domingo, 10 de janeiro de 2021

“Pesquisa mostra que bicicletas elétricas são mais seguras que as convencionais”


As bicicletas elétricas terão um risco 38% menor para as seguradoras

 

Por: Rafael Oliveira

Uma pesquisa realizada pela seguradora de ciclismo Bikmo mostrou que os utilizadores de bicicletas elétricas representam um risco 38% menor, no sentido financeiro da palavra, para as seguradoras do que os usuários de bicicletas convencionais.

A pesquisa afirma que esse número caiu para 33 por cento dos utilizadores que usam as suas bicicletas elétricas principalmente para se deslocarem, um número que deve aumentar. Devido ao seu alto valor, as ebikes geralmente são consideradas de alto risco de roubo. No entanto, os números da Bikmo não confirmam isso, mais de 50 por cento de suas reivindicações feitas por proprietários de bicicletas elétricas foram o resultado de danos acidentais, onde apenas o ciclista estava envolvido (ou seja, eles caíram).


Curiosamente, a Bikmo registou zero reclamações por danos a terceiros causados ​​pelos seus utilizadores de bicicletas elétricas segurados. A Cycling UK também destacou a falta de evidências sugerindo que as ebikes representariam um risco maior para os peões comparado ao risco representado por bicicletas não assistidas.

Fonte: Canal Bike

“Tom Dumoulin pronto para o Tour de Flandres”


Foto: Getty Images Sport

Tom Dumoulin da Jumbo-Visma vai sofrer uma mudança no seu programa de corridas, enquanto pratica Liège-Bastogne-Liège e se dirige para os Clássicos pavimentados.

O holandês ainda não concluiu seus planos para o Tour para 2021, mas o site holandês Wielerflits informa que seus planos para a primavera incluem o Tour de Flandres a 4 de abril.

Não será a primeira participação de Dumoulin no Ronde, já que ele correu como um neo-profissional em 2012, mas naquela época ele foi convocado para preencher lacunas na equipa da Argos-Shimano e não terminou.

Desta vez, embora não haja qualquer expectativa de sucesso, haverá uma sensação de antecipação quando descobrirmos o que ele pode fazer nas pedras e nas colinas de Flandres. Wout Van Aert, segundo na Flandres em 2020, é o líder indiscutível da Jumbo-Visma, mas Dumoulin pode desempenhar um papel muito útil.

Na preparação, Dumoulin também irá participar no E3 Saxo Bank Classic, que é uma corrida flamenga que mais se parece com a de Flandres, não havendo outros clássicos empedrados no seus planos de momento.

Dumoulin tem marcado presença permanente no Liège-Bastogne-Liège ao longo dos anos, sendo o seu melhor resultado obtido em 2020, com um 12º lugar, quando levou Primož Roglič à vitória. Ele corre regularmente em casa, a Amstel Gold Race, enquanto na sua última aparição em La Flèche Wallonne foi em 2014. Este ano, porém, Dumoulin está pronto para dar um passo atrás nas corridas de Ardennes.

Wielerflits revela que à frente das pedras estarão mais outras duas grandes clássicas, das quais ele já tem alguma experiência significativa. Primeiro vem o Strade Bianche a 6 de março, onde conseguiu um quinto lugar em 2017, e o Milan-San Remo, onde teve um 11º lugar em 2019. Wout Van Aert venceu as duas em 2020, e deve liderar a novamente.

Entre as duas corridas, está a etapa Tirreno-Adriático, formando um bloco sólido nas corridas em Itália., enquanto isso, depois de Flandres, não irá marcar presença no Paris-Roubaix, mas fará a prova por etapas no Tour de Romandia marcado para finais de abril.

Fonte: Cyclingnews

“Mais um golpe no início da temporada europeia, com o Challenge de Maiorca a ser adiado”


Por: José Morais

Foto: Facebook Challenge de Maiorca

Uma decisão muito “dolorosa”, foi como classificou a organização o cancelamento do Challenge de Maiorca, marcado para ser realizado entre 28 e 31 de janeiro, e adiado para maio entre 13 e 16, dias em o pelotão irá percorrer os 620 quilómetros a percorrer pela ilha de Maiorca.

Manuel Hernández, diretor-geral da prova explicou que a grave crise pandémica provocada pelo Covid 19, não existem condições para realizar esta clássica do ciclismo, apesar de ter sido apresentado um meticuloso protocolo sanitário, as autoridades não consideraram a sua realização, já que entre 12 e 26 de janeiro existem restrições apertadas, o qual deixaram a organização de mãos atadas, sem terem uma resposta para dar resposta, de relembrar que esta é uma prova de quatro dias, a qual possui um troféu diário, onde o nosso Rui Costa, venceu em 2010 uma das competições do troféu Deià.

Este é mais um dos cancelamento de 2021, depois dos cancelamentos do Tour Down Under e cadel Evans Great Ocean Road Race, o início de época está a ser atingido pela pandemia, esta que foi definida para abrir a temporada de 2021 para diversas equipas da World Tour, a série de quatro corridas celebrava este ano a sua 30ª edição.

A ilha de Maiorca, no meio de número alarmantes da pandemia, sofrerá restrições no mais alto nível em Espanha, onde vão ser proibidos eventos desportivos com mais de 50 pessoas, e com estas restrições a vigorar até 26 de janeiro, apesar de existirem rigorosos protocolos de segurança às autoridades de saúde, a organização não teria outra opção se fosse o de adiar.

Manuel Hernández diretor-geral da Unisport, lamenta este adiamento, mas a situação atual assim o exige, e temos prioridade nas responsabilidade na segurança de todos os envolvidos na prova.  Com esta decisão, a organização entrou em contato com a UCI, através do Conselho Profissional de Ciclismo, procurando agora nova data, sugeriram de 13 a 16 de maio, mas pode afetar a sua lista inicial, já que vai colidir com o Giro de Itália.

Hernández afirma que vão ser colocados os esforços para a realização da clássica de Maiorca em maio, e poderem celebrar assim o seu 30º aniversário, nesta que é mais uma notícia a chegar e mais um golpe na época de 2021, agora após o cancelamento do verão australiano, e em meio as dúvidas sobre se as equipas internacionais seriam autorizadas a correr a Vuelta a San Juan, Maiorca, foi definida como a primeira saída para a maioria das equipes.

Com esta notícia, relembramos que a clássica Comunidade Valenciana 1969 ainda está marcado para se realizar a 24 de janeiro, mas, vai haver ainda mais interesse na abertura da temporada francesa, com o GP La Marselha a 31 de janeiro, seguido pelo Etoile de Bessèges de 3 a 7 de fevereiro, onde a volta à Comunidade Valenciana acontece ao mesmo tempo.

Não nos podemos esquecer que além das provas da Austrália, o Tour Colômbia, Tour de Yorkshire e Tour of Antalya, tudo foi cancelado este ano, apenas nos resta esperar ver o desenrolar da situação pandémica, e esperar por dia melhor, com um ano de 2021 mais positivo do que o anterior.

“No dia em que fazia 55 anos de idade, Guillermo Sande treinador galego morre após sofrer um ataque cardíaco no Nacional de Torrelavega”


A notícia surge de Espanha, a morte de Guillermo Sande Covelo, aos 55 anos, chocou o mundo do ciclismo, esteve em Torrelavega como treinador galego a acompanhar a prova comunitária do Campeonato Espanhol de Ciclocrosse quando este sábado, sofreu um ataque cardíaco que acabou por ser fatal, e causando a sua morte este domingo de manhã no Hospital Valdecilla de Santander, com morte a ocorreu no mesmo dia do aniversário.

A Federação Galega de Ciclismo destaca que Sande gostava, trabalhava durante muito tempo no seu desporto de eleição, ele fazia parte da equipa do órgão autônomo há cerca de 25 anos.

Atualmente era responsável por escolher ciclistas, projetar as corridas ou coordenar as competições, entre outras tarefas, em todas as suas responsabilidades sempre cumpriu com a máxima humildade, educação e profissionalismo, e com a sua morte o vazio que se vai sentir.

Considerado um dos grandes influenciadores do ciclismo de base na Galiza, foi director desportivo do Teis Cycling Club, com o qual continuou a colaborar e que há três anos lhe organizou uma homenagem de agradecimento. Os perfis das redes sociais da Federação Galega apresentam uma faixa anegro, existindo muitos clubes e atletas que lamentaram a sua perda, e destacando o que a sua figura significou para o ciclismo nas últimas décadas.

O Ciclismo Clube Rías Baixas anunciou que sua prova da Copa da Espanha em maio levará seu nome.

Fonte: La Voz da Galiza

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com