sexta-feira, 6 de outubro de 2023

“Será a última clássica da época a II Lombardia que vai contar com Roglic, Evenepoel e Pogacar”


Última clássica Monumento da temporada será de Como a Bergamo, com percurso de 238km;

 

Por: José Morais

Foto: LaPresse

A grande clássica da Il Lombardia realiza-se este sábado, ligando Como a Bergamo na sua 117ª edição, com o ciclista Tadej Pogacar tentando a sua terceira vitória seguida, com Remco Evenepoel e Primoz Roglic a marcarem também presença, com um pelotão de estrelas.

O ciclista Tadej Pogacar que venceu em 2021 e 2022, procura agora a terceira vitória consecutiva, que pode ser histórico, um feito que só conseguiu ser alcançado por Alfredo Binda e Fausto Coppi.

O seu compatriota Roglic, que vem de uma temporada com 15 vitórias, incluindo o Giro d’Itália, e Remco Evenepoel, com 13 vitórias em 2023, incluindo a Liège-Bastogne-Liège e o contrarrelógio no campeonato mundial, são os seus adversários diretos.

Porem, existem outros nomes de peso como Richard Carapaz, Mikel Landa, Carlos Rodriguez, quinto no Tour de França, Jai Hindley, vencedor do Giro d’Itália 2022, e os vencedores da prova como Jakob Fuglsang  em 2020, Bauke Mollema em 2019 e, Esteban Chaves em 2016, ciclistas que também estão confirmados e podem surpreender nesta clássica.

“Primoz Roglic vai alinhar na BORA-hansgrohe”


Esloveno termina ligação com a Jumbo-Visma após sete anos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista esloveno Primoz Roglic, atual campeão do Giro e três vezes vencedor da Vuelta, vai correr em 2024 pela BORA-hansgrohe, anunciou esta sexta-feira a equipa alemã.

Roglic, de 33 anos, assinou pela BORA-hansgrohe, depois de ter anunciado, no passado sábado, que iria deixar a Jumbo-Visma, sua equipa desde 2016 e que se deverá fundir com a Soudal Quick-Step.

O esloveno terminou no terceiro lugar a última edição da Volta a Espanha, prova que venceu em 2019, 2020 e 2021, tendo conquistado este ano pela primeira vez a Volta a Itália, depois do terceiro lugar em 2019.

No Tour, conta como melhores resultados o segundo lugar em 2020 e o quarto em 2018, antes das desistências na sequência de quedas nas últimas duas presenças, em 2021 e 2022.

"Estou ansioso por este passo, apesar de uma mudança de equipa ser como um novo território para mim. As boas memórias de quando nos conhecemos há alguns anos facilitaram as negociações. Mas o fator decisivo foi a motivação da equipa para trabalhar comigo e com os mesmos objetivos", afirmou Roglic, citado pela sua nova equipa.

Além de vitórias nas quatro grandes voltas, Roglic soma 80 triunfos na carreira, entre os quais no Paris-Nice, no Critério Dauphiné e na Liège-Bastogne-Liège, deixando cada vez mais Jonas Vingegaard como líder da Jumbo-Visma, um estatuto confirmado com os dois triunfos do dinamarquês no Tour.

"Para nós, as vitórias não foram um fator decisivo, mas o que temos pela frente. Juntos queremos deixar a nossa marca nas grandes corridas. O Primoz aprecia a força do nosso plantel e sabe o potencial dos seus futuros companheiros. Estou convencido que a sua personalidade vai inspirar toda a equipa, porque é um líder com vontade de vencer e, ao mesmo tempo, um trabalhador para o coletivo", afirmou o diretor desportivo da BORA-hansgrove, Ralph Denk.

Na formação alemã, Roglic vai encontrar o australiano Jai Hindley e o russo Alexander Vlasov, tradicionalmente candidatos aos primeiros lugares das grandes voltas, bem como a promessa belga Cian Uijtdebroeks.

Fonte: Record on-line

“A Lenda dos Tartessos, uma desculpa perfeita para conhecer Huelva”


Por: Alejandro Moreno

A prova de ciclismo será realizada entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2024. O centro da base está localizado na bela e acolhedora cidade costeira de El Rompido, município de Cartaya.

A província de Huelva é uma lista de encantos naturais, culturais e gastronómicos. Aventura, diversão, gastronomia, sol, praia, natureza e luz, como comprovam as suas mais de 3.000 horas de sol por ano. E tudo isso com um clima magnífico, como mostra a média de 12 graus em fevereiro, em comparação com 6 graus no resto da Espanha.


Apesar de não haver desculpas para visitar a região mais ocidental da Andaluzia, já na fronteira com Portugal vizinho, os fãs do mundo das bicicletas têm uma magnífica oportunidade: A Lenda dos Tartessos.

A corrida internacional de BTT, inscrita no calendário da União Ciclística Internacional, permite que atletas amadores participem em quatro etapas ou apenas nas duas últimas, juntamente com os principais ciclistas profissionais do mundo. A próxima edição decorrerá entre os dias 1 e 4 de fevereiro.


A prova de ciclismo será mais uma vez sediada na vila piscatória de El Rompido, no município de Cartaya. Um belo enclave coroado por dois faróis com vista para a Flecha de Nueva Umbría, um paraíso natural para os amantes da praia e tranquilidade.

Nesta ocasião, a primeira etapa começará e terminará em Valverde del, uma cidade localizada no centro da província que abriga inúmeros vestígios de seu passado inglês e mineiro, como o museu etnográfico Casa Direção. Vale a pena visitar as fábricas artesanais de móveis e calçados. Para os amantes da natureza, o Rio Tinto Greenway oferece uma paisagem única no mundo.


No dia seguinte, a corrida entra na região de Andevalo, uma das grandes incógnitas e uma verdadeira gama de surpresas. O município fronteiriço de El Granado será o ponto de partida da etapa rainha de La Leyenda de Tartessos 2024. Os corredores circularão em busca do caminho natural do Guadiana até à bela cidade de Sanlúcar de Guadiana e ao seu majestoso Castillo de San Marcos e, de lá, até Puerto la Laja, um peculiar enclave que acolheu, no início do século XX, um dos mais proeminentes portos industriais, de onde partiam navios carregados de minerais com destino aos principais portos da Europa.


Uma das grandes novidades chega no sábado, 3 de fevereiro. Partindo da capital Huelva, com várias atividades paralelas em torno do ciclismo, os ciclistas percorrerão a área natural de Marismas de Odiel, uma verdadeira explosão de biodiversidade que abriga dezenas de milhares de aves migratórias e muitas outras aves nativas; os pinhais de Aljaraque, Gibraleón ou Punta Umbría para regressar à capital Huelva ao longo do idílico passeio marítimo da Ría e do cais da companhia Río Tinto, um dos grandes exemplos da passagem britânica pela capital Huelva. Um passeio gastronômico de Huelva vale a pena.

No último dia, a origem será na cidade de Cartaya, cujas principais atrações são o castelo de Zúñiga e sua gastronomia. Uma etapa rápida, curta e divertida que terá o verde dos pinheiros como companheiro permanente para terminar com o aroma da costa de El Rompido, a bela vila costeira com pores-do-sol, gastronomia e ambientes que, por si só, justificam a visita.

E todas as etapas terão alguns exemplos da rica e variada gastronomia de Huelva, com o melhor presunto ibérico do mundo, os seus espetaculares morangos e frutos vermelhos e outras delícias para o paladar com guisados e muito mais.

Ainda há dúvidas sobre conhecê-la quando você vem a Huelva?

Se quiser conhecer este evento de ciclismo e mergulhar nas profundezas de Huelva, pode encontrar mais informações sobre www.laleyendadetartessos.com

Fonte: Organização

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com