quinta-feira, 16 de julho de 2020

“Nairo Quintana regressa à estrada no Desafio Mont Ventoux”


Ciclista colombiano recuperado de atropelamento durante um treino
Por: Lusa
Foto: EPA
O ciclista colombiano Nairo Quintana (Arkéa-Samsic) vai voltar à competição no Desafio Mont Ventoux, a 6 de agosto, depois de ter recuperado de um embate com um automóvel e regressado aos treinos, anunciou esta quinta-feira a equipa.
O ciclista, de 30 anos, que procura estrear-se a vencer na Volta a França, depois de já ter vencido o Giro (2014) e a Vuelta (2016), vai escalar o 'Gigante de Provença' duas vezes no Desafio, um dia antes de participar no Tour de l'Ain, a caminho da partida de Nice, em 29 de agosto, do Tour.
Quintana viaja para a Europa no domingo, ao lado de outros ciclistas e desportistas colombianos, após ter embatido com um automóvel no início de julho, tendo voltado aos treinos na segunda-feira, sem limitações físicas.
Fonte: Record on-line

“A loucura de Tiago Ferreira: 24 horas de BTT a subir e a descer”


Olímpico português vai desafiar-se num evento inusitado
Com as competições paradas devido à situação de incerteza em torno da pandemia de Covid-19, grande parte dos atletas procuram desafios nesta fase para manterem a forma mas também para se motivarem. É o caso do atleta olímpico Tiago Ferreira, que na próxima semana se irá lançar num inusitado e exigente desafio, no qual se propõe a tentar pedalar durante 24 horas numa BTT, numa subida com 1,5 quilómetros de extensão (com 214 metros de desnível), tendo como objetivo atingir a maior distância e desnível possíveis.

O desafio será realizado no dia 22 de julho, na próxima quarta-feira, num evento que para o atleta será uma experiência totalmente nova. "É completamente diferente de tudo aquilo que foi a minha carreira desportiva até agora, porque eu sempre tive muito focado no que era competição, corridas... É um desafio que vai muito além de testar o limite do ser humano, de desportista, porque até agora ainda não foi feito", explicou o atleta de Viseu, em declarações à Red Bull.
Uma ideia que, refira-se, surgiu precisamente à 'boleia' da marca austríaca. "A ideia surgiu há dois anos numa viagem que fiz à Áustria, onde realizei testes no Centro de Alto Rendimento da Red Bull. As subidas e descidas em terrenos muito exigentes são a minha especialidade por isso pensei em estabelecer um novo recorde do Mundo. Esta tentativa, que é cem por cento inédita, consiste em pedalar durante 24 horas seguidas num circuito florestal com 214 metros de desnível!", explicou Tiago Ferreira.

O evento será realizado em ambiente privado e numa localização que permanecerá no segredo dos deuses, até para evitar que se possam criar aglomerações de pessoas nesta fase de pandemia. O que se sabe é apenas o comprimento da subida escolhida (1,5 quilómetros), o desnível (214 metros) e a duração alvo (24 horas). O resto estará por conta das pernas do atleta, que no currículo tem cinco títulos de campeão nacional, dois de campeão europeu e um mundial. O objetivo é claro: bater um recorde mundial.
Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal, nova data”


Federação trabalha para organizar a Volta a Portugal em setembro e outubro
Por: José Carlos Gomes
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a trabalhar para que a Volta a Portugal possa realizar-se entre 27 de setembro e 5 de outubro. A nova data já está inscrita no calendário da União Ciclista Internacional e o projeto foi hoje apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente da FPC, Delmino Pereira, e o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, foram recebidos em audiência pelo chefe de Estado, sensibilizando-o para o valor estratégico e para o interesse nacional da Volta a Portugal.
Tendo em conta as circunstâncias especiais vividas no país e no mundo, a Federação Portuguesa de Ciclismo assumiu a responsabilidade de colocar o evento na estrada por considerar a prova fulcral para a defesa do direito ao trabalho de todos aqueles que têm no ciclismo a sua profissão e modo de vida e por ser esse o sentimento geral da comunidade velocipédica nacional, das Associações Regionais aos ciclistas e equipas profissionais.
Além disso, a Volta a Portugal é também muito importante para a vivência sociocultural dos portugueses e para a dinamização da economia, ao longo dos diferentes territórios locais unidos pela caravana da corrida. Mais ainda num ano como este, em que as dinâmicas internas de turismo e ocupação hoteleira são essenciais para a economia do país. O ciclismo pretende dar o seu contributo.
A Volta a Portugal tem em conta a situação pandémica e compromete-se a criar um evento seguro, aplicando as normas acordadas com a Direção-Geral da Saúde para que a festa do ciclismo atravesse diferentes concelhos e freguesias do país sem colocar em risco a saúde das populações locais nem dos diferentes membros da caravana desportiva da competição.
Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com