata foi para Philipp-Thies Rapp (Tailfingen/GER) pela terceira vez consecutiva. Kohl teve que se contentar com o bronze. O húngaro Csaba Varga terminou em quarto.

 

Ciclismo artístico Duplas femininas: Kirst e Bärk 'simplesmente inacreditáveis'

 

Henny Kirst e Antonia Bärk (Bonn-Duisdorf/GER) ficaram incrédulas depois de vencer a competição de Pares Femininos (128,60 pontos) em sua primeira participação em um Campeonato Mundial da UCI.

"Quando éramos jovens, nunca estivemos entre os melhores pilotos", disse Kirst. "Mas tínhamos treinadores naquela época e agora que acreditavam em nós e nos acompanhavam em nosso caminho. Ser campeão mundial da UCI é simplesmente inacreditável."

Também competindo em seu primeiro Campeonato Mundial da UCI, Kim Leah Schlüter e Nele Jodeleit (Knetterheide/GER) conquistaram a prata.

A batalha pelo bronze foi entre duas duplas suíças e finalmente seguiu o caminho de Simona Lucca e Larissa Tanner (Stäfa). Jeannine Graf e Nadine Zuberbühler (Amriswil), ficaram em quarto lugar na última competição de suas carreiras competitivas.

 

Ciclismo feminino: Alemanha mantém o título

 

A Alemanha continua sendo campeã mundial feminina de ciclismo da UCI, mas com uma nova equipe: Judith Wolf e Danielle Holzer (Hofen/Prechtal) venceram a final contra as equipes suíças, Sava Baumann e Chiara Dotoli, por 6 a 2 em sua estreia no Campeonato Mundial da UCI.

"É uma loucura, definitivamente um sonho", concordou a dupla. "Costumávamos jogar muito um contra o outro. O fato de agora podermos jogar juntos em um Campeonato Mundial de Ciclismo Indoor da UCI e ganhar o título imediatamente é simplesmente inacreditável."

Uma partida acirrada pela medalha de bronze viu Veronika Kripnerova e Blanka Adamova, da República Tcheca, vencerem a dupla japonesa Nana Yamashita e Saki Tanaka por 3 a 2.

 

Ciclismo masculino: Kopp e Mlady vencem para a Alemanha

 

Os novos campeões mundiais da UCI no ciclismo masculino são dois ex-campeões mundiais da UCI que conquistaram seus títulos anteriores com outros parceiros. Raphael Kopp (ex-RVS Obernfeld e campeão mundial da UCI em 2023) e Bernd Mlady (RMC Stein e campeão mundial da UCI em 2017 / 2021) já haviam conquistado três medalhas de ouro entre eles. Agora veio o primeiro triunfo conjunto para a equipe recém-formada da Alemanha.

Na final, Kopp e Mlady venceram os campeões mundiais da UCI de 2022, os austríacos Patrick Schnetzer e Stefan Feuerstein (Dornbirn), por 6-3.

"Estivemos na Bremen Arena pela primeira vez em dezembro de 2023 para gravar um vídeo promocional para o Campeonato Mundial UCI de 2024", disse o goleiro Kopp. "Depois disso, ficou claro para nós que tínhamos que vir aqui e fazer tudo o que pudéssemos para que isso acontecesse."

Mlady acrescentou: "É absolutamente insano como tem sido a atmosfera em Bremen nos últimos três dias. Um ano inteiro de trabalho duro foi para nossa vitória. Fizemos muito e aceitamos muito. Sem o apoio de nossa família e amigos, isso nunca teria sido possível. E tudo valeu a pena."

Na disputa pelo terceiro lugar, a Suíça venceu a França por 3 a 0, com esta última equipe jogando com um substituto devido a uma lesão sofrida por seu goleiro na semifinal.

Na partida de rebaixamento, o Japão venceu o vencedor da Eslováquia da Divisão B para manter seu lugar na liga com as cinco melhores nações: Alemanha, Áustria, Suíça, França e República Tcheca.

Fonte: UCI

“Jonas Vingegaard já treina para o Tour de França pensando na disputa com Tadej Pogacar”


O ciclista dinamarquês bicampeão do Tour de França antecipou sua pré-temporada e já voltou aos treinos para reconquistar a camisola amarela depois de ser vice-campeão em 2024

 

O dinamarquês Jonas Vingegaard da equipa da Visma-Lease a Bike de 27 anos, antecipou sua pré-temporada e já está de volta aos treinos, com o pensamento no Tour de França 2025, com o seu principal adversário a ser, o ciclista Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates, depois de ter terminado prematuramente a atual época, devido ao cansaço e ao nascimento do seu segundo filho, Jonas Vingegaard regressa assim, falando em recuperar a camisola amarela.

Tim Heemskerk, treinador de Jonas Vingegaard, disse em entrevista à imprensa especializada que o primeiro objetivo é a construção de uma boa base, “o Jonas Vingegaard voltou a treinar e está bem, vamos construir uma boa base para a próxima época, começando a treinar assim mais cedo, é uma grande vantagem, e ele está muito bem, confiante, e ansioso pelo próximo ano.”

Jonas Vingegaard tem percorrido muitos quilómetros constantemente, e ajudado ao mesmo de cuidar de seu filho recém-nascido em casa na Dinamarca, enquanto muitos outro ciclistas do pelotão, estão ainda em modo pré-época, inclusive Tadej Pogacar.

Tadej Pogacar venceu as edições do Tour de França de 2020 e de 2021 e Jonas Vingegaard conquistou as edições do Tour de França de 2022 e 2023, nesta época, Tadej Pogacar dominou a disputa, e venceu Jonas Vingegaard na conquista de seu tricampeonato com mais de 6 minutos de vantagem. 

“Precisamos treinar mais, começar mais cedo se quisermos diminuir a distância para Tadej Pogacar, não podemos dizer se Jonas Vingegaard poderia ter vencido Tadej Pogacar nesse ano, já que não existiu uma preparação adequada, temos de avaliar tudo para o podermos vencer”, afirmou Tim Heemskerk, referindo-se aos meses em que o ciclista dinamarquês superou a sua recuperação após o seu grave acidente na Volta ao País Basco, em abril.  

“Após a queda, o tempo que esteve parado resultou numa perda de massa muscular significativa, por isso Jonas Vingegaard está agora focado na reconstrução dos músculos, com um treino específico de força, Jonas Vingegaard passou 12 dias no hospital, sem atividade, e o corpo necessita de tempo para recuperar a sua melhor forma física”, completou Tim Heemskerk.   

Os próximos nove meses são muito importantes para Jonas Vingegaard, se quiser chegar à partida do Tour de França, dia 5 de julho de 2025, estando em condições de competir com Tadej Pogacar, “precisamos avaliar e olhar tudo para vencê-lo, é sobre a semana que vem, sobre o inverno e a pré-época, tudo até ao Tour de França”, completou, “sabemos que existe uma tarefa muito grande pela frente.”

“Clube de Natação de Torres Novas Triatlo de Sesimbra”


CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS CONQUISTA a TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO E FAZ "DOBRADINHA"

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Depois de se ter sagrado TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO por clubes em 2024, o Clube de Natação torrejano conquistou a TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO pelo 4° ano consecutivo, e continua a “escrever páginas” inéditas e incomparáveis na história do desporto em Torres Novas.


O Clube de Natação de Torres Novas dominou totalmente a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realizou em Sesimbra, este domingo, 27/outubro, com excelentes prestações individuais dos seus atletas.

A equipa masculina torrejana venceu o triatlo de Sesimbra, com o pódio individual à geral a ser totalmente azul.

João Nuno Batista subiu ao pódio no 1° lugar (1º júnior), Márton Kropkó no 2° (2º júnior) e Erwin Vanderplancke no 3° (1º GI 25-29).


Mas, os restantes atletas torrejanos também concluíram a prova com bons resultados à geral:

• Gustavo do Canto – 4º lugar (1º sub-23)

• Francisco Carvalho – 8º lugar (1º cadete)

• Manuel Bartolomeu – 12º lugar (6º júnior)

• Gabriel Santos – 15º lugar (4º sub-23)

• Afonso do Canto – 16º lugar (5º sub-23)

• Enzo Takanashi – 18º lugar (9º junior)

• Tomé Tomé – 34º lugar (10º cadete)

• Cristóvão dos Santos – 100º (10º GI 40-44)


No setor feminino, o Clube de Natação torrejano também venceu a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realizou em Sesimbra.

Individualmente, a atleta húngara, Márta Kropkó venceu a prova (1ª sub-23), Francisca Leirião concluiu no 12º lugar (4ª cadete), Joana Miranda foi 14ª (5ª sub-23) e Raquel Vital terminou no 17º lugar (3ªjunior).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com