quarta-feira, 17 de abril de 2019

“Mathieu van der Poel vence ao 'sprint' a clássica La Flèche Brabançonne”

Campeão holandês de ciclismo de estrada e campeão mundial de ciclocrosse cortou a meta ao fim de 4:35.11 horas

Por: Lusa

O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Corendon-Circus) venceu esta quarta-feira ao 'sprint' a clássica La Flèche Brabançonne, batendo sobre a meta o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), segundo classificado.

Van der Poel, que, aos 24 anos, é campeão holandês de ciclismo de estrada e campeão mundial de ciclocrosse, cortou a meta ao fim de 4:35.11 horas, necessárias para cumprir os 196,2 quilómetros entre Leuven e Overijse.

O holandês atacou em conjunto com Alaphilippe e dois outros corredores, que viriam a cortar a meta com o mesmo tempo, sendo que o campeão de 2018, o belga Tim Wellens (Lotto Soudal) foi terceiro e o australiano Michael Matthews (Sunweb), que se queixou de ser 'encostado' às barreiras no 'sprint' final, terminou no quarto lugar.

O campeão europeu e mundial de ciclocrosse, que falhou Paris-Roubaix porque a equipa, de fora do escalão WorldTour, não recebeu um convite, recuperou da melhor forma e conseguiu novo triunfo na estrada, no primeiro ano enquanto sénior, em que aposta na disciplina.

"Estou muito feliz e também muito orgulhoso de ter batido três nomes grandes na frente. É como um sonho. Esta é a corrida, dentro do programa das clássicas, em que me encaixo melhor e fico feliz de o poder provar", explicou, no final da prova.

A regressar à competição depois de ter sofrido um choque com um camião, em Braga, o português Rui Costa (UAE Emirates), que se estreou na prova, acabou no 22.º lugar, a 18 segundos do grupo que discutiu a vitória, enquanto o colega de equipa e compatriota Ivo Oliveira foi 99.º, a mais de 12 minutos.

A próxima grande clássica no calendário é a prova WorldTour Amstel Gold Race, a disputar no domingo, na Holanda, com 265,7 quilómetros entre Maastricht e Berg en Terblijt.

Fonte: Record on-line

“Sam Bennett vence novamente na Volta à Turquia e Edgar Pinto é oitavo”

Segunda etapa da prova está concluída

Por: Lusa

Foto: EPA

O irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) venceu esta quarta-feira a segunda etapa da Volta à Turquia em bicicleta, depois de já ter triunfado no primeiro dia, com o português Edgar Pinto (W52-FC Porto) a terminar no oitavo lugar.

Bennett, de 28 anos, cumpriu os 183,3 quilómetros entre Tekirdag e Eceabat em 4:41.48 horas, batendo num 'sprint' reduzido o colega de equipa austríaco Felix Grossschartner, segundo classificado, e o colombiano Jhonatan Restrepo (Manzana Postobon), terceiro.

Edgar Pinto, em oitavo lugar, foi o primeiro a cortar a meta após o grupo que disputou a etapa, numa chegada em alto, a três segundos do vencedor, tendo subido ao mesmo posto na geral individual.

O irlandês conseguiu a sexta vitória da época e chegou aos nove triunfos na Volta à Turquia, depois de vitórias também em 2017 e 2018, tendo reforçado a liderança, agora com 14 segundos de vantagem para Grossschartner e 16 para Restrepo.

Ricardo Mestre (W52-FC Porto) subiu ao 23.º posto da geral, ao cortar a meta em 37.º, enquanto Rafael Reis é 40.º, após ter sido hoje 87.º classificado, seguido, em 41.º, pelo espanhol Raúl Alarcón, outro corredor da formação 'azul e branca'.

Num dia positivo para os 'dragões', José Ferreira subiu para 102.º na geral, ainda que Samuel Caldeira tenha perdido 42 posições, para 72.º, e o espanhol Gustavo Veloso siga em 88.º. Nuno Bico (Burgos-BH) foi hoje 62.º classificado e caiu para 65.º na geral.

Na quinta-feira, a terceira etapa liga Çanakkale a Edremit, ao longo de 122,6 quilómetros, numa tirada curta, marcada por uma subida de montanha de terceira categoria, a meio do percurso, antes de mais de 30 quilómetros de traçado plano.

Fonte: Record on-line


“Maria Martins foi 26.ª classificada na clássica Brabantse Pijl”

Ciclista belga Sofie de Vuyst venceu a prova ao 'sprint'

Por: Lusa

A ciclista portuguesa Maria Martins (Sopela Women's) foi hoje 26.ª classificada na clássica Brabantse Pijl, em Gooik, Bélgica, vencida ao 'sprint' pela belga Sofie de Vuyst (Parkhotel Valkenburg).

Vuyst, de 32 anos, completou os 136,7 quilómetros da tirada em 3:28.56 horas, batendo sobre a meta a italiana Marta Cavalli (Valcar Cylance), segunda classificada, e a norte-americana Coryn Rivera (Sunweb), terceira.

Maria Martins, de 19 anos, fez apenas o segundo dia de prova do calendário internacional de estrada em 2019, depois do 12.º lugar na Volta à Comunidade Valenciana, em fevereiro, e chegou a 5.37 minutos da vencedora, no 26.º posto.

A ciclista lusa foi este ano 14.ª classificada na prova de omnium nos Mundiais de ciclismo de pista, em março, depois de se ter sagrado campeã nacional das várias especialidades de pista em janeiro.

Fora do calendário internacional, Martins brilhou no Troféu Villa de Noja, terceira prova da Taça de Espanha de ciclismo, ao vencer a corrida, disputada em 07 de abril.

Fonte: Record on-line

“O 25 de Abril em bicicleta pela Amadora”

Dia 25 de abril - 10h00 - Parque Central da Amadora

No âmbito das comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Amadora, em colaboração técnica com o Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, organiza no dia 25 de abril um passeio de bicicleta denominado Roteiro 25 de Abril.

Este passeio é efetuado em circuito urbano na cidade da Amadora, tem um percurso de 25 quilómetros, e é aberto a todos os entusiastas da bicicleta e suas famílias que desejem usufruir de uma manhã desportiva.

A concentração de participantes está prevista para as 9h00 e o início do passeio para as 10h00. A partida e a chegada terão como cenário a sede Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora.

O passeio, com a duração prevista de duas horas, é acompanhado por praticantes de cicloturismo, que ajudam os ciclistas que apresentem alguma dificuldade, e o condicionamento do trânsito estará a cargo da PSP. A ambulância e o “carro vassoura” (apoio logístico) fecham o pelotão. Os participantes menores de idade devem fazer-se acompanhar pelos encarregados de educação.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser efetuadas até ao dia 24 de abril, para o correio eletrónico geral@estrelasdaamadora.pt  ou por telefone para o número 961 932 701.

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com