domingo, 11 de junho de 2023

“Stefan Küng bate favoritos belgas no ‘crono’ inaugural da Volta à Suíça”


Küng, ele próprio um dos grandes especialistas mundiais do ‘crono’, cumpriu os 12,7 quilómetros em Einsiedeln em 13.31 minutos, deixando Evenepoel em segundo, a seis segundos, e Van Aert em terceiro, a 10 segundos

 

Por: Lusa

O ciclista suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ) venceu hoje o contrarrelógio inaugural da Volta à Suíça, relegando para os outros lugares do pódio as ‘estrelas’ belgas Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Wout van Aert (Jumbo-Visma), considerados os grandes favoritos.

Küng, ele próprio um dos grandes especialistas mundiais do ‘crono’, cumpriu os 12,7 quilómetros em Einsiedeln em 13.31 minutos, deixando Evenepoel em segundo, a seis segundos, e Van Aert em terceiro, a 10 segundos.

O traçado praticamente plano permitiu ao suíço voltar às vitórias, após o triunfo no mesmo exercício na Volta ao Algarve, conquistando o terceiro triunfo da primeira etapa da sua corrida natal, depois de 2018 e 2021.

O antigo bicampeão europeu de contrarrelógio (2020 e 2021) pretende “defender a liderança da geral o máximo de tempo possível”, declarou, mesmo que tenha concorrência de peso, desde logo do regressado Evenepoel, a competir pela primeira vez desde que abandonou a Volta a Itália, quando vestia a camisola rosa, com covid-19.

Van Aert, por seu lado, também voltou à ação, no caso a afinar forma a caminho da Volta a França, que tem estado a preparar nos últimos dois meses.

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é um antigo tricampeão da prova (de 2012 a 2014) e hoje fez o 72.º melhor tempo, a 58 segundos do vencedor.

Na segunda-feira, a segunda de oito etapas liga Beromünster a Nottwil em 173,7 quilómetros, contando com duas contagens de montanha de terceira categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Vingegaard confirma vitória no Dauphiné e lança 'alerta' a adversários no Tour”


Além do Dauphiné, esta temporada o ciclista dinamarquês venceu duas das outras três corridas por etapas que disputou

 

Por: Lusa

Foto: Site oficial do Critério do Dauphiné

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) confirmou este domingo a vitória na geral do Critério do Dauphiné, após a oitava etapa ganha pelo ciclista italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), lançando um sério aviso aos candidatos a destroná-lo no Tour.

O dinamarquês de 26 anos foi segundo na oitava e última tirada, uma ligação de 152,8 quilómetros entre Pont-de-Claix e a contagem de montanha de primeira categoria de La Bastille, cortando a meta a 23 segundos de Ciccone, que venceu com o tempo de 04:06.04 horas.

O italiano da Trek-Segafredo sobreviveu à fuga do dia, que chegou a ser integrada pelo português Nelson Oliveira (Movistar), e coroou isolado o alto de La Bastille, onde o britânico Adam Yates (UAE Emirates) foi terceiro, a 33 segundos, já depois de ter tentado atacar o camisola amarela, sem sucesso.

Vingegaard aguentou todos os ataques na última contagem da jornada, que incluiu ainda passagens no Col du Granier (categoria especial) e no Col de Porte (1.ª), e voltou a 'vulgarizar' a concorrência, destacando-se na parte final da subida para assegurar a vitória final no Dauphiné.

O campeão do Tour2022, que venceu a quinta e sétima etapas, terminou a prova francesa, mais importante 'barómetro' de forças para a Volta a França, com 02.23 minutos de vantagem sobre Yates, com o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën) a ocupar o último lugar do pódio, a 02.56.

O líder da Jumbo-Visma esteve intratável - assim como a sua equipa, implacável no controlo do pelotão e no trabalho para o dinamarquês e lançou um sério alerta aos pretendentes a destroná-lo na Volta a França, nomeadamente ao esloveno Tadej Pogacar, seu 'vice' no ano passado e vencedor nos dois anos anteriores, que continua a recuperar da fratura do pulso esquerdo.

Além do Dauphiné, esta temporada Vingegaard venceu duas das outras três corridas por etapas que disputou, nomeadamente a Volta ao País Basco e o Gran Camiño, falhando apenas a conquista da geral do Paris-Nice, prova vencida por Pogacar em que acabou em terceiro.

"É muito importante para mim ganhar o Dauphiné, uma das mais importantes do mundo. Obviamente, estou muito feliz", declarou, indicando que agora irá descansar uns dias, antes de retomar a preparação para a Volta a França, agendada entre 01 e 23 de julho.

A prova francesa permitiu também tirar ilações sobre outros candidatos ao pódio do Tour, nomeadamente Jai Hindley (BORA-hansgrohe), o australiano vencedor do Giro2022, que foi quarto, a 03.16, e demonstrou estar um nível abaixo do dinamarquês, ou ainda os espanhóis Enric Mas (Movistar) e Mikel Landa (Bahrain Victorious), que ocuparam, respetivamente, os modestos 17.º e 22.º postos da geral.

Mais otimistas são os sinais dados por Egan Bernal (INEOS), o colombiano vencedor do Tour2019 e do Giro2021, que está finalmente de regresso à boa forma, após o gravíssimo acidente que sofreu no início da época passada foi 12.º na geral final.

Também Nelson Oliveira se evidenciou no pré-Tour, terminando a etapa de hoje no 45.º lugar, a 14.20 minutos, e fechando a prestação na prova francesa, na qual trabalhou para Enric Mas, na 49.ª posição, a 56.49 de Vingegaard.

Já Ivo Oliveira foi 95.º na etapa, concluindo a corrida na 114.º e antepenúltima posição da geral, a quase duas horas do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Rafael Reis vence Grande Prémio Abimota”


Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) confirmou hoje a conquista do 43.º Grande Prémio ABIMOTA, sendo o oitavo classificado na terceira e última etapa da prova, ganha pelo porto-riquenho Christopher Morales (Maglia Tecnosylva Bembibre).

Com a geral presa por poucos segundos e com a meta instalada no cimo de uma curta subida, propícia a "cortes" que somassem diferenças às bonificações, a Glassdrive-Q8-Anicolor abordou os 160,8 quilómetros, entre o Velódromo Nacional, Sangalhos, e Águeda com a disposição de permitir o sucesso de uma fuga. Desse modo, pelo menos, as bonificações escapariam aos adversários mais diretos de Rafael Reis.

Um grupo de 17 fugitivos aproveitou esta tática para se esgueirar e discutir a etapa. Nem todos aguentaram até ao fim, mas aqueles que o conseguiram puderam bater-se pela etapa. O jovem Christopher Morales não se atemorizou com a inexperiência dos seus 21 anos e levou a melhor, cruzando a meta com 3h41m05s. Com o mesmo tempo chegaram também Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) e Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), segundo e terceiro, respetivamente.


O grupo dos favoritos chegou 10 segundos depois. Rafael Reis cortou a meta na roda do adversário direto Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e garantiu a conquista do 43.º GP ABIMOTA. Luís Gomes fechou a corrida a 11s do vencedor e José Sousa, também da equipa oliveirense, ficou a 14s de Reis.

A Kelly-Simoldes-UDO ganhou por equipas, Luís Gomes foi o primeiro por pontos, Emanuel Duarte (Efapel Cycling) confirmou-se como melhor trepador, César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) venceu as metas volantes, Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) ganhou a classificação autarquias, Afonso Lopes (Porminho Team Sub-23) foi o melhor jovem, Elkin Robles (Maglia Tecnosylva Bembibre) impôs-se na geral das equipas de clube e João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) ficou com a geral das bolinhas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na Maia”


Cristiana Valente ganha na Maia e reforça liderança

 

Por: José Carlos Gomes

Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) ganhou hoje o Circuito de Ciclismo Cidade da Maia, reforçando o estatuto de melhor elite na Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.

As corredoras de elite e sub-23 enfrentaram 101,8 quilómetros na quarta prova pontuável para a Taça de Portugal. O percurso, com inclinações exigentes e zonas de empedrado, fez uma severa triagem de valores.

Entre a elite destacaram-se Cristiana Valente e Ana Caramelo (Maiatos), que deixaram a concorrência bem para trás. Na discussão entre as duas pela vitória, levou a melhor Cristiana Valente, que cortou a meta com 3h10m11s. Ana Caramelo gastou mais 1 segundo. No terceiro lugar, a 48 segundos da vencedora, chegou a uruguaia Agustina Reyes (Maiatos).


Com o resultado deste domingo, Cristiana Valente praticamente sentenciou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa na categoria de elite. Passou a ter 170 pontos, mais 50 do que Ana Caramelo e mais 70 do que Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

As sub-23 também pedalaram ao longo de 101,8 quilómetros. Beatriz Roxo (Cantabira Deporte-Rio Miera) impôs-se com enorme superioridade, deixando a segunda classificada, Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 4m39s, e a terceira, a mexicana Johana Luque (Maiatos), a 4m45s. Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) comanda a geral em sub-23.

A corrida de juniores, disputada num percurso de 75,7 quilómetros, foi das mais equilibradas do programa. Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) foi a mais rápida, mas o terceiro lugar permitiu a Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) conservar o primeiro lugar na geral, agora em igualdade de pontos com Daniela Simão.


Leonor Casimiro (Korpo Activo/Penacova) ganhou os 49,6 quilómetros da corrida de cadetes, cimentando a primeira posição na Taça de Portugal.

As provas de veteranas foram vencidas pela master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), pela master 40 Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), pela master 50 Rosa Marques (União de Ciclismo de Melgaço e Ponte da Barca) e pela master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).

A correr em casa, a equipa Maiatos triunfou coletivamente, apesar de a geral da Taça por equipas ser comandada pelas algarvias do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/José Dias melhor elemento da Seleção no Europeu de XCM”


Por: José Carlos Gomes

José Dias, 17.º classificado, foi hoje o melhor elemento da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), realizado em Laissac, França. Entre os masters, que competiram pelas respetivas equipas, Portugal conquistou dois títulos e um total de oito medalhas.

Portugal iniciou os 95 quilómetros da prova masculina de elite com ambição, mas a realidade acabaria por revelar-se aziaga para os interesses nacionais.

O campeão nacional, José Dias, foi o melhor elemento da Seleção Nacional, cortando a meta na 17.ª posição, a 12m35s do belga Wout Alleman, que venceu isolado, sendo acompanhado no pódio pelo italiano Fabian Rabsteiner, a 2m1ss, e pelo alemão Simon Schneller, a 4m52s.

No que diz respeito aos restantes elementos da Seleção Nacional, Guilherme Mota foi 28.º, a 23m27s, e Gonçalo Amado terminou na 30.ª posição, a 26m05s.

“A competição não correu como desejávamos. O Filipe Francisco não se sentiu bem e desistiu ainda antes do primeiro abastecimento. O Tiago Ferreira também não teve um bom dia e não terminou. Em contrapartida, o José Dias fez uma corrida em progressão, acabando bem, embora longe do pódio, que ambicionávamos. O Guilherme Mota e o Gonçalo Amado estiveram bem na primeira vez que representaram a Seleção num Campeonato da Europa”, considera o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Melissa Maia alinhou na maratona de elite feminina ao serviço do Korpo Activo/Penacova e conseguiu a sétima posição. A campeã nacional completou os 80 quilómetros em 4h45m47s, mais 18m32s do que a alemã Aldelheid Morath, que triunfou em solitário. Seguiram-se a francesa Estelle Morel, a 5m17s, e a suíça Irina Luetzelschwab, a 8m25s.

Os veteranos portugueses estiveram em excelente plano neste europeu. Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) conquistou o título de master 35, categoria em que José Lourenço (SPAC) ficou com a medalha de bronze. David Vaz foi terceiro em masters 40.

Em masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) subiu ao pódio para celebrar a terceira posição. Na categoria de masters 55, Portugal conquistou mais um título, por intermédio de Vítor Graça (BTT Conceição de Faro/Algarve Bike Challenge), que foi acompanhado no pódio pelo compatriota Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem), terceiro classificado. O master 60 Rui Norte (Róódinhas/Master Vantagem) também conseguiu a medalha de bronze.

Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) sagrou-se vice-campeã europeia na categoria feminina de master 40.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Afonso Eulálio sétimo e Portugal vence por equipas”


Por: José Carlos Gomes

O português Afonso Eulálio terminou hoje a Corrida da Paz, prova checa da Taça das Nações de Sub-23, na sétima posição da geral. O vencedor foi o francês Antoine Huby. Portugal ganhou por equipas e é quinto na geral da Taça das Nações, garantindo a qualificação direta para a Volta a França do Futuro.

Os derradeiros 166,1 quilómetros da Corrida da Paz, com partida e chegada em Jeseník e com muito sobe e desce, pouco mudaram na classificação geral, dado que a etapa acabaria por decidir-se ao sprint.

O espanhol Emekoitz Azparren atacou na fase mais dura, isolou-se e chegou a ser camisola amarela virtual. O pelotão anulou a escapada já muito perto da meta e o o espanhol não conseguiu sequer o prémio de consolação, que seria ultrapassar Afonso Eulálio, que partira para a etapa um lugar à frente e com o mesmo tempo na geral.

A etapa foi ganha pelo britânico Jack Rotkin-Gray, secundado pelo checo Milan Kadlec e pelo italiano Dario Belletta. Os portugueses Afonso Eulálio, Gonçalo Tavares, Alexandre Montez e Duarte Domingues terminaram no pelotão principal, enquanto Lucas Lopes gastou mais 19m15s. Daniel Lima, a contas com problemas gastrointestinais não alinhou para a última etapa.

O francês Antoine Huby venceu a Corrida da Paz, com menos 4 segundos do que o dinamarquês Simon Dalby e menos 18 segundos do que o italiano Davide de Cassan, que completaram o pódio. Afonso Eulálio conquistou a melhor posição de sempre de um português nesta corrida, sendo o sétimo classificado, a 37 segundos.

Gonçalo Tavares foi 11.º, a 1m03s, Duarte Domingues terminou em 13.º, a 1m11s, Alexandre Montez foi 17.º, a 2m23s, e Lucas Lopes fechou a representação nacional, em 55.º, a 24m30s.

Esta era a corrida em que fechava o ranking de apuramento direto para a Volta a França do Futuro. O desempenho consistente de Portugal colocou o país no quinto lugar do ranking da Taça das Nações, com 35 pontos, o que assegura a presença no Tour de Sub-23. França passou para a frente do ranking, com 55 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de BMX Race de Quarteira”


Bernardo Rocha e Rita Xufre coroados em Quarteira

 

Por: José Carlos Gomes

Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) sagraram-se hoje, em Quarteira, vencedores da edição de 2023 da Taça de Portugal de BMX Race.

A Taça de Portugal terminou com uma jornada dupla. No setor feminino, Rita Xufre fez o pleno. Ganhou as duas provas de Quarteira na categoria sub-23 e sub-17 e, dessa forma, terminou invicta a Taça de Portugal, contando por vitórias todas as corridas da temporada nacional. Rita Xufre ganhou a Taça e teve a companhia no pódio da colega de equipa Leonor Carvalho e de Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube), segunda e terceira, respetivamente.

A competição foi mais apertada na categoria-rainha do setor masculino, a superclass. Bernardo Rocha venceu a prova de sábado, mas não foi além do segundo lugar no domingo, batido pelo espanhol Alejandro Kim (BMX Badajoz AD). Feitas as contas, Bernardo Rocha ganhou a Taça de Portugal, com Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) e Édi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) a completarem os lugares de honra.


Francis Luiz (Clube Bicross de Portimão) venceu as duas corridas deste fim de semana na categoria masculina +17 anos e levou para casa a Taça. Ao cadete Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira) bastou ganhar no sábado para conquistar a Taça. No domingo o mais eficaz foi Jesús Miranda (BMX Badajoz AD).

Mónica Gaboleiro sagrou-se vencedora da Taça de Portugal na categoria feminina + 23 anos, enquanto nas sub-15 a melhor foi Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira). André Muller (Clube Bicross de Portimão) ganhou a Taça de Portugal em juvenis masculinos.

Os melhores cruisers foram Francis Luiz, na categoria 30-39 anos, e Paulo Domingues (Casa do Povo de Abrunheira), em +40 anos.

A correr em casa, o Team BMX Quarteira venceu coletivamente etapa dupla deste fim de semana. No entanto, a vitória na Taça de Portugal foi comemorada pelos vizinhos do Clube Bicross de Portimão.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com