sexta-feira, 22 de julho de 2022

“Pogacar menoriza as possibilidades de vencer o 'crono': «Não prevejo que haja grandes surpresas»”


Ciclista esloveno promete, ainda assim, "dar tudo"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Tadej Pogacar, que em 2020 'roubou' a amarela ao compatriota Primoz Roglic, ciclista da Jumbo-Visma, no 'crono' da penúltima etapa, menorizou esta sexta-feira as possibilidades de vencer no sábado.

"Vivi um Tour muito duro e o contrarrelógio é difícil. Não sei se serei capaz, mas vou dar tudo", prometeu o jovem esloveno de 23 anos.

Segundo da geral, a 3.26 minutos da amarela, o ainda bicampeão em título da 'Grande Boucle' revelou que fez o reconhecimento do percurso da 20.ª etapa duas vezes, antevendo "um 'crono' rápido, com duas pequenas subidas no final".

"Não prevejo que haja grandes surpresas, mas nunca se sabe", pontuou.

O líder da UAE Emirates fez ainda um ponto da situação das mazelas da queda que sofreu na quinta-feira, esclarecendo que "as feridas não são muito profundas e nenhum músculo" foi afetado.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard vai ser cauteloso no 'crono' e atira responsabilidade a Pogacar: «Não correrei riscos nas curvas»”


Ciclista da Jumbo-Visma está muito próximo de vencer o Tour

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Jonas Vingegaard assegurou esta sexta-feira que não vai correr riscos no contrarrelógio de sábado na Volta a França, atribuindo ao seu 'vice' na geral, o ciclista esloveno Tadej Pogacar, a responsabilidade de surpreender.

"Dou sempre o máximo, espero fazer um bom tempo, mas não correrei riscos nas curvas. Farei o melhor possível, sem arriscar, o objetivo é levar a camisola amarela até Paris", declarou o dinamarquês da Jumbo-Visma.

Vingegaard, de 25 anos, apontou o seu colega Wout van Aert como "um dos favoritos" a vencer o 'crono', por estar "em boa forma" e ser "um dos melhores contrarrelogistas do mundo".

"Foi um Tour incrível, temos muitas camisolas a amarela, a da montanha e a verde e também vitórias de etapas. Espero que amanhã [sábado] consigamos outra", disse.

A Jumbo-Visma lidera a classificação geral e a da montanha com o dinamarquês e a dos pontos com 'WVA', e venceu cinco etapas na 109.ª Volta a França: duas com Vingegaard, duas com o belga e hoje com o francês Christophe Laporte.

"Penso que terão de perguntar ao Tadej", respondeu, ao ser questionado sobre uma possível grande surpresa nos 40,7 quilómetros de exercício individual entre Lacapelle-Marival e Rocamadour.

Fonte: Record on-line

“Christophe Laporte surpreendeu o pelotão para vencer 19.ª etapa do Tour”


Ciclista da Jumbo-Visma saltou do pelotão a 600 metros da meta e evitou chegada ao sprint; Vingegaard mantém camisola amarela

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Christophe Laporte (Jumbo-Visma) surpreendeu esta sexta-feira o pelotão, ao escapar-se nos derradeiros metros para vencer a 19.ª etapa, conquistando a primeira vitória de um ciclista francês na 109.ª Volta a França, liderada pelo seu colega dinamarquês Jonas Vingegaard.

Laporte saltou do pelotão a 600 metros da meta e evitou uma chegada ao sprint no final dos 188,3 quilómetros entre Castelnau-Magnoac e Cahors, cortando a meta em 03:52.04 horas, um segundo diante do belga Jasper Philipsen (Alpecin--Deceuninck) e do italiano Alberto Dainese (DSM), respetivamente segundo e terceiro na tirada.

No sábado, Vingegaard enfrenta o derradeiro teste à sua liderança nos 40,7 quilómetros de contrarrelógio entre Lacapelle-Marival e Rocamadour, para os quais parte com 03.21 minutos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), bicampeão em título, com o terceiro classificado, o britânico Geraint Thomas (INEOS), já a oito minutos.

Fonte: Record on-line

“Delmino Pereira e a situação da W52-FC Porto: «Tomamos as decisões de acordo com as autoridades»”


Presidente da Federação recusa responsabilidades no facto de a equipa estar inscrita na Volta a Portugal

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: UVP-FPC

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), na pessoa do seu presidente, recusa qualquer responsabilidade no facto de a W52-FC Porto estar entre as 19 equipas inscritas para a Volta a Portugal.

"A Federação toma as decisões de acordo com as autoridades responsáveis pelo processo", frisou Delmino Pereira, à margem da apresentação oficial da prova, que vai para a estrada de 4 a 15 de agosto.

"Todas as organizações foram notificadas da informação que recebemos da ADoP, quanto a oito ciclistas suspensos", frisou ainda o dirigente, para quem a Federação acatará qualquer decisão que entretanto tomem as tais autoridades responsáveis, nomeadamente uma eventual suspensão da equipa decretada pela União Ciclista Internacional (UCI).

"Todas essas entidades têm autonomia e acataremos o que decidirem", vincou Delmino Pereira, que reconhece ser este um "momento delicado, que nos preocupa a todos, requer o máximo de ponderação" que o ciclismo nacional atravessa, sublinhando ainda não "haver uma solução ideal" quanto à decisão da W52-FC Porto estar ou não na Volta a Portugal.

Fonte: Record on-line

“Miguel Ángel López suspenso pela Astana por caso que envolve Maynar”


Ciclista colombiano, de 28 anos, já não compete desde a sua queda na quarta etapa da Volta a Itália

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista colombiano Miguel Ángel López foi suspenso, esta sexta-feira, com efeitos imediatos pela Astana, na sequência das notícias sobre o seu envolvimento num caso de tráfico de medicamentos, que tem o médico espanhol Marcos Maynar como principal investigado.

"As notícias que se espalharam nos meios de comunicação ontem [quinta-feira] à noite apanharam-nos de surpresa, e neste momento não temos quaisquer detalhes. Nesse sentido, a equipa decidiu suspender Miguel Ángel López da sua atividade no conjunto até todas as circunstâncias do caso serem clarificadas", lê-se na conta oficial da Astana na rede social Twitter.

Fontes próximas da investigação confirmaram à agência Efe que 'Superman' López está a ser investigado pela Guardia Civil espanhola no âmbito da 'Operação Ilex' por tráfico de medicamentos.

O ciclista de 28 anos, que não compete desde a sua queda na quarta etapa da Volta a Itália, está a ser investigado, mas não foi detido, revelaram as mesmas fontes à Efe.

Em maio, a Guardia Civil deteve em Cáceres Marcos Maynar, antigo médico da equipa de ciclismo portuguesa LA-MSS, por um alegado delito de tráfico ilegal de medicamentos, tendo-lhe sido imputados um crime contra a saúde pública e outro de tráfico ilegal de medicamentos.

Maynar, atualmente professor da Universidade da Extremadura, já foi detido em 2004 numa operação contra o tráfico de substâncias dopantes nos ginásios.

Cinco anos depois, foi suspenso por 10 anos pela Federação Portuguesa de Ciclismo "por, durante a época desportiva de 2008, ter prescrito e/ou fornecido substâncias proibidas e mascarantes a alguns ciclistas" da LA-MSS.

Em 2015, o médico foi um dos seis acusados num alegado caso de dopagem a remadores do clube de Urdaibai, tendo sido absolvido no julgamento.

Fonte: Record on-line

“Quintanilha: «Se não nos quiserem em Portugal mudamos para Espanha, mas sempre com o FC Porto»”


Patrão da W52-FC Porto levanta a possibilidade de contratar ciclistas exclusivamente para a Volta a Portugal

 

Por: Record

Foto: Luís Vieira/Movephoto

Adriano Quintanilha, patrão da W52-FC Porto, garantiu esta sexta-feira em declarações ao programa 'Bola Branca' da Rádio Renascença que existe a possibilidade de a equipa contratar ciclistas exclusivamente para participarem na Volta a Portugal, uma vez que vários corredores estão suspensos na sequência da operação 'Prova Limpa'.

"Vamos analisar e ver no que vai dar. Temos as providências cautelares, que em princípio vão entrar hoje [sexta-feira] ou segunda-feira e vamos esperar por resultados. Estaremos na Volta a Portugal de certeza, a equipa não está suspensa e vai arranjar forma de estar lá. Em princípio poderá ser uma solução [contratar outros corredores]. Para eu dizer que há soluções, tem de haver contactos. Estou atento às coisas e tenho alternativas", começou por dizer.

E prosseguiu, garantindo que todos os ciclistas da equipa - até os que estão suspensos - estão a preparar a prova: "Vieram ontem de Madrid e agora vão para a Serra da Estrela continuar o estágio. Estamos a preparar a equipa para a Volta".

Quintanilha frisou ainda que a W52-FC Porto está em sintonia com Pinto da Costa, presidente dos dragões: "Pinto da Costa está a descansar, está a tratar do futebol, tem muita coisa para fazer. Confia plenamente na minha pessoa. Se tivermos de mudar a equipa, se não nos quiserem em Portugal, mudamos para Espanha, mas sempre com o FC Porto", rematou.

Fonte: Record on-line

“Joaquim Gomes: «FC Porto é um histórico da Volta e sair de forma conflituosa não seria bom para o ciclismo»”


Diretor da prova frisou que a equipa "não está suspensa e pode contratar novos ciclistas"

 

Por: Record

Joaquim Gomes abordou o facto de a W52-FC Porto - que viu oito ciclistas e elementos do seu staff serem suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal figurar entre as equipas que vão participar na Volta a Portugal, que vai decorrer entre 4 e 15 de agosto. O diretor da prova frisou que a equipa "não está suspensa e pode contratar novos ciclistas" para estar em competição, sendo que "tem de ter um mínimo de cinco e um máximo de sete".

"Como devem imaginar, o promotor não deve tomar decisões sobre isso. Por aquilo que circula na Comunicação Social, apesar de confirmarmos que corresponde à verdade, temos tido comunicação com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a decisão é óbvia. É um histórico da Volta e, em circunstância alguma, o abandono de forma conflituosa seria bom para o ciclismo. Mas na realidade a equipa não está suspensa. Sei que os responsáveis da equipa estão a fazer tudo o que está ao seu alcance, com a nossa colaboração e da Federação Portuguesa de Ciclismo, para que sejam encontradas soluções para que se possa manter na Volta sem os [ciclistas] suspensos", apontou, à margem da apresentação da 83.ª edição da prova.

"Tentar não confundir a árvore com a floresta? Se levarmos a conversa para esse campo, já não tínhamos dinheiro no banco nem Governo, porque corrupção existe em todo o lado e anda de mão dada com a ambição. Pratiquei esta modalidade que, por norma, transmite valores que não são vistos noutras áreas, mas existem sempre ovelhas negras. Isso não se aplica que se confunda a árvore com a floresta", acrescentou Joaquim Gomes, destacando ainda a história do clube na prova.

"Compreendem que não é uma decisão fácil. Há vários pontos de análise. É um patrocinador e uma marca que tem um passado enorme na Volta. Quero acreditar que nenhum deles está diretamente envolvido no que se passou. Estão empenhados em dar continuidade à história do FC Porto na modalidade. O estatuto que detém hoje foi muito promovido por ter equipas na Volta e pelas batalhas épicas que teve na Volta. Existindo a remota possibilidade de manter intacto este simbolismo, para que de uma forma ética e moral se mantenha na prova, faremos tudo", vincou.

Questionado sobre se a Câmara Municipal do Porto fez pressão junto da organização da Volta a Portugal para que a equipa se mantivesse em prova, sob pena de impedir a passagem de etapas pela cidade, Joaquim Gomes negou: "O contrarrelógio final recupera a parceria que tivemos em 2019 com a Câmara Municipal de Gaia e a Câmara Municipal do Porto. O acordo ficou fechado no final do ano passado. Nenhuma das Câmaras alguma vez entraram em contacto connosco, nem revelaram algum desconforto relativamente a esta questão que, volto a dizer, não é da equipa do FC Porto mas sim de corredores e técnicos da equipa do FC Porto".

O diretor da Volta a Portugal garantiu ainda que o FC Porto quer participar na prova, mesmo que não o faço com os seus melhores corredores. "A equipa tem agora de encontrar soluções em tempo recorde e há entidades que terão de agilizar este processo. Dadas as garantias do passado aqui é que se levantam as questões éticas e morais e é uma boa mensagem. O FC Porto quer estar presente na Volta, independentemente das condições dos atletas, já que se sabe que os melhores não estarão disponíveis agora. O FC Porto quer marcar presença na Volta independentemente dos resultados que possa ter", assinalou, concluindo: "Já explorámos todas as cláusulas do Convénio assinado e a interpretação que demos à autoexclusão, algo que não deverá ser aplicável neste caso".

Fonte: Record on-line

“W52-FC Porto entre as equipas da Volta a Portugal”


83.ª edição da prova realiza-se entre os dias 4 e 15 de agosto

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: W52 FC Porto

A W52-FC Porto está entre as equipas que vão participar na Volta a Portugal, foi esta sexta-feira revelado durante a apresentação da 83.ª edição da prova, que vai realizar-se entre os dias 4 e 15 de agosto.

Entre as 19 equipas que vão fazer parte da Volta a Portugal, encontram-se 10 portuguesas - Rádio Popular-Paredes-Boavista, W52-FC Porto, Efapel Cycling, Kelly/Simoldes/UDO, TAVFER-Mortágua, ABTF-Feirense, Aviludo-Louletano, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car e Glassdrive-Q8-Anicolor - e nove estrangeiras - Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Burgos-BH, Human Powered Health, Wildlife Generation Pro Cycling, Trinity Racing, Protouch, Electro Hiper Europa-Caldas e Bai Sicasal Petro de Luanda.

A prova tem início com um prólogo em Lisboa e termina no Porto-Vila Nova de Gaia com um contrarrelógio.

Recorde-se que, nos últimos dias, oito ciclistas e elementos do staff da W52-FC Porto foram suspensos pela ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal). Lembre-se que este processo surgiu inicialmente na sequência da operação designada 'Prova Limpa', desencadeada no dia 24 de abril, após rusga feita pela Polícia Judiciária e pela ADoP à equipa. Na altura, dez ciclistas foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues. Estes dois últimos foram ainda proibidos de exercício de funções e de contactar com os restantes arguidos.

Fonte: Record on-line

“Domingo a Glassdrive / Q8 / Anicolor vai disputar o 6.º Grande Prémio Anicolor”


Domingo, dia 24 de julho, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai colocar o dorsal nas costas para disputar uma prova especial, o 6.º Grande Prémio Anicolor, que além de ter o nome de um dos principais patrocinadores da estrutura, a Anicolor - Sistemas de Alumínio, vai cruzar sete concelhos ao longo de um percurso com 170 km. A corrida termina em Águeda, onde está a sede da equipa.

Luís Mendonça, Frederico Figueiredo, Mauricio Moreira, Fábio Costa, Pedro Silva e Afonso Eulálio são os seis corredores que vão alinhar na prova, organizada pelo Sporting Clube de Fermentelos e da qual o Clube Desportivo Fullracing é promotor.

Águeda, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro, Anadia e Mealhada são os sete concelhos onde vai passar esta clássica, com o tiro de partida às 12H00 em Fermentelos, da sede do Sporting Clube de Fermentelos (campo de futebol) e a meta na Avenida 25 de Abril, no centro da cidade de Águeda, com chegada prevista para as 16H00.


O percurso vai ter quatro Metas Volantes – Vagos (25,2 km), Amoreira da Gândara (51,6 km), Anadia (75,1 km) e Fermentelos (98,7 km) – e quando faltarem 50 km para o final há três Prémios de Montanha de 3.ª categoria seguidos, no concelho de Águeda. Estas subidas serão nas proximidades de Macieira de Alcôba, A-dos-Ferreiros e Talhadas e prometem espetáculo na luta pela vitória, sendo que será o terreno onde vai ser feita a seleção dos mais fortes.

“O GP Anicolor é uma corrida com um significado especial para a nossa equipa, porque é a corrida do nosso patrocinador Anicolor, a cargo do Sr. Fernando Sampaio, que tanto tem feito pelo ciclismo e que como é óbvio tem sempre uma importância acrescida para nós. Queremos fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, assim como todos os nossos adeptos da região de Águeda, que tanto nos aplaudem”, avançou Rúben Pereira.

A corrida vai ter transmissão em direto em dois momentos chave, através do Facebook e do Youtube da Ciclismo +TV, que fará live streaming das 11H30 às 13H00 (apresentação das equipas + partida + 1.ª hora de corrida) e depois entre as 15H00 e as 17H00 (chegada + reações dos protagonistas do dia + cerimónia do pódio).

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Penha acolhe o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”


A Montanha da Penha, em Guimarães, recebe no dia 31 de julho, a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION.

O 12º BTT DHI da Penha, promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, realiza-se na mítica pista de Downhill da Montanha da Penha, um contorno natural onde se destaca a paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares, bem como as dificuldades inerentes ao próprio traçado encosta abaixo.

O 12º BTT DHI Penha destina-se às categorias Escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e master, masculinos e femininos, bem como aos atletas que queiram participar na categoria open.

A prova inclui um período para treinos entre as 09h00 e as 12h30, começando o programa competitivo a partir das 14h00 com a realização da manga de qualificação, enquanto a manga de classificação se realizará a partir das 15h30.

A cerimónia protocolar de entrega de prémios está agendada para as 17h30.

O 12º BTT DHI da Penha tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Tour de França o dobro da ação”


Eurosport transmite a 1ª edição da Volta a França em Bicicleta Femenina

 

Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

Utilização de fotos apenas para efeitos de promoção da programação do Eurosport

De 24 a 31 de julho cumpre-se a 1.ª edição Tour de France Femmes avec Zwift, a Volta a França em bicicleta feminina, e o Eurosport garante uma cobertura total do evento com 24 horas em direto de toda a ação das estradas francesas.  

Este domingo, Paris é o centro de todas as atenções dos fãs de ciclismo com o arranque do Tour feminino a coincidir com a conclusão do Tour masculino. A Torre Eiffel marca o ponto de partida das mulheres, que terão pela frente uma etapa de estreia de 82 quilómetros e meta situada nos Campos Elísios.

Seguem-se sete exigentes etapas que cobrem todo o tipo de percursos totalizando mais de 1000 quilómetros e um final muito duro com alta montanha e meta no alto de La Super Planche des Belles Filles (1139m de altitude), com o setor extra de terra batida.

O Tour feminino contará com 24 equipas, das quais 14 fazem parte do World Tour. Destaca-se ainda a presença das três melhores formações da categoria continental de 2021: Valcar, Ceratizit-WNT e Parkhotel Valkenburg. A competição conta ainda no pelotão com sete formações convidadas entre elas a britânica Le Col-Wahoo, onde se inclui a portuguesa Maria Martins, que não está entre as atletas inscritas para a corrida francesa.

Na lista de ciclistas com presença neste Tour feminino incluem-se estrelas como Annemiek van Vleuten, Elisa Balsamo, Lotte Kopecky, Elsa Longo Borghini, Demi Vollering, Marta Cavalli, Lorena Wiebes, Marlen Reusser ou Marta Bastianelli. Quem vestirá a camisola amarela no alto de La Super Planche des Belles Filles e entrará para a história como a grande vencedora da 1.ª edição do Tour de France Femmes avec Zwift? A resposta é dada em direto no Eurosport! Os comentários ficam a cargo de Gonçalo Moreira e Isabel Fernandes.

Siga toda a ação do Tour de France Femmes avec Zwift de 24 a 31 de julho em direto no Eurosport!

 

Horários:

 

24 de julho: 1.ª etapa – Paris, Torre Eiffel – Campos Elísios – 82km [E1 – 12:00h]

25 de julho: 2.ª etapa – Meaux – Provins – 135km [E1 – 13:00h]

26 de julho: 3.ª etapa – Reims – Epernay – 133km [E1 – 13:00h]

27 de julho: 4.ª etapa – Troyes – Bar-Sur-Aube – 126km [E1 – 13:00h]

28 de julho: 5.ª etapa – Bar-Le-Duc – Saint-Die-Des-Vosges – 175km [E1 – 13:00h]

29 de julho: 6.ª etapa – Saint-Die-Des-Vosges – Rosheim – 128km [E1 – 13:00h]

30 de julho: 7.ª etapa – Selestat – Le Markstein – 127km [E1 – 14:00h]

31 de julho: 8.ª etapa – Lure – La Super Planche des Belles Filles – 123km [E1 – 14:15h]

Fonte: Eurosport

“Apresentação Volta a Portugal 2022”


Volta agita Portugal de 4 a 15 de agosto

 

Todos os anos a Volta é uma emoção. Nestes dias que antecedem a grande prova, o nervoso miudinho apodera-se dos mais frenéticos adeptos da modalidade e dos próprios ciclistas que mal podem esperar pelo momento da Grande Partida. Entre a Praça do Império, em Lisboa, e a Marginal de Gaia com uma incursão em Espanha e jornada de descanso em Viseu, serão percorridos 1559,7 quilómetros divididos entre o Prólogo e as 10 etapas. Esta vai ser a 83ª Volta a Portugal Continente.

Todos os anos a organização da prova revela alguma surpresa, desta vez é a chegada da 5ª etapa, a 10 de agosto, a Miranda do Corvo, na região Centro, que faz notícia. Além da chegada ao Observatório do Parque Eólico de Vila Nova, no concelho de Miranda do Corvo ser inédita, o final de etapa vai ser exigente e proporcionar uma subida na Serra da Lousã com cerca de dez quilómetros com uma pendente de média de 9% que culmina com contagem de montanha de 1ª categoria. Mas este dia, após o repouso do pelotão, guarda um outro dado curioso. A Partida vai acontecer na Mealhada.

Trata-se de um regresso há muito esperado porque há 44 anos que a cidade não vê começar uma tirada da Volta. A última vez aconteceu em 1978, na 40ª edição, quando liderava a prova Alexandre Rua (Águias de Alpiarça).

 

VOLTA CONTINENTE

 

Associada ao maior evento desportivo do verão português desde o ano passado quando patrocinou a Camisola da Montanha, a marca Continente assumiu, entretanto o “main sponsor” da Volta a Portugal à qual empresta agora o nome. A prova sai para a estrada a 4 de agosto com o símbolo do Continente estampado no icónico amarelo da Camisola que desde 1927 representa vitória e liderança.

 

RESUMO DA COMPETIÇÃO

 

04/08  Prólogo: Lisboa (5,4km)

Contrarrelógio individual

 

05/08  1ª Etapa: Vila Franca de Xira – Elvas (193,5km)

Metas Volantes:

56,6km – Vendas Novas

102km – Arraiolos

182,6km – Elvas

 

Prémios de Montanha:

 

79,7km (4ª categoria) – Montemor

172,8km (4ª categoria) – Vila Boim

 

06/08  2ª Etapa: Badajoz – Castelo Branco (181,5km)

Metas Volantes:

14,3km – Campo Maior

83,5km – Portalegre

151,7km – Vila Velha de Rodão

 

Prémios de Montanha:

91,1km (3ª categoria) – Monte Paleiros

145,5km (3ª categoria) – Serra de S. Miguel

168,3km (3ª categoria) – Retaxo

 

07/08  3ª Etapa: Sertã – Covilhã (Torre) (159km)

Metas Volantes:

46,6km – Oleiros

119km – Fundão

138,8km – Covilhã

 

Prémios de Montanha:

40km (2ª categoria) – Serra de Alvelos

60,8km (4ª categoria)

72,7km (3ª categoria) – Orvalho

159km (categoria especial) – Covilhã (Torre)

 

08/08  4ª Etapa: Guarda – Viseu (169,1km)

Metas Volantes:

29,2km – Pinhel

108,2km – Sernancelhe

147,7km – Satão

 

Prémios de Montanha:

56,3km (3 categoria) – Broca

90,2km (4ª categoria) – Penedono

123,8km (4ª categoria) – Aguiar da Beira

 

09/08  Dia de Descanso – Viseu

15ª Edição da Etapa da Volta Brisa RTP (Cicloturismo)

90 km

 

10/08  5ª Etapa: Mealhada – Miranda do Corvo, Observatório de Vila Nova (165,7km)

Metas Volantes:

29,6km – Cantanhede

90,8km – Condeixa-a-Nova

142,2km – Lousã

 

Prémios de Montanha:

113,9km (4ª categoria) – Miranda do Corvo

165,7km (1ª categoria) – Miranda do Corvo, Observatório de Vila Nova

 

11/08  6ª Etapa: Águeda – Maia (159,9km)

Metas Volantes:

59,1km – Oliveira de Azeméis

76,9km – Santa Maria da Feira

122,5km – Gondomar

 

Prémios de Montanha:

81,3km (4ª categoria) – Santa Maria da Feira

129,1km (3ª categoria) – Serra de Santa Justa

 

12/08  7ª Etapa: Santo Tirso – Braga (150,1km)

Metas Volantes:

28km – Póvoa de Varzim

46,6km – Esposende

98,5km – Ponte de Lima

 

Prémios de Montanha:

70,9km (4ª categoria) – Vila Franca

141,6km (2ª categoria) – Sameiro

 

13/08  8ª Etapa: Viana do Castelo – Fafe (182,4km)

Metas Volantes:

45,2km – Valença

102,3km – Ponte da Barca

151,1km – Póvoa de Lanhoso

 

Prémios de Montanha:

80km (3ª categoria) – Extremo

113,1km (3ª categoria) – Portela do Vade

147,3km (4ª categoria) – Geraz do Minho

177,8km (4ª categoria) - Golães

 

14/08  9ª Etapa: Paredes – Mondim de Basto, Sr.ª da Graça (174,5km)

Metas Volantes:

31,2km – Paredes

66,8km – Amarante

162,8km – Mondim de Basto

 

Prémios de Montanha

11,6km (4ª categoria)

96,7km (1ª categoria) – Serra do Marão

112,1km (4ª categoria) – Velão

133,4km (1ª categoria) – Barreiro

174,5km (1ª categoria) – Mondim de Basto

 

15/08  10ª Etapa: Porto – Vila Nova de Gaia (18,6km)

Contrarrelógio individual

 

AS ESTRELAS DO PELOTÃO

 

Quem vai suceder a Amaro Antunes, algarvio da W52-FC Porto, que venceu a principal prova do ciclismo português nos dois últimos anos? A resposta certa e definitiva muito provavelmente apenas será encontrada a 15 de agosto depois de concluído o contrarrelógio com quase duas dezenas de quilómetros que vai terminar em Gaia com uma fantástica vista sobre o Douro.

Alinham na 83ª Volta a Portugal Continente 19 equipas de diferentes geografias. Cada formação pode alinhar com um máximo de sete corredores. O pelotão será formado por cerca de 130 homens.

 

EQUIPAS

 

Rádio Popular / Paredes / Boavista (POR)

W52 -  FC Porto (POR)

Efapel Cycling (POR)

Kelly / Simoldes / UDO (POR)

TAVFER - Mortágua - Ovos Matinados (POR)

ABTF Betão - Feirense (POR)

Aviludo - Louletano - Loulé Concelho (POR)

Atum General / Tavira / AP Maria Nova Hotel (POR)

LA Aluminios / Credibom / Marcos Car (POR)

Glassdrive / Q8 / Anicolor (POR)

Caja Rural-Seguros RGA (ESP)

Euskaltel-Euskadi (ESP)

Burgos-BH (ESP)

Human Powered Health (USA)

Wildlife Generation Pro Cycling (USA)

Trinity Racing (GBR)

Protouch  (RSA)

Electro Hiper Europa-Caldas (COL)

Bai Sicasal Petro de Luanda (ANG)

 

SÍMBOLOS DE DISTINÇÃO

 

Existem quatro camisolas que distinguem os líderes de cada classificação na prova. O amarelo é sempre o tom em destaque no pelotão da Volta a Portugal porque é a cor que simboliza a vitória e a liderança de quem domina a classificação geral individual.

A Camisola Amarela Continente será entregue diariamente ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas. Sendo a mais importante e a que se mais de destaca não deixam de existir outras cores para outras ambições.

A Camisola Verde Rubis Gás vai destacar o ciclista que nas Chegadas e nas Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos sendo nessa condição o mais regular e líder da classificação por pontos.                                                                                                                             

O Prémio da Montanha na Volta de 2022 continuará representado pela Camisola das Bolinhas. A Europcar associou-se à classificação que destaca o Rei dos Trepadores, para a qual contam os pontos somados nas 27 contagens de Montanha espalhadas ao longo do percurso.

A Camisola Branca Jogos Santa Casa continuará reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria Sub23 melhor classificado.

O “Prémio Melhor Português” em cada etapa será igualmente apoiado pelos Jogos Santa Casa. Por outro lado, a empresa Viúva Lamego encarrega-se de acentuar a cultura portuguesa em cada cerimónia de pódio ao produzir peças de cerâmica exclusivas que vão premiar o vencedor de cada etapa. Este ano as peças são desenhadas por Add Fuel, traço do designer gráfico e ilustrador Diogo Machado cuja prática tem sido reinterpretar a linguagem tradicional do azulejo, mesclando elementos tradicionais e contemporâneos. Trata-se de pinturas manuais em azulejo com tinta de alto fogo.

 

PARA ALÉM DA COMPETIÇÃO… A DIVERSÃO

 

O Concerto da Volta é, desde há vários anos, uma marca que tem acompanhado cada edição da Volta a Portugal. Tradicionalmente realiza-se na véspera de cada Dia de Descanso. Este ano com a jornada de repouso da caravana a acontecer em Viseu, o concerto com a banda pop rock “Os Azeitonas” vai estar integrado no cartaz das Festas de São Mateus e acontece a 8 de agosto a partir das 22 horas.

O dia seguinte é dedicado aos cicloturistas e a quem gosta de pedalar e sentir a atmosfera das etapas da Volta a Portugal. Uma vez por ano, os adeptos têm oportunidade de experimentar essa sensação ao participar na Etapa da Volta Brisa RTP. Será a 15ª edição desta iniciativa para a qual são convidados todos os amantes do ciclismo a viver a experiência do pelotão da Volta utilizando as mesmas estruturas de Partida e Chegada e carros de apoio. O percurso desenhado à medida dos não profissionais terá uma distância de 90 quilómetros passando nos melhores cenários da região de Viseu.

Na parte final, no regresso à Avenida da Europa, os participantes aproveitando a longa reta da meta até poderão imitar os sprints que habitualmente acontecem nos finais de etapa em Viseu.

Qualquer pessoa pode participar na 15ª Etapa da Volta Brisa RTP desde que complete pelo menos 15 anos até ao final de 2022. Os menores de 18 anos terão de apresentar autorização dos progenitores. Opcionalmente, os participantes podem também incluir na inscrição o Equipamento Oficial e solicitar também presença no almoço convívio.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com