domingo, 28 de novembro de 2021

“Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa Sangalhos”


Taça de Portugal de Pista regressa em festa no Velódromo Nacional

 

Por: Ana Nunes

Foram mais de uma centena os atletas que marcaram presença no arranque da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Destaque para a Academia de Ciclismo de Paredes que venceu seis provas no dia de hoje.

A Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, que teve início hoje em Anadia, juntou as equipas de formação, os masters e os paraciclistas.

A disciplina olímpica de omnium foi realizada apenas pelos juniores masculinos, com vitória para Sérgio Saleiro (Centro de Ciclismo de Barcelos), que virou a classificação a seu favor na prova de eliminação. No final, o jovem corredor somou um total de 147 pontos, conquistando assim o concurso de omnium. Diogo Saleiro (Centro de Ciclismo de Barcelos) terminou na segunda posição, tendo vencido a corrida de scratch, terminando assim com um total de 131 pontos. Francisco Silvestre (ACD Milharado/Driveonholidays Mafra) fechou o pódio em terceiro, com 121 pontos.


Os juniores masculinos disputaram ainda mais três provas distintas. O scratch e a corrida por pontos foram ganhos por João Martins (Academia de Ciclismo de Paredes) e a eliminação por Manuel Rodrigues (ACD Milharado/Driveonholidays Mafra). Já no setor feminino, as três provas foram totalmente dominadas por Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes).

Na categoria de cadetes, Gabriel Batista (ACR Roriz) venceu tanto o scratch como a corrida por pontos, com Miguel Batista (Centro de Ciclismo de Loulé) a conquistar a prova de eliminação. No feminino, destaque para a superioridade demonstrada por Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que venceu as três provas.

Por último, nas categorias de formação, os corredores tiveram a oportunidade de disputar o scratch e a corrida por pontos. O setor masculino foi bastante equilibrado, com Gonçalo Rodrigues (ACR Roriz) a vencer o scratch e Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a corrida por pontos. Já no feminino Bruna Gonçalves (ACR Tondela/Serra) não deu qualquer hipótese às adversárias, sagrando-se vencedora de ambas as provas.


Em prova no dia de hoje estiveram também as categorias de veteranos, nas provas de scratch e eliminação. No scratch, André Silva (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) elite A foi o grande vencedor, com Gonçalo Santos (VULCAL/Centro Ciclista do Centro) a conquistar a vitória em masters 30. José Leite (CPR A do Barbas/AKIplast/PVS) venceu em masters 40, Carlos Esteves (Academia Joaquim Agostinho) em masters 50 e César Mendonça (Individual) em masters 60.

Na prova de eliminação André Silva (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) tornou a dominar em elite A e Carlos Ferreira (Silva Vinha /Adrap/Sentir Penafiel) venceu em masters 30. José Leite (CPR A do Barbas/AKIplast/PVS) também repetiu a vitória em masters 40, Jorge Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou em masters 50 e César Mendonça (Individual) tornou a vencer em masters 60.

Os paraciclistas também marcaram presença no arranque da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, nas provas de perseguição individual e 1km. Na classe C4, João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep) venceu as duas provas e André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) fez o mesmo nas categorias B-D e D. Na classe B feminina, Ana Silva (Descobre Destreza) terminou na primeira posição.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa regressa ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, para a segunda prova, no dia 18 de dezembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ação de Formação Contínua de Árbitros e Reciclagem de Conhecimentos de triatlo”


Ação de Formação com os Árbitros Cristina Lopes e Mário Carvalho no final da época desportiva 2021

 

Terminada a época competitiva, eis uma excelente oportunidade de reunir a equipa de arbitragem que tanto contribuiu para a qualidade dos quadros competitivos nacionais e internacionais ao longo da época desportiva.

Nesta ação de formação contínua, que a Federação de Triatlo de Portugal promove em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal, contaremos com os formadores Cristina Lopes e Mário Carvalho.

Além da revisão de conteúdos específicos da arbitragem, os formadores abordarão os seguintes temas:

– Apresentação da carreira de árbitro – de estagiário até aos Jogos Olímpicos;

– Apresentação do Conselho de Arbitragem e Competições (2021-2024).

 

Dois locais e duas datas diferentes:

 

– Oeiras – Auditório Maestro César Batalha – 4 de dezembro, das 14h30 às 19h30.

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6XQFP4jP1o_515PHgPH6EnZ8bV8lCZY8iuRXOZn0AphvFZQ/viewform

 

– São João da Madeira –local a anunciar – 11 de dezembro, das 14h30 às 19h30. Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6XQFP4jP1o_515PHgPH6EnZ8bV8lCZY8iuRXOZn0AphvFZQ/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Eli Iserbyt soma a 12ª vitória da temporada em Besançon, e está imparável”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A taça do mundo de ciclocrosse depois de ter regressado à Bélgica, passou por França, para a realização da 8ª prova da competição, e pela 1ª vez, Besançon recebeu a taça do mundo da modalidade, a qual contou com algumas ausências, o caso de de Lars van der Haar e Quinten Hermans, segundo e terceiro na geral, num dia marcado por imenso frio.

Nesta prova as primeiras voltas conseguiram fazer uma grande seleção, com Eli Iserbyt e Toon Aerts a destacarem-se dos principais concorrentes, onde se mostraram muito mais fortes, com a luta a ser muito forte, mas ninguém conseguia aproximar-se do duo belga, que cada vez conseguia mais vantagem.

Porem, a dua voltas do fim, surgia o momento decisivo, com Aerts a aumentar o ritmo, chegando a conseguir uma pequena vantagem, porem, Eli Iserbyt consegui recuperar numa parte mais técnica, o que tentava assim forçar ainda mais o ritmo, e Toon Aerts acabou por escorregar e cair, um erro fatal que o ciclista da Baloise Trek Lions originou a demorar alguns segundos a montar na bicicleta e seguir perdendo tempo, com Eli Iserbyt que ficava alheio ao que se tinha passado, e seguia isolado, com quase cerca de 10 segundo de vantagem.

Com a volta final bastante intensa, Eli Iserbyt conseguia assim aguantar a pressão que Toon Aerts impunha, dando assim a sua 12ª vitória na temporada na taça do mundo, com Aerts a fazer segundo a dez segundos, e o campeão do mundo sub-23 Pim Ronhaar, a fazer terceiro lugar com um atraso de 1:44, o qual nas contas finais Eli Iserbyt está cada vez mais distante na liderança, e conta já com 285 pontos, contra os 206 de de Aerts e 175 de Lars van der Haar.

Em relação à prova feminina, a mesma foi dominada por Lucinda Brand, com a atual campeã do mundo a reforçar a liderança na taça do mundo, conseguindo vencer Maghalie Rochette com uma vantagem de 26 segundo, e 34 segundos para Denise Betsema, ficando as contas finais com Lucinda Brand a liderar com 252 pontos, com mais 29 que Denise Betsema, e 70 pontos que Puck Pieterse.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com