quarta-feira, 3 de agosto de 2022

“Prova Limpa, limpeza desapropriada…”


Por: José Morais

Não gostando de fazer este tipo de comentários, o doping, é sem dúvida a maior ovelha negra do desporto, seja qualquer a modalidade que se pratique, infelizmente existem modalidades de peso, onde mal se toca, ou nunca se toca, e nunca surgem casos, não vou referir quais, mas acontece, o ciclismo continua a ser o mais atacado, e onde se fazem mais testes regularmente, e onde vão surgindo casos positivos, o que concordo que se façam.

Não estando a defender qualquer equipa, ou ciclista, apenas defender uma modalidade que se está a prejudicar, lamento que estes casos venham para a rua em momentos de grande importância como é atualmente o caso da Volta a Portugal.

“Prova Limpa” já se iniciou há algum tempo, existiram detenções, suspensões como todos sabem, a  ADOP (Autoridade Antidopagem de Portugal) trabalha lentamente, e só muitos meses ou anos surgem os resultados, e depois de já algum tempo terem existido como dizem provas, ainda ninguém veio provar quem nem dizer quem é culpado.

Depois de no Grande Prémio do Douro, toda a equipa da W 52-Porto ter sido suspensa, ficando apenas com um ciclista, que teve de terminar a prova sozinho, fica a pergunta, a suspensão não deveria ser feita antes, ou aguardar o final da prova e aplicar a mesma, só quase no final da mesma se soube, ou existiu interesse em fazê-lo assim.

Mas se existiu esta decisão desapropriada no Grande Prémio do Douro, em véspera do início da Volta a Portugal não foi mais uma vez desapropriada as várias buscas feitas a diversos ciclistas de diversas equipas, não será esquisito, e que poderá influenciar a participação dessas equipas na Volta, como estarão concentrados os ciclistas dessas formações.

Como disse não estou a defender equipas ou ciclistas, estes últimos também são os grandes prejudicados, mas a modalidade essa sim, sofre mais, e deixa de ter tanta credibilidade, por isso deixo mais uma vez a palavra “desapropriado” se existem de facto culpados digam de vez, e digam nomes, caso contrário, deixem acabar a Volta, e depois atuem, não prejudiquem a modalidade, o ciclismo não merece o que lhes estão a fazer, culpem apenas os verdadeiros culpados.   

 

“Crianças a pedalar na Volta a Portugal”


Diariamente iremos publicar os locais e os horários, amanhã dia 4 de agosto a primeira iniciativa vai ser em Lisboa, entre as 14 e as 18 horas, no Parque dos Pinheiros, junto ao Museu da Marinha em Belém.

No âmbito do ciclismo vai à escola, este ano as crianças também pedalam na Volta a Portugal, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo

Pedalar na Volta de 4 a 15 de agosto nas partidas (10-13h) e nas chegadas (14-18h).

Veja onde vamos andar, partilhe e apareça com as suas crianças!

Para crianças entre os 3 e os 12 anos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal amanhã Prólogo – Lisboa/Lisboa dia 4 de agosto”


04/08  Prólogo: Lisboa/Lisboa 5,4km

Contrarrelógio individual

PARTIDA - 14H30 - - CHEGADA - 17H31

Cidade anfitriã

 

«Porquê Lisboa?» Se anda a sonhar com a sua próxima viagem à Europa, venha conhecer Lisboa, a cidade histórica com muitas histórias para contar.

Onde o sol brilha até 290 dias por ano e a temperatura raramente desce abaixo dos 15 º C. Onde se sente seguro a passear durante o dia e a sair à noite. Onde a gastronomia se dedica a definir mais de mil formas de cozinhar o adorado bacalhau. Onde encontra hotéis e restaurantes para todos os gostos, orçamentos e critérios.


Encontre Lisboa. Uma capital autêntica, onde hábitos antigos e história secular se cruzam com animação cultural e inovação tecnológica: Lisboa não tem idade, mas adora companhia.

Como vai poder constatar assim que encontrar alguém que lhe explique, com muitos gestos e repetições, o melhor sítio para ir ouvir Fado.

Afinal, Lisboa é famosa pela sua hospitalidade e pela forma familiar de receber os seus visitantes. https://www.visitlisboa.com/pt-pt/p/porque-lisboa

 

Fica o mapa do percurso e a altimetria do mesmo.

Fonte: Podium

“Números do Nacional Jovem confirmam bom trabalho dos clubes no triatlo”


O Triatlo da Amora colocou um ponto final no Campeonato Nacional Jovem de 2002 e confirmou os sinais que já tinham sido dados nas quatro etapas anteriores: “Os clubes estão a fazer um bom trabalho da captação e retenção de talentos”, explica Rudi Bernardo, diretor federativo com a tutela do Triatlo Jovem.

Em média, cerca de 300 atletas de 28 clubes marcaram presença em cada uma das cinco etapas que constituíram o Nacional deste ano. Para Rudi Bernardo, “o balanço é satisfatório” até porque, explica o responsável federativo, “iniciámos o ano ainda com bastantes incertezas devido à pandemia, e isso refletiu-se logo na prova de abertura, com os clubes algo limitados quanto ao número de atletas disponíveis para participar na competição”.

A verdade é que o número de participantes no Nacional Jovem de 2022 está já em linha com os registados no período pré-pandemia, “confirmando, o bom trabalho dos clubes na captação e retenção de atletas”, detalha Rudi Bernardo.

Na última etapa disputada na Amora, cerca de 350 jovens marcaram presença, numa tarde onde também se disputaram os títulos nacionais de juvenis e ficou concluída.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Taça de Portugal triatlo: Olímpico e CNATRIL triunfam nos Rios Ibéricos”


O Outsystems Olímpico de Oeiras e o CNATTRIL venceram o triatlo dos Rios Ibéricos, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. A prova contou para a classificação coletiva da Taça de Portugal e foi ganha, em termos individuais, por Pedro Gaspar (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Inês Oliveira (Sporting Clube de Portugal).

Entre-os-Rios é já um dos destinos marcantes do triatlo português, quer pela beleza da paisagem, quer pelo a forma hospitaleira como a região recebe os amantes da modalidade. Este domingo (24 de Julho), a festa foi feita pelos homens do Ousystems Olímpico de Oeiras, e pelas mulheres do CNATRIL.

Nas provas de qualificação Youth,  destaque para os triunfos de Pedro Afonso Razões (CN Torres Novas) e de Cassilda Carvalho (SL Benfica).

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Aquatlo: Benfica e CNATRIL campeões nacionais de clubes”


O SL Benfica, em masculinos, e o CNATRIL entre as mulheres, são os novos campeões nacionais de clubes de Aquatlo, a prova disputou-se na Amora.

No sector masculino, os homens de encarnado fecharam no primeiro lugar, contando com a ajuda de Gabriel Santos, Miguel Arraiolos e Diogo Tomé. A apenas 44 segundos no acumular dos tempos, ficou o Outsystems Olímpico de Oeiras, graças à conjugação dos resultados de Pedro Gaspar, António Vaz e João Canadas. Coube ao CN Torres Novas fechar o pódio (João Nuno Batista, Pedro Razões e Martim Salvador).

Entre as mulheres, a equipa de Alcântara superiorizou-se à concorrência. Raquel Rocha, Mariana Marques e Tuxa Negri terminaram no primeiro lugar coletivo, deixando o Alhandra SC no segundo posto, com uma equipa apenas composta por jovens cadetes ( Ana Carapeta, Inês Filipa Sousa e Matilde Tomás). O lugar que fechou o pódio ficou entregue ao CN Torres Novas, com Beatriz Ferreira, Ana Ramos e Catarina Moutinho.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“World Triathlon cria condições especiais para transgéneros nas provas femininas”


Acontecerá sob condições especiais e após testes ao sangue

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Os atletas transgéneros poderão participar nas competições femininas da Federação Internacional de Triatlo (World Triathlon), mas sob condições especiais e após testes ao sangue, anunciou esta quarta-feira o organismo, em comunicado.

"Para participar em triatlos de elite ou amador na categoria feminina, um atleta transgénero deve provar que a concentração de testosterona no sangue está abaixo de 2,5 nmol/l pelo menos nos últimos 24 meses", lê-se na decisão do World Triathlon.

Além disso, o organismo internacional obriga um período de 48 meses entre a transição de atleta masculino para transgénero desde a sua última participação em qualquer competição desportiva.

A World Triathlon acrescentou que os critérios foram estabelecidos "após um ano de consultas reunindo vários grupos de médicos, advogados e especialistas da comunidade transgénero".

"Esta política está totalmente em linha com as recomendações do Comité Olímpico Internacional e de outras federações internacionais", concluiu o organismo.

Fonte: Record on-line

“Desafio de Agosto: #CuidaDosOceanos”


A Federação de Triatlo de Portugal, em linha com o seu projeto de responsabilidade social de proteção dos oceanos e em parceria com a  Revista Triatl3ta, decidiu lançar um desafio durante o mês de Agosto:

1.Aproveita as idas à praia, durante o mês de Agosto, para recolheres todo o plástico que fores encontrando. Regista essa recolha em fotografia, partilha nas redes sociais e identifica a Federação de Triatlo de Portugal e a Revista Triatl3ta, usando sempre o #CuidaDosOceanos;

2.A fotografia mais original e que melhora traduza o espírito da campanha, será premiada com a oferta do licenciamento para 2023, um brinde e a Revista Triatl3ta oferecerá uma t-shirt alusiva ao desafio;

3.Só serão consideradas válidas as fotografias que cumpram os requisitos (identificações e hastag).

Obrigado por aceitares o nosso desafio! #CuidaDosOceanos

Fonte: Federação triatlo Portugal



“Estão abertas as candidaturas ao CAR JAMOR”


Estão abertas as candidaturas para o Centro de Alto Rendimento (CAR), no Jamor, para a época de 2022/2023. O prazo de candidaturas termina dia 7 de Agosto.

Devem os candidatos consultar:

Manual de Candidaturas (CAR) aqui: Manual-de-Candidaturas-CAR-Jamor-2022-2023.pdf (federacao-triatlo.pt)

Formulário de Candidaturas aqui: Formulário de Candidatura ao CAR Jamor 2022/2023 (google.com)

 

Cronograma:

7 de Agosto – Data-limite para envio de candidaturas

12 de Agosto – Divulgação dos selecionados e formalização das candidaturas junto do CAR JAMOR

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Antevisão da Volta a Portugal equipa a equipa”


A Volta a Portugal Continente inicia-se nesta quinta-feira, com um prólogo, em Lisboa, e termina no dia 15 de agosto, com um contrarrelógio individual, entre o Porto e Gaia. Ao longo de onze dias de competição serão muitos os protagonistas do maior evento desportivo do país. Olhámos para as 18 equipas e para os 125 corredores inscritos e apresentamos alguns nomes que, provavelmente, darão que falar durante a competição.

 

Caja Rural - Seguros RGA

 

Presença assídua nas corridas internacionais que se disputam em Portugal, a Caja Rural-Seguros RGA surge na Volta com um elenco jovem, que inclui dois dos estagiários que equipa incorporou no plantel no dia 1 de agosto, o campeão espanhol de sub-23, Joseba López, e Andoni López de Abetxuko. Prevê-se que a Caja Rural-Seguros RGA tente bater-se por etapas e pelas classificações da montanha e da juventude. Nesta última, Jokin Murguialday poderá ser candidato, mas terá de recuperar o nível que lhe valeu o terceiro lugar no Troféu Joaquim Agostinho de 2021, patamar de forma que nunca mais evidenciou em resultados.

 

Human Powered Health

 

Os estadunidenses também são visita frequente às corridas portuguesas. Foram protagonistas na Volta a Portugal do ano passado, conquistando três etapas, duas das quais por intermédio do atual campeão de fundo dos Estados Unidos, Kyle Murphy, inscrito para a edição de 2022. A Human Powered Health surge com um bloco muito experiente, que já conhece a forma de correr na Volta a Portugal e que, desse modo, deve abdicar da presença nos primeiros da geral em favor da tentativa de ganhar etapas.

 

Burgos-BH

 

Com a Volta a Portugal parcialmente coincidente com a Volta a Burgos e em datas incompatíveis com a Volta a Espanha, a formação burgalesa preferiu apresentar os nomes mais fortes na corrida espanhola de preparação para a Vuelta. Óscar Pelegrí, que representou equipas portuguesas entre 2018 e 2020, é uma opção da Burgos-BH para discutir as etapas que terminem ao sprint, tarefa que também poderá ser assumida por Alex Molenaar. Adriá Moreno, 13.º em 2021, deverá ser a aposta da equipa para a geral.

 

Euskaltel-Euskadi

 

Juan José Lobato soma duas vitórias desde o início da época de 2019. Ambas foram conseguidas na Volta ao Alentejo, na primeira etapa da edição de 2021 e na última tirada de 2022. É candidato a vencer as eventuais chegadas ao sprint e uma das melhores opções da Euskaltel-Eukadi para conseguir protagonismo da Volta a Portugal. Xabier Isasa tem qualidade para disputar as primeiras posições na classificação da juventude.

 

Wildlife Generation Pro Cycling

 

A ausência de última hora do romeno Serghei Tvetcov deixa sobre os ombros do australiano Jonathan Clarke a responsabilidade de bater-se pelas posições cimeiras da classificação. Para os sprints há que contar com o mexicano Ulises Castillo e com o estadunidense Kent Ross.

 

Java Kiwi Atlantico

 

É uma equipa baseada na Galiza, apesar de correr com licença venezuelana. O elemento mais conceituado desta estrutura é Xavier Cañellas, corredor de pista espanhol, que passou duas épocas na Caja Rural-Seguros RGA sem resultados de monta. O panamiano Roberto González também tem experiência ProTeam, na Vini Zabu, mas não conseguiu ainda vingar no circuito europeu.

 

Glassdrive-Q8-Anicolor

 

Dominadora da época de 2022 em Portugal, a Glassdrive-Q8-Anicolor aspira a conquistar a Volta, um ano depois de vencer seis etapas, mas perder a camisola amarela por apenas 10 segundos, após Mauricio Moreira ter caído no contrarrelógio final e de ter sido penalizado em 40 segundos por duplo abastecimento irregular na serra da Estrela. Não é certo é que o uruguaio seja o ás de trunfo em 2022. Mauricio Moreira chega à Volta, prova de 11 dias, com apenas 10 dias de corrida completados em 2022, ano em que nunca competiu durante mais de quatro dias consecutivos GP O Jogo, em abril. Em contrapartida, Frederico Figueiredo afirmou-se definitivamente como o trepador de referência do pelotão nacional. A nova chegada em alto, no Observatório de Vila Nova (Miranda do Corvo), juntando-se à Torre e à Senhora da Graça, transforma Figueiredo no principal candidato ao triunfo. Rafael Reis é um sério candidato a vencer o prólogo e o contrarrelógio de encerramento e António Carvalho ajuda a dar consistência ao coletivo e abre o leque de opções táticas ao dispor do diretor desportivo, Rúben Pereira.

 

Trinity Racing

 

A formação britânica aposta nos jovens talentos. Será interessante perceber até onde poderão chegar numa corrida exigente, perante um pelotão muito mais experimentado. Os escolhidos pela Trinity Racing para a Volta a Portugal são todos ciclistas sub-23, alguns ainda de primeiro ano. Oliver Rees é o principal nome a ter em conta na batalha pelo estatuto de melhor jovem da competição.

 

Efapel Cycling

 

O bloco dirigido por José Azevedo é dos mais consistentes de todo o pelotão. Não podendo afirmar-se que alberga um favorito ao triunfo final, é lícito dizer que tem vários ciclistas em condições de lutar pelas posições cimeiras. Pela regularidade ao longo da temporada, Joaquim Silva e Tiago Antunes estão nessa posição, mas o experiente Henrique Casimiro também sabe o que é terminar no top 10. Para os sprints, Rafael Silva é uma escolha lógica.

 

Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

 

Rei da montanha em 2015 e em 2021, Bruno Silva será uma das “setas” da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados na luta pelo protagonismo. Sem um ciclista que, em teoria, coloque os mortaguenses como candidatos ao top 10 da geral, as chegadas ao sprint serão também oportunidades para os comandados de Gustavo César Veloso darem nas vistas. Neste aspeto, João Matias é a principal garantia.

 

Kelly-Simoldes-UDO

 

A Kelly-Simoldes-UDO aposta, sobretudo, na juventude e terá na camisola de melhor jovem um dos alvos. Candidatos a essa conquista há pelo menos três no coletivo oliveirense - Afonso Silva, António Ferreira e Hélder Gonçalves-, dependendo do estado de forma e da evolução da corrida. Para outros voos, o experiente César Fonte e o vencedor da Taça de Portugal, Luís Gomes, são apostas para estar nas fugas e vencer etapas em grupos restritos.

 

Electro Hiper Europa-Caldas

 

Mais uma equipa sediada em Espanha com licença registada na América Latina, neste caso, na Colômbia. O espanhol Marcos Jurado, que representou a Efapel em 2018 e 2019, e o colombiano Heberth Gutiérrez serão as principais referências, num coletivo em que a presença nas fugas deverá ser a melhor opção para conquistar visibilidade, apesar de o espanhol Pablo Alonso ter sido quinto classificado na Clássica da Arrábida deste ano, o que poderá ser um cartão de visita interessante em algumas etapas com perfil semelhante - chegada ao sprint após percurso ondulado.

 

Rádio Popular-Paredes-Boavista

 

A despedida da estrada de Tiago Machado, um dos melhores corredores da sua geração, é uma nota de destaque da participação boavisteira na Volta. Mas o famalicense não pretende apenas dizer adeus à Volta, quererá testar-se e estar o mais perto possível dos primeiros, desidrato a que também aspira Luís Fernandes. Hugo Nunes é um crónico candidato à classificação da montanha e César Martingil terá oportunidade de mostrar a boa ponta final nas chegadas apontadas para os sprinters.

 

Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel

 

Nos últimos anos, Vidal Fitas tem optado por uma estratégia de corrida apostada na frieza e no aproveitamento da rivalidade entre as equipas com maior grau de favoritismo. É de crer que repita o posicionamento, procurando beneficiar da rivalidade entre a Glassdrive-Q8-Anicolor. Para que o Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel tenha sucesso será necessário que os experientes galegos Alejandro Marque e Délio Fernández correspondam com a expectável regularidade.

 

ABTF-Feirense

 

Numa corrida com três chegadas em alto e sendo uma delas a muito exigente escalada ao Observatório de Vila Nova, os trepadores puros têm mais oportunidades de estar na discussão da Volta do que em edições anteriores. Por isso, André Cardoso tem legítimas aspirações de levar a camisola da ABTF-Feirense, no mínimo, ao top 10 da edição de 2022 da corrida. A classificação da montanha, que os feirenses ganharam no ano passado, é outra meta alcançável para os comandados de Joaquim Andrade.

 

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho

 

Regressado ao Aviludo-Louletano-Loulé Concelho após uma época ao serviço do Feirense, o espanhol Vicente García de Mateos aspira a disputar o pódio na Volta a Portugal. Para isso terá de recuperar a forma das épocas de 2016 a 2018, em que terminou a corrida três anos consecutivos entre os dez mais. Num bloco experiente, destaque ainda para o argentino Tomás Contte, homem rápido que pode garantir sucesso nas chegadas em grupo.

 

LA Alumínios-Credibom-MarcosCar

 

A mais jovem das equipas portuguesas em prova não esconde ao que vem: quer bater-se pela classificação da juventude, contando para isso com várias opções, destacando-se o açoriano João Medeiros, que tem dado boa conta em corridas estritamente para sub-23, sobretudo quando a montanha está presente. A presença nas fugas é outra marca identitária deste coletivo, que, por essa via, tentará também entrar na discussão de etapas e da classificação da montanha.

 

BAI Sicasal Petro de Luanda

 

A BAI Sicasal Petro de Luanda reforçou-se com ciclistas de referência do pelotão amador espanhol, perdendo identidade angolana mas ganhando, previsivelmente, a irreverência de jovens que já deixaram a categoria sub-23 e almejam um lugar no pelotão profissional. O destaque vai para o uruguaio Antonio Eric Fagundez, segundo no GP de Mortágua e vencedor da Volta a Zamora, e para o espanhol Iñigo González, décimo no GP Douro Internacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A lista de inscritos para a Volta a Portugal”


Prova contará com 125 corredores, divididos por 17 equipas

 

Por: Lusa

Lista dos 125 corredores inscritos na Volta a Portugal em bicicleta, cuja 83.ª edição se disputa entre quinta-feira e 15 de agosto, num total de 1.559,7 quilómetros, de Lisboa a Gaia:

 

Caja Rural (Esp):

 

1 -- Jhojan García (Col)

2 -- Juan Fernando Calle (Col)

3 --Calum Johnston (GB)

4 -- Yesid Albeiro Pira (Col)

5 -- Jokin Murguialday (Esp)

6 -- Andoni López de Abetxuko (Esp)

7 -- Joseba López (Esp)

Diretor desportivo: Rubén Fernández (Esp)

 

Human Powered Health (EUA):

 

11 - Robin Carpenter (EUA)

12 -- Adam de Vos (Can)

13 -- Gage Hecht (EUA)

14 -- Kyle Murphy (EUA)

15 -- Joseph Rosskopf (EUA)

16 -- Keegan Swirbul (EUA)

17 -- Charles-Étienne Chrétien (Can)

Diretor desportivo: Hendrik Redant (Bel)

 

Burgos-BH (Esp):

 

21 -- Juan López-Cozar (Esp)

22 -- Mario Aparicio (Esp)

23 -- Óscar Pelegrí (Esp)

24 -- Victor Langellotti (Mon)

25 -- Adriá Moreno (Esp)

26 -- Pelayo Sánchez (Esp)

27 -- Alex Molenaar (Hol)

Diretor desportivo: Damien Garcia (Esp)

 

Euskaltel-Euskadi (Esp)

 

31 -- Juan José Lobato (Esp)

32 -- Unai Cuadrado (Esp)

33 -- Txomin Juaristi (Esp)

34 -- Peio Goikotxea (Esp)

35 -- Asier Etxebarria (Esp)

36 -- Unai Iribar (Esp)

37 -- Xabier Isasa (Esp)

Diretor desportivo: Mikel Gastañaga (Esp)

 

Wildlife Generation (EUA):

 

42 -- Ross Kent (EUA)

43 -- Jonathan Clarke (Aus)

44 -- Noah Granigan (EUA)

45 -- Scott McGill (EUA)

46 -- Cormac McGeough (Irl)

47 -- Ulises Castillo (Mex)

Diretor desportivo: Matthew Rice (Aus)

 

Java Kiwi Atlántico (Ven)

 

51 -- Xavier Canellas (Esp)

52 -- Roberto González (Pan)

53 -- Alessio Gasparini (Ita)

54 -- Nikiforos Arvanitou (Gre)

55 -- Edwin Torres (Col)

56 -- Iuki Ishihara (Jap)

57 -- José Bruzual (Vem)

Diretor desportivo: Enrique Salgueiro (Esp)

 

Glassdrive-Q8-Anicolor (Por):

 

61 -- Frederico Figueiredo (Por)

62 -- António Carvalho (Por)

63 -- Fábio Costa (Por)

64 -- Javier Moreno (Esp)

65 -- Afonso Eulálio (Por)

66 -- Rafael Reis (Por)

67 -- Maurício Moreira (Uru)

Diretor desportivo: Rúben Pereira (Por)

 

Trinity Racing (GB):

 

71 -- Oliver Rees (GB)

72 -- Carter Turnbull (Aus)

73 -- Max Walker (GB)

74 -- Siebe Roesems (Bel)

75 -- Camilo Gómez (Col)

76 -- Lukas Nerurkar (GB)

77 -- Fergus Browning (GB)

Diretor desportivo: Peter Kennaugh (GB)

 

Efapel (Por)

 

81 -- Joaquim Silva (Por)

82 -- Tiago Antunes (Por)

83 -- Pedro Andrade (Por)

84 -- Francisco Guerreiro (Por)

85 -- Henrique Casimiro (Por)

86 -- Gaspar Gonçalves (Por)

87 -- Rafael Silva (Por)

Diretor desportivo: José Azevedo (Por)

 

Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados (Por):

 

91 -- Bruno Silva (Por)

92 -- João Matias (Por)

93 -- António Barbio (Por)

94 -- Gonçalo Carvalho (Por)

95 -- Gonçalo Amado (Por)

96 -- Ángel Sánchez (Esp)

97 -- Rui Carvalho (Por)

Diretor desportivo: Gustavo Veloso (Esp)

 

Kelly-Simoldes-UDO (Por)

 

101 -- César Fonte (Por)

102 -- Luís Gomes (Por)

103 -- Afonso Silva (Por)

104 -- Adrian Bustamante (Col)

105 -- António Ferreira (Por)

106 -- Hélder Gonçalves (Por)

107 -- José Sousa (Por)

Diretor desportivo: Manuel Correia (Por).

 

Electro Hiper Europa-Caldas (Col):

 

111 -- Juan Esteban Guerrero (Col)

112 -- Pablo Alonso (Esp)

113 -- Marco Jurado (Esp)

114 -- Mateu Estelrich (Esp)

115 -- José Maria García (Esp)

116 -- Herbeth Gutiérrez (Esp)

117 -- Thomas Armstrong (GB)

Diretor Desportivo: Rafael Casero (Esp)

 

Rádio Popular-Paredes-Boavista (Por):

 

121 -- Tiago Machado (Por)

122 -- Guillermo García (Esp)

123 -- Luís Fernandes (Por)

124 -- Hugo Nunes (Por)

125 -- Vicente Hernaiz (Esp)

126 -- Alberto Gallego (Esp)

127 -- César Martingil (Por)

Diretor desportivo: José Santos (Por)

 

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel (Por):

 

131 -- Alejandro Marque (Esp)

132 -- Delio Fernández (Esp)

133 -- David Livramento (Por)

134 -- Rafael Lourenço (Por)

135 -- Emanuel Duarte (Por)

136 - Álvaro Trueba (Esp)

137 -Aleksandr Grigorev (Rus)

Diretor desportivo: Vidal Fitas (Por)

 

ABTF-Feirense (Por).

 

141 -- André Cardoso (Por)

142 -- Fábio Oliveira (Por)

143 -- Micael Isidoro (Por)

144 -- Ivo Pinheiro (Por)

145 -- Viktor Manakov (Rus)

146 -- Venceslau Fernandes (Por)

147 -- Márcio Barbosa

Diretor Desportivo: Joaquim Andrade.

 

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (Por):

 

151 -- Vicente García de Mateos (Por)

152 -- Carlos Oyarzún (Chi)

153 -- Jesús del Pino (Esp)

154 -- José Mendes (Por)

155 -- Nuno Meireles (Por)

156 -- Tomas Contte (Arg)

157 -- Rui Rodrigues (Por)

Diretor Desportivo: Jorge Piedade.

 

LA Alumínios-Credibom-MarcosCar (Por):

 

161 -- André Ramalho (Por)

162 -- Gonçalo Leaça (Por)

163 -- João Medeiros (Por)

164 -- Rodrigo Caixas (Por)

165 -- João Macedo (Por)

166 -- Francisco Marques (Por)

167 -- Rúben Simão (Por)

Diretor desportivo: Hernâni Broco (Por)

 

Bai Sicasal Petro de Luanda (Ang):

 

171 -- Igor Silva (Ang)

172 - Tuto Cruz (Ang)

173 - Mauro Rato (Esp)

174 -- Eric Fagúndez (Uru)

175 -- Mikel Mujika (Esp)

176 -- Iñigo González (Esp)

177 -- Barry Miller (EUA)

Diretor desportivo: Carlos Araújo (Ang)

Fonte: Record on-line

“Jokin Murguialday é o último a sair para o prólogo”


Espanhol da Caja Rural sai pelas 17:25

 

Por: Lusa

O prólogo de 5,4 quilómetros que marca o arranque, na quinta-feira, da 83.ª Volta a Portugal, em Lisboa, vai começar às 15:21, terminando cerca de duas horas depois, com a prestação do espanhol Jokin Murguialday (Caja Rural).

O dorsal número cinco aparece na ordem da partida do prólogo como último ciclista a partir da Praça do Império, às 17:25 horas, arrancando seis minutos depois de António Carvalho, um dos líderes da Glassdrive-Q8-Anicolor.

O principal favorito, o vice-campeão em título, o uruguaio Mauricio Moreira, também da Glassdrive-Q8-Anicolor, parte às 17:01.

Os 125 ciclistas inscritos partem com um minuto de diferença entre si, sendo o norte-americano Barry Miller (Bai Sicasal Petro de Luanda) o primeiro a fazer-se à estrada, às 15:21 minutos, para completar o percurso de 5,4 com início e final na Praça do Império.

 

Ordem de partida:

 

15:21 - Barry Miller, EUA (Bai Sicasal Petro de Luanda)

(...)

15:49 -- Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)

16:41 -- Joaquim Silva, Por (Efapel)

16:43 -- Rafael Reis, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)

16:54 -- Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel)

17:01 -- Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor)

17:10 - Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho)

17:11 -- André Cardoso, Por (ABTF-Feirense)

17:12 - Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel)

17:16 - Bruno Silva, Por (Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados)

17:17 -- Tiago Antunes, Por (Efapel)

17:18 - Oliver Rees, GB (Trinity Racing)

17:19 -- António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)

17:20 -- Edwin Torres, Col (Java Kiwi Atlântico)

17:21 - Ross Kent, EUA (Wildlife Generation)

17:22 - Unai Cuadrado, Esp (Euskaltel-Euskadi)

17:23 -- Pelayo Sánchez. Esp (Burgos-BH)

17:24 -- Kyle Murphy, EUA (Human Powered Health)

17:25 - Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural)

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com