terça-feira, 25 de agosto de 2020

“Michael Matthews vence Bretagne Classic”

Rúben Guerreiro foi 29.º

Por: Lusa

O ciclista australiano Michael Matthews (Sunweb) venceu esta terça-feira a 84.ª edição da Bretagne Classic, batendo a concorrência em Plouay em dia de descanso dos Europeus de estrada na mesma cidade.

Matthews, de 29 anos, cumpriu os 247,8 quilómetros em Plouay em 6:01.14 horas, um segundo a menos para o esloveno Luka Mezgec (Mitchelton-Scott), segundo, e o francês Florian Senechal (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

É a primeira vitória da época para o sprinter e especialista em clássicas, depois do terceiro lugar na Milão-Sanremo e de um segundo lugar na sexta etapa do Paris-Nice.

Rúben Guerreiro (Education First) foi o melhor português em prova, no 29.º lugar, a cinco segundos do vencedor, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) não terminou a prova, a par do colega de equipa Ivo Oliveira.

Os três ciclistas estão integrados na equipa de Portugal a disputar os Europeus em Plouay, com a prova de fundo de elite marcada para quarta-feira, na qual serão acompanhados por Rui Oliveira (UAE Emirates), Rafael Silva (Efapel) e Rafael Reis (Feirense).

Fonte: Record on-line

“Para reforçar a oferta em Lisboa/EMEL lança concursos para aquisição de mais de 180 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos”

Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL tem em curso dois concursos públicos para a aquisição de mais de 180 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (VE), dos quais 18 de Carregamento Rápido, 108 de Carregamento Lento e Semirrápido, para instalação e ampliação da rede nos seus Parques de Estacionamento, e cerca de 60 de Carregamento Lento e Semirrápido, para colocar em locais estratégicos das ruas de Lisboa e reforçar, assim, a oferta na via pública.

Estes concursos, que preveem a instalação de mais de 180 Postos de Carregamento, totalizando mais de 360 tomadas (logo permitindo o carregamento a mais de 360 VE), surgem da necessidade premente de reforçar a oferta de Postos de Carregamento para Veículos Elétricos em Lisboa, para que residentes e quem circula nas ruas da cidade possam carregar os seus Veículos em segurança e com maior facilidade e comodidade.

Na ótica da expansão da Mobilidade Elétrica da EMEL como Operadora de Pontos de Carregamento (OPC), no início de julho entraram em funcionamento mais 22 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (correspondendo a 44 tomadas) em quatro dos seus Parques de Estacionamento, que se juntaram aos cinco Postos (10 tomadas) do Parque de Estacionamento do Campo das Cebolas, que já servem há vários meses os utilizadores de Veículos Elétricos:

 

. Parque de Estacionamento da Ameixoeira – seis Postos de carregamento num total de 12 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;

 

.Parque de Estacionamento da Graça – dois Postos de carregamento num total de quatro tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;

 

.Parque de Estacionamento do Lumiar – nove Postos de Carregamento, num total de 18 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada.

 

.Parque de Estacionamento Manuel Gouveia – cinco Postos de carregamento num total de 10 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;

 

Consciente do serviço público que presta a Lisboa e focada em contribuir para a sustentabilidade ambiental da cidade, a EMEL constituiu-se OPC, em março de 2019, e aderiu, em dezembro passado, ao Pacto de Mobilidade Empresarial, liderado pela CML, numa aposta clara, que é já a sua imagem de marca, em soluções de mobilidade urbana que contribuam para melhorar a segurança, reduzir emissões e os níveis de poluição, e promover uma maior eficiência económica e ambiental.

Para aceder aos detalhes dos concursos, consultar a plataforma de contratação pública Saphetygov, procedimentos: CPI 43/2020 - Aquisição de 18 postos de carregamento rápido e aquisição de serviço de Gestão, Operação e Manutenção de todas a sua rede de postos de carregamento de veículos elétricos, com fim de prazo para apresentação de propostas a 4 de setembro,  e CPI 44/2020 - Aquisição de 108 carregadores lentos e semirrápidos, 7,4 kVA e 22 kVA respetivamente, para instalação e ampliação da rede nos seus parques de estacionamento e cerca de 60 carregadores lentos e semirrápidos, 7,4 kVA e 22 kVA respetivamente,  para colocar em pontos estratégicos das ruas de Lisboa, com fim de prazo para apresentação de propostas a 11 de setembro.

Fonte: EMEL

“Medalha de prata e bronze Taça da Europa Júnior de Olsztyn 2020”

A Taça da Europa de Olsztyn contou com 17 atletas nacionais, com Montez e Balbino no pódio da prova júnior.

No dia 21 de agosto realizou-se a Taça da Europa de Olsztyn, na Polónia, uma prova que contou com a presença de 17 triatletas nacionais, uma das maiores comitivas além-fronteiras. O investimento em participações com estas internacionalizações e algumas estreias trará ritmo competitivo e melhores resultados futuros.

A prova, disputada na distância sprint, incluiu uma volta de 750 metros de natação, quatro voltas que totalizaram 20km de ciclismo em asfalto e finalizou com 5km de corrida.

O grande objetivo desta prova era continuar a desenvolver o processo de treino com a participação em provas internacionais, principalmente entre os atletas juniores, já que este tem sido um ano escasso em competições, o que influencia a motivação e desempenho dos atletas.

A prova feminina no escalão de elite contou com um nível competitivo elevado, com a atleta Inês Oliveira a alcançar a 19ª posição com o tempo de 01:05:32 e a Ana Ramos a ficar no 21º lugar com a marca de 01:06:18.

A vencedora foi Beatrice Mallozzi, da Itália, com o tempo de 00:59:58, na segunda posição ficou a alemã Lisa Tertsch com 01:00:01 e o terceiro lugar do pódio foi ocupado por Alberte Kjær Pedersen, da Dinamarca, com 01:00:38.

Na elite masculina, Portugal teve dois atletas no top 10 com João Ferreira a alcançar a melhor classificação entre os atletas lusos, conquistando o 5º lugar com 00:55:08. João Mansos ficou em 9º.com o tempo de 00:55:20.

Pedro Gaspar e Miguel Tiago Silva alcançaram o 20.º e 21º. lugares respetivamente e Rafael Domingos ficou na 38ª. posição.

 

A prova júnior

Os nossos seis atletas juniores evidenciaram bons indicadores nesta primeira prova pós cancelamento das competições, principalmente na prova masculina, onde alcançaram todos o top 10 numa start list de 57 jovens, o que torna possível almejar o título de melhor formação jovem da Europa.

Alexandre Montez fez uma prova sempre na frente, até ter sido ultrapassado na fase final pelo vencedor Radim Grebík, da República Checa. Montez terminou a prova com o tempo de 00:55:53, mais 11’’ que o primeiro atleta, conquistando desta forma a medalha de prata. Gonçalo Balbino partilhou o pódio com o seu compatriota subindo à terceira posição com 00:56:55 e Afonso do Canto ficou no 4º. Lugar com 00:57:14. João Chagas conquistou a 6ª. posição com o tempo de 00:57:27, Gonçalo Oliveira ficou em 9.º com 00:57:57 e Rodrigo Rodrigues fechou o top 10 com 00:58:12.

Na competição feminina, Maria Tomé conquistou a melhor classificação nacional ficando na 6ª posição, com o tempo de 01:04:04, Joana Oliveira conseguiu o 9.º lugar com o tempo de 01:04:22, Mariana Vargem ficou em 15º com 01:05:39 e Beatriz Santos em 15º com 01:07:32.

O pódio foi preenchido por Sif Bendix Madsen, da Dinamarca, com o tempo de 01:00:22, a holandesa Barbara De Koning ficou em segundo lugar com 01:02:58 e Margareta Bicanova, da Eslováquia, alcançou a terceira posição ao terminar a prova com a marca de 01:03:10.

A participação nesta prova conseguiu, para além de internacionalizações importantes, impor ritmo competitivo e testar as condições dos atletas, motivando-os para permanecer focados nos seus objetivos desportivos.

Todos os resultados aqui: https://www.triathlon.org/events/past#q=&hPP=15&idx=events_reverse_sort&p=0&fR%5Bfederation_event%5D%5B0%5D=false&is_v=1

Consulte o agendamento de provas internacionais aqui: https://www.triathlon.org/events

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Equipa Portugal/Portugal preparado para dar luta no Europeu de elite”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal está preparada e confiante para o momento alto do Campeonato da Europa de Estrada, a prova de fundo para elite, que se disputa nesta quarta-feira, em Plouay, na região francesa da Bretanha.

A corrida, com início às 11h00, terá 177,45 quilómetros, resultantes de 13 voltas ao circuito de Plouay. No final, os corredores contarão 2535 metros de acumulado de subida. Mas as dificuldades não se cingem nem estão principalmente nas rampas que apontam para cima, como explica o selecionador nacional, José Poeira.

“O circuito é curto e guarda algumas armadilhas, como zonas técnicas, a descer, em estradas estreitas. Vai ser uma corrida que exige concentração máxima e boa colocação, ao longo de toda a prova. Temos de estar preparados para evitar os problemas que um circuito com estas caraterísticas pode colocar. Uma aceleração de uma ou mais seleções pode provocar ‘cortes’ e até quedas irrecuperáveis ou com grandes custos de energia para anular”, avisa o responsável.

José Poeira acredita, no entanto, no potencial dos seis homens que tem ao dispor: “A nossa equipa é muito homogénea, capaz de dar-se bem neste tipo de provas. Temos de correr bem, concentrados, contrariando as iniciativas das outras seleções e, quem sabe, assumindo mesmo a iniciativa num ou noutro momento que nos pareça fulcral”.

A Equipa Portugal será formada por Ivo Oliveira, Rafael Reis, Rafael Silva, Rúben Guerreiro, Rui Costa e Rui Oliveira. O sexto lugar de Rui Costa na prova de fundo do Europeu de 2016, também na Bretanha, é o melhor resultado de sempre dos corredores nacionais nesta competição.

A corrida pode ser vista em direto, a partir das 12h40, no Eurosport.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Estreia inédita na Europa”

Texto e Fotos: After Two //works   

João Ferreira é um dos dois atletas convocados pelo selecionador nacional José Poeira para representar Portugal no campeonato da Europa de juniores que este ano se realiza em Plouay, cidade no extremo noroeste da França.

Com esta convocatória, o ciclista da Academia Joaquim Agostinho / UDO garantiu um feito histórico ao ser o primeiro atleta da instituição torriense a participar na mais importante prova do calendário europeu da categoria.

O atleta de Alenquer partiu esta 3ª feira para França, onde se vai juntar à restante comitiva portuguesa que esta segunda-feira já participou na disciplina de contra-relógio individual, com um 9º lugar obtido por Daniela Campos em juniores femininos e um 11º posto alcançado pelo campeão do mundo Rui Costa em elites.

A participação do João na prova de fundo está agendada para a 10 horas e 20 minutos francesas da próxima sexta-feira e apesar das previsões apontarem para tempo chuvoso no decorrer da prova, o atleta revela-se bastante entusiasmado, adiantando que “estou muito satisfeito por poder representar Portugal nesta que vai ser uma nova realidade para mim e acredito que vou aprender muito com esta experiência.

Prometo que vou deixar tudo na estrada pelo meu país e honrar quem acreditou em mim.” O jovem ciclista concluiu agradecendo o apoio de todos que das mais diversas formas contribuíram para tornar possível a concretização deste sonho.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho /UDO

“Agenda de Ciclismo FPC”

Campeonato Nacional de XCE marca regresso do BTT de competição

Por: José Carlos Gomes

A primeira corrida de BTT de âmbito nacional, após o período de confinamento, acontece no próximo domingo, em Anadia, e atribui o título nacional de Cross Country Eliminator – Eliminação BTT (XCE).

A comunidade nacional de BTT está entusiasmada com o regresso à competição, motivo pelo qual se inscreveram cerca de 300 corredores para a prova de domingo, distribuídos por dez categorias etárias, masculinas e femininas.

O Campeonato Nacional de XCE vai realizar-se na pista permanente de Tamengos, Anadia. Na manhã de domingo, entre as 9h00 e as 12h00, disputam-se os títulos de juniores e de cadetes. Os corredores de elite e os masters competem a partir das 14h00. Devido às condicionantes provocadas pela pandemia, a prova será disputada sem público.

Ao contrário da eliminação em pista, a eliminação em BTT não se trata de uma corrida em pelotão. Começa com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Os detentores dos melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passam à fase seguinte. Em função das caraterísticas da cada prova, do número de inscritos e de outros fatores - as limitações covid, por exemplo - pode decidir-se o número de corredores apurados.

No Campeonato Nacional de XCE passam os oitos corredores com melhor tempo em cada faixa etária e em cada género. Esses oito corredores são alinhados em duas séries de quatro ciclistas. É aqui que começa a eliminação. Em cada série são eliminados os dois últimos e apuram-se para a final os dois melhores. O resultado da final determina o ordenamento dos quatro primeiros classificados.

 

Mais Provas Oficiais

29 de agosto: Encontro de Escolas BTT – Troféu 60 Anos da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, Tamengos, Anadia

29 de agosto: Campeonato Regional de Rampa da Beira Alta, Folgosinho, Gouveia

30 de agosto: Campeonato Regional de Maratona BTT da Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com