segunda-feira, 3 de maio de 2021

“Triatlo Cercal Alentejo/Ricardo Batista vence a 1ªetapa da Taça de Portugal”


Por: Paulo José Catarino Vieira

RICARDO BATISTA venceu a 1ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realizou no domingo de manhã, dia 2 de maio, em Cercal do Alentejo, concelho de Santiago do Cacém.

O TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS coletivamente alcançou o 2ºlugar por equipas, graças à excelente vitória nesta etapa de Ricardo Batista (1º Sub23), ao 6ºlugar de JOSÉ PEDRO VIEIRA (2º Sub23), que realizou também uma excelente prova, ao 13ºlugar de Afonso do Canto (também Sub23) e ao brilhante 14ºlugar de Gustavo do Canto (o 1º Cadete).

No setor feminino, temos ainda a destacar o 6ºlugar de JOANA MIRANDA (2ª Sub23), a demonstrar um bom momento de forma.


Mas, o Clube de Natação torrejano, teve mais atletas em ação, em masculinos, Guilherme Pires (Sub23) foi 21º classificado, Abel Afonso (Junior) 22º, Gonçalo Balbino (Junior) 25º, Pedro Afonso Razões (Cadete) 38º, Martim Salvador (Cadete) 43º, Francisco Borges (Cadete) 60º, David Paiva (Sénior) 70º e Rui Razões (Veterano) 111º.

 

DUATLO JOVEM DE PORTALEGRE

 

No sábado anterior, dia 1 de maio, realizou-se em Portalegre, a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem.


Os jovens triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, mais uma vez estiveram presentes desta vez para disputarem uma prova em formato de Duatlo (corrida/ciclismo/corrida), e a sua participação revelou-se bastante positiva.

O melhor resultado individual foi alcançado pelo atleta iniciado MATEUS NASCIMENTO que venceu categoricamente a sua prova.

 

Os resultados alcançados pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas nos vários escalões foram os seguintes:


 

Benjamins femininos: Maria Flor Assis – 10ºlugar;

Infantis masculinos: Santiago Magalhães - 9ºlugar;

Infantis femininos: Madalena Alves – 23ºlugar;

Iniciados femininos: Francisca Leirião - 13ºlugar e Maria Vitoria Lascasas - 25ºlugar

Iniciados masculinos: Mateus Nascimento - 1ºlugar;

Juvenis femininos: Mafalda Leirião - 18ºlugar; Cláudia Sebastião - 20ºlugar e Ana Júlia Marques - 23ºlugar.

Juvenis masculinos: Francisco Carvalho - 9ºlugar

Por equipas, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou um excelente 7ºlugar entre 26 equipas participantes.

A próxima prova será em Oeiras no dia 16 de maio, com a realização do Campeonato Nacional de Triatlo Individual em distância sprint.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Triatlo, Powerman Portugal regressa a Mafra”


Segunda edição do Powerman Portugal realiza-se dia 9 de maio de 2021

 

O dia 9 de maio de 2021 marcará o regresso das provas internacionais da modalidade ao nosso país com a segunda edição do Powerman Portugal, a ter lugar no Concelho de Mafra.

Com a organização da Câmara Municipal de Mafra, a competição assinala a estreia do circuito Powerman deste ano, tendo sido também Portugal que recebeu em 2020 a única etapa desta prestigiada prova mundial, onde marcaram presença cerca de 400 atletas de 16 nacionalidades, incluindo Japão e Austrália.


O Powerman Portugal inclui ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Longo, que recebe as equipas com os melhores atletas portugueses.

O sucesso do ano passado tornou o Powerman de Mafra num evento emblemático onde os atletas querem marcar presença. Apesar das restrições da pandemia que levou a uma redução da participação de atletas estrangeiros, a prova irá contar com alguns atletas do top 10 internacional, incluindo o pódio feminino e masculino de 2020 e ainda com um leque bem apetrechado dos melhores atletas nacionais.

Alguns dos participantes da primeira edição classificaram esta prova como ‘épica’, ‘muito bem organizada’, ‘com percursos espetaculares’ e com ‘um enquadramento histórico fantástico’, havendo quem afirmasse, inclusive, que ‘para qualquer atleta de duatlo há sempre um antes e um depois do Powerman Portugal’.


À semelhança do ano anterior, a prova incluirá três segmentos com duas distâncias: média distância 10km de corrida – 60km de ciclismo – 10km de corrida e distância sprint 5km de corrida – 30km de ciclismo – 5km de corrida. A competição poderá ser também realizada por estafetas constituídas por dois ou três elementos.

O pódio masculino do Powerman foi constituído por Seppe Odeyn, João Ferreira e José Estrangeiro

O pódio masculino do Powerman em 2020 foi constituído pelo belga Seppe Odeyn e pelos atletas nacionais João Ferreira e José Estrangeiro


Uma das razões para o êxito do Powerman Portugal é, sem dúvida, o seu desafiante percurso muito apreciado pelos atletas de Duatlo: a prova inicia-se com o segmento da corrida que tem partida junto ao imponente Real Edifício de Mafra, passando pelo Parque Desportivo Municipal de Mafra, prosseguindo depois por terra batida. De seguida, os atletas procuram a sua bicicleta no parque de transição de onde iniciarão o ciclismo pelas bonitas e tranquilas estradas de Mafra, cujo trajeto inclui algum desnível de subidas e descidas ao passar pela Murgueira, Codeçal, Sobral da Abelheira e Picanceira. Os participantes regressam ao Real Edifício de Mafra onde, depois de colocarem a novamente a bicicleta no parque, dão início à segunda corrida para finalmente se dirigirem à gloriosa meta que os levará à tão ansiada vitória.

Mafra encontra-se a uma distância de 30 minutos de Lisboa e a cerca de 10km de excelentes praias. A vila é conhecida principalmente pelo seu sumptuoso Palácio Real, que integra o palácio-convento com seu frontispício axial que une as asas do Rei e da Rainha, o convento, o Jardim do Cerco e um Parque de Caça (Tapada Nacional de Mafra). Representa uma das maiores e magníficas obras realizadas pelo rei D. João V e um dos símbolos mais importantes da arquitetura barroca em Portugal.

Este monumento único, classificado como Monumento Nacional em 1910, foi declarado Património Mundial da UNESCO a 7 de julho de 2019.


As três atletas que se classificaram em 1.º, 2.º, e 3.º lugar: a suíça Nina Zoller, Sidrid Herndler, da Áustria e a holandesa Ann Schoot Uiterkamp, ficou na terceira posição

O pódio feminino: 1.º lugar para a suíça Nina Zoller, 2ª posição para Sidrid Herndler, da Áustria e Ann Schoot Uiterkamp, da Holanda, conquistou a terceira posição.

A Partida, Meta e Área de Transição terão lugar junto ao Palácio Nacional de Mafra, local privilegiado e icónico da vila.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, parceira do evento, afirma: «Depois do sucesso em 2020 e da interrupção de provas durante grande parte do ano, é um gosto enorme poder organizar, em conjunto com o Município de Mafra e a organização internacional, o Powerman Portugal». O presidente da FTP reforça a sua confiança no sucesso deste evento, já com provas dadas no ano anterior, partilhando a ideia que Mafra ‘é um destino ideal para receber uma prova desta natureza. A oferta turística variada que alia a praia, o campo e a montanha, com belíssimas estradas para treinar o ciclismo, as boas unidades hoteleiras e a qualidade da prova serão certamente do agrado de todos os atletas’.

O presidente da International Powerman Association (IPA), John Raadschelders, declara que «o ano zero da Powerman Portugal provou a vasta experiência da equipa organizadora: o encerramento das estradas por parte da Polícia, a cronometragem profissional, as equipas médicas de grande qualidade que se coordenaram com as autoridades no percurso». O representante da Powerman Internacional, que visitou pela primeira vez Mafra em 2020, apreciou também a localização da competição, com o Palácio Real de Mafra no centro das cerimónias pós prova, assim como o apoio de excelência proporcionado aos atletas.

O Powerman Portugal é uma organização da Câmara Municipal de Mafra em conjunto com a Federação de Triatlo de Portugal, sob a chancela da Associação Internacional da Powerman.

 

Sobre o PowermanTM e Circuito Mundial

 

O Powerman representa a marca principal de duatlos de longa distância. O Powerman reúne os maiores e mais conhecidos duatlos de longa distância do mundo com o nome de International Powerman Association (IPA).

O IPA é parceiro da International Triathlon Union (ITU) no desenvolvimento e crescimento do duatlo do desporto em geral e do duatlo de longa distância em particular.

 

Horários Powerman Portugal 2021

 

Sexta, 07 de maio

 

10h às 18h | Secretariado

 

Sábado, 08 de maio

 

10h00 às 18h00 | Secretariado

14h00 às 16h30 | Check-in Powerman – Abertura da área da transição

 

Domingo, 9 de maio

 

6h30 às 15h00 | Secretariado

7h00 às 08h10 | Check-in Powerman – colocação do material extra para ambas as provas. Todos os atletas devem estar devidamente equipados.

8h30 | Início das provas – Powerman Mafra Portugal Média Distância/ Início do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Longo

9h00 | Powerman Mafra – Início Duatlo Distância Sprint

13h30 | Entrega de Prémios do Powerman e Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo

Inscreva-se no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo aqui: Federação de Triatlo de PortugalAplicação de Gestão FTP - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Inscreva-se no Powerman Portugal aqui: Powerman (powermanportugal.pt)

Site internacional www.powerman.org

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“De Mateus 7º na Clássica da Arrábida”


Foto: CD Feirense e FPC/João Fonseca

Este domingo, 2 de maio, disputou-se a quarta edição da Clássica da Arrábida a primeira prova internacional da época 2021 para a equipa ANTARTE – FEIRENSE, com um percurso exigente, mas disputada a um ritmo frenético e com um excelente comportamento dos corredores feirenses.

O vencedor foi o estadunidense Sean Quinn Quinn (Hagens Berman Axeon) que cortou a meta com 4h20m49s, sendo que Vicente Garcia De Mateos foi o 7º classificado, tendo realizado uma corrida com o pensamento na vitória.

Apesar de alguns percalços, (avarias de Rafael Silva e Venceslau Fernandes) em momentos cruciais da prova, a equipa soube minimizar os danos de forma a chegar com o seu líder nas melhores condições aos momentos cruciais.


 

Classificação CLÁSSICA DA ARRÁBIDA:

1º Sean Quinn (Hagens Berman Axeon)

2º Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) +11

3º Remy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB) +13

...

7º Vicente de Mateos (ANTARTE-FEIRENSE) +16

31º Gonçalo Amado (ANTARTE-FEIRENSE) +1:15

37º Afonso Eulálio (ANTARTE-FEIRENSE) +2:12

56º Rafael Silva (ANTARTE-FEIRENSE) +6:37

57º Venceslau Fernandes (ANTARTE-FEIRENSE) +6:37

60º Bruno Silva (ANTARTE-FEIRENSE) +7:09

DNF Bernardo Saavedra (ANTARTE-FEIRENSE)

Fonte: Equipa ANTARTE – FEIRENSE

“Movistar leva Nelson Oliveira para ajudar Marc Soler na Volta a Itália”


Por: SIF // VR

O português Nelson Oliveira vai disputar a Volta a Itália em bicicleta, a partir de sábado, ao serviço da Movistar, que hoje anunciou um alinhamento liderado pelo espanhol Marc Soler.

“Soler, vencedor de etapa na recente Volta à Romandia, que acabou em quarto, comandará um alinhamento que segue motivado pelo bom rendimento coletivo, não só na prova helvética como na Volta às Astúrias, em que Antonio Pedrero e Einer Rubio estiveram entre os melhores [em segundo e quinto, respetivamente]”, pode ler-se no comunicado da ‘telefónica’.

Além de Soler e Oliveira, mais Pedrero e o colombiano Rubio, o ‘oito’ para o Giro inclui os italianos Dario Cataldo e Davide Villella, o espanhol Albert Torres e o norte-americano Matteo Jorgenson.

Nelson Oliveira tem estado em bom plano nesta fase da época e chega, ele próprio, motivado por alguns dos melhores resultados da carreira, a começar pelo segundo lugar na Volta à Comunidade Valenciana, além do nono nas Astúrias.

O luso vai fazer a 14.ª ‘grande Volta’ da carreira, regressando à ‘corsa rosa’ após ter como última participação o ano de 2013, em que foi 81.º. Em 2012, na outra participação, foi 64.º.

Soler, por sua vez, estreia-se na Volta a Itália, com o nono lugar na Volta a Espanha de 2019 como melhor resultado em grandes voltas.

A 104.ª edição da Volta a Itália arranca no sábado com um contrarrelógio individual em Turim, seguindo depois para quase 3.500 quilómetros cronometrados em 21 etapas a caminho de novo ‘crono’, em Milão, no dia 30.

Fonte: Lusa

“Confirmado regresso de João Almeida à Volta a Itália com a Deceuninck-QuickStep”


O português tem estado em boa forma em 2021, com o 3.º lugar na Volta aos Emirados Árabes Unidos, o 6.º lugar no Tirreno-Adriático e o 7.º na Volta à Catalunha

 

Foto: Lusa

A Deceuninck-QuickStep confirmou hoje a equipa que vai disputar a Volta a Itália em bicicleta, a partir de sábado, com o português João Almeida como líder, após o quarto lugar alcançado em 2020.

O jovem de 22 anos, que liderou o Giro por 15 dias na edição transata, revelou-se na estreia em grandes voltas e agora regressa para disputar a corrida, que arranca em Turim, no dia 08, e termina em 30 de maio, em Milão.

“No ano passado, foi um Giro incrível. A equipa colocou um esforço enorme no que foram três semanas fantásticas, mas duras. Lutámos por um bom resultado e acabei no quarto lugar. Gostaria de voltar a estar lá em cima, a lutar por um bom resultado e manter boas sensações”, declarou o ciclista luso, citado em comunicado da formação belga.

Segundo Almeida, o traçado da ‘corsa rosa’ deste ano terá nas “etapas de montanha um peso mais importante”, pelo que “a consistência será a chave”.

O português tem estado em boa forma em 2021, com o terceiro lugar na Volta aos Emirados Árabes Unidos, o sexto lugar no Tirreno-Adriático e o sétimo na Volta à Catalunha, em que venceu a classificação da juventude.

A equipa inclui ainda o ‘prodígio’ belga Remco Evenepoel, a regressar à ação ainda sem dias de corrida em 2021 e sem competição desde um acidente grave na Volta à Lombardia, que o afastou por lesão durante vários meses.

O campeão francês de contrarrelógio Rémi Cavagna, o dinamarquês Mikkel Honoré, os belgas Iljo Keisse e Pieter Serry, o britânico James Knox e o italiano Fausto Masnada completam o alinhamento.

Segundo o diretor desportivo, Davide Bramati, a última semana será, como sempre, “a mais dura e importante”, com muitas “subidas brutais”, e espera “uma corrida muito dura” para a qual confia numa equipa “motivada”.

A 104.ª edição da Volta a Itália arranca no sábado com um contrarrelógio individual em Turim, seguindo depois para quase 3.500 quilómetros cronometrados em 21 etapas a caminho de novo ‘crono’, em Milão, no dia 30.

Fonte: Sapo on-line

“IV Duatlo Jovem de Portalegre”


O IV Duatlo de Portalegre realizou-se no dia 1 de maio de 2021.

 

No dia 1 de maio, o IV Duatlo Jovem de Portalegre recebeu a segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes e o Campeonato Nacional de Juvenis. A prova realizou-se com uma envolvente ideal para receber eventos desta natureza no cenário de pandemia que ainda atravessamos.

Esta competição alcançou uma adesão significativa por parte das equipas jovens contando com a participação de 25 clubes.


 

Campeonato Jovem de Clubes – 2ª etapa

 

O Alhandra Sporting Club ficou na primeira posição com 29 atletas e 1296 pontos, o Sport Lisboa e Benfica, com 33 atletas, alcançou uma pontuação de 1170 pontos e o Pedrógão Triatlo contabilizou 689 pontos com 28 atletas.

 

Campeonato Nacional de Juvenis

 

Este evento recebeu também o Campeonato Nacional de Juvenis com Letícia Magalhães, do Sport Lisboa e Benfica, a conquistar o título de Campeã Nacional com a primeira posição feminina, Cassilda Carvalho, também do Benfica, a alcançar o título de vice-Campeã Nacional e Mónica Dias, do AD Galomar, a conseguir a terceira posição.


Em masculinos, foi Rodrigo Pissarra, do Alhandra Sporting Club, que alcançou o título de Campeão Nacional de Duatlo, com Manel Bartolomeu, do FET-Fátima Escola de Triatlo, a conquistar o título de vice-campeão, enquanto Pedro Vitorino, do Alhandra Sporting Club, ficou na terceira posição.

Os pré-benjamins tiveram aqui a oportunidade de experimentar as sensações de participar num Duatlo e participar num evento desportivo

Os pré-benjamins tiveram neste evento a oportunidade de experimentar as sensações de participar num Duatlo


Em Benjamins femininos, foi Leonor Santos, do SFRAA Triatlo, que alcançou a primeira posição, com Maria Pedra, do CAPGE, que ficou no segundo lugar e Maria Casimiro, do Clube de Triatlo do Fundão, que conquistou o terceiro lugar.

Em masculinos, Miguel Moita, do Pedrógão Triatlo, ficou no primeiro lugar, Bernardo Miranda do Sport Lisboa e Benfica alcançou a segunda posição e Santiago Santos, do Sport Lisboa e Benfica, posicionou-se em terceiro.

Beatriz Silva, do CAPGE, venceu o duatlo no escalão de Infantis, Lara Santos, do Alhandra Sporting Club, ficou na segunda posição e Rita Prudêncio, do Sport Lisboa e Benfica, alcançou o terceiro lugar.



Na prova masculina, Santiago Pereira Gaspar, do Alhandra Sporting Club, venceu no escalão de Infantis, seguido de Pedro Rasquilho, também do Alhandra, que alcançou a segunda posição e Luiz Viriato, do Sport Lisboa e Benfica, que ficou na terceira posição.

No escalão de iniciados femininos foi Sara Realinho, do Clube 4 Estilos, que chegou em primeiro lugar, com Inês Fernandes, do Alhandra Sporting Club, a ficar na segunda posição e Maria do Carmo Vitorino, do Alhandra Sporting, a conquistar a terceira posição.

Em masculinos, o vencedor foi Mateus Nascimento, do Clube de Natação de Torres Novas, seguido de Tomás Barrocas, do Alhandra Sporting Club e Tomé Tomé, do Sport Lisboa e Benfica, que ficaram na segunda e terceira posição respetivamente.


Os atletas estão todos de parabéns pela sua participação neste IV Duatlo de Portugal, já que, além da grande adesão, tiveram uma excelente atitude, pela qual agradecemos.

Mais importante que a própria competição foram os momentos de convívio que assumem um papel preponderante para o desenvolvimento social de todos os envolvidos, principalmente dos mais jovens.

O Duatlo de Portalegre contou com a excelente organização do Clube4Estilos, com a Câmara Municipal de Portalegre e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Eurosport estreia série Equipa Portugal”


Por: Vasco Simões

O Eurosport, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal, estreia esta terça-feira, dia 4 de maio, uma nova série na sua grelha de programação intitulada ‘Equipa Portugal’, dando voz aos atletas que vão estar nos Jogos Olímpicos Tokyo2020.

Produzido pelo Eurosport, o ‘Equipa Portugal’ conta com 15 episódios, cada um deles com a duração de três minutos. Patrícia Mamona (Atletismo - Triplo Salto), Frederico Morais (Surf), Luciana Diniz (Equitação), Alexis Santos (Natação), Fernando Pimenta (Canoagem), Rui Costa (Ciclismo), Tiago Apolónia (Ténis de Mesa), ou Telma Monteiro (Judo), são alguns dos 30 atletas entrevistados nesta série. Para além de revelarem os seus objetivos para Tóquio, são confrontados com algumas questões inesperadas que os vão obrigar a dar respostas rápidas e originais.

O ‘Equipa Portugal’ revisita também alguns dos momentos mais marcantes em edições passadas dos Jogos Olímpicos da Era moderna. No episódio de estreia conhecemos alguns dos atletas que brilharam em Paris1924 como Johnny Weissmuller, nadador que conquistou três medalhas de ouro e mais tarde ficou famoso no mundo do cinema pelo seu papel de Tarzan, ou Paavo Nurmi, lenda do atletismo finlandês e mundial, vencedor de cinco medalhas de ouro na capital francesa, famoso por correr de relógio na mão para controlar o tempo e o esforço.

O programa dedica também especial atenção às medalhas conquistadas pelos atletas nacionais ao longo de praticamente um século de história. A primeira medalha olímpica para Portugal foi um bronze garantido por Aníbal Borges de Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque em Paris1924, na modalidade equestre, na competição por equipas, da prova de saltos de obstáculos. A classificação teve em conta a prestação individual dos três melhores cavaleiros e a equipa nacional somou 53 pontos de penalização, ficando atrás da Suécia e da Suíça.


Outros marcos históricos como as medalhas de ouro conquistadas por Carlos Lopes ou Rosa Mota na Maratona são revisitados neste original programa do Eurosport que conta com fotos e imagens de arquivos inéditas nunca antes divulgadas ou emitidas na televisão portuguesa. Semanalmente é emitido um novo episódio no canal, repetindo diariamente nos intervalos da programação.

‘Equipa Portugal’ resulta da parceria entre o Eurosport e o Comité Olímpico de Portugal e conta com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia e da Repsol. O trabalho desenvolvido por ambos patrocinadores com o COP será revelado em dois programas especiais do ‘Equipa Portugal’.

O Eurosport – Casa dos Jogos Olímpicos na Europa – é o único lugar onde os fãs podem acompanhar todos os momentos imperdíveis da ação.

Fonte: Discovery Networks

“Campanha de Filiações FPC”


João Almeida e Maria Martins convidam portugueses a pedalar em segurança

 

Por: José Carlos Gomes

Os ciclistas profissionais João Almeida e Maria Martins são os protagonistas da campanha da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que convida todos os ciclistas, incluindo quem pedala por lazer ou para deslocar-se no dia a dia, a inscreverem-se na Federação. A filiação garante a todos seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

“O ciclismo é para todos. A Federação também. Filia-te e pedala com seguro”. É este o mote da campanha, que visa recordar que a FPC agrega os grandes campeões da modalidade, mas é também a casa de todos quantos utilizam a bicicleta para as deslocações quotidianas ou para os momentos de lazer e de atividade física não competitiva.

“Para quem já usa a bicicleta em contexto desportivo, recreativo ou quotidiano, inscrever-se na Federação Portuguesa de Ciclismo é tão fácil como pedalar”, pode ler-se também nos suportes de divulgação. Simbolizando a união entre os diferentes perfis de praticantes, João Almeida e Maria Martins surgem equipados para correr, mas também para usufruir descontraidamente da bicicleta.

João Almeida, a poucos dias de regressar ao Giro de Itália que tão boa recordação traz a todos os portugueses, faz questão de associar-se ao movimento por estilos de vida mais saudáveis e seguros, com a bicicleta como companheira: “É muito importante que todos possamos pedalar em segurança. O ciclismo é bom para o ambiente, para a saúde e desempenha um papel enorme na minha vida. Espero que também o possa ter na vossa. Para isso, juntem-se a mim e à Federação Portuguesa de Ciclismo. Botem lume em segurança!”.


Maria Martins, responsável pelo inédito apuramento do ciclismo de pista português para os Jogos Olímpicos, vê com agrado o aumento do número de mulheres ciclistas. E apela para que cada vez mais optem pela bicicleta e para que o façam inscrevendo-se na Federação.

“O ciclismo feminino está em crescimento, tanto na vertente competitiva como no lazer e nas deslocações do dia-a-dia. Fico feliz por ver cada vez mais mulheres a pedalar, sentindo a liberdade única proporcionada pela bicicleta. É importante que todas pedalemos em segurança e com responsabilidade e, para isso, nada melhor do que se juntarem à Federação Portuguesa de Ciclismo”, afirma Maria Martins.

“Estamos muito satisfeitos com esta campanha, na qual a Federação reforça o apelo à prática responsável do ciclismo, com a participação de dois atletas nacionais de excelência. O desporto, o recreio e a mobilidade com bicicleta são complementares, e reforçam-se mutuamente, trazendo enormes benefícios para a saúde e para a economia, numa tendência que irá crescer ainda mais nos próximos tempos, porque o ciclismo é mesmo para todos!”, salienta o vice-presidente da FPC e coordenador do Programa Nacional Ciclismo para Todos, Sandro Araújo.

A Portinsurance é o parceiro de seguros da Federação Portuguesa de Ciclismo e aderiu com entusiasmo a esta campanha. “A proteção de todos aqueles que gostam de andar de bicicleta é fundamental. Por isso, a Portinsurance manifestou, de imediato, toda a disponibilidade para se associar à FPC na divulgação e promoção desta campanha”, revela José Dantas, diretor da empresa.

 

Filiação Competição: https://www.fpciclismo.pt/competicao

Filiação Ciclismo para Todos: https://www.fpciclismo.pt/cpt

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“EFAPEL vai disputar Volta ao Algarve com ambição”


Esta quarta-feira, dia 5 de maio e até domingo, dia 9, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL vai estar na estrada para disputar com ambição e muito ânimo a 47.ª edição da Volta ao Algarve. Uma prova internacional de renome e que reúne um pelotão de elevada qualidade para pedalar durante cinco dias no sul do país.

Vão participar 25 equipas, sete das quais WorldTeam, oito ProTeam e dez de categoria Continental, ao longo de 765,8 km distribuídos por cinco etapas. É de Lagos que a corrida vai arrancar esta quarta-feira, para terminar no domingo no alto do Malhão, concelho de Loulé.

Habitualmente realizada em fevereiro, em 2021 a Volta ao Algarve teve de ser adiada para maio devido à pandemia de Covid-19. A prova será uma oportunidade para as equipas lusas medirem forças com coletivos internacionais numa corrida ProSeries, alguns deles os melhores do ranking mundial coletivo, como a belga Deceuninck-Quick-Step e a britânica Ineos Grenadiers.

Os sete convocados por Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, para dar espetáculo e mostrar as cores EFAPEL no meio de tanta qualidade são o espanhol Javier Moreno, Rafael Reis, o checo Karel Hník, Fábio Fernandes, Fábio Costa, André Domingues e Frederico Figueiredo.

A primeira prova por etapas do calendário nacional em 2021 apresentas cinco tiradas. Duas delas têm final em montanha, outras tantas adequam-se aos sprinters e ainda vai haver um contrarrelógio individual no sábado, em Lagoa, para completar a ementa da tão aguardada Volta ao Algarve.

À semelhança de outros anos há transmissão em direto para todo o mundo através do canal Eurosport 1 e na CMTV para Portugal, ambos às 16.30 horas. Só na última etapa, domingo, o Eurosport 1 vai iniciar a transmissão mais cedo, às 16.15 horas.

“A Volta ao Algarve é uma corrida com grande nível e é sempre uma enorme motivação estar presente numa prova com a qualidade que tem esta competição. Acredito que esta edição poderá revelar-se uma corrida mais aberta, tendo em conta a data em que vai realizar-se. O que quer dizer que a discussão pode ser mais aberta, no sentido que as equipas portuguesas poderão ter uma palavra a dizer nesta Volta ao Algarve”, avançou Rúben Pereira.

 

 

ETAPAS DA 47.ª VOLTA AO ALGARVE:

 

Quarta-feira, 05 de maio de 2021 » Lagos (12H40) – Portimão (17H49): 189,5 km

Quinta-feira, 06 de maio de 2021 » Sagres (12H45) – Fóia (17H43): 192,8 km

Sexta-feira, 07 de maio de 2021 » Faro (12H20) – Tavira (17H50): 203,1 km

Sábado, 08 de maio de 2021 » Lagoa (Partida 1.º corredor 14H45) – Lagoa (Chegada último corredor 17H47): 20,3 km (Contrarrelógio Individual)

Domingo, 09 de maio de 2021 » Albufeira (13H) – Malhão (17H45): 170,1 km

Fonte: Efapel

“Taça do Mundo de Paraciclismo”


Seleção com quatro paraciclistas na Bélgica

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai participar com quatro corredores na prova da Taça do Mundo de Paraciclismo que decorre em Ostende, Bélgica, entre 6 e 9 de maio. Mais dois paraciclistas portugueses alinham individualmente.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, convocou Bernardo Vieira e Telmo Pinão (Efapel Paracycling), Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) e Luís Costa. A título pessoal vão correr Carlos Neves e Hélder Maximino (360º/Bike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires).

A cerca de um mês do Campeonato do Mundo, que vai realizar-se em Cascais, no Circuito Estoril, a etapa belga da Taça do Mundo de Paraciclismo reveste-se de particular importância na preparação dos corredores em contexto competitivo de alto nível, mas também para procurar aumentar a quota nacional para os Jogos Paralímpicos.

“Vamos a Ostende com o intuito de somar o máximo de pontos UCI possível. Já temos garantida uma vaga para os Jogos Paralímpicos, mas se conseguirmos melhorar a nossa pontuação internacional é possível que consigamos repetir em Tóquio os dois representantes que tivemos nos Jogos do Brasil”, explica José Marques.

Os dois primeiros dias da Taça do Mundo são dedicados aos contrarrelógios. Luís Costa, na classe H5, Flávio Pacheco e Carlos Neves, em H4, competem a partir das 13h30 de quinta-feira, 6 de maio, no contrarrelógio de 20 quilómetros.

A mesma distância será percorrida a partir das 8h30 do dia seguinte por Telmo Pinão, em C2, e por Bernardo Vieira, em C1. Às 12h30 de sexta-feira é a vez de Hélder Maximino alinhar no exercício individual de 30 quilómetros.

No sábado, 8 de maio, decorrem as provas de fundo para as classes H4 e H5, às 13h15. Os paraciclistas vão percorrer 70 quilómetros. O programa dos portugueses no domingo inicia-se às 13h30, com os 90 quilómetros da classe C5. Às 16h00 compete-se na prova de fundo para C1 e C2, que terá 70 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com