quinta-feira, 14 de abril de 2022

“Sam Welsford vence quinta etapa da Volta à Turquia”


Por: José Morais

A equipa da DSM abriu as vitórias da época, com a vitória de Sam Welsford na quinta etapa da Volta à Turquia, conseguindo a sua primeira vitória como profissional.

A quinta etapa era propicia aos sprinters, após os ciclista terem a alta montanha ontem, esta quinta-feira era dia para eles, com a ausência de Nairo Quintana à partida por opção da equipa para recuperar das quedas sofridas, o dia era longo na Turquia, com uma fuga muito cedo de Feritcan Samli e Michiel Stockman a pedalarem sozinhos, até qua a cinquenta quilómetros da linha de chegada, Maurice Ballerstedt, Batuhan Ozgur e Elchin Asadov, se juntavam aos fugitivos.

Até à junção da fuga, era a equipa da Alpecin-Fenix que comandava o pelotão com o seu ciclista Maurice Ballerstedt sempre na frente, passando depois a comandar o mesmo a equipa da BikeExchange, tendo ainda a ajuda da equipa da Drone Hoper-Androni a controlar a fuga, na frente não se trabalhava muito, entretanto Maurice Ballerstedt tentava isolar-se dos companheiros de fugo, o que originou o pelotão a trabalhar mais, sendo absorvido a dois mil metros da meta.

Com a rápida velocidade que o pelotão atingia em direção à linha de chegada, a muita tensão e diversos toques entre ciclista, originou uma grande queda no início do último quilómetro, com a equipa da Bora-Hansgrohe e da Lotto-Soudal a lançarem um forte sprint lado a lado, com Ewan a ser o primeiro a arrancar, mas Jasper Philipsen, e Sam Welsford, surpreenderam, com este último a ser o mais rápido, e a conseguir assim a vitória da quinta etapa.

Sam Welsford, o ciclista australiano da Team DSM tinha ainda muito para dar, e com bastante facilidade conquistou a etapa, a primeira vitória da sua carreira, como ainda a primeira da temporada para sua equipa, a DSM, Philipsen foi 2º e Arvid de Kleijn, fechavam assim o pódio, Eduardo Sepulveda a continuar como líder da Volta à Turquia, estando a treze segundos de Patrick Bevin. 

“Taça da Europa: Portugal com 15 triatletas na Turquia”


Sete triatletas elite e oito juniores. É esta a composição da seleção nacional que disputará a Taça da Europa de Yenisehir, em Mersin, Turquia, nos próximos dia 16 e 17 de Abril.

Depois de Quarteira e Melila, onde Ricardo Batista garantiu a medalha de bronze no campeonato do Mediterrâneo, a terceira prova internacional da época está agendada para a Turquia. O sábado, dia 16, está reservado para as provas juniores.

No sector masculino, Portugal vai estar representado pelo vice-campeão do mundo João Nuno Batista, Gustavo do Canto – 5º classificado em Quarteira, João Vaz e Miguel Catarino. No sector feminino, Beatriz Pinto, Catarina Moutinho, Luana Quaresma e Matilde Santos, completam a seleção mais jovem

O ponto da competição será domingo, 17 de Abril, com as provas de elites. Entre os homens, João Pereira parte com ambições de melhorar o 15º lugar de Quarteira, e segue acompanhado por Alexandre Nobre, André Dias e Tiago Fonseca. Do lado feminino, Inês Oliveira, Madalena Almeida e Joana Miranda fecham o grupo português.

A seleção está acompanhada pelos treinadores André Campos e Paulo Antunes.

 

Horários

Sábado, 16 de Abril

 

12h – Partida juniores femininas

14h30 – Partida juniores masculinos

 

Domingo, 17 de Abril

 

12h – Partida elites femininas

14h30 – Partida elites masculinos

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Fran Miholjević vence quarta etapa do Tour da Sicília”


Por: José Morais

O jovem ciclista de 19 anos da equipa da equipa de ciclismo Friuli ASD Fran Miholjević, surpreendeu o pelotão, e venceu isolado a quarta etapa do Tour da Sicília, realizada entre Realmonte e Piazza Armerina, com um total de 171 quilómetros, o jovem croata destacou-se e cortou a linha de chegada com 40 segundos de diferença entre o pelotão, e passou a ser o novo líder da prova.

A fuga do dia foi composta por cinco ciclistas, os quais não representavam grande perigo para a classificação geral, o que originou a que o pelotão pedalasse calmamente, chegando a ter quase cinco minutos para os fugitivos.

Nos últimos cinquenta quilómetros, o pelotão iniciava o trabalho em reduzir a distância para os fugitivos, com a equipa italiana a deixar os trabalho para as outras formações, o caso da Astana ou da Eolo Kometa, fazendo com que o tempo para a fuga fosse sendo reduzida lentamente, mas na frente, os companheiros de fuga deixava Fran Miholjević da equipa de ciclismo da Friuli ASD ir sozinho, aventurando-se para a vitória final.

Já no final e na reta da meta o pelotão aumentava o ritmo, com alguns cortes significativos, permitindo que a fuga fosse neutralizada, apenas Fran Miholjević conseguiu superar, teve força para manter a vantagem, e conseguir no final levantar os braços como vencedor da quarta etapa, com Pier-André Coté da Human Powered Health e Filippo Fiorelli da Bardiani-CSF-Faizanè, a completarem o pódio, com Jefferson Alexander Cepeda da Drone Hopper – Androni Giocattoli e Edgar Andres Pinzon da Colômbia Terra dos Atletas, a permanecerem no top 10 da geral.

Esta sexta-feira será disputada a 5ª e última etapa, considerada a etapa rainha com 140 quilómetros, entre Ragalna e o Alto do Monte Etna, onde ficará decidido o campeão da competição italiana de 2022, o Tour da Sicília.

“Paris-Roubaix, o inferno do norte em dose dupla, para ver este fim-de-semana em direto no Eurosport”


Este sábado o Eurosport emite a 2ª edição da Paris-Roubaix Feminina a partir das 13:00 horas, para domingo está reservada a corrida masculina, a não perder no Eurosport 1 a partir das 9:30 horas, numa edição de mais de sete horas, Maria Martins é a única ciclista portuguesa na lista de inscritas

 

 Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images 

Este fim de semana corre-se a Paris – Roubaix, uma das mais duras e icónicas clássicas de ciclismo do mundo. Este ano, os fãs da modalidade têm a oportunidade de ver de novo no Eurosport tanto a corrida masculina como a feminina. Dose dupla de Paris – Roubaix, a não perder!

Este sábado cumpre-se a 2.ª edição da Paris – Roubaix feminina, prova que pode ser seguida no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:00h. O percurso da prova liga Denain a Roubaix ao longo de 124,7 quilómetros e ditará a campeã desta histórica corrida criada em 1896. No ano passado, o triunfo coube à britânica Elizabeth Deignan que assim na primeira campeã de sempre da Paris – Roubaix. A edição de 2022 conta, uma vez mais, com ciclistas de renome no pelotão. Entre as favoritas à vitória como Elisa Balsamo, Lotte Kopecky, Elisa Longo Borghini, Marianne Vos, Lorena Wiebes, Katarzyna Niewiadoma, Marta Bastianello, Emma Norsgaard ou Ellen van Dijk. Maria Martins (Le Col - Wahoo) é a única portuguesa na lista de pré-inscritos para a competição. Um grande evento para seguir este sábado e que contará com os comentários de Gonçalo Moreira e Isabel Fernandes.

Para domingo, está reservada uma emissão especial de mais de sete horas da 119.ª edição da Paris – Roubaix masculina. A partir das 9:30h, no Eurosport 1, Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e José Azevedo garantem os comentários de uma prova icónica que promete muita ação.

Famosa pelos seus setores de empedrado, a Paris – Roubaix é uma das mais antigas e famosas clássicas do mundo, conhecida também como ‘O Inferno do Norte’. É igualmente um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada, provas de um dia de grande prestígio e tradição.

O arranque acontece em Compiègne, 80 quilómetros a Norte de Paris, e termina no velódromo de Roubaix, depois de 257.2 quilómetros muito duros e setores de empedrado que prometem baralhar as contas. Entre os participantes de peso de este ano encontramos Wout van Aert, Matej Mohoric, Mathieu van der Poel, Tim Merlier, Stefan Kung, Christophe Laporte, Michael Matthews, Alexander Kristoff, Mads Pedersen, Peter Sagan ou Jasper Stuyven. Ao contrário da prova feminina, para esta edição da Paris – Roubaix, não há ciclistas portugueses na lista de inscritos.

Um fim de semana com muita ação para ver em direto no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport Portugal

“Volta ao Concelho de Loulé-1ª etapa”


Savelii Laptev é o primeiro comandante

 

Por: José Carlos Gomes

Savelii Laptev (Team Vino Junior) ganhou hoje a primeira etapa da Volta ao Concelho de Loulé Júnior e partirá para a segunda tirada com a camisola amarela no corpo.

Apesar de curta, a ligação de 59 quilómetros entre o Ameixial e Loulé foi disputada com muita intensidade e com várias tentativas de fuga. As movimentações tiveram, inicialmente, sucesso na batalha pelas classificações secundárias.

No entanto, a passagem pela montanha de segunda categoria, instalada em Parragil, a 9 quilómetros da chegada, provocou uma primeira triagem séria de valores. No alto, quatro corredores passaram adiantados face aos demais.

Na meta, a etapa foi discutida por três ciclistas. Savelli Laptev, russo da equipa hispano-cazaquistanesa Vino Junior, foi o mais forte e assumiu-se como candidato a conquistar a 27.ª edição da Volta ao Concelho de Loulé. Cortou a meta ao fim de 1h21m58s de corrida, o mesmo tempo de António Morgado (Bairrada).

Nas terceira e quarta posições colocaram-se mais dois ciclistas da formação bairradina, Daniel Lima, a 2 segundos do vencedor, e Gonçalo Tavares, que encabeçou o pelotão, com 23 segundos de atraso para o melhor do dia.

Numa corrida sem bonificações, a geral é um decalque perfeito da classificação da etapa. Nas outras classificações, destaque para Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), quinto da geral absoluta e melhor júnior de primeiro ano. Savelii Laptev é o primeiro por pontos e Daniel Lima encabeça a lista dos trepadores. Por equipas manda a Bairrada.

Os corredores recuperam em 2022 a tradição de uma Sexta-feira Santa com dupla etapa. Às 9h50 o pelotão parte para uma viagem de 81 quilómetros, que inclui três contagens de montanha.

Às 16h30 inicia-se um contrarrelógio por equipas de 12 quilómetros. As duas etapas, tal como aquela que será disputada no sábado, têm partida e chegada na Avenida Laginha Serafim, na cidade de Loulé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Maria Martins volta à Paris-Roubaix e aponta ao 'top 20'”


Corrida "vai ser sempre especial"

 

Por: Lusa

Foto: UVP/FPC

A ciclista portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) volta no sábado à Paris-Roubaix, corrida 'mítica' que "vai ser sempre especial", com o objetivo de tentar fazer melhor do que o 19.º posto de 2021.

Há muito conhecida como o 'Inferno do Norte', pelas condições extremamente difíceis que apresenta ao pelotão, a Paris-Roubaix estreou no ano passado a corrida feminina, na qual 'Tata' Martins, única ciclista olímpica de Portugal, na pista de Tóquio2020, foi uma das pioneiras.

O 19.º posto conseguido entra na história do ciclismo mundial, a 5.55 minutos da vencedora inaugural, a britânica Lizzie Deignan (Trek-Segafredo), uma das favoritas para voltar a erguer os braços.

"Desde o início do ano, e mesmo após a prova do ano passado, passei a apontar o Paris-Roubaix como uma das corridas mais importantes para o meu calendário. [...] Vou sempre apontar esta corrida, será sempre especial para mim", conta a ciclista de 22 anos à Lusa.

Depois da estreia, este ano encarará a clássica "de forma mais natural", e classifica-a como "uma corrida muito imprevisível", na qual vai tentar controlar o que lhe for possível, no caso "o posicionamento, a alimentação, e as questões mais técnicas e táticas que for possível".

Este "objetivo mesmo importante" a nível pessoal atravessa várias secções de empedrado e não é, em teoria, uma corrida especialmente apontada às suas características de 'sprinter' e 'pistard', ainda que tenha adquirido mais e mais valências na estrada.

"Vamos ver como vão as pernas. Apesar de não me sentir das atletas mais fortes nas subidas, no plano e 'pavé' tenho tido boas sensações. Quero ir para a corrida com a cabeça limpa, na altura logo se vê", assume.

Esta, define, acaba também por ser "uma corrida de seleção e de eliminação", uma eliminação que, em pista, é um dos seus pontos fortes, mas bastante distinta da estrada.

"Setor após setor vai haver seleções e o grupo vai ficando cada vez mais reduzido. A chegar um grupo ao final, certamente não será com muitas atletas. [...] Eu vou correr mais com a tentativa de aguentar ao máximo no grupo principal, sobreviver aos últimos setores, e ver como chegamos ao Velódromo de Roubaix", onde está a meta, afirma.

A boa época até aqui reforça a ambição, com a multimedalhada na pista, e campeã nacional de estrada (fundo), a conseguir um quinto lugar na clássica Brugge-De Panne.

"Foi um resultado importante, numa corrida plana, das que mais gosto de fazer e que se assenta melhor a mim. Não era para ser eu a 'sprinter', mas a nossa principal atleta ficou retida", revela.

A segunda edição da Paris-Roubaix feminina, que vai percorrer 124,7 quilómetros, está agendada para sábado, um dia antes de os homens percorrerem 257,2 entre Compiègne e Roubaix.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com