sexta-feira, 8 de abril de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Pedro Silva continua na discussão da Volta a Portugal do Futuro"


Fotos: João Calado/Podium Events

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, desceu hoje para o 2.º lugar da Classificação Geral da 29.ª Volta a Portugal do Futuro, após concluir a 2.ª Etapa, que ligou a Lousã a Águeda num percurso com 141,1 km, onde chegou em 3.º lugar. Afonso Eulálio ocupa a 16.ª posição da Geral, continuando a fazer um trabalho brilhante ao lado do colega que se mantém na discussão, a 35 segundos do atual líder, Francisco Pereira (ABTF-Feirense).

Foi depois de percorridos 75 km que se consolidou a fuga do dia. Nos oito elementos que a compunham estava Francisco Pereira, que partia na 3.ª posição da Geral. Com o aproximar da meta atacou e o pelotão – comandado por Pedro Silva, que vestia a Camisola Amarela – reagiu, mas não a tempo de alcançar os fugitivos, que chegaram na frente com 32 segundos de vantagem e a vitória do corredor do feirense.

“Acabou por ser um dia a salvo na corrida, um dia importante para nós com a chegada a Águeda, a nossa casa e acabámos por nos defender enquanto equipa, sabendo das nossas limitações. Ambos estiveram bem, tanto o Pedro como o Afonso. Ainda faltam dois dias de prova, vamos aguardar e viver o dia-a-dia, mas a prestação da equipa está a ser fantástica”, frisou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 


Este sábado disputa-se a etapa rainha e que será determinante para o desfecho da corrida. A partida será de Cortegaça, concelho de Ovar, às 12H00, rumo a São Pedro do Sul, até ao Alto da Serra de São Macário, após 122,9 km (15H29). A meta coincide com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, uma dura subida com 9,1 km e uma inclinação média de 9,7%. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

29.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

2.ª ETAPA: Lousã – Águeda» 141,1 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Francisco Pereira (ABTF-Feirense), 03h20m37s 

2.º Fernando Manuel Rodríguez (Bicicletas Rodríguez Extremadura), mt 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 32s 

33.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Francisco Pereira (ABTF-Feirense), 06h14m25s 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 35s 

3.º João Medeiros (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), a 45s 

16.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m00s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Francisco Pereira (ABTF-Feirense), 53 Pontos 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 44 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

  

1.º Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), 15 Pontos 

4.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“29ª Volta a Portugal do Futuro /2º Grande Prémio CMTV, Francisco Pereira atacou, venceu e é líder-2ª Etapa”


Fotos: João Calado/Podium Events

Duplo vencedor da etapa dois da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV, Francisco Pereira foi o homem do dia esta sexta-feira na chegada a Águeda porque além de vencer, o ciclista da ABTF Betão-Feirense assumiu a liderança da competição Sub23 com a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.

Aos 32 segundos de vantagem na meta para o anterior líder e aos 10 segundos de bonificação pela vitória, Pereira ainda somou cinco segundos amealhados nas metas volantes. A satisfação estava estampada no rosto do jovem corredor quando falou à imprensa. "Este sorriso é significado de todo o trabalho e dedicação ao longo dos anos e é sobretudo também um agradecimento aos que me têm apoiado desde o meu início no ciclismo", afirmou um muito feliz Francisco Pereira.

Apesar da liderança, não se assume como candidato à vitória final explicando que na equipa tem apenas mais um corredor para o ajudar. A formação de Santa Maria da Feira é uma das equipas que alinha nesta prova unicamente com dois elementos.

Francisco Pereira, após o segundo dia de prova passou de oito segundos de desvantagem para Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor), o anterior líder, para 35 de vantagem. Pereira também assumiu o primeiro lugar nos pontos, classificação representada pela Camisola Verde CMTV.

Outro ciclista que também não poupou esforços na perseguição do objetivo, foi Daniel Dias (Kelly/Simoldes/UDO). Atacou todos os prémios de montanha em Miranda do Corvo (quarta categoria aos 6,9 quilómetros), Espinheira (terceira aos 42,3) e Luso (quarta aos 49,3). Em todos foi segundo e cimentou a liderança na luta pela Camisola Azul PSG. O símbolo da juventude, a Camisola Branca Exclusivagora, continua com o espanhol Inaki Errazquin (Aluminios Cortizo).


 

Mais uma Etapa muito Animada

 

Com as três contagens de montanha colocadas nos primeiros 50 quilómetros, a etapa que começou na Lousã foi muito animada com várias fugas, mas as movimentações principais, e de onde saíram os jovens que discutiram a etapa, aconteceram na fase final quando o terreno era mais plano.

Fernando Manuel Rodriguez (Bicicletas Rodriguez Extremadura), Alejandro Paz (Aluminios Cortizo), Duarte Mixão (Alenquer-GDM-SobralCar), João Faustino (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), João Rocha (Porminho Team Sub23), Pedro Crispim (Fortunna-Maia-Escribano), David Pollan (Ciclismo Galego Federación) e Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) integraram uma frente de corrida que chegou a ter mais de dois minutos de vantagem.

Pereira e o espanhol Rodriguez movimentaram o grupo a cerca de dez quilómetros para a meta e aí chegaram isolados. No duelo ibérico foi mais forte o sprint do português. O pelotão, entretanto, absorveu os intermédios e alcançou Águeda com um atraso de 32 segundos. Pedro Silva, o anterior comandante, encabeçou a coluna e sem perceber que havia corredores adiantados cruzou a meta festejando o que pensava ser uma vitória e o consolidar da liderança. Afinal foi terceiro classificado. Baixava para a segunda posição da geral.


 

Sábado de decisões

 

A terceira etapa trará as maiores dificuldades de montanha da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV. A etapa é a mais curta com 122,9 quilómetros que vão começar em Cortegaça (Ovar) mas será a mais difícil. A meta vai estar Serra de São Macário, em São Pedro do Sul, e coincide com uma contagem de primeira categoria.

Antes, há dois prémios de montanha de terceira categoria que poderão ser um primeiro ponto de interesse: Sever do Vouga (60,8 quilómetros) e Arcozelo das Maias (75,6). As metas volantes estarão em Estarreja (28,3), Oliveira de Frades (89) e São Pedro do Sul (103,7).

Fonte: Podium

“Ciclismo com dois representantes nos Jogos SurdoOlímpicos”


Portugal terá dois representantes nas provas de ciclismo de estrada dos Jogos Surdolímpicos, que vão realizar-se em Caxias do Sul, Brasil, entre 2 e 8 de maio.

André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) e João Marques (ACD Milharado/DriveonHoldays/Mafra) foram os escolhidos para esta missão, participando ambos nas quatro corridas do programa de ciclismo de estrada destes Jogos Surdolímpicos.

A competição velocipédica abra com os mil metros de velocidade, no dia 2 de maio. Dia 4 corre-se o contrarrelógio individual, a prova de fundo disputa-se no dia 6 e o critério/corrida por pontos está marcado para dia 8.


João Marques viverá a segunda participação em Jogos Surdolímpicos, enquanto André Soares é estreante.

A missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos terá um total de 13 atletas, distribuídos por seis modalidades, anunciou hoje o Comité Paralímpico de Portugal. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Regionais individuais de triatlo: “Havia campeonatos com seis atletas e quatro títulos”


A Federação de Triatlo de Portugal decidiu implementar regras para as provas regionais, apostando num modelo pensado para atrair novos praticantes. O vice-presidente Rudi Bernardo, responsável pelas provas regionais, explica as novidades.

A principal motivação para participar num regional não pode ser a garantia de que se leva um título para casa.

 

A Federação decidiu terminar com as provas regionais?

 

Não. Isso nunca esteve em causa. O que fizemos foi criar regras de uniformização dessas provas. Por exemplo, definimos um número mínimo e máximo de provas de adultos e jovens. O que acontecia até agora, para se ter uma ideia, era que as regiões podiam escolher só fazer provas de adultos, só de jovens, ou mesmo não fazer provas.

Também estipulámos que as provas regionais não podiam coincidir com as provas nacionais. Penso que toda a gente entende que sendo nós 3.700 triatletas, não faz sentido estarmos a dispersar-nos em várias provas no mesmo dia.

O que acontecia até agora, para se ter uma ideia, era que as regiões podiam escolher só fazer provas de adultos, só de jovens, ou mesmo não fazer provas.

 

Mas terminaram os títulos regionais individuais. Porquê?

 

Toda a gente percebe com dois exemplos. Havia regiões com 200 atletas que distribuíam 170 medalhas nos pódios dos regionais individuais, entre grupos de idade e variantes. Também aconteceu haver um campeonato regional com seis atletas e quatro campeãs. Ou seja, seis atletas e quatro títulos.

Os regionais devem servir como complemento às provas nacionais. Devem funcionar como porta de entrada para a modalidade, onde os clubes ganham novos atletas e fazem experiências perto de casa. Estas provas são excelentes momentos para os treinadores substituírem dias de treino por provas de aproximação competitiva, proporcionando aos atletas uma progressão gradual no grau de dificuldade competitiva.

É esta a nossa visão sobre os regionais e não a de um medalheiro gigante. Isso não faz sentido. A principal motivação para participar num regional não pode ser a garantia de que se leva um título para casa.

Havia regiões com 200 atletas que distribuíam 170 medalhas nos pódios dos regionais individuais. (…) Também aconteceu haver um campeonato regional com seis atletas e quatro campeãs.

 

Mas a competição é importante…

 

Claro que é. Por isso mesmo, em substituição dos campeonatos regionais, definimos a criação de um ranking regional individual para o qual todas as provas contam.

Por outro lado, criámos o campeonato regional de clubes, que permite disputar um título coletivo, e nesse sentido entendemos que os regionais devem refletir o sucesso desportivo individual do atleta no sucesso coletivo.

A competição pode servir de estímulo a alguns atletas, mas não devemos colocar essa responsabilidade nos regionais.

Em substituição dos campeonatos regionais, definimos a criação de um ranking regional individual para o qual todas as provas contam.

 

E como são organizadas as provas regionais?

 

Nas provas regionais, os principais parceiros na organização das competições são os clubes. Pretende-se que os clubes possam organizar as provas e com isso alavancar e promover o clube e a região, mas também serem parte estruturante da Federação na organização de competições.

Entendemos também que será uma mais-valia para os clubes a organização de competições regionais, como potencial fonte de receita. As inscrições revertem a 100% para o organizador e no que respeita à organização de provas jovens, o organizador está isento de taxas.

Este investimento partilhado da Federação, através da subsidiação e da disponibilização de recursos para a existência destas provas, pretende funcionar como contributo ativo para o crescimento e desenvolvimento da modalidade.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Carlos Rodríguez encabeça 'dobradinha' da INEOS na Volta ao País Basco”


Ao cortar a meta sete segundos antes do colombiano Daniel Martínez

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista espanhol Carlos Rodríguez venceu esta sexta-feira a quinta etapa da Volta ao País Basco, ao cortar a meta sete segundos antes do colombiano Daniel Martínez, seu colega de equipa na INEOS e segundo na tirada.

Rodríguez, de apenas 21 anos, cumpriu os 163,8 quilómetros entre Zamudio e Mallabia em 4:07.09 horas, seguido de Martínez, a sete segundos, e do belga Remco Evenepoel, que levou mais nove segundos do que o vencedor a chegar à meta, instalada no fim de uma 'rampa' não categorizada.

O ciclista da Quick-Step Alpha Vinyl é agora o novo líder da geral, após o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), até aqui camisola amarela, ter 'desaparecido' da frente na seleção final, acabando a 1.15 minutos.

Evenepoel lidera com dois segundos de margem para Martínez, que tinha vencido a quarta etapa, tendo 21 segundos de avanço para o terceiro, o espanhol (e basco) Ion Izagirre (Cofidis).

Em 11.º, a 1.07, chegou o português Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), agora o melhor luso na geral, em 31.º, a nove minutos.


O dia ficou decidido pelo ataque, a cerca de 14 quilómetros, do jovem espanhol, que deixou para trás o seu companheiro de fuga e compatriota Marc Soler (UAE Emirates) e aguentou a perseguição de um grupo formado por uma 'arrancada' de Evenepoel, num dia tão atacado quanto o perfil era acidentado, com cinco portos de montanha ao longo do percurso.

Terceiro na Volta à Comunidade Valenciana, no início da temporada, Rodríguez, segundo na Volta a França do Futuro em 2021, vive a melhor fase da ainda 'nascente' carreira e hoje conseguiu o primeiro triunfo profissional.

Nelson Oliveira (Movistar) caiu para 37.º na geral, ao cortar a meta em 56.º, enquanto André Carvalho (Cofidis) abandonou a corrida.

No sábado, a sexta e última etapa liga Eibar a Arrate em 135,7 quilómetros cheios de montanha, com sete subidas categorizadas, três de primeira categoria, uma delas quase na meta.

Fonte: Record on-line

“Passeio de Bicicleta nas comemorações do 25 de Abril”


Roteiro do 25 Abril, é o passeio de bicicleta que o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora promove no próximo dia 25 de Abril, um passeio que decorre pelas ruas da cidade da Amadora, destinado a toda a população e a todas as idades.

Participantes:

Destinado a iniciantes da modalidade, a velocidade do passeio será reduzida, para que todos os participantes consigam concluir com êxito e bem-estar esta atividade. Este passeio será acompanhado por praticantes de cicloturismo (que ajudarão os atletas que tiverem maiores dificuldades), elementos da Polícia de Segurança Pública, uma ambulância e um "carro vassoura" (para recolha dos elementos que não consigam concluir o passeio). Os atletas menores de idade devem fazer-se acompanhar pelos encarregados de educação.

Passeio:

A concentração para o passeio será na Praceta Terra da Bonita às 8h00m e a partida está agendada para as 9:00m. Haverá um abastecimento a meio do percurso. O passeio terminará no local da partida.

Reservem desde já a data de 25 de Abril, pois para além da data de entrega de prémios do Torneio de Sueca, contamos convosco depois desta iniciativa para um almoço convívio com porco no espeto.

No decorrer do passeio temos na sede uma aula de Zumba, demonstração de Kickboxing, Jiu-Jitsu e a pequenada pode dar uns toques de bola com elementos da nossa equipa de futebol 7, apareçam.

Toda a informação e inscrição através do nosso site: www.estrelasdaamadora.pt

Fonte: Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora   

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com