terça-feira, 26 de abril de 2022

“Ethan Hayter é primeiro líder na Volta à Romandia”


Ivo Oliveira ficou em 49.º a 24 segundos do vencedor

 

Por: FB // AMG

O britânico Ethan Hayer, da INEOS, é o primeiro líder da Volta à Romandia em bicicleta, depois de vencer o prólogo de 5,12 quilómetros hoje disputado em Lausana.

O jovem ciclista, de 23 anos e mais conhecido por ser especialista de pista, concluiu o percurso em 5.52 minutos, melhor em 3,92 do que o australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma), campeão do mundo de contrarrelógio em 2018 e 2019 e vencedor do prólogo na Romandia no ano passado.

A 9,38 segundos, o austríaco Felix Grossschartner (BORA- hansgrohe) completou o pódio, com o quarto lugar a ser do galês Geraint Thomas (INEOS), primeiro da geral individual na Romandia em 2021.

O único português em prova é Ivo Oliveira (UAE Emirates), 49.º melhor do dia, a 24 segundos do vencedor.

Hayter, que parte com a camisola de líder para a primeira etapa, entre La Grande Beroche e Romont, é campeão britânico de contrarrelógio e foi vice-campeão na Volta ao Algarve do ano passado, mas o palmarés essencial é a nível de pista - campeão mundial de omnium e vice-campeão olímpico de madison.

Fonte: Lusa

“Escolas de Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito com 2 lugares no pódio na Quinta do Conde”


Por: Joaquim Marques

Dois lugares no pódio marcam o regresso das Escolas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola à competição no Encontro Inter-Regional da Zona B, que teve lugar no sábado 23 de abril na Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra.

Lourenço Martins, de apenas 6 anos, subiu ao pódio para receber o troféu correspondente ao 1º lugar no escalão de pupilos masculinos. Também Madalena Santos subiu ao pódio para receber o prémio pelo 3º lugar alcançado em infantis femininos, enquanto no mesmo escalão Madalena Ferreira e Matilde Ferreira ficaram no 6º e no 8º lugar respetivamente. No escalão de infantis masculinos André Martins ficou no 7º lugar, Ruben Rebelo foi 27º e Rui Rodrigues foi 33º. Em iniciados masculinos foi o 16º classificado e em 17º lugar ficou Miguel Madeira.


A equipa foi constituída por nove atletas, com idades dos 6 aos 12 anos, e apresentou-se fragilizada sem nenhum atleta do escalão de juvenis (13 e 14 anos), o que penaliza na classificação por equipas, tendo ficado em 8º lugar entre as 20 equipas que estiveram presentes com cerca de uma centena de jovens ciclistas.

Fonte: Escolas de Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito








“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola com dez presenças no pódio em Alpiarça”


Por: Joaquim Marques

Dez presenças no pódio marcaram a presença do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola nas provas de ciclismo de pista que tiveram lugar no dia 25 de Abril, em Alpiarça, para comemorar o Dia da Liberdade.

Ricardo Ramos foi o vencedor da prova de eliminação com Tiago Santos a ficar em 2º lugar, enquanto na prova por pontos a vitoria coube a Rafael Soares com Tiago Santos a ocupar de novo o 2º lugar e Francisco Santos a ocupar a 3ª posição. Os restantes atletas Rui Silva, Bruno Figueiredo, Diogo Ferreira e Bruno Gaspar ficaram distribuídos pela tabela classificativa.

No escalão de Juniores femininas, Ana Fernandes, subiu ao pódio por duas vezes, para receber dois troféus de 2º lugar um da prova de Pontos outro da prova de Eliminação.

No escalão de Cadetes Masculinos, Dinis Moura, alcançou o 3º lugar na prova por pontos e obteve igual classificação na prova de Eliminação, enquanto os restantes atletas do escalão David Casal, Henrique Pereira e Pedro Saldanha se repartiram pela tabela classificativa.

No escalão de Cadetes Femininas, Flora Ferreira foi a 4ª classificada na prova que disputou para a sua categoria.


Na competição de Escolas, no escalão de Infantis femininas, Madalena Santos levou de vencida as provas que disputou, e sagrou-se a vencedora do escalão, enquanto Madalena Ferreira e a irmã gémea Matilde Ferreira ficaram em 4º e 5º lugar. No escalão de Infantis Masculinos, André Martins foi 12º classificado, Rubem Rebelo 23º e Rui Rodrigues 25º. Em iniciados masculinos, Ricardo Pereira foi 9º classificado e Miguel Madeira 13º e em Benjamins Lourenço Martins foi o 10º classificado. Na classificação por equipas, as escolas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola ficaram em 11º lugar, entre as equipas presentes.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Santini X Ironman a nova coleção dedicada à tripla disciplina”


O desenvolvimento de Santini no mundo do triatlo continua com uma oferta composta por duas linhas de vestuário, Aahonui e Ika Ika, caracterizadas pelo design com o inconfundível logótipo M-Dot: Santini X IRONMAN é dedicado a todos aqueles que dão a cara no teste mais difícil de triatlo.

A Santini, marca de referência no campo das vestes técnicas de ciclismo e triatlo, apresenta a nova coleção Santini x IRONMAN. 

Desenvolvida em colaboração com os triatletas profissionais que contribuem para a afinação dos produtos da empresa italiana, a nova coleção destina-se a quem desafia os seus próprios limites na competição que representa, mais do que qualquer outro, a máxima aspiração a um triatleta: o Ironman.


Duas são as linhas desenvolvidas, ambas com nomes evocativos.

A Santini, marca de referência no campo das vestes técnicas de ciclismo e triatlo, apresenta a nova coleção Santini x IRONMAN. 

Desenvolvida em colaboração com os triatletas profissionais que contribuem para a afinação dos produtos da empresa italiana, a nova coleção destina-se a quem desafia os seus próprios limites na competição que representa, mais do que qualquer outro, a máxima aspiração a um triatleta: o Ironman.

Duas são as linhas desenvolvidas, ambas com nomes evocativos.

 

A Linha Aahonui

 

A palavra havaiana aahonui significa paciência e perseverança, qualidades que caracterizam todos os triatletas que enfrentam as competições IRONMAN, às quais esta coleção é dedicada. A linha é composta por um corpo e um conjunto de ciclismo, em versão para ele e para ela, feito com tecidos leves de secagem rápida e com características aerodinâmicas.


O viper corporal, testado em túneis de vento e desenvolvido em colaboração com os triatletas da equipa Santini, apresenta uma combinação de dois tecidos que permitem obter a aerodinâmica máxima. Troféu de Sitip, que é leve, respirável e seca rapidamente, e o tecido de Warp cisne usado nas mangas.

A área de suporte externa da almofada na sela tem um tecido com pega que permite manter a posição constantemente estável na sela. Viper tem uma almofada IMG, projetada especificamente para a tripla disciplina e feita com Tower Gel por Nicolini. A estrutura deste gel é formada por pequenas "torres" que são mais altas na área dos ischiums e mais finas em direção às bordas da almofada, para melhor absorver impactos. É uma almofada muito leve – pesa apenas 52 gramas – fina, flexível e rápida a secar. Não absorve água e garante uma maior respiração do que o gel normal.

O corpo, assim como o conjunto de ciclismo da linha Aahonui, é apresentado, na versão masculina, em azul náutico com detalhes vermelhos e pretos, e na versão feminina, também em azul náutico, mas com detalhes em Granada e cinza, em diferentes tons e cortes.


 

A Linha Ika Ika

 

Ika ika, em linguagem havaiana, significa força e poder e a linha Santini mostra este fardo na escolha das cores: vermelho e preto para roupas masculinas; água e preto para as mulheres. O produto estrela desta linha é o corpo de manga curta Sleek. Um corpo para a longa distância com a área da anca feita de rede para garantir a máxima transpiração. Também está disponível um corpo sem mangas, um conjunto de duas peças de triatlo e um kit de ciclismo.

A coleção Santini X IRONMAN estará disponível a partir de 26 de abril no site www.santinicycling.com  e nas melhores lojas de especialidades.

A Santini Cycling Wear nasceu em 1965 com a intenção de Pietro Santini de se especializar no fabrico de vestuário técnico para ciclistas, graças a uma profunda paixão pelo ciclismo e competições. Desde o início, a empresa de Bergamo tomou uma decisão importante: conceber e produzir todos os produtos exclusivamente em Itália. Atualmente, esta decisão parece revolucionária e é contrária à tendência geral do sector. Cada peça de vestuário, rigorosamente feita em Itália, foi criada e desenvolvida por uma equipa de designers com uma profunda paixão pelo mundo das duas rodas e tem quatro promessas: ajuste, performance, conforto e durabilidade.

 Hoje, a Santini fabrica mais de 5.000 artigos por dia e exporta 80% da produção para o exterior. Apesar de investir constantemente na investigação tecnológica de tecidos inovadores e novos métodos de produção, Santini nunca deixa de centrar a sua atenção no homem e no atleta: mantém viva a missão de aperfeiçoar as suas próprias criações para que todos possam praticar o seu desporto favorito com roupas confortáveis e sem sacrificar o estilo.

Fonte: Santini

“Semana de ciclismo no Eurosport com passagens pela Suíça, Grécia e Alemanha”


Canal emite a Volta à Romandia, a Volta à Grécia e ainda a Clássica Eschborn-Frankfurt

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images)

Com o Giro de Itália à porta, as principais equipas do World Tour intensificam a sua preparação para a primeira Grande Volta da temporada. A 06 de maio começa a 105.ª edição da popular corrida italiana, uma das mais importantes do calendário, e que vai poder acompanhar em direto e em exclusivo ao longo de três semanas no Eurosport. Mas, até lá, tem ainda muitas outras corridas a não perder. Esta semana, os fãs de ciclismo vão poder ver a Volta à Romandia, a Volta à Grécia e ainda a Clássica Eschborn – Frankfurt.

A Volta à Romandia é a primeira das três corridas a emitir ao longo da semana. A partir desta tarde e até dia 1 de maio, os fãs vão poder ver a 75.ª edição desta volta realizada no cantão francófono da Suíça, que alia tradição e prestígio. Composta por 1 prólogo e 5 etapas, apesar de ter um perfil montanhoso, é uma corrida bem ao estilo dos contrarrelogistas. No ano passado, o homem vestido de amarelo no topo do pódio final foi o britânico Geraint Thomas. Ivo Oliveira (UAE-Team Emirates), é o único ciclista luso em prova na Romandia.

A partir desta quarta-feira, 27 de abril, e até ao dia 1 de maio, os fãs vão poder ainda ver os resumos da 17.ª edição da Volta à Grécia. A partir das 22:00h, Paulo Martins faz o resumo da jornada desta emocionante competição de 5 etapas e 860 quilómetros que tem partida marcada para Heraklion, em Creta, e meta em Ioannina. Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental) é o único português inscrito na lista de pré-inscritos para o evento.

Finalmente, o primeiro dia de Maio é sinónimo do Dia do Trabalhador e, para muitos feriado, mas é igualmente o dia em que se realiza a Eschborn – Frankfurt, uma clássica de ciclismo de estrada realizada anualmente entre as duas localidades alemãs. Esta corrida de 185 quilómetros está entre as mais conceituadas do país, atraindo grandes equipas e ciclistas. No ano passado, o triunfo coube ao belga Jasper Philipsen.

Uma semana com muitas horas de ciclismo que promete agarrar os fãs da modalidade aos ecrãs do Eurosport.

Fonte: Eurosport

“UCI suspende Rádio Popular-Paredes-Boavista por 20 dias das competições internacionais”


Por: AMG // JP

A Rádio Popular-Paredes-Boavista foi suspensa por 20 dias das competições internacionais pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência dos castigos de Domingos Gonçalves e David Rodrigues, por irregularidades no passaporte biológico, confirmou à Lusa José Santos.

“Isto é um processo meramente desportivo”, vincou o diretor desportivo da formação ‘axadrezada’, detalhando que a suspensão vigorará entre 29 de abril e 18 de maio e terá incidência apenas em competições internacionais.

Na base da suspensão da Rádio Popular-Paredes-Boavista está o artigo 7.12.1 do Regulamento Antidopagem da UCI, que preconiza que “se num período de 12 meses dois ciclistas e/ou pessoas contratadas por uma equipa registada” naquele organismo forem notificados de “um resultado analítico adverso por um método ou substância proibidos” ou “de uma violação antidopagem” resultante de alterações no passaporte biológico, “a equipa deve ser suspensa […] de participar em eventos internacionais por um período a determinar” pela Comissão Disciplinar da UCI.

 

“A suspensão não deve ser inferior a 15 dias e superior a 45”, lê-se ainda naquele artigo

 

A decisão da UCI resulta dos castigos aplicados a Domingos Gonçalves e David Rodrigues, que se encontram atualmente a cumprir suspensões de quatro anos por irregularidades no passaporte biológico, em casos que remontam a 2018.

Em 12 de dezembro de 2019, a UCI anunciou que Domingos Gonçalves tinha sido notificado de “uma violação do regulamento antidopagem por uso de uma substância proibida, com base nas anomalias detetadas no seu passaporte biológico entre 2016 e 2018”.

O antigo bicampeão nacional de contrarrelógio (2017 e 2018) e campeão nacional de fundo (2018), que está impedido de participar em qualquer prova até 11 de dezembro de 2023, viu ainda anulados os resultados desportivos entre 11 de julho de 2018 e a data da suspensão provisória, perdendo, entre outros, o nono lugar da Volta a Portugal de 2018, e a etapa que ganhou, e a prata nos nacionais de contrarrelógio do ano seguinte.

Também David Rodrigues cumpre uma sanção de quatro anos, segundo a lista de sanções disciplinares publicada no sítio oficial da Autoridade Antidopagem de Portugal (AdoP), por anomalias detetadas em 2018.

“Isto desanima os ciclistas, porque foi uma situação que aconteceu há quatro anos”, reconheceu à Lusa José Santos, referindo-se ao estado de espírito do seu plantel atual.

O diretor desportivo revelou ainda que a equipa tentou ‘acelerar’ o processo para que a suspensão não coincidisse com o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal, as próximas duas competições internacionais disputadas em Portugal.

Fonte: Lusa

“CRP Ribafria vence individual e coletivamente 25º Prémio do Torrão”


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC deslocou-se dia 25 de abril, à freguesia do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, para disputar o 25º prémio ciclismo do Torrão.

A prova federada, com uma extensão de cerca de 80 km, onde marcaram presença cerca de 160 atletas em representação de 20 equipas nacionais, foi organizada pela Associação de Ciclismo de Setúbal.

A formação do CRP Ribafria, fez alinhar para esta prova 12 unidades da sua formação, (Rui Rodrigues, Aníbal Santo, Humberto Careca, Hélder Pereira, Vitorino Pereira, Paulo Simões, João Camocho, Pedro Dias, Jorge Marques, Daniel Ferreira, Jorge Letras e João Letras).


A corrida teve início pelas 15 horas, e decorreu sempre a bom ritmo, com várias tentativas de fugas, mas com a equipa do CRP Ribafria a controlar o pelotão e a não permitir o sucesso das mesmas.

A cerca de 8 km da meta, deu-se uma queda no pelotão, onde estiveram envolvidos 5 atletas da equipa Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, (Rui Rodrigues, Jorge Marques, João Camocho, Hélder Pereira e Daniel Ferreira) que ficaram com ferimentos e fora da corrida.

O Atleta do CRP Ribafria, Rui Rodrigues foi a vítima mais grave desta queda, sendo de imediato evacuado para o hospital, vindo a confirmar-se o pior cenário, a fratura da Bacia, ficando o mesmo internado.


Ainda assim, os restantes atletas da equipa (João Letras, Jorge Letras, Humberto Careca, Paulo Simões e Pedro Dias) conseguiram finalizar o excelente trabalho até então desempenhado pela equipa, impor um ritmo forte na parte final e deflagrar o pelotão, colocando o João Letras em posição para vencer o sprint, cortando a meta em 1º lugar e Paulo Simões em 4º lugar.

João Letras venceu também na categoria elites e Paulo Simões foi o 2º classificado M40.

 

Coletivamente a equipa também conquistou o 1º lugar

 

No domingo 24 de abril, a equipa fez-se representar por Jorge Marques no Granfondo de Torres Vedras, que competiu na distância longa, onde obteve o 5º lugar da geral e subiu ao 2º lugar do pódio na classe de Elites.


Um fim de semana em que a alegria da vitória ficou apagada pela infelicidade da queda dos nossos atletas, em especial do Rui Rodrigue, que vai ter de ser um verdadeiro campeão para enfrentar as mazelas e sequelas da queda, mas estamos certos, que com a sua força e determinação, irá facilmente ultrapassar e recuperar.

Quanto a equipa, e porque não somos só equipa nos bons momentos, mas também nos maus momentos, tudo iremos fazer para apoiar o Rui Rodrigues e prestar toda a ajuda.

Rápidas melhoras Rui Rodrigues, estamos contigo.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA





“Comemorar Abril de bicicleta na Amadora”


Por: Mário Pereira/Com José Morais

Fotos: Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora

Com 34 anos de existência, o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora é dos mais antigos no cicloturismo a participar em passeios, como na organização dos mesmos, chegando a participar em passeios de cicloturismo com quarenta cicloturistas.

O Grupo criado em 31 de janeiro de 1988, foi fundado por alguns amantes e praticantes do ciclismo, e dada a escassez de clubes na prática tanto de ciclismo como de cicloturismo na altura, avançaram para a criação do Grupo, onde na cave de um café na rua Terras dos Vales fizeram as primeiras reuniões e assembleias, e foram angariando sócios.


Ao longos dos anos o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, quis ir mais longe, e o desafio foi o de criarem novas seções como forma de ocupar os mais jovens do bairro, com a estrutura do clube a aumentar e a formar novas seções, chegando ainda a organizarem os Santos Populares, 

Com a promessa do município da Amadora em terem uma sede própria, em 2004 com a requalificação da Praceta Terra da Bonita, o grupo mudou-se para umas instalações provisórias um pré-fabricado onde atualmente se encontram, numa coletividade por onde já passaram centenas e centenas de jovens, onde foram ajudados desportivamente, e atualmente o grupo conta com oitenta atletas, repartidos por   sete seções, Cicloturismo, BTT, Downwill, Ciclismo de Estrada, Futebol 7, Atletismo, Bilhar.


E foi esta segunda-feira dia 25 de Abril, que o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora levou para a estrada mais um passeio de bicicleta, comemorando mais um aniversário do 25 de abril, evento que contou com o apoio da Câmara Municipal da Amadora.

O passeio que contou com sete dezenas de amantes da bicicletas de diversas idades, teve um percurso de 22 quilómetros, percorrido pelas diversas freguesias da Amadora, com início e final junto à sede do Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, um passeio acessível a todos sem incidentes ou qualquer acidente, com todos os participantes a chegarem ao fim, sempre com o apoio da equipa organizadora.


De salientar que durante a manhã, e enquanto os amantes da bicicleta pedalavam, realizavam-se aulas de zumba e demostração de Jiu Jitsu, onde os cicloturista quando terminaram o passeio também puderam participar, no final foi servido a todos os participantes um magnifico porco no espeto, com a satisfação de comemorar mais um 25 de Abril, e com o desejo de voltar em 2023.

Até, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com