quinta-feira, 16 de março de 2023

"O museu na rua" regressa a 1 de abril com automóveis antigos a passear visitantes”


A iniciativa "O Museu na Rua" regressa no dia 1 de Abril, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, naquilo que será uma verdadeira viagem no tempo.

Entre os veículos já confirmados para rodar estão o Oldsmobile Curved Dash (1902), o primeiro automóvel a ser produzido em grande série e também o primeiro modelo americano a ser exportado, o Fiat 12/15HP (1909), que além de ser o primeiro modelo da Fiat a ser equipado com um motor bicilíndrico montado na traseira o exemplar do Museu do Caramulo é um de apenas três exemplares existentes, o Morris Cowley (1925) pelidado de “Bullnose” devido à peculiar forma do seu radiador, foi o equivalente, na década de 20, ao popular Ford T, a BSA S25 Colonial (1925) uma das mais conhecidas marcas britânicas de motos que iniciou a sua atividade com o fabrico de munições, o Rolls-Royce Phantom Sports Coupé II (1930), que ganhou o Primeiro Prémio de Elegância e Conforto, no Campo Grande em Lisboa, o Volkswagen Kübelwagen (1944) desenvolvido por Ferdinand Porsche como um modelo de apoio tático e transporte militar largamente utilizado pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, o Pegaso Z102 B Touring Berlinetta (1953) o projeto de um supercarro espanhol, que tem como emblema um Pegasus, a figura mitológica grega do cavalo voador, o Mercedes-Benz 300 SL (1955) um dos mais revolucionários e marcantes desportivos de todos os tempos e ainda vai sair à rua uma bicicleta centenária. Como sempre, haverá ainda um automóvel surpresa.


Nesta edição do "O Museu na Rua" já está confirmado a presença de um grupo de entusiastas que irá reunir-se no Caramulo com os seus clássicos.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Campeonato da Europa de Duatlo Sprint 2023”


Sábado, dia 18 de março, a bonita cidade costeira de Caorle, em Itália, recebe o Campeonato Europeu de Duatlo 2023.

São três os triatletas nacionais que irão participar nesta prova de duatlo: João Nuno Batista e Rafaela Cananó Silva na prova júnior e Hugo Figueiredo na competição sub23.

João Nuno Batista, atleta que foi vice-campeão mundial de juniores em 2021, defende o título europeu de duatlo conquistado em 2022.


Rafaela Cananó Silva e Hugo Figueiredo terão oportunidade de aumentar a sua experiência internacional, competindo entre os melhores atletas europeus de duatlo.

 

Campeonato da Europa de Duatlo – 18 de março

 

13h00 Partida Juniores femininos: Rafaela Cananó Silva

14h00 Partida Juniores masculinos: João Nuno Batista

16h00 Partida Elite e sub 23 masculinos: Hugo Figueiredo

Fonte: Federação Triatlo Portugal




 


“Grande Prémio de Denain Sebastián Molano foi o vencedor”


Por: José Morais

Realizou-se esta quinta-feira o Grande Prémio de Denain, com Sebastián Molano da equipa da UAE Team Emirados a vencer a mesma. Com um percurso de 194,7 quilómetros, com partida e chegada a cidade que dá o nome à prova, com Tim Van Dijke e Timo Kielich a completarem o pódio.

Sebastián Molano conseguiu assim a sua segunda vitória de 2023, depois de comemorar no circuito dos Emirados Árabes Unidos, já que uma vez que um arremessador para Gaviria, com Sebastián Molano a tornar-se o segundo velocista da equipa da UAE, ficando atrás de Pascoal Ackermann, começando a ter oportunidade de ter um brilho pessoal, que não quer deixar passar.   

Sebastián Molano afirmou no final que sentiu as pernas boas, e sempre se manteve bem posicionado para entrar nos setores de paralelepípedos, onde agradecia o trabalho de Bjerg, e dedicava a vitória à sua equipa, e à família, e dizia ainda que já tinha feito o pódio ali em 2017, foi uma grande vitória, as suas pernas ficaram bem após participar no Tirreno Adriático, sendo uma prova que gostava muito, e que conseguiu superar e vencer.

De referir que o Grande Prémio Denain inclui uma zona de paralelepípedos já há algumas edições, tentando assim atrair os ciclistas favoritos do Tour de França antes da prova que se realiza em julho, e desde então eles participam, e adicionaram a prova à sua preparação.

“Seleção Nacional Taça das Nações de Pista dia 1”


João Matias fora do concurso de Omnium

 

Por: José Carlos Gomes

João Matias foi hoje eliminado na ronda de qualificação para o concurso de omnium da etapa da Taça das Nações de Pista, que decorre no Cairo, Egito.

O corredor português tinha a missão de classificar-se entre os doze primeiros da manga de qualificação em que enfrentou 19 adversários. Numa corrida intensa, na qual pontuaram 14 dos corredores participantes, João Matias fechou a prova sem qualquer ponto, no 16.º lugar.

“O objetivo de ficar nos doze primeiros estava perfeitamente ao alcance do João, mas não conseguimos concretizá-lo. Não fomos eficazes nas várias ações desenvolvidas para procurar obter os pontos necessários. Temos de aceitar e de ultrapassar esta adversidade, bem como a perda da oportunidade de fazermos pontos importantes para o ranking olímpico. Um dia menos bom pode acontecer a qualquer um, agora é continuar a trabalhar para fazermos melhor na próxima competição”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A próxima oportunidade de sucesso acontece já nesta sexta-feira, último dia da ronda egípcia da Taça das Nações. O período matutino será de qualificações. Às 8h45 Maria Martins tenta apurar-se para o concurso de omnium feminino. Às 12h25 é a vez de Diogo Narciso e Iúri Leitão subirem à pista em busca da presença na final de madison. O concurso de omnium irá arrancar às 16h00, enquanto a final de madison está marcada para as 17h00. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Viana Granfondo leva 1700 participantes a conhecer o Alto Minho”


No âmbito da cidade europeia do desporto

 

Integrado nas celebrações da Cidade Europeia do Desporto 2023, a primeira edição do Viana Granfondo Europcar realiza-se no próximo domingo, 19, e contará com 1700 participantes, oriundos de diversos pontos do país, bem como da vizinha Galiza. A partida será dada quando forem 9h00, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, local onde também estará instalada a meta.

Este passeio cicloturístico, embora cronometrado, contempla uma distância de 131 km (Granfondo) e duas outras mais curtas: o Mediofondo, com 84 km, e o Minifondo, com apenas 62 km. Para além do município anfitrião, estende-se aos concelhos vizinhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha, o que garante, seja na montanha ou junto ao mar, o contacto com algumas das paisagens mais deslumbrantes do Alto Minho.


Luís Leão Pinto, o pluridisciplinar e multipremiado atleta vianense, envergará simbolicamente o dorsal n.º 1. O Viana Granfondo Europcar arrancará em direcção a Lanheses (via ponte Eiffel) pela margem esquerda do Lima e, uma vez ali chegados, os participantes do Mediofondo e do Minifondo tomam a direcção da Montaria, enquanto os do Granfondo encaminhar-se-ão para Ponte de Lima e, dali, para Paredes de Coura, onde encontrarão as maiores dificuldades de todo o trajecto. A partir de Riba de Âncora, o percurso, que passa por Outeiro, Perre e Meadela – desta feita pela margem direita do rio Lima –, volta a ser comum às três distâncias. Em qualquer dos casos, a opção por estradas secundárias proporcionará aos participantes cenários de grande beleza, que tão bem caracterizam a região altominhota.

No âmbito desta iniciativa organizada pela Bikeservice com o apoio do Município de Viana do Castelo, estão agendadas diversas actividades destinadas aos mais jovens e às famílias, como sejam o Granfondo Kids, no sábado à tarde, e uma caminhada solidária, que terá lugar no dia seguinte em simultâneo com o passeio cicloturismo.


 

“Sobre o organizador”

 

Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, atualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.

As provas com a chancela da Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o seu carácter distintivo.

Link para o vídeo promocional: https://fb.watch/jhsn2--jGd/

Fonte: Bikeservice








“Oeste Cycling Team Miguel Carvalho em entrevista”


Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Miguel Carvalho terminou a Clássica da Primavera no 14º lugar da classificação da juventude. Natural de Torres Vedras, o jovem ciclista de 21 anos destacou-se entre os corredores da Óbidos Cycling Team na segunda clássica portuguesa do ano, que contou no seu percurso com sete subidas ao prémio de montanha de Laúndos. “Dou-me bem na montanha”, explicou.


Nesta que é a sua oitava época no ciclismo, Miguel Carvalho relembrou como tudo começou em 2016. “O Micael [Isidoro] é da minha terra e na altura levou-me até ao Paulo [Figueiredo], que trabalhava na equipa do Cartaxo. Fui até lá e foi assim que tudo começou. Os meus pais não gostaram muito, por ser perigoso, mas o ciclismo é algo de que gosto muito e dura até hoje”.

Com três provas disputadas no presente ano, Miguel Carvalho falou sobre a entrada na Óbidos Cycling Team. “Estou a gostar muito e quero aproveitar bem a equipa. Tive a oportunidade de continuar numa equipa continental, mas recusei por querer aproveitar ao máximo o meu último ano no escalão sub-23. A Óbidos Cycling Team tem um bom bloco e tenho boas expectativas para as corridas. Espero que este primeiro ano da equipa corra bem”, concluiu.

Fonte: Equipa Ciclismo Oeste Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com