quinta-feira, 27 de agosto de 2020

“Lotto Soudal retira dois membros do 'staff' após testes positivos à Covid-19”


Volta a França arranca este sábado em Nice

Por: Lusa

A equipa belga Lotto Soudal anunciou esta quinta-feira ter enviado para casa dois membros do 'staff' da formação para a Volta a França em bicicleta, que arranca no sábado em Nice, após testarem positivo à covid-19.

Segundo uma nota da equipa na rede social Twitter, "a segurança continua a ser a prioridade número um", razão pela qual os dois membros, assim como outras duas pessoas que partilhavam quartos com os infetados, foram enviados para casa.

Os belgas não especificaram quem foi afastado, a menos de 48 horas do 'Grand Départ', em Nice, na qual terão como principais destaques o 'sprinter' australiano Caleb Ewan e o belga Philippe Gilbert.

Os casos são os primeiros positivos em equipas escaladas para disputar o Tour, num teste ao protocolo sanitário da organização e da União Ciclista Internacional (UCI).

Esta semana, um comunicado da Amaury Sport Organisation (ASO) garantia que "se uma equipa tiver dois casos positivos, ou membros com sintomas fortes num período de sete dias, teria de abandonar a prova".

Na quarta-feira, o diretor da Mitchelton-Scott revelou conversas entre a ASO e as equipas para "modificar o protocolo" e torná-lo menos restrito.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 826 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.809 em Portugal.

Por: Record on-line

“O drama de Fabio Jakobsen: levou 130 pontos na cara e ficou só com um dente!”


Ciclista continua em recuperação, mas as sequelas são bastante extensas

Por: Record

O holandês Fabio Jakobsen, companheiro de João Almeida na Deceuninck-Quick-Step, continua em recuperação, mas as sequelas são bastante extensas, após a grave queda no sprint de uma etapa da Volta à Polónia. Patrick Lefevre, diretor da equipa belga, fez revelações chocantes à VTM Nieuws: “Jakobsen levou 130 pontos na cara e ficou só com um dente. Tem as cordas vocais paralisadas e o seu paladar necessita de ser reparado. Isto não é nada positivo. É terrível.”

Lefevre está mais otimista quanto à recuperação do belga Remco Evenepoel: “As fraturas sanaram e estará apto em seis semanas. Fabio está muito mais atrasado na recuperação.”

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Miguel Salgueiro nono classificado no Europeu de sub-23-dia 4”


Por: José Carlos Gomes

O português Miguel Salgueiro foi hoje o nono classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, em Plouay, França

A chuva fez-se convidada para a corrida de 136,6 quilómetros, tornando as estradas mais perigosas, obrigando a correr riscos para estar na discussão da corrida. Foi o que fez Miguel Salgueiro, que acelerou na descida mais perigosa do percurso, de modo a garantir uma boa colocação na entrada para o sprint final.


O corredor da Equipa Portugal cotou-se como um dos melhores elementos do pelotão, que todavia, não conseguiu anular por completo a fuga principal da jornada. Os três mais resistentes dessa escapada, formada a cerca de 40 quilómetros do fim, compuseram o pódio. A medalha de ouro foi conquistada pelo norueguês Jonas Iversby Hvideberg, secundado pelo dinamarquês Anthon Charmig e pelo checo Vojtěch Řepa.


Miguel Salgueiro foi o nono classificado, a 4 segundos do vencedor. Guilherme Mota, 70.º, a 55 segundos, e Afonso Silva, 83.º, a 2m52s, também terminaram a prova. Pedro Miguel Lopes, que integrou a fuga que viria a discutir as medalhas, acabou por abandonar, devido a cãibras.

“Foi mais uma boa corrida da nossa Seleção. Apesar da falta de ritmo conseguimos estar com os melhores, discutindo as posições cimeiras. Penso que o estágio prévio ao Europeu foi uma importante preparação. O Miguel esteve muito bem, arriscando quando foi necessário e entrando no sprint nas primeiras posições do pelotão, condição fundamental para se poder aspirar a um bom resultado”, explica o selecionador nacional, José Poeira.

O Campeonato da Europa termina nesta sexta-feira, jornada em que Portugal terá quatro ciclistas em ação. Beatriz Roxo e Daniela Campos partem às 8h00 para os 68,25 quilómetros da prova de fundo para juniores femininos. Fábio Fernandes e João Fernandes defendem as cores nacionais nos 109,2 quilómetros da corrida de juniores masculinos, a partir das 10h20.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com