sábado, 27 de junho de 2026

“Paula Ostiz: A ascensão serena da jovem que recusa a pressa no ciclismo mundial”


Por: José Morais

Aos 19 anos, recém-chegada ao Movistar Team e ao exigente universo do World Tour, Paula Ostiz representa uma nova geração de ciclistas que preferem construir o futuro com calma, longe da ansiedade que tantas vezes consome talentos precoces. A navarra fala devagar, pensa antes de responder e parece ter decidido que o ritmo da sua carreira não será imposto pelo barulho exterior.

 

Uma promessa que não quer saltar etapas

 

Paula Ostiz chega ao mais alto nível depois de um 2025 brilhante, mas mantém os pés firmes no chão. “Ainda sou muito jovem”, repete como quem estabelece um pacto consigo mesma. A mudança para o World Tour trouxe velocidade, exigência e ciclistas que não perdoam um metro, mas ela não se deixa engolir pela urgência.

Aprender absorver cada detalhe das corridas.

Ajudar cumprir ordens, trabalhar para a equipa.

Crescer sem atalhos, sem pressa.

São os três verbos que ela repete como um mantra para sobreviver num pelotão que muda de ritmo e de regras quando se entra na elite.

 

A adaptação invisível

 

O salto não é apenas físico. É cultural, linguístico, logístico. Ostiz admite que o inglês ainda é um obstáculo, mas nada que não se resolva com tempo. As espanholas da equipa funcionam como porto seguro. “Estou feliz, e isso é o que importa”, resume.

 

A elite onde “todos andam”

 

Acostumada a vencer nas categorias jovens, Paula Ostiz percebeu rapidamente que o World Tour é outro planeta. “Há muito nível, toda a gente anda”, diz com uma simplicidade que revela maturidade. Aqui, talento não basta é preciso cabeça, paciência e coragem.

Quando lhe perguntam que tipo de ciclista é, ela sorri:

“Ainda é cedo para saber.” 

Não quer rótulos. Não quer atalhos. Quer descobrir-se.

 

Objetivos no horizonte

 

O Mundial e o europeu estão no radar, mas a prioridade é clara: a equipa. “É assim que se ganha espaço numa equipa grande”, afirma. Sem barulho, sem promessas vazias.

 

Uma geração que começa a explodir

 

Paula Ostiz observa o ciclismo feminino espanhol com entusiasmo: “Estão a aparecer ciclistas muito boas.” Entre elas, Paula Blasi, nome que desperta expectativas. Paula Ostiz elogia, mas pede calma:

“Paula Blasi tem um potencial incrível, mas não precisa de pressão. Quando estás tranquila, as coisas acontecem.”

 

Ciclismo em tempos de calor extremo

 

Sobre o debate dos limites físicos em ondas de calor, Ostiz não dramatiza: “Temos de nos adaptar.” Simples, direta, sem certezas absolutas outra virtude rara.

E quando o tema é Pogacar, não há rodeios:

“Hoje, Tadej Pogacar é imbatível.”

 

A jovem que sabe onde quer chegar

 

Paula Ostiz fala pouco, mas diz muito. Não quer ser empurrada para a frente antes do tempo. Não quer ser definida por outros. Não quer prometer o que ainda está a aprender. E talvez seja exatamente isso que a torna tão interessante: uma ciclista de 19 anos que ainda não sabe quem será…, mas sabe perfeitamente como quer chegar lá.

“Daniel Lima impõe-se na Guarda e garante o título de Campeão Nacional Sub-23”


Foto: Rodrigo Rodrigues / FPC

Daniel Lima é o novo Campeão Nacional de Estrada em Sub-23. O corredor da Bourg en Bresse Ain Cyclisme venceu este sábado a Prova de Fundo dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, ao superar Gabriel Baptista (Technosylva Rower Bembibre), segundo classificado e medalha de prata. O bronze foi atribuído a João António (Aviludo-Louletano-Loulé), que terminou quatro segundos depois do vencedor.

O pelotão Sub-23 enfrentou hoje 146,2 quilómetros pelas estradas da Guarda, para disputar o título nacional de Fundo. Toda a corrida foi muito atacada e as movimentações começaram cedo. Contudo, com 15 quilómetros percorridos, apesar das constantes tentativas de fuga, o pelotão seguia compacto.

Foi aos 50 quilómetros que se deu a fuga do dia, com sete corredores: João António, Daniel Lima, Gabriel Baptista, Afonso Lopes (Feira dos Sofás-Boavista), Guilherme Mesquita (Feirense - Beeceler), José Moreira (GI Group Holding-Simoldes-UDO) e Guilherme Mestre (Team Tavira - Crédito Agrícola). O grupo chegou a pedalar com 1m20s de vantagem sobre o pelotão.

Na sequência das várias movimentações, que se iam sucedendo, a situação da corrida mudou. Aos 78 quilómetros eram apenas quatro os corredores que resistiam na frente. João António, Daniel Lima, Guilherme Mestre e Gabriel Baptista ganharam uma larga vantagem, de 3m50s sobre o pelotão. Atrás seguia Guilherme Mesquita, a 30 segundos, e nove corredores em segunda posição intermédia, a 01m45s da fuga.

O quarteto em fuga entrou nos últimos 20 quilómetros com cerca de um minuto de vantagem sobre o grupo perseguidor, que tinha agora oito unidades. Guilherme Mestre descolou e a cinco quilómetros da meta, Daniel Lima atacou. Mas a menos de dois quilómetros do final, o trio voltou a juntar-se. A chegada seria discutida num sprint a dois, entre Gabriel Baptista e Daniel Lima, onde o corredor da Bourg en Bresse Ain Cyclisme foi o mais forte, conquistando o título nacional.

“No último ano tentei este título, não consegui. Este ano sofri muito, mas valeu a pena. Quando Gabriel Baptista me apanhou, pensei que já não ia conseguir responder. Mas mantive a frieza suficiente para o deixar fazer o trabalho e no final sabia que podia conseguir, foi à morte até à meta. Esta é a minha primeira vitória nos Campeonatos Nacionais de Estrada, levar esta Camisola até ao final da época é muito importante para mim”, adiantou Daniel Lima.

O programa deste domingo - que encerra a edição de 2026 dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada - arranca com a Prova de Fundo de Paraciclismo, às 9h00. A aguardada Prova de Fundo de Elites masculinos terá partida às 12h00 e também vai ser transmitida em direto na RTP2 e na RTP Play, entre as 15h20 e as 17h00.

 

PROGRAMA OFICIAL

 

Domingo, 28 de junho

Provas de Fundo

09h00 - 10h30 | Paraciclismo (1h30)

12h00 - 16h50 | Elite Masculino (181 km)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Maria Martins é a nova Campeã Nacional de Estrada em Elites”


Foto: Rodrigo Rodrigues / FPC

Maria Martins (CANYON-SRAM zondacrypto) venceu este sábado a Prova de Fundo, na categoria de Elites Femininas, do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada, que decore na Guarda até amanhã. A atleta impôs-se ao sprint, batendo Raquel Queirós (Atum General/Tavira/Madre Fruta) e Beatriz Roxo (ODL Team), medalhas de prata e bronze, respetivamente. Nas Sub-23 femininas foi Marta Carvalho (Cantabria Deporte - Rio Miera) quem se evidenciou, ao revalidar o título que já lhe pertencia desde 2025, após terminar na quarta posição.

Segundo dia de Campeonatos Nacionais e que começou cedo para as Femininas. A partida foi dada às 9h00, para um percurso de 67,6 quilómetros para as Masters femininas e 102,4 quilómetros para as Sub-23 e Elites femininas.

Numa fase inicial, o pelotão foi rolando compacto. Houve um ataque aos 51 quilómetros, por parte de Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), mas a atleta seria alcançada 10 quilómetros depois.

Foi na penúltima subida que se deu a movimentação decisiva, protagonizada por Raquel Queirós e Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco-lhs). Após lançarem um ataque, aos 80 quilómetros pedalavam com 40 segundos de vantagem para um grupo perseguidor com 10 atletas.

A quatro quilómetros para a chegada as duas fugitivas iam resistindo na frente. Mas com a meta cada vez mais próxima, juntaram-se mais três unidades: Maria Martins, Marta Carvalho e Beatriz Roxo. As cinco ciclistas entraram juntas no último quilómetro. Contudo, foi Maria Martins que se revelou a mais forte, ao vencer num sprint final reduzido.

A corredora da CANYON-SRAM zondacrypto já tinha conquistado o título de Campeã Nacional de Fundo em 2021. Hoje, na cidade mais alta de Portugal, celebrou-o ainda com mais emoção, por tratar-se da terra do avô, a quem dedicou a vitória: “É uma sensação muito especial, vinha com alguma pressão, tendo em conta os últimos meses, mas vinha também na expectativa de conseguir este título, sempre com muito respeito pelas minhas adversárias, que têm muita qualidade. Foi toda a dinâmica da forma como se desenrolou a corrida que ditou o resultado. A dado momento senti que já não conseguia chegar à Camisola, mas no fundo, nunca deixei de acreditar e fui muito na base da persistência e da resiliência. Ainda não acredito que a três quilómetros do final chegamos de novo à frente e tudo aconteceu”, referiu.

No que diz respeito às Sub-23 femininas, Marta Carvalho, que terminou três segundos depois da nova Campeã Nacional em Elites, seria a melhor da sua categoria, revalidando o título. O pódio Sub-23 ficou completo com Raquel Dias (Team Farto-Kiroot) – que ontem conquistou o título nacional em contrarrelógio individual – e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), respetivamente.

“Estou muito feliz, foi uma corrida muito dura, desde o início até ao fim, lutámos sempre pelo melhor lugar e estou muito satisfeita por ter alcançado esta vitória. Este era o meu principal objetivo da época, segue-se a Volta a Portugal. Vão ser cinco dias muito duros, com equipas de muita qualidade, mas tudo faremos para chegar ao melhor resultado”, revelou Marta Carvalho.

Quanto às Masters femininas, Tamára Branco venceu o título em M30, Sónia Rodrigues (Atum General/Tavira/Madre Fruta) em M40, Sylvia Read (CDASJ/Cyclin’Team/Município Albufeira) em M50 e Leontina Palhas (Team Vertentability-JDC) em M60.

A Prova de Fundo dos Sub-23 masculinos teve início nesta tarde de sábado, às 13h15 e ainda decorre. Vai ter transmissão em direto na RTP2, a partir das 16h00 e até às 17h15, com resumos na RTP Play.

O programa deste domingo arranca com a Prova de Fundo de Paraciclismo, às 9h00, para depois dar-se início à aguardada Prova de Fundo de Elites masculinos (12h00), que também vai ser possível acompanhar em direto na RTP2, entre as 15h20 e as 17h00.

 

PROGRAMA OFICIAL

 

Domingo, 28 de junho

Provas de Fundo

09h00 - 10h30 | Paraciclismo (1h30) 12h00 - 16h50 | Elite Masculino (181 km)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ricardo Marinheiro e Beatriz Guerra conquistam títulos de Elite no Campeonato Nacional de XCE”


Fotos: Licínio Florêncio / FPC

Ansião recebeu, ao final da tarde desta sexta-feira, dia 26 de junho, o Campeonato Nacional de Cross Country Eliminator (XCE), disciplina explosiva do BTT que coloca frente a frente quatro corredores em provas curtas, técnicas e intensas. Nas categorias de Elite, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) foram consagrados os novos campeões nacionais, numa competição com um figurino diferente, que terminou já em período noturno.

O evento, organizado pela ANSIBIKERS, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, juntou 81 participantes e decorreu no circuito instalado na zona envolvente do Estádio Municipal de Ansião. Com um traçado rápido e repleto de obstáculos naturais e artificiais, a competição desenrolou-se num formato competitivo, que combinou uma fase inicial de qualificação em contrarrelógio, com mangas eliminatórias sucessivas até às finais.


O XCE voltou a demonstrar o seu carácter espetacular e imprevisível. Após a tomada de tempos individual, apenas os mais rápidos avançaram para as mangas eliminatórias, disputadas em grupos de quatro atletas, dos quais apenas dois progrediam em cada ronda, até à grande final.

Com corridas de cerca de um a dois minutos por volta e sucessão de obstáculos decisivos, a prova destacou-se pela intensidade, capacidade técnica e gestão tática dos atletas.

Depois de ter sido o mais rápido na qualificação, Ricardo Marinheiro confirmou o favoritismo ao vencer a final masculina, superando Daniel Franco (Guilhabreu MTB Team) e Bruno Silva (Feira dos Sofás-Boavista), que completaram o pódio, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.


No setor feminino, Beatriz Guerra impôs-se na final, batendo a companheira de equipa Rita Fontinhas, vencedora da fase de qualificação, com Marta Branco (CDASJ/Cyclin'Team/Município Albufeira) a fechar o pódio.

Foram ainda atribuídos os títulos nacionais nas seguintes categorias: Cadetes masculinos, onde Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) foi o vencedor e Campeão Nacional, Cadetes femininas, sendo Dalila Sá (Clube BTT Matosinhos) quem se destacou. Em Masters masculinos, foi Ivo Pais (AEBTT Rio) quem conquistou o título e em Masters femininas, Carla Victorino, da mesma equipa, foi quem se evidenciou.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua abre Nacionais com prestações sólidas no contrarrelógio”


A Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua marcou presença no arranque dos Campeonatos Nacionais de Estrada 2026, com o tradicional dia dedicado ao Contrarrelógio Individual, disputado esta sexta-feira, 26 de junho, em Casal de Cinza.

Na categoria de Sub-23 masculinos, Simão Lucas representou a equipa num percurso de 21,6 quilómetros, concluindo a prova com o tempo de 29m41s, a 2m44s do vencedor, resultado que lhe valeu a 13.ª posição final. No final, o diretor desportivo Gustavo César Veloso destacou o desempenho do jovem atleta, sublinhando o balanço positivo nesta sua época de estreia no escalão.

“Hoje foi dia de contrarrelógio nos Nacionais. Tive boas sensações e consegui cumprir o meu objetivo, que era dar tudo pela equipa e fazer o melhor lugar possível. Hoje, no carro, tive um diretor especialista na modalidade, Gustavo Veloso, que me ajudou sempre e foi dando indicações sobre o que deveria fazer para poder alcançar o melhor resultado. Saio deste contrarrelógio com mais experiência e com os olhos postos na corrida de amanhã, na qual vou dar tudo para fazer um bom lugar.” referiu Simão Lucas.

Já entre a elite masculina, num percurso de 27,6 quilómetros, a formação de Mortágua esteve representada por João Matias, Daniel Dias e Bruno Silva. O melhor resultado da equipa foi alcançado por Daniel Dias, que terminou na 11.ª posição, com o tempo de 35m48s a 2m32s do atual campeão nacional.

 

No final da prova, Daniel Dias não escondeu alguma ambição por um resultado superior:

 

“Dia de contrarrelógio nos Campeonatos Nacionais, um dos dias mais importantes da época para mim. Ambicionava mais, mas infelizmente na fase final do crono quebrei bastante e cheguei com bastantes dores devido à queda no último prémio. Ainda assim, há que dar valor aos adversários, que estiveram bastante fortes. Domingo temos uma nova oportunidade e espero estar apto para mostrar as cores da equipa e estar na discussão de uma das camisolas mais ambicionadas do ano.”

A competição prossegue este fim de semana com as provas de fundo, que terão como centro nevrálgico o Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, num circuito de 34,8 quilómetros que atravessa várias freguesias do concelho. Os Sub-23 masculinos enfrentam 146,2 quilómetros, com a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua a alinhar com Francisco Alves, Rafael Barbas e Simão Lucas.

 

Sub-23 Masculinos

 

1.º Ruben Rodrigues (Feira dos Sofás-Boavista), 26m57s

13.º Simão Lucas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2m44s

 

Elites Masculinos

 

1.º António Morgado (UAE Team Emirates XRG), 33m15s

11.º Daniel Dias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2m32s

13.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m36s

14.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m45s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com