terça-feira, 2 de junho de 2020

“Quick-Step com regresso aos treinos marcado”


Os ciclistas da equipa belga voltam a estágio no meio do mês


A equipa de ciclismo belga Deceuninck-Quick-Step anunciou esta terça-feira que já tem marcado o primeiro estágio depois do isolamento imposto pela COVID-19 para o meio de junho, nas Ardenas.
A Quick-Step, que conta com a estrela francesa Julian Alaphilippe, que deteve a camisola amarela durante várias etapas do último Tour de France, terminando em 5.º - e o jovem belga Remco Evenepoel, irá estagiar isolada numa 'villa', em vez de num hotel de forma a "limitar o contacto com pessoas de fora de equipa".
A equipa dá conta ainda que a equipa médica está a trabalhar numa forma de testar os ciclistas para COVID-19 à chegada.
A época mundial de ciclismo, suspensa desde o meio de março, tem regresso marcado para o início de agosto, com o início do Tour de France marcado para 29 de agosto, apesar da proibição por parte do governo francês do desporto profissional até setembro.
Fonte: Sapo on-line

“Covid-19: Propostas para realização da Volta a Portugal foram "bem acolhidas" pela DGS”


Por: AMG (JPYG) // NFO
As propostas apresentadas hoje pela Federação Portuguesa de Ciclismo para a realização da Volta a Portugal foram “bem acolhidas” pela Direção-Geral da Saúde, que posteriormente emitirá um parecer sobre a viabilidade da prova no âmbito da pandemia da covid-19.
“A reunião de hoje foi uma reunião de trabalho, na qual o plano gizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo foi apresentado à Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. As propostas preconizadas pela Federação foram bem acolhidas, mas um parecer oficial da DGS será emitido posteriormente”, revelou à Lusa fonte federativa.
A mesma fonte esclareceu que esse parecer da DGS irá “ajudar o Governo a decidir acerca da realização ou não da Volta a Portugal”.
O plano foi apresentado pelo diretor clínico da FPC, Filipe Lima Quintas, que acompanhou na reunião o presidente do organismo, Delmino Pereira, e dois elementos da Podium, Vasco Empis e Joaquim Gomes, diretor da maior prova velocipédica nacional.
A Volta a Portugal, cuja 82.ª edição está agendada entre 29 de julho e 09 de agosto, não foi afetada pela suspensão do calendário decretada pela União Ciclista Internacional devido à pandemia da covid-19, que se estende até 01 de julho para todas as provas e até 01 de agosto para as da categoria WorldTour.
Em 05 de maio, o presidente da FPC reconheceu à Lusa que poderia haver condicionalismo à presença de público na Volta a Portugal e garantiu um "compromisso máximo na defesa da saúde de todos os intervenientes" na prova.
"Estamos a planear e desenvolver o evento para que tenha toda a qualidade sanitária exigível. É um processo complexo, porque, além da presença do público, há outras condicionantes. Vamos fazer tudo com o compromisso máximo na defesa da saúde de todos os intervenientes", garantiu Delmino Pereira.
O dirigente explicou então que a federação estava “a trabalhar numa lógica inspirada nas regras que estão a ser desenvolvidas para a Volta a França", onde também estão a ser pensadas estratégias para limitar aglomerados de pessoas durante as etapas.
"Se a Volta a França, que tem uma dimensão enorme comparada com a nossa Volta a Portugal, se vai realizar, e num país que foi muito mais afetado pela pandemia, nós acreditamos que também podemos fazer, com todos os cuidados, esta prova tão importante para o ciclismo nacional", acrescentou Delmino Pereira.
Portugal contabiliza pelo menos 1.436 mortos associados à covid-19 em 32.895 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da DGS divulgado hoje.
Fonte: Lusa

“Pogacar com menor pressão no Tour devido ao adiamento da prova”


"As pessoas não esperam muito de mim", disse o ciclista esloveno
Por: Lusa
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) assumiu esta terça-feira que competirá com "menos pressão e expectativas" na Volta a França, devido ao adiamento da prova e à incerteza que a rodeia em resultado da pandemia de covid-19.
"Penso que há menos expectativas nos meus ombros agora. As pessoas não esperam muito de mim, depois da pandemia. Algumas nem acreditam que haverá Tour", disse o jovem esloveno, de 21 anos, ao site especializado Cyclingnews.
Está previsto que o vencedor da Volta ao Algarve de 2019 e terceiro classificado da Vuelta do ano passado lidere a UAE Emirates, equipa dos portugueses Rui Costa e Ivo e Rui Oliveira, no Tour, mas Pogacar demonstrou dúvidas quanto à realização da 'Grande Boucle'.
"Ainda está tudo no ar, no entanto, se houver Volta a França este ano, é muito cedo para eu pensar num resultado na classificação geral. Espero preparar-me bem e farei tudo ao meu alcance, mas não posso falar já sobre resultados. Claro que quero estar na frente, com os melhores, e tentar atacar, mas sei que irá ser difícil", avaliou.
A Volta a França, que iria originalmente decorrer entre 27 de junho e 19 de julho, foi adiada para o período entre 29 de agosto e 20 de setembro devido à pandemia da covid-19, sendo a primeira das três 'grandes' Voltas a ir para a estrada, pouco depois da retoma, em 01 de agosto, das provas WorldTour, suspensas desde março.
"[O Tour] pode ser ainda mais duro, uma vez que muitos ciclistas que iriam estar no Giro e na Vuelta irão optar pelo Tour agora, o que significa que a competição será ainda maior", sustentou o ciclista.
O vencedor da Volta a França do Futuro de 2018, que recentemente prolongou o seu contrato com a UAE Emirates até 2024, disse ainda não ter definido o calendário de preparação para a prova francesa, que poderá incluir provas de um dia e o Critério do Dauphiné, agendado entre 12 e 16 de agosto.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 373 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Cerca de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com