domingo, 15 de outubro de 2023

“Rui Costa deve rumar à EF Education-EasyPost”


Veterano ciclista português, que realizou uma excelente temporada em 2023, termina contrato com a Intermarché-Circus-Wanty

 

Rui Costa deverá em breve ser anunciado commo reforço da equipa norte-americana EF Education-EasyPost para 2024. A notícia é, este domingo, avançada pela Global Cycling Network (GNC). O ciclista português de 37 anos, recorde-se, termina contrato com a Intermarché-Circus-Wanty, que já havia anunciado a sua saída no final do presente ano.

Depois de ser apontado como possível um regresso de Rui Costa à Movistar, este deverá afinal optar pela EF Education, equipa que conta no plantel com ciclistas como Richard Carapaz. Rigoberto Uran, Neilson Powless ou Ben Healy.

Para além de Rui Costa, deverá contar com vários outros reforços.

Rui Costa fechou este domingo com chave de ouro uma das suas melhores temporadas dos últimos tempos, com o triunfo na Taça do Japão, ainda com as cores da Intermarché-Circus-Wanty. Um resultado que lhe permitiu terminar a temporada no Top-40 do ranking mundial, depois de em 2023 ter ganho também o Trofeo Calvià, a Volta à Comunidade Valenciana, onde conquistou ainda uma etapa, e vencido igualmente uma tirada da Volta a Espanha.

Fonte: Sapo on-line

“Melanie Santos não concluiu Taça do Mundo de Brasília”


Triatleta italiana, Alice Betto, venceu a competição

 

Por: Lusa

A portuguesa Melanie Santos foi este domingo uma das desistentes na Taça do Mundo de triatlo de Brasília, com a italiana Alice Betto a sagrar-se vencedora da competição.

A triatleta portuguesa, que foi 25.ª em Pontevedra, Espanha, no mês passado, continua à procura de pontos para os Jogos Olímpicos Paris'2024, sendo atualmente a 61.ª no ranking de acesso.

O triatlo de Brasília, composto por 1.500 metros de natação, 40 quilómetros de bicicleta e 10 de corrida a pé, foi completado por Alice Betto em duas horas e cinco segundos.

Na segunda posição concluiu a norte-americana Katie Zaferes, a 10 segundos da vencedora, e em terceiro ficou a mexicana Rosa Maria Tapia, a 22.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa vence Taça do Japão”


Ciclista português fecha com chave de ouro uma época em que voltou aos grandes resultados com as cores da Intermarché-Circus-Wanty

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Costa

Rui Costa ganhou este domingo a Taça do Japão, fechando com chave de ouro uma época em que voltou aos grandes resultados com as cores da Intermarché-Circus-Wanty.

O ciclista português cortou a meta, no final dos 133,9 quilómetros percorridos em circuito em Utsunomiya, à frente do alemão Felix Engelhardt (Jayco AlUla), que foi segundo com as mesmas 03:28.22 horas do vencedor. O francês Guillaume Martin (Cofidis) foi terceiro, a dois segundos.

"Ganhar a Taça do Japão é especial para mim. Em janeiro, conquistei a minha primeira corrida da época em Maiorca [Trofeo Calvià]. Nove meses depois, venço a minha última prova da temporada no Japão. Também é o 20.º triunfo da minha equipa em 2023. Estou feliz e orgulhoso", declarou o campeão mundial de fundo de 2013.

O poveiro de 37 anos regressou este ano ao mais alto nível no pelotão internacional, somando cinco vitórias: além do Trofeo Calvià e da Taça do Japão, conquistou uma etapa na Volta a Espanha e a geral na Volta à Comunidade Valenciana, onde também venceu uma etapa.

De despedida da Intermarché-Circus-Wanty, com a qual não chegou a acordo para renovar apesar dos êxitos de 2023, Rui Costa deverá anunciar a sua próxima equipa nos próximos dias.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom Melgaço”


Felipe Orts e Laura Verdonschot triunfantes em Melgaço

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Felipe Orts (Burgos-BH) e a belga Laura Verdonschot (De Ceuster-Bonache) venceram, neste domingo, em Melgaço, as corridas de elite da primeira prova da Taça de Ciclocrosse Credibom.

Após um verão que se prolongou pelas primeiras semanas de outono, a chuva brindou os quase 300 participantes na corrida deste domingo, dando contexto e coerência ao início da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disciplina-rainha do inverno velocipédico.

Felipe Orts chegou ao alto Minho como favorito para a competição masculina de elite, valendo-se do top 10 no ranking mundial de ciclocrosse. No entanto, também abordou a corrida portuguesa após duas provas na Galiza, quinta-feira e ontem, nas quais foi batido pelo neerlandês Jens Dekker (Orange Babies Cycling Team).

Disposto a obter a desforra, Felipe Orts atacou cedo e isolou-se no início da prova. Jens Dekker respondeu bem, com um desempenho em progressão até cerca de metade da corrida. O espanhol conseguiu, todavia, guardar energia para manter o adversário á distância.

No final, Felipe Orts triunfou com 26 segundos de vantagem sobre Jens Dekker. O terceiro, a 1m21s, foi o espanhol Kevin Suárez (Nesta-MMR CX Team). O melhor português foi o jovem Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), 11.º, a 5m10s.


A corrida feminina de elite foi uma fotocópia do Ciclocrosse Internacional de Ribadumia, que ontem aconteceu na Galiza. As seis primeiras na prova minhota foram as mesmas corredoras – e pela mesma ordem – que monopolizaram o ciclocrosse galego.

A belga Laura Verdonschot não deu a menor hipótese à concorrência. Isolou-se na primeira volta e controlou a corrida a partir da frente para vencer com 20 segundos de vantagem sobre a espanhola Lucia González (Nesta-MMR CX Team). A terceira foi Sofia Rodríguez (Nesta-MMR CX Team), a 56 segundos. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) fez uma corrida em progressão, acabando no sétimo lugar, com o estatuto de melhor portuguesa, a 4m25s da vencedora.

Os espanhóis dominaram as corridas de juniores. Hodei Muñoz (Alimco Campagnolo) foi o melhor masculino e Lorena Patiño (XSM) impôs-se entre as femininas. Em cadetes brilharam João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Inês Fontinhas (Guilhabreu MTB).

Apesar da concorrência espanhola, as corridas de masters assistiram ao domínio português. Registaram-se os triunfos dos masters 30 Fábio Oliveira e Ana Barata, dos masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), do master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e do master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A primeira corrida do dia, não pontuável para a Taça de Portugal, foi a de juvenis. Os vencedores foram Aarón Rodríguez e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica).

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom irá prosseguir com um fim de semana de duas corridas. No dia 28 de outubro corre-se a segunda prova pontuável, em Oliveira de Azeméis, e no dia seguinte disputa-se a terceira etapa da Taça, em Vouzela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com