segunda-feira, 24 de maio de 2021

“Lisboa recebe a prova feminina da Taça do Mundo de Triatlo”


A prova feminina da Taça do Mundo de Triatlo realizou-se em Lisboa no dia 23 de maio

 

Passou por Lisboa uma das mais importantes competições mundiais de Triatlo que recebeu as melhores triatletas do planeta, encerrando três dias de grande ação.

Ao longo destes três dias, Marvila, Braço de Prata, recebeu a prova de qualificação das Estafeta Mista e a Taça do Mundo (masculina e feminina), uma das cinco importantes competições do circuito mundial que angariou pontos para o apuramento olímpico.

Foram 60 as atletas que alinharam na partida, entre elas a triatleta nacional Melanie Santos que alcançou a 16.ª posição na Taça do Mundo com o tempo de 02:02:01, com uma boa prestação desde o início ao fim.

Com uma natação com alguma corrente e um pouco de vento que criava ondulação, o grupo esteve muito dividido durante este segmento, com a americana Summer Rappaport a destacar-se à frente nas agitadas águas do Tejo, assim como Melanie Santos que saiu no top 10 juntamente com outras atletas de topo.

«A natação esteve confusa com a ação do vento, mas consegui tirar vantagem dessa situação e seguir no início do ciclismo». A atleta nacional integrou-se no primeiro grupo composto por mais oito atletas, entre elas Rappapot, Pollard, Van Coevorden, a americana Kirsten Kasper, a inglesa Vicky Holland ou a francesa Lea Coninx que saíram juntas na primeira transição, ficando a cerca de 50 segundos do grupo perseguidor.


Alguns quilómetros atrás aproximava-se o segundo grupo liderado pela poderosa ciclista Nicola Spirig, seguida da italiana Alice Betto, a holandesa Rachel Klamer, a austríaca Julia Hauser ou a canadiana Amelie Kratz.

Na terceira de oito voltas do segundo segmento, com um ciclismo extremamente rápido e técnico, o pelotão de ciclistas liderado pela atleta da suíça alcançou o primeiro grupo. «Nós tentamo-nos distanciar, mas claro que com uma das melhores ciclistas do circuito mundial e campeã olímpica era difícil manter essa vantagem», explica Melanie Santos.

Nestas duas horas, que é sensivelmente o tempo de duração de uma prova na distância olímpica, é necessário medir o que é possível gerir e aquilo que se pode arriscar nos três segmentos e as duas transições implicadas no Triatlo.

«Tentei arriscar ao início da corrida para apanhar um grupo da frente, resguardei-me quando percebi que não conseguia, de modo a poupar-me e dar tudo no final».  Na disputa do top 20 esteve a atleta da Hungria Zsanett Bragmayer, a russa Anastasia Gorbunova e a Simone Ackermann, da África do Sul. «Consegui passar a atleta da Hungria e da África do Sul. A russa ficou pertinho, fica para a próxima», afirma a atleta portuguesa.

Com esta prestação, a atleta do Sport Lisboa e Benfica está motivada para cumprir o seu grande objetivo deste ano: os Jogos Olímpicos!


Na segunda posição ficou Carolyn Hayes que decidiu forçar o ritmo nos 10km finais de corrida, afastando-se de Spirig, Holland, Rappaport and Kasper, fazendo este segmento sempre com a atleta suíça Nicola Spirig no encalço. A cerca de um quilómetro da meta, a atleta de 39 anos e duas vezes medalhada olímpica ultrapassou Hayes juntando mais uma medalha de ouro ao seu já bem apetrechado currículo desportivo. Carolyn Hayes ficou então no segundo lugar com 01:56:17, mais 12 segundos que a primeira classificada, enquanto a americana Kirsten Kasper fechou o pódio com 01:59:39.

«Estou muito feliz, é muito bom estar novamente a subir a um pódio, não sei quantas taças do mundo vou poder ainda fazer, por isso é incrível ganhar outra vez!», afirmou quando passou a meta, focada agora nos Jogos Olímpicos, cuja participação será a quinta.

O Triatlo mundial esteve em Lisboa ao mais alto nível nestes três dias de grande ação de natação, ciclismo e corrida!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Taça do Mundo de Triatlo de Lisboa”


Ricardo Batista do Clube de Natação de Torres Novas sensacional em Lisboa

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

Ricardo Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, esteve presente pela Seleção Nacional de Triatlo, na Taça do Mundo de Triatlo em Elites, que se disputou em Lisboa, este sábado, dia 22 de maio.


Depois dos excelentes resultados alcançados nas Taças do Mundo em Karlovy Vary e Valência no final do ano de 2020, o atual Campeão do Mundo de Juniores e Campeão Nacional de Triatlo na Distância Standard e Sprint, Ricardo Batista, esteve novamente ao seu melhor nível em Lisboa ao concluir esta Taça do Mundo de Elites, num excelente 12ºlugar.

Numa prova com uma start-list extremamente competitiva de elevado nível, que contou com a presença dos melhores atletas do mundo, entre os quais o Campeão do Mundo por 3 vezes, o espanhol Mário Mola, Ricardo Batista concluiu a sua prova disputada em distância olímpica (1500m/natação, 40kms/ciclismo e 10kms/corrida) com um tempo de 1h43m44s.


Depois de realizar o segmento de natação de 1500m em 16m29s, o atleta torrejano, um dos mais jovens em competição, integrou sempre na frente o 1ºgrupo no segmento de ciclismo com 40kms, realizando um tempo de 55m52s. No último segmento, os 10kms foram corridos num tempo de 30m10s, realizando de forma sensacional esta prova em Lisboa, tendo em conta a concorrência presente de top mundial.

Para o seu treinador Paulo Antunes, aqui fica o resumo do 12º lugar obtido por Ricardo Batista na Taça do Mundo de Lisboa.


Agradecimento muito especial para aqueles que nos apoiam diariamente.

Os resultados continuam a aparecer e agora com uma dimensão superior. Em 2019 o Ricardo foi Campeão do Mundo de Juniores. Nós portugueses temos tendência a olhar para o sucesso sempre com um tom de crítica. Já nessa altura houve quem dissesse que com aquele resultado o atleta estava "espremido". Este resultado é de todos aqueles que sempre acreditaram no nosso trabalho. Palmadinhas nas costas, palavras bonitas valem-nos de pouco. São as ATITUDES que fazem a diferença.


O Clube de Natação de Torres Novas está mais uma vez de parabéns.

Sem dúvida nenhuma, que o trabalho coordenado pelo técnico Paulo Antunes, que tem vindo a desenvolver com os atletas, manterá a secção de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas no rumo certo para continuar a alcançar sucessos, que têm projetado o Clube e a Cidade de Torres Novas para um plano de referência da modalidade a nível nacional e internacional.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas






“Mercan'Tour Classic, Guillaume Martin da Cofidis Solutions Crédits vence a 1ª edição”


Por: José Morais

Foto: @TEAMCofidis (Twitter)

Foi na área de esqui de Valberg nos Alpes franceses, que se realizou esta segunda-feira a primeira edição do Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes, uma nova corrida da UCI, uma prova de um dia, a decorrer em alguns pontos alpinos, e criada para os melhores trepadores, o projeto elaborado para ser realizado em 2020 a primeira edição, mas motivada pela pandemia só este ano se realizou.


Guillaume Martin da Cofidis Solutions Crédits foi o primeiro vencedor, numa corrida que teve partida e chegada a Valberg, e tinha um perfil favorável para os trepadores, e não por acaso, que foi um deles o vencedor da primeira edição, o qual bateu Aurélien Paret-Peintre da AG2R Citroën e Bruno Armirail da Groupama-FDJ, onde os franceses controlaram a corrida perfeitamente na última escalada, para que em Valberg Guillaume Martin levantasse os braços na linha de chegada, conquistando assim a sua primeira vitória da época, já que o seu último era datado de 2019.



A classificação do top 10 foi o seguinte:   

 

1º MARTIN Guillaume da Cofidis, Solutions Crédits com 4:23:56

2º PARET-PEINTRE Aurélien da AG2R Citroën Team

3º ARMIRAIL Bruno da Groupama - FDJ          70

4º PEREZ Anthony da Cofidis Solutions Crédits

5º FRANK Mathias da AG2R Citroën Team

6º MORENO Adrià da Team Vorarlberg

7º CABOT Jérémy da Team Total Direct Energie

8º THALMANN Roland daTeam Vorarlberg

9º ANDERSEN Idar da Uno-X Pro Cycling Team

10º HÄNNINEN Jaakko da AG2R Citroën Team

“Giro, Remco Evenepoel: «Foi um dia 'off'. Sabíamos que podia acontecer»”


Colega de João Almeida Deceuninck-QuickStep perdeu 25 minutos na 16.ª etapa do Giro

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) desvalorizou esta segunda-feira o mau dia na 16.ª etapa da Volta a Itália, porque já antecipava que pudesse acontecer face à longa ausência competitiva que atravessou.

"Não foi um bom dia se perdi 25 minutos [para o vencedor da etapa e líder da geral, o colombiano Egan Bernal, da INEOS]. Foi um dia 'off'. Sabíamos que podia acontecer. Treinei apenas dois meses, não podia estar entre os 10 melhores", lamentou o ciclista, em declarações aos jornalistas após o final da etapa em Cortina D'Ampezzo.

Evenepoel realçou ainda a "grande etapa de João Almeida", o colega de equipa português que subiu ao 10.º posto na geral e com quem tem protagonizado uma 'novela' em torno da liderança da formação belga.

Essa boa prestação do luso, um sexto lugar na tirada e o regresso ao 'top 10' da geral, foi "o mais importante" do dia, disse Evenepoel, que apontou já à última semana de prova.

"Vamos desfrutar do dia de descanso e tentar dar o máximo na última semana", atirou o jovem, que antes do arranque da prova era apontado como um dos favoritos.

O 'prodígio' belga, que não competia desde a queda na Volta a Lombardia de 2020 e hoje caiu para o 19.º lugar, negou ainda que tenha equacionado abandonar o Giro: "Nunca disse que me ia embora se não me sentisse bem", disparou.

A 104.ª edição do Giro tem na terça-feira o segundo e último dia de descanso, antes das últimas etapas até domingo, em Milão, terminando com um contrarrelógio individual.

Bernal, que já tinha vencido na nona etapa, foi o primeiro a cortar a meta, após um percurso redesenhado, devido ao mau tempo, entre Sacile e Cortina D'Ampezzo, de 153 quilómetros, em 4:22.41 horas, batendo por 27 segundos o francês Romain Bardet (DSM), segundo colocado, e o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro.

O colombiano sai da tirada reforçado na liderança, à frente de um 'top 10' reformulado, agora com Damiano Caruso no segundo lugar, a 2.24 minutos, e o britânico Hugh Carthy (Education First-Nippo) no terceiro, a 3.40. João Almeida subiu ao 10.º lugar, a 10.01.

Fonte: Record on-line

“Giro, João Almeida: «Queria ganhar a etapa, mas estou feliz por conquistar lugares na geral»”


Ciclista português satisfeito com a sua prestação na 16.ª tirada do Giro, na qual terminou em sexto lugar

 

Por: Record

Foto: Reuters

João Almeida terminou a 16.ª etapa do Giro no sexto lugar, a 1:21 minutos de Egan Bernal (INEOS). Um resultado que permite ao jovem de 22 anos subir ao top 10 da classificação geral, agora a 10:01 minutos do camisola rosa. 

Numa tirada que ligou Sacile e Cortina d’Ampezzo e foi encurtada devido à chuva forte que se fez sentir, o ciclista natural de A-dos-Francos foi um dos destaques do dia, tendo subido três lugares na classificação geral - ultrapassou ainda Remco Evenepoel, companheiro na Deceuninck Quick Step -, quando faltam cinco etapas para o final da prova. O português mostrou-se sorridente após cortar a meta.

"Senti-me bem hoje, apesar da chuva e do frio. Queria vencer a etapa, por isso ataquei e juntei-me à fuga, mas o pelotão estava muito forte e endureceu a corrida, porque tinha outros planos para hoje. No final não foi um dia mau. Dei o meu melhor e estou feliz por ter conquistado alguns lugares na classificação geral", destacou João Almeida, em declarações citadas pelo site oficial da sua equipa, olhando para o percurso que falta até à derradeira tirada.

"Ainda falta muito para chegar a Milão e ainda faltam muitas etapas difíceis, mas vamos continuar a percorrer dia após dia e ver onde isso nos leva ", frisou o português.

Esta terça-feira é dia dos ciclistas descansarem, com a etapa 17 marcada apenas para quarta-feira.

Fonte: Record on-line

“Giro: Egan Bernal vence 16.ª etapa e reforça liderança da geral, João Almeida na fuga do dia”


Por: SIF // RPC

O colombiano Egan Bernal (INEOS) venceu hoje a 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, reforçando a liderança da geral, numa tirada em que o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi sexto.

Bernal, que já tinha vencido na nona etapa, foi o primeiro a cortar a meta, após um percurso redesenhado, devido ao mau tempo, entre Sacile e Cortina D'Ampezzo, de 153 quilómetros, em 4:22.41 horas, batendo por 27 segundos o francês Romain Bardet (DSM), segundo colocado, e o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro.

O colombiano sai da tirada reforçado na liderança, à frente de um ‘top 10’ reformulado, agora com Damiano Caruso no segundo lugar, a 2.24 minutos, e o britânico Hugh Carthy (Education First-Nippo) no terceiro, a 3.40. João Almeida subiu ao 10.º lugar, a 10.01.

Na terça-feira o pelotão cumpre o segundo e último dia de descanso, antes da difícil última semana, a caminho da 21.ª e última etapa, um contrarrelógio individual em Milão, no domingo.

Fonte: Lusa

“Pedro Miguel Lopes conquista o grande prémio dos Açores com vitória na Lagoa de Fogo”


A vitória de Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) nesta terceira etapa, na Lagoa do Fogo, garantiu ainda a conquista da classificação geral, com apenas dois segundos sobre José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO) e Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras).

À partida para esta terceira e última etapa do Grande Prémio dos Açores estava tudo por decidir, com sete corredores separados por menos de 10 segundos na classificação geral. Um deles era Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO).

Esta foi uma etapa mais curta, com 99 quilómetros, mas nem por isso menos dura. A parte mais difícil estava guardada para a subida final à Lagoa do Fogo, com um pendente médio de 7,6%, que já tinha fama de ser decisiva para a classificação geral.

Apesar da dureza da etapa, as movimentações começaram logo de início, como tem sido habitual no Grande Prémio dos Açores. Ao quilómetro 41, um grupo de 20 corredores tentou sair do pelotão, com Francisco Marques (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) destacar-se do grupo. Foi aí que Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), decidiu lançar-se ao ataque, deixando Francisco Marques em posição intermédia, e ganhando uma vantagem de cerca de um minuto.

Com o desenrolar da etapa, Hélder Gonçalves parecia começar a perder algum tempo para o pelotão, mas conseguiu recuperar na subida do Pico da Pedra.

Até aos 10km finais, a perseguição à fuga tinha sido encabeçada pela Netllar/Telecom/Ale do camisola amarela, Josep Tomás. No entanto, cada vez mais perto da subida decisiva para a Lagoa do Fogo, a Sicasal/Miticar/Torres Vedras também quis tomar as rédeas da corrida.

A fuga acabaria por ser anulada pouco depois, mas o pelotão mal teve tempo para recuperar o fôlego. A cinco quilómetros do final, nove corredores colocaram-se ao ataque, deixando para trás o líder da geral. Entretanto, Tiago Leal (Sicasal/MIticar/Torres Vedras) saltou do grupo da frente, ganhando uma ligeira vantagem, seguido de perto por Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes/UDO), José Ignacio Galvez (ESSAX) e João Medeiros (L.A. Alumínios-L.A.Sport).

A vantagem que tinha sobre os seus perseguidores não foi suficiente e acabou por ser apanhado por Pedro Miguel Lopes, que conquistou a vitória no alto da Lagoa do Fogo. O vencedor da etapa de ontem, Romaric Forques (ESSAX), foi segundo e Tiago Leal fechou na terceira posição.

A vitória na etapa de hoje garantiu a Pedro Miguel Lopes a conquista do Grande Prémio dos Açores, terminando com apenas dois segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa José Sousa e Tiago Leal. Miguel Salgueiro (L.A. Alumínios-L.A. Sport) conseguiu segurar a camisola dos pontos, Romaric Forques a da montanha e Josep Tomás, apesar de ter perdido a amarela, conquistou a camisola da juventude. A geral por equipas foi ganha pela L.A. Alumínios-L.A. Sport.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com