quarta-feira, 18 de outubro de 2023

“Rui Costa vai representar a EF Education-Easy Post em 2024”


Ciclista português que venceu uma etapa da edição 2023 da 'Vuelta' não conseguiu chegar a acordo com a Intermarché-Circus-Wanty para a renovação do contrato

 

Por: Lusa

O ciclista português Rui Costa, campeão mundial de fundo em 2013, vai representar a EF Education-EasyPost em 2024, anunciou hoje a equipa norte-americana.

“Aos 37 anos, Rui será um dos mais experientes corredores do plantel. Apesar de estar entusiasmado para orientar os ‘rookies’ da equipa, está igualmente desejoso de aprender”, destaca a EF Education-EasyPost, no seu sítio oficial, revelando que o contrato é válido para 2024.

O poveiro não chegou a acordo com a Intermarché-Circus-Wanty para renovar contrato, apesar de ter sido com as cores da equipa belga que regressou às vitórias, após um interregno de dois anos e meio.

Esta temporada, Costa somou cinco triunfos, o mais importante dos quais na Volta a Espanha, onde venceu a 15.ª etapa. O português ganhou a sua primeira corrida do ano, o Trofeo Calvià, e a última, a Taça do Japão, além da geral da Volta à Comunidade Valenciana, na qual conquistou ainda uma etapa.

“Os objetivos são continuar a ganhar. Ter iniciado esta época a vencer e acabá-la a ganhar traz-me motivação adicional para o próximo ano”, assumiu o ciclista luso, citado no comunicado da formação norte-americana.

Único português campeão mundial de fundo (2013), o ciclista de 37 anos conta no currículo com 32 vitórias, entre as quais se destacam três etapas na Volta a França, três triunfos consecutivos na geral da Volta à Suíça (2012-2014), o Grande Prémio de Montreal (2011), dois títulos nacionais de fundo (2015 e 2020) e dois de contrarrelógio (2010 e 2013).

“Estou a crescer a cada ano e a aprender, apesar da minha idade. [O ciclismo] é uma paixão. Sou profissional há aproximadamente 17 anos e continuo tão entusiasmado como há 15 anos, quando o ciclismo era tudo para mim”, destacou.

Costa, que iniciou a carreira profissional no Benfica (2007-2008), vai cumprir a 16.ª temporada no WorldTour, escalão máximo do ciclismo mundial ao qual chegou em 2009, quando assinou pela Caisse d'Epargne.

O experiente ciclista, conhecido no pelotão pelo seu calculismo e leitura de corrida, permaneceu na estrutura espanhola, posteriormente ‘batizada’ Movistar, cinco épocas, antes de se mudar para a Lampre-Merida (2014-2016). Assinou pela UAE Emirates em 2017, tendo-se convertido num gregário nos últimos anos que passou na equipa dos Emirados Árabes Unidos.

“Um corredor como o Rui, que corre no World Tour há tantos anos, sabe como ganhar. Mais do que isso, sabe como transformar ‘quase-vitórias’ em vitórias. A sua experiência será um recurso poderoso para esta equipa”, considerou o diretor-executivo da EF Education-EasyPost, Jonathan Vaughters.

Fonte: Sapo on-line

“Paris'2024: Portugal com três ciclistas nas provas de estrada”


Quotas ainda terão de ser confirmadas pela UCI e pelo Comité Olímpico de Portugal

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Portugal vai ter três ciclistas (dois homens e uma mulher) nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris'2024, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), após a atualização do ranking mundial de final da temporada.

No setor masculino, Portugal terminou o ano na 12.ª posição da hierarquia mundial e vai estar representado por apenas dois ciclistas, apesar de ter sido a melhor colocação dos últimos três ciclos olímpicos (14.º para o Rio'2016 e 23.º para Tóquio'2020).

Contudo, a redução do pelotão masculino faz com que Portugal repita os dois representantes de Tóquio, ficando a dois dos presentes no Rio de Janeiro.

Graças ao sexto lugar de Nelson Oliveira no último Mundial, Portugal vai ter dois representantes no contrarrelógio, sendo que serão os mesmos dois ciclistas a competir igualmente na prova de fundo.

O 45.º posto no ranking feminino permite a Portugal levar uma ciclista a Paris, o que deverá representar o regresso do ciclismo feminino, 28 anos depois da presença de Ana Barros em Atlanta1996.

O melhor resultado português em provas de estrada de ciclismo aconteceu em Atenas'2004, quando Sérgio Paulino conquistou a medalha de prata na prova de fundo.

Estas quotas ainda terão de ser confirmadas pela União Ciclista Internacional (UCI) e pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com