domingo, 7 de janeiro de 2018

“Novo projeto já mexe, começaram as gravações…”

Texto e Imagem: José Morais

O novo projeto para 2018, será o filme “Cicloturismo”, as gravações já começaram, hoje iniciou-se a primeira gravação, o primeiro testemunho, e os mesmos continuarão a serem recolhidos, já foram enviados vários convites aos intervenientes, e os mesmos são muito positivos, já que até hoje as confirmações foram todas sim, mais algumas serão enviadas, e consoante as gravações e o espaço destinado, podem ser mais intervenientes convidados, apesar de gostar que todos pudessem participar, será impossível, mas este filme será dedicados a todos.

Brevemente mais notícias, e para todos os que irão participar, um obrigado, e agradeço segredo, mas que a surpresa seja ainda melhor.  

“Taça de Portugal de Ciclocrosse”

Vítor Santos conquista Taça em Marrazes

Por: José Carlos Gomes

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) sagrou-se hoje vencedor da Taça de Portugal de Ciclocrosse, bastando-lhe a segunda posição na quarta e penúltima etapa da competição, disputada em Marrazes, Leiria, com vitória do colega de equipa Bruno Silva.

A prova de elite masculina teve grande intensidade e competitividade. À entrada para a última volta rolavam sete corredores separados por menos de um minuto, adivinhando-se uma disputa apertada pelos lugares cimeiros, depois de o dominador da corrida até então, Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), ter perdido posições devido a um furo.

Nas últimas pedaladas, Bruno Silva e Vítor Santos chegaram juntos à meta. O primeiro ganhou a corrida deste domingo, enquanto Vítor Santos, que vencera as três etapas anteriores, ficou com um segundo lugar que soube a ouro, já que assegurou, matematicamente, a conquista da Taça de Portugal. O terceiro classificado foi Fábio Ribeiro (ProRebordosa/Oforsep/RJ Gorup), a 8 segundos.

Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) revelou grande superioridade na prova de elite feminina, concluindo a corrida com uma vantagem de 4m03s face à adversária mais direta, Ana Vigário (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana). A terceira classificada, a 6m26s, foi Nádia Mendes (Transfor/Fátima BTT).

O triunfo em Marrazes permitiu a Daniela Pereira reforçar o estatuto de candidata principal à conquista da Taça. Iniciou a terceira etapa com 20 pontos de vantagem sobre Ana Vigário, tendo ampliado a margem para 40.

Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi a melhor na categoria de sub-23 femininas.

O júnior Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) estreou-se da melhor forma na Taça de Portugal, vencendo a etapa leiriense. Como estreante, não entra nas contas da luta pela geral, que é comandada por Hélder Gonçalves (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), que hoje não foi além da sétima posição.

Diogo Neves (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde) impuseram-se em cadetes e são os primeiros da geral nesta categoria. Ana Santos selou neste domingo a conquista da Taça, enquanto no setor masculino as contas do ranking ainda se mantêm em aberto.

Nas categorias de veteranos os mais fortes foram o master 30 Michel Machado, o master 40 Hugo Moreira, o master 50 Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e a master feminina Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde).


Tomás Mota foi o melhor juvenil, um escalão sem ranking, por ainda fazer parte da categoria das escolas.

O ciclocrosse terá um mês de janeiro de grande intensidade competitiva. No próximo fim-de-semana, em Melgaço, disputa-se o Campeonato Nacional. No dia 21, a cidade de Ermesinde recebe a quinta e última prova da Taça de Portugal, primeira corrida de ciclocrosse portuguesa que integra o calendário internacional.

Fonte: FPC

“Os cerca de 3 graus que faziam em Lisboa este domingo, não desmotiva amantes da bicicleta a pedalar”

Cerca de sete centenas e meia, pedalou no Primeiro Passeio de 2018

Texto e fotos: José Morais    

Iniciou-se no ano 2000 a primeira edição do “Primeiro Passeio do Ano”, 19 anos depois, o evento continua bem vivo, e a prova ai está, pelo número de participantes que juntou este primeiro domingo do ano 7 de janeiro, quase oito centenas quiseram marcar presença, iniciando assim o ano a pedalar.

A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), contando com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e da Confederação Portuguesas de Defesa do Ambiente, a qual se encontra neste momento a trabalhar num projeto de divulgação e promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável, que se insere dentro do Programa Agenda 2030, no qual assentam 17 objetivos, e 169 metas, entre elas a Mobilidade Sustentável, a Sustentabilidade, Ambiente e a Bicicleta, e a Estratégia de Mobilidade, o evento realizado na Capital, teve início e final, na mais bela Europeia, a mítica Praça do Comercio, bem no coração da cidade.

O evento que que teve concentração pelas 9 horas, teve inicio as suas pedaladas cerca das 10.30, para percorrer um trajeto de 30 quilómetros, ligando a Praça do Comercio à Praça 25 de Abril, a Braço de Prata, contornando a rotunda, seguiu-se em direção à Torre de Belém, contornando na Vela Latina, com rumo ao local da partida, a Praça do Comercio, onde vieram a terminar as pedaladas cerca das 13 horas.

O postal ilustrado do passeio:

A tradição cumpriu-se mais um ano, os três graus que se fizeram sentir logo pela manhã na capital, não desmotivou os participantes, a manhã estava muito fria, gelada, o sol espreitava, mas o muito vento que fazia, em nada era agradável para quem pedalava, mas, ninguém arredou pé, e todos se associaram mais uma vez em força á iniciativa, pedalando a uma pedalada certa, sem stress, alivando assim a pressão da semana de trabalho, e dando animo à semana que se aproxima.

Os participantes compostos por elementos femininos, e masculinos, de diversas idades, com muitos jovens e crianças a pedalarem, muitos de Lisboa, área da Grande Lisboa, e até da zona de Santarém, mais propriamente de Alcanhões que também quiseram fazer o gosto ao pedal.

No final, à nossa reportagem falou José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, que com imensa satisfação dizia: “ Foi mais um grande passeio, podemos ver pelo número de participantes que aqui estiveram hoje, que mesmo, com o muito frio que se fez sentir, preferiram vir para a rua pedalar, do que ficar comodamente na cama. Tivemos aqui famílias completas, todos a pedalar, diversas idades, o que nos satisfaz, e nos dá ainda mais força para continuarmos, já que é um reconhecimento do nosso trabalho feito ao longo dos anos, este passeio iniciou-se em 2000, hoje realizou-se a edição 19, sempre com muitos participantes, é já uma clássica do nosso calendário, e é o ponto de partida para mais um ano cheio de pedalada, com muitos e bons eventos, onde acima de tudo os objetivos, é o da promoção da bicicleta, seja no uso desportivo de lazer, como ser utilizada como forma de mobilidade diário, como meio de transporte alternativo, relembrando ainda a segurança da mesma na estrada”.

E em final de reportagem, pouco mais para dizer, um belo passeio, uma aderência sem dúvida imensa, um colorido pela cidade de Lisboa que regala qualquer olho, onde apesar do sol que iluminou todos os participantes, ficou marcado por frio e algum vento, mas que não desmotivou amantes da bicicleta.

A finalizar, e aqui temos de dar mais umas vezes aos homens da segurança, a Policia Municipal de Lisboa (Trânsito) os parabéns, pelo excelente trabalho feito em prol da segurança, e pela forma como dirigiram o longo pelotão pelas ruas da capital, sem eles seria impossível mais este grande sucesso, obrigado.

E para todos, despedimo-nos por agora, neste que foi o Primeiro Passeio de 2018, deixando os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Para visualizar mais fotos clique:







 

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “Primeiro Passeio do Ano.2018”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “Primeiro Passeio do Ano.2018” estre domingo entre Lisboa e Santarém, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipNlNS7MaohUQjO1fEOU17-g7d9J_6eBsp-l9goSadG2XpSuw732nvfI8_fpObubLQ?key=TXViYWkzTTEyREJ4SXFZelU0bWM2d3p1TXZtY2Jn

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com