segunda-feira, 10 de agosto de 2020

“Brest substitui Copenhaga no arranque da Volta a França de 2021”

Prova terá as suas primeiras quatro etapas na Bretanha.

Foto: Lusa

A Volta a França em bicicleta de 2021 vai partir de Brest e terá as suas primeiras quatro etapas na Bretanha, foi hoje anunciado, depois de Copenhaga ter pedido para adiar para 2022 a organização da partida.

“Brest não é um plano B, mas um plano A antecipado. O autarca de Copenhaga disse-nos que queriam o Tour, mas tinha receios pela segurança e logística, bem como o alojamento. A única solução possível foi adiar um ano. Estamos muito gratos à região da Bretanha por ter trocado com a Dinamarca”, disse o diretor da prova, Christian Preudhomme.

A pandemia levou a que os Jogos Olímpicos Tóquio2020 e o Euro2020 de futebol fossem adiados um ano, para 2021, sendo que o ‘Tour’ vai situar-se precisamente entre esses dois grandes eventos.

Além do acumular destes acontecimentos, Copenhaga é uma das cidade-sede do europeu de futebol, facto que vai obrigar a um conjunto de adaptações na cidade, complicando as questões logísticas.

"Desde 2018 que estávamos a discutir com a região da Bretanha a ‘grande partida’. No outono decidimos que seria em 2022, prevendo anunciá-lo na próxima Primavera”, revelou.

Esta será a quarta vez em 100 anos que o Tour vai partir de Brest, uma cidade com cerca de 420.000 habitantes que recebeu o evento em 1952, 1974, 2008. Rennes, a capital da região, mereceu a honra em 1964.

“Tirando Paris, quatro partidas do Tour é um recorde para uma cidade”, recordou o diretor da prova, que adiou uma semana para 29 de outubro a apresentação completa da prova que vai principiar a 26 de junho.

Fonte: Sapo on-line

“Coronavírus: Volta a Guangxi foi cancelada”

Última prova do WorldTour estava agendada para novembro

Por: Lusa

A Volta a Guangxi, última prova do calendário WorldTour, previsto para entre 5 e 10 de novembro, foi cancelado, devido ao impacto da pandemia de covid-19, anunciou esta segunda-feira a organização.

Segundo os responsáveis da prova, que já havia sido adiada para novembro, a medida segue a recomendação das autoridades chinesas de cancelar as competições desportivas internacionais até ao fim do ano.

O Volta a Guangxi, que está no WorldTour desde 2017, fechava o calendário do circuito em 2020.

Outras 12 corridas foram removidas do calendário da primeira divisão mundial este ano, entre elas as Voltas à Catalunha, ap País Basco e a Clássica San Sebastian, todas em Espanha, e os Grandes Prémios de Quebec e Montreal, no Canadá.

Fonte: Record on-line

“Romain Bardet vai correr pela Sunweb”

Ciclista foi segundo no Tour de 2016

Por: Lusa

O francês Romain Bardet (AG2R), segundo na Volta a França de 2016, vai integrar a Sunweb até 2022, anunciou esta segunda-feira a equipa alemã.

O vencedor do prémio da montanha do último Tour, de 29 anos, conta dois pódios na 'Grande Boucle', com o segundo lugar em 2016 e o terceiro em 2017, somando três triunfos em etapas.

"Na equipa Sunweb vou ter oportunidade de correr sem preocupações particulares ou objetivos específicos para corridas", afirmou Bardet, que termina este ano contrato com a AG2R, equipa com a qual vai disputar a Volta a França, a partir de 29 de agosto.

A confirmação da saída de Bardet ocorre no mesmo dia em que a AG2R anunciou a contratação do belga Greg van Avermaet, campeão olímpico de fundo.

"Com ele [Bardet], vamos fortalecer o nosso leque de opções e multiplicamos os cenários para tentar a vitória. Vai ser um trabalho árduo, com as clássicas da primeira parte da temporada, e depois vamos avaliar em que prova vamos apostar e com que objetivos", afirmou o diretor desportivo da Sunweb Iwan Spekenbrink.

Fonte: Record on-line

“Campeão olímpico de ciclismo Greg Van Avermaet vai alinhar na AG2R”

Equipa francesa anunciou também a contratação do suíço Michaël Schär

Por: Lusa

Foto: EPA

O belga Greg Van Avermaet (CCC), campeão olímpico de ciclismo de fundo, vai alinhar na AG2R a partir de 2021, anunciou esta segunda-feira a equipa francesa.

"Vou completar 10 anos nas estruturas de Jim Ochowicz [diretor desportivo da CCC] e abraçar um novo desafio", afirmou Van Avermaet, de 35 anos, que se estreou na elite do ciclismo mundial em 2007.

O belga conquistou a medalha de ouro na prova de fundo de ciclismo de estrada no Rio'2016 e venceu a Paris-Roubaix em 2017, num historial que conta ainda com vitórias em duas etapas da Volta a França, em 2015 e 2016.

"A perspetiva de trabalhar com o meu amigo Oliver Naesen [corredor da AG2R], com o objetivo de vencer clássicas, é particularmente entusiasmante. O meu objetivo é o mesmo de sempre: vencer corridas como a Volta a Flandres ou Paris-Roubaix, etapas do Tour ou vestir a camisola amarela", explicou Van Avermaet.

A AG2R anunciou também a contratação do suíço Michaël Schär, de 33 anos, também nas próximas três temporadas, depois de já ter assegurado os belgas Stan Dewuf e Gijs Van Hoecke.

Fonte: Record on-line

“Campeonatos Nacionais no horizonte”

Texto e Foto: After Two //works

A “Sicasal Miticar Torres Vedras | U23 Cycling Team” realizou na região oeste o seu 9º estágio da presente época. O encontro decorreu entre a passada 5ª feira e sábado com o principal objetivo de preparar os campeonatos nacionais 2020, evento que se realiza nos próximos dias 14 e 15 no concelho nortenho de Paredes.

Instalada no Arcos Hotel em Torres Vedras, a equipa aproveitou para reforçar o espírito de grupo enquanto trabalhou na preparação de uma das mais importantes provas do reduzido calendário nacional de 2020. Mais de 12 horas e 300 quilómetros percorridos nas estradas da região, um workshop de nutrição e momentos de convívio saudável entre atletas e staff, foram as principais atividades dum evento que não contou com a presença de Wilson Esperança.

O atleta da Nazaré encontra-se em recuperação de uma lesão no joelho contraída há três semanas após um violento acidente rodoviário enquanto treinava e dificilmente voltará a competir esta época.

Depois da surpreendente vitória de Daniel Dias na prova que marcou a reabertura da época competitiva em Portugal, a equipa torriense alimenta a esperança de conquistar uma medalha nestes campeonatos nacionais 2020, facto que teria contornos históricos, pois o melhor resultado obtido pela formação agora orientada por Jorge Caldeira foi o 4º lugar de Tiago Antunes em 2017.

O primeiro corredor Sub-23 sai da rampa de lançamento às 14h30 de sexta-feira dia 14 e vai ter pela frente 18 km exigentes, onde as maiores dificuldades se encontram na segunda metade do percurso que tem início na cidade de Gandra e término na freguesia de Baltar. Para as 14h30 de sábado está marcado o tiro de partida da prova de fundo que tem partida e chegada em Gandra. O pelotão vai enfrentar um total de 137,4 quilómetros, com uma primeira parte (41 km) a ser disputada fora do circuito final que vai definir o novo campeão nacional à oitava passagem pela meta.

Fonte:  UDO/Academia Joaquim Agostinho 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com