sábado, 4 de fevereiro de 2023

“Rui Costa sobe ao sexto lugar na Volta à Comunidade Valenciana”


Ciclista português está a 14 segundos do líder Tao Geoghegan Hart

 

Foto: Volta a La Comunitat Valenciana

O ciclista português Rui Costa (Intermarché-Wanty-Circus) subiu este sábado a sexto na geral da Volta à Comunidade Valenciana, após a quarta e penúltima etapa ganha pelo britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS).

Hart, de 27 anos, impôs-se no Alto de la Cueva Santa ao cabo de 4:32.00 horas, 181,6 quilómetros volvidos e iniciados em Burriana, batendo o compatriota Thomas Gloag (Jumbo-Visma), segundo, e o líder da geral, o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), terceiro. Foi um grupo restrito a discutir a vitória no topo da subida de segunda categoria, com Rui Costa a 'entrar' no sétimo lugar e junto dos melhores.

O português, que segue em boa forma neste arranque da época, em que já venceu o Troféu Calvià, na estreia pela equipa belga, é agora sexto na geral, a 14 segundos do líder.

Ciccone tem quatro segundos de vantagem para Geoghegan Hart que, não fosse a relegação por 'sprint' irregular na segunda tirada, seria agora líder, a um dia do fim, com o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) em terceiro, a sete.

A 74.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana termina no domingo com a quinta etapa, que liga Paterna a Valência em 93,2 quilómetros que incluem duas subidas categorizadas, uma delas de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua estreia-se em 2023 na Prova de Abertura Região de Aveiro”


Por: Xavier Silva

A Região de Aveiro será palco, no próximo fim de semana, do arranque da época nacional de ciclismo de estrada. No sábado, as equipas e o calendário serão apresentados o Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro. No domingo corre-se a Prova de Abertura - Região de Aveiro, início da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua irá fazer as suas primeiras pedaladas de 2022 no domingo. A Prova de Abertura - Região de Aveiro, primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, vai ligar Estarreja a Ílhavo, passando pelos diversos concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro, num itinerário de 165,7 quilómetros.

O traçado, maioritariamente plano, terá na subida de Talhadas, sensivelmente a meio da prova, a maior oportunidade para quem não pretender uma chegada ao sprint tentar descartar os homens rápidos. Vão participar as equipas continentais e de clube portuguesas e ainda alguns blocos amadores vindos de Espanha. A partida será dada às 12h00, prevendo-se que a chegada aconteça perto das 16h00.

Para esta competição e de forma excecional poderão alinhar no máximo 10 ciclistas por equipa. No nosso alinhamento para esta prova consta o estreante Rafael Barbas que irá fazer a sua primeira prova como profissional. Completam a equipa Gonçalo Carvalho, António Barbio, João Matias, Bruno Silva, Leangel Linarez, Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Gonçalo Amado e Rui Carvalho.

No arranque da temporada, Gustavo Veloso na antevisão a esta prova afirma que “Agora no 2º ano como Diretor Desportivo esta é uma prova na qual todos temos muitas ambições. O ano passo vencemos e este ano trabalhamos muito para poder estar na luta, não só desta corrida, mas também estar bem nas provas de início de temporada. Partimos com humildade e ambição para dignificar os nossos patrocinadores”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Sala cheia na apresentação da ABTF Betão-Feirense”


Equipa Continental UCI apresentada no Europarque de Santa Maria da Feira

 

Por: Helena Dias

Fotos: Humberto Barbosa

Foi com sala cheia que o plantel da ABTF Betão-Feirense foi recebido no Europarque, em Santa Maria da Feira, para a apresentação oficial da equipa continental de ciclismo para a época de 2023. Entre os dez corredores destaca-se a experiência e liderança de António Carvalho, que contará a seu lado com o norte-americano Barry Miller, o colombiano Santiago Mesa e um vasto leque de juventude com os dois campeões nacionais sub-23 Afonso Eulálio e Pedro Andrade a encabeçarem o grupo de jovens completo por Diogo Oliveira, Fábio Oliveira, Francisco Moreira, Francisco Pereira e Ivo Pinheiro.


Para Joaquim Andrade, “Esta apresentação da equipa ABTF Betão-Feirense foi uma enorme satisfação. Percebemos que temos muitas pessoas focadas em nós e a apoiar-nos. A presença de todos é uma motivação muito grande para a época que irá iniciar este domingo. Sentimos que se criou uma grande expectativa em nosso redor. Temos uma equipa forte e acreditamos que será uma das referências esta época. Tudo iremos fazer para dar alegrias a todas as pessoas que nos apoiam, as que estiveram aqui e as que não puderam estar, mas apoiaram desde casa”, rematou o diretor-desportivo.


Entre as individualidades presentes destacaram-se os administradores da ABTF-Betão Danny Tavares e Fátima Tavares e o presidente do Clube Desportivo Feirense Rodrigo Nunes, que referiu o orgulho que sente por este projeto e a importância de trabalhar diariamente para serem uma equipa de referência do ciclismo nacional.

Também presentes estiveram o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Emídio Sousa, o vereador do desporto Mário Jorge Reis, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira e o presidente do Sport Ciclismo São João de Ver Fernando Vasco Costa.


Sendo Santa Maria da Feira o único concelho detentor de seis vencedores da Volta a Portugal, procedeu-se a uma homenagem conjunta entre o Clube Desportivo Feirense e a Câmara Municipal aos heróis feirenses da Volta: a título póstumo Sousa Cardoso, Fernando Mendes e Joaquim Sousa Santos, representados por familiares, e Mário Silva, Joaquim Andrade e Fernando Carvalho, que recordou com emoção e lágrimas o papel fundamental que o seu treinador Fernando Mendes teve na sua vitória da Volta, sendo dos seis o único vencedor ao serviço do Feirense.

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense
















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com