quinta-feira, 27 de julho de 2023

“José Salgueiro foi o melhor português na despedida do festival olímpico da juventude europeia”


Fotos: Comité Olímpico de Portugal

A seleção de ciclismo de estrada encerrou esta quinta-feira a participação no Festival Olímpico da Juventude Europeia, na cidade eslovena de Maribor, com a participação nas provas em linha. José Salgueiro foi o destaque principal, ao conseguir um 21.º lugar na corrida masculina, o melhor resultado luso do dia.

Numa corrida que acabou por não se partir na subida final, ao contrário do que seria de esperar, os três portugueses em prova estiveram quase sempre bem colocados e conseguiram cortar a meta no grupo que chegou logo a seguir ao líder Max Hinds (Grã-Bretanha), que terminou a prova em 1h32m50s e conquistou a medalha de ouro.

José Salgueiro, 21.º, conseguiu o melhor registo entre os ciclistas lusos no percurso de 66,4 quilómetros, com Dinis Martins a terminar em 38.º e João Anunciação em 54.º, ainda que tenham chegado os três no grupo perseguidor composto por 53 ciclistas e ficado com o mesmo registo: 1h33m22s, mais 32 segundos que o melhor tempo.


Na prova feminina, as jovens ciclistas lusas começaram bem e aguentaram até a corrida partir. Bruna Gonçalves foi a melhor portuguesa, terminando a prova no 54.º lugar, depois de completar os 49,8 quilómetros em 1h20m28s, mais 1m03s que a italiana Linda Sanarini, que conquistou a medalha de ouro ao sprint. Maria Constança Marques ficou em 56.ª, com o mesmo tempo, e Leonor Casimiro terminou na 64.ª posição, a 2m13s do melhor tempo.

“As nossas ciclistas andaram bem colocadas até a corrida partir e, aí, fizeram o melhor que conseguiram. Na prova masculina, os jovens tiveram uma boa atitude, estiveram envolvidos em fugas e conseguiram estar quase sempre bem colocados. No entanto, a corrida acabou por não se partir na subida e foi decidida ao sprint, o que não foi vantajoso para nós”, analisou o selecionador José Poeira.

Termina assim a participação do ciclismo português no 17.º Festival Olímpico da Juventude Europeia. Recorde-se que João Anunciação e Maria Constança Marques foram os dois melhores portugueses nos contrarrelógios de estrada e que o desempenho da seleção de BTT nas provas de cross-country olímpico (XCO) foi muito condicionado pelas quedas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Eduardo Sepúlveda vence Volta a Castela e Leão”


Rui Oliveira foi o melhor português, na 25.ª posição

 

Por: Lusa

O argentino Eduardo Sepúlveda (Lotto Dstny) venceu esta quinta-feira ao sprint a segunda e última etapa da Volta a Castela e Leão, conquistado assim a competição espanhola na qual o português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 25.º.

Os 186,2 quilómetros que ligaram Coca e Segóvia, que englobaram duas contagens de montanha de primeira categoria, foram cumpridos pelo sul-americano em 4:25.21 horas, impondo-se ao seu colega de fuga, o espanhol Pablo Castrillo (Kern Pharma): a dupla chegou com 26 segundos de avanço para um primeiro pelotão, de 23 atletas.

Depois do 17.º lugar na primeira tirada, Rui Oliveira viu-se relegado para um segundo grupo, concluindo a tirada em 28.º, a 3.18 minutos e assim baixando oito posições na geral, para 25.º.

José Mendes (NSJBI Victoria), que na véspera também tinha chegado com o mesmo tempo do vencedor, baixou 17 posições para 56.º, a 14.52.

Rui Carvalho foi o melhor da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, em 65.º, a 16.45, seguido de Gonçalo Carvalho, 76.º, a 18.34.

Fonte: Record on-line

“Ricarda Bauernfeind vence quinta etapa do Tour feminino”


Belga Lotte Kopecky manteve a camisola amarela

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A alemã Ricarda Bauernfeind (Canyon/SRAM Racing) venceu esta quinta-feira isolada a quinta etapa da Volta a França feminina, na qual a belga Lotte Kopecky (SD Worx-Protime) manteve a camisola amarela.

Ricarda Bauernfeind cumpriu aos 177,1 quilómetros entre Cahors e Rodez, com cinco contagens de montanha categorizadas, em 3:07.20 horas, seguida da suíça Marlen Reusser e da alemã Liane Lippert, a 22 segundos, 10 segundos antes do pelotão.

Lotte Kopecky tem 49 segundos de avanço para a sul-africana Ashleigh Moolman (AG insurance-Soudal QuickStep), que subiu um lugar, para segunda, e 51 segundos sobre a italiana Elisa Borghini (Lidl - Trek), que ascendeu duas posições, para terceira.

A sexta etapa vai decorrer na sexta-feira e vai ligar Albi a Blagnac, 122,1 quilómetros com quatro contagens de montanha de quarta categoria.

Fonte: Record on-line

“Ciclista que provocou violenta queda na Volta à Flandres suspenso por um mês”


UCI investigou o caso durante os últimos meses e anunciou veredicto

 

Por: Record

Surreal: polaco tenta manobra arriscada e provoca a queda a vários ciclistas na Volta à Flandres

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou esta semana a suspensão do polaco Filip Maciejuk por um mês, na sequência da violenta queda que o ciclista da Bahrain-Victorious provocou no passado mês de abril, durante a Volta à Flandres. Na altura, a UCI tinha anunciado a abertura de um inquérito, que agora origina esta pesada punição ao ciclista de 23 anos, que ficará impossibilitado de competir até 25 de agosto.

A situação em causa ocorreu quando o polaco, depois de fazer largos metros fora de estrada, tentou voltar à via principal e se desequilibrou. Na sequência, levou consigo dezenas de outros ciclistas, obrigando alguns deles a desistirem e outros até a serem transportados para o hospital. Na altura, Maciejuk foi de imediato desqualificado da prova belga.

Ainda que tenha entendido a manobra e a queda provocada como acidental, a Comissão Disciplinar considerou que o polaco violou os regulamentos "por ter causado a queda de vários ciclistas no pelotão depois de ter rodado fora do percurso de prova".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com