terça-feira, 13 de junho de 2023

“Mattias Skjelmose vence terceira etapa da Volta à Suíça e ascende a líder da geral”


Português Rui Costa chegou em 25.º e subiu à mesma posição na geral

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) venceu hoje isolado a terceira etapa da Volta à Suíça, ascendendo à liderança da geral à frente do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), grande favorito à vitória.

Na difícil subida até Villars-sur-Ollon, de primeira categoria, que encerrou os 143,8 quilómetros iniciados em Tafera, Skjelmose foi o mais rápido e capaz e concluiu em 3:29.14 horas, com três segundos de vantagem para o austríaco Felix Gall (AG2R Citroën), segundo.

O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) cortou a meta em terceiro, a 12 segundos, e foi o melhor entre os grandes candidatos, com Evenepoel, que atacou no início da subida, no quarto lugar, a 21 segundos.

Nas contas da geral, Skjelmose ascendeu à liderança por troca com o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), tendo 17 segundos de vantagem para o campeão da Volta a Espanha de 2022, Evenepoel, que ocupa o segundo posto, enquanto Ayuso subiu a terceiro, a 24.

O português Rui Costa, que já venceu esta corrida em três ocasiões, entre 2012 e 2014, chegou em 25.º, subindo à mesma posição na geral, a 2.39 minutos do líder.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga Monthey a Leukerbad em 152,5 quilómetros com novo perfil acidentado, incluindo duas contagens de montanha de primeira categoria, a primeira em Crans-Montana, recentemente utilizada na Volta a Itália.

Fonte: Record on-line

“Thibaut Pinot selecionado para a Volta a França em ano de despedida”


Ciclista francês foi o melhor trepador do Giro aos 33 anos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) vai correr a Volta a França em ano de fim de carreira, anunciou esta terça-feira a equipa francesa, depois de ser o melhor trepador da Volta a Itália.

Pinot, de 33 anos, acabou o Giro no quinto lugar final e no topo da tabela da montanha e, quando se esperava que se pudesse ter despedido das grandes Voltas, vai afinal somar nova participação no Tour.

Será a 10.ª vez que alinha à partida da 'grande boucle', em que foi terceiro classificado em 2014, e o diretor desportivo, Marc Madiot, explicou, em comunicado, que este se junta ao "foco da equipa nas montanhas", com a equipa em redor do candidato à geral David Gaudu.

Se a inclusão do trepador é uma surpresa que acrescenta ao lote de opções nas montanhas, o sacrificado foi o sprinter francês Arnaud Démare, que soma 93 vitórias profissionais, duas delas no Tour.

Afetado pela covid-19 no arranque da temporada, vinha em crescendo de forma e somou vitórias nas Boucles de la Mayenne e na Clássica de Bruxelas, no início do mês, tornando a decisão da sua exclusão "difícil", admitiu Madiot.

A Volta a França decorre de 1 a 23 de julho.

Fonte: Record on-line

“Paredes de Coura acolhe o Campeonato do Minho e o Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO”


O BTT XCO a norte converge para Paredes de Coura, pista escolhida para a etapa do Campeonato do Minho BTT XCO POPP Agency, assim como para a realização do Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO. A pista permanente de Vascões recebe no próximo domingo (18 de junho) as escolas no programa matinal, enquanto no programa vespertino decorrem as provas de competição.

A Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões, recebe domingo a festa do Cross Country Olímpico com a realização do 10º BTT XCO Paredes de Coura, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, a que a realização do Campeonato Nacional Universitário da vertente.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, o 10º BTT XCO Paredes de Coura integrará corridas para os escalões de escolas (da parte da manhã) e competição (a partir das 13h00).

Assim, o secretariado e a pista para treinos abrem às 9h00. Segue-se a reunião com os diretores desportivos de escolas (9h45) e as provas arrancam às 10h00. A cerimónia protocolar de escolas está agendada para as 12h00.

Às 13h00 arrancam as provas dos escalões de cadetes, femininas e paraciclismo, seguindo-se as provas de elites, juniores e masters (14h45).

A cerimónia protocolar da competição está marcada para as 16h30.

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, garante que em Vascões já tudo está preparado para receber mais uma prova de BTT XCO.

“A prova vai realizar-se pelo segundo ano na pista permanente de XCO, em Vascões. Este ano temos a expetativa de testar algumas melhorias que fizemos, tendo em vista o Campeonato Nacional, que acontecerá cá em julho”.

O autarca acredita que “a envolvente à pista, em plena área de paisagem protegida do Corno de Bico, é um bom cartão-de-visita para que os amantes de BTT possam querer visitar-nos e testar os trilhos do centro de Cyclin´ Portugal de Paredes de Coura”.

Tiago Cunha mostrou-se muito satisfeito pelo facto da décima edição do BTT XCO Paredes de Coura acolher a realização do Campeonato Nacional Universitário da vertente.

“Receber o Campeonato Nacional Universitário é uma honra para nós e um elemento adicional de interesse para os amantes da modalidade. É particularmente importante apoiar os mais jovens para garantir o futuro da modalidade”.

O 10º BTT XCO de Paredes de Coura tem o apoio da Município de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua ambiciosa para o GP Douro Internacional”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua vai iniciar amanhã o Grande Prémio Douro Internacional, prova que termina no próximo dia 18 em Lamego após cinco etapas.

O tiro de partida será dado em Marco de Canaveses no dia 14 de junho. Será uma etapa de 130,2 quilómetros com a meta instalada no final de uma pequena subida que pode ditar logo as primeiras diferenças. A 2ª etapa liga Tabuaço a Armamar numa extensão de 135,3 quilómetros, também com a chegada instalada no final de uma subida.

No 3º dia de prova serão corridos 161,6 quilómetros entre Pinhão e Alijó, também sempre corridos sempre em terreno muito ondulado. O 4º dia de competição terá partida e chegada a Resende com uma extensão total de 142,7 quilómetros. Para o último dia de competição está reservada a etapa mais longa da competição, serão 176,8 quilómetros com partida e chegada a Lamego.

Para esta competição com muita montanha, o diretor desportivo Gustavo Veloso convocou Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Bruno Silva, Rui Carvalho, Francisco Morais, Gonçalo Carvalho e Gonçalo Amado.

Gustavo Veloso afirma que “Após um Grande Prémio Abimota bem conseguido por parte da equipa, partimos para o GP Douro Internacional com muita motivação e com o objetivo claro de lutar por vitórias de etapa”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Grande Prémio do Douro Internacional nos próximos cinco dias”


Entre amanhã e domingo, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor está na estrada para disputar a 3.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional, num total de 746,6 km de prova. Serão cinco etapas que terão como anfitriãs as cidades de Marco de Canaveses, Tabuaço, Armamar, Pinhão, Alijó, Resende e Lamego, onde vão destacar-se as belas paisagens do Douro Vinhateiro.

Os corredores da estrutura com sede em Águeda convocados para este desafio, que começa já amanhã, são sete: Mauricio Moreira, vencedor da 1.ª edição da prova, Fábio Costa, Sergio García, Frederico Figueiredo, Artem Nych, Luís Mendonça e James Whelan. 

A 3.ª edição vai ter mais um dia do que no ano passado e não haverá contrarrelógio no alinhamento, mas sim cinco etapas em linha. No total serão percorridos 746,6 km por paisagens de rara beleza, quase o dobro da distância que em 2022. 

A jornada inaugural, que será a etapa mais curta, disputa-se já amanhã, com partida e chegada em Marco de Canaveses, para uma viagem com 130,2 km. A 2.ª Etapa fará a ligação entre Tabuaço e Armamar, ao longo de 135,3 km sem grandes dificuldades. Pinhão e Alijó, locais de partida e meta da 3.ª Etapa, serão o desafio reservado ao pelotão na sexta-feira, dia 16, num percurso com 161,6 km e que promete muita beleza natural pelo caminho. Haverá também um constante sobe e desce, com destaque para uma montanha de 1.ª categoria (6,8 km inclinados a 6,5%).  


Sábado corre-se a 4.ª Etapa, com partida e chegada em Resende, desta vez sem contrarrelógio, mas com um percurso de 142,7 km antes das decisões de domingo, onde Lamego voltou a ser a cidade escolhida para a consagração do vencedor. A última etapa terá como ponto alto apenas a 1.ª categoria (1,1 km a 7,6 %), antes da descida para a meta. 

“O Grande Prémio do Douro Internacional é uma das corridas mais importantes do nosso calendário, é uma corrida que começa a ganhar uma presença muito importante na época. É também uma prova que traz bastante retorno aos patrocinadores, onde todas as equipas querem apresentar-se bem e nós não somos exceção. Por isso, vamos com o objetivo de fazer o nosso melhor, para alcançar um bom resultado”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 3.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DO DOURO INTERNACIONAL: 

 

14 de junho, quarta-feira – 1.ª ETAPA: Marco de Canaveses (13H30, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro) – Marco de Canaveses (16H41, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro)» 130,2 km 

15 de junho, quinta-feira – 2.ª ETAPA: Tabuaço (12H00, Avenida Marechal Carmona) – Armamar (15H18, Avenida Dr. Oliveira Salazar)» 135,3 km 

16 de junho, sexta-feira – 3.ª ETAPA: Pinhão (10H30, Cais de Pinhão - Travessa Marginal) – Alijó (14H25, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro)» 161,6 km 

17 de junho, sábado – 4.ª ETAPA: Resende (12H00, Avenida Dom Afonso Henriques) – Resende (15H28, Avenida Dom Afonso Henriques)» 142,7 km 

18 de junho, domingo – 5.ª ETAPA: Lamego (12H00, Avenida Dr. Alfredo Sousa) – Lamego (16H17, Avenida Dr. Alfredo Sousa)» 176,8 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com