Foto: Rodrigo Rodrigues / FPC
Maria Martins (CANYON-SRAM
zondacrypto) venceu este sábado a Prova de Fundo, na categoria de Elites
Femininas, do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada, que decore na Guarda
até amanhã. A atleta impôs-se ao sprint, batendo Raquel Queirós (Atum
General/Tavira/Madre Fruta) e Beatriz Roxo (ODL Team), medalhas de prata e
bronze, respetivamente. Nas Sub-23 femininas foi Marta Carvalho (Cantabria
Deporte - Rio Miera) quem se evidenciou, ao revalidar o título que já lhe
pertencia desde 2025, após terminar na quarta posição.
Segundo dia de Campeonatos
Nacionais e que começou cedo para as Femininas. A partida foi dada às 9h00,
para um percurso de 67,6 quilómetros para as Masters femininas e 102,4
quilómetros para as Sub-23 e Elites femininas.
Numa fase inicial, o pelotão
foi rolando compacto. Houve um ataque aos 51 quilómetros, por parte de Emília
Baía (Korpo Activo/Penacova), mas a atleta seria alcançada 10 quilómetros
depois.
Foi na penúltima subida que se
deu a movimentação decisiva, protagonizada por Raquel Queirós e Ana Caramelo
(Matos Mobility-Flexaco-lhs). Após lançarem um ataque, aos 80 quilómetros
pedalavam com 40 segundos de vantagem para um grupo perseguidor com 10 atletas.
A quatro quilómetros para a
chegada as duas fugitivas iam resistindo na frente. Mas com a meta cada vez
mais próxima, juntaram-se mais três unidades: Maria Martins, Marta Carvalho e
Beatriz Roxo. As cinco ciclistas entraram juntas no último quilómetro. Contudo,
foi Maria Martins que se revelou a mais forte, ao vencer num sprint final
reduzido.
A corredora da CANYON-SRAM
zondacrypto já tinha conquistado o título de Campeã Nacional de Fundo em 2021.
Hoje, na cidade mais alta de Portugal, celebrou-o ainda com mais emoção, por
tratar-se da terra do avô, a quem dedicou a vitória: “É uma sensação muito
especial, vinha com alguma pressão, tendo em conta os últimos meses, mas vinha
também na expectativa de conseguir este título, sempre com muito respeito pelas
minhas adversárias, que têm muita qualidade. Foi toda a dinâmica da forma como
se desenrolou a corrida que ditou o resultado. A dado momento senti que já não
conseguia chegar à Camisola, mas no fundo, nunca deixei de acreditar e fui
muito na base da persistência e da resiliência. Ainda não acredito que a três
quilómetros do final chegamos de novo à frente e tudo aconteceu”, referiu.
No que diz respeito às Sub-23
femininas, Marta Carvalho, que terminou três segundos depois da nova Campeã
Nacional em Elites, seria a melhor da sua categoria, revalidando o título. O
pódio Sub-23 ficou completo com Raquel Dias (Team Farto-Kiroot) – que ontem
conquistou o título nacional em contrarrelógio individual – e Emília Baía
(Korpo Activo / Penacova), respetivamente.
“Estou muito feliz, foi uma
corrida muito dura, desde o início até ao fim, lutámos sempre pelo melhor lugar
e estou muito satisfeita por ter alcançado esta vitória. Este era o meu
principal objetivo da época, segue-se a Volta a Portugal. Vão ser cinco dias
muito duros, com equipas de muita qualidade, mas tudo faremos para chegar ao
melhor resultado”, revelou Marta Carvalho.
Quanto às Masters femininas,
Tamára Branco venceu o título em M30, Sónia Rodrigues (Atum
General/Tavira/Madre Fruta) em M40, Sylvia Read (CDASJ/Cyclin’Team/Município
Albufeira) em M50 e Leontina Palhas (Team Vertentability-JDC) em M60.
A Prova de Fundo dos Sub-23
masculinos teve início nesta tarde de sábado, às 13h15 e ainda decorre. Vai ter
transmissão em direto na RTP2, a partir das 16h00 e até às 17h15, com resumos
na RTP Play.
O programa deste domingo
arranca com a Prova de Fundo de Paraciclismo, às 9h00, para depois dar-se
início à aguardada Prova de Fundo de Elites masculinos (12h00), que também vai
ser possível acompanhar em direto na RTP2, entre as 15h20 e as 17h00.
PROGRAMA
OFICIAL
Domingo, 28 de junho
Provas de Fundo
09h00 - 10h30 | Paraciclismo
(1h30) 12h00 - 16h50 | Elite Masculino (181 km)
Fonte: Federação Portuguesa
Ciclismo

Sem comentários:
Enviar um comentário