sexta-feira, 30 de junho de 2023

“Caramulo Motorfestival regressa nos dias 8 a 10 de setembro maior do que nunca”


Fotos: Pedro Ramos Santos

• Rampa Histórica Michelin, passeios e concentrações celebram o espírito dos clássicos

• Vários pilotos convidados, entre os quais Jean-Phillipe Imparato, Carlos Tavares, José Pedro Fontes, Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Rita Vieira, Joaquim Santos, entre outros

• Evento e solidário sustentável, com projectos como a Race for Good e The Good Drive, e campanha de sensibilização ambiental “O Caramulo não é um cinzeiro”

• Novidades incluem o reforço nos acessos, estacionamento e alimentação, monolugares de Fórmula 1 no CEC e “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”

• Evento gratuito, com programação abrangente para famílias e público em geral  

A 18º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 8, 9 e 10 de Setembro.


A Rampa Histórica Michelin, a prova anualmente realizada durante o Caramulo Motorfestival, e direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, terá novamente a sua parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra - Secção de Desportos Motorizados.

Na categoria de Chronomasters, os automóveis pré-guerra e nos Formula V serão o grande destaque. Já na categoria Speedmasters, a aposta centra-se nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.


Este ano, decorrerá também um tributo ao Team Diabolique, equipa com um enorme palmarés no panorama automobilístico nacional, com a presença do piloto Joaquim Santos, tetracampeão nacional de Ralis, e de uma das suas máquinas de corridas lendárias, o Lancia Stratos.

Como é apanágio do Motorfestival, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Jean-Phillipe Imparato, Carlos Tavares, Nuno Caetano, Rita Vieira, Joaquim Santos, José Lameiro, Joaquim Rino, António Araújo Pereira, Hipólito Pires, José Pedro Fontes, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, entre outros.


Porque dos clubes e dos colectivos de entusiastas de automóveis clássicos também se faz o Caramulo Motorfestival, o evento terá passeios do Driver’s Cult, com um parque reservado para todos os automóveis que acompanham este colectivo, do Clube Português de Automóveis Antigos, que trará os seus participantes trajados “à época”, assim como o Dia Alfa, do Alfa Romeo Clube de Portugal, além de passeios monomarca da Aston Martin e ainda a presença do Clube Twingo PT, que celebrará os 30 anos do simpático modelo da Renault, que marcou a década de 90.


 

Um festival cada mais vez solidário e sustentável

 

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival.

O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal. Na edição de 2022 do Caramulo Motorfestival, mais de 20 crianças tiveram a oportunidade única de subir a Rampa do Caramulo em desfile, num automóvel clássico.


Em parceria com a Tabaqueira, o Caramulo Motorfestival levará a cabo a campanha “O Caramulo não é um cinzeiro”, uma campanha de sensibilização ambiental, que procura alertar e encorajar os consumidores a depor devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros.

 

O universo das duas rodas em destaque

 

“As duas rodas vão estar também em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes”, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas. No universo das motos, destaque ainda para o Encontro das Cinquenta, o Passeio das Motas Antigas e a concentração Vespa Caramulo.


O Caramulo Motorfestival vai contar com o Trial Show, que dá aos visitantes a oportunidade de assistirem a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais.

Este ano irá realizar-se, pela primeira vez, a “Volta ao Museu do Caramulo de Bicicleta Antiga”, organizada pela Relíquias da Bairrada, onde todos os visitantes do Caramulo Motorfestival poderão trazer a sua bicicleta antiga e fazer parte deste desafio em duas rodas, com vestuário ciclístico apropriado à época das bicicletas participantes.

 

Museus e Exposições para visitar

 

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.

A edição de 2023 será também assinalada pela exposição temporária “Lamborghini: 60 Anos a cortar o vento”, com um alinhamento histórico, composto pelos mais raros e emblemáticos modelos da Lamborghini, cobrindo as suas seis décadas de produção de automóveis desportivos e de alta performance.

Já no Caramulo Experience Center, o novo espaço museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, que celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, poderão ser vistos, até ao dia 15 de Setembro, dois monolugares de Fórmula 1, um Jordan 199 e Sauber C18, ambos de 1999, e pertencentes ao período em que os motores V10 dominavam a categoria máxima do desporto automóvel.

 

Um programa para toda a família

 

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento assim como entrada livre.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores, e uma pista de Slot Cars, com corridas para todas as escalas e idades.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um novo desafio: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo.

Seja um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado.

Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival, tais como experiências de co-drive em máquinas lendárias conduzidas por pilotos convidados, merchandising e brindes exclusivos, entre outros.

 

Reforço nos acessos, estacionamento e alimentação

 

Cientes dos desafios que um festival em crescimento apresenta, a organização do Caramulo Motorfestival, em parceria com a autarquia local e restantes autoridades, tem desenvolvido esforços para melhorar a experiência dos visitantes e reduzir constrangimentos adjacentes.

Neste sentido, foi desenvolvido um plano de acessos e de estacionamento, com a criação de quase 1000 novos lugares de estacionamento em locais situados dentro, ou à porta, da vila do Caramulo, assim como a implementação de um serviço de transporte gratuito e contínuo, para transportar os visitantes destes parques até ao centro do evento.

Por outro lado, foi criado uma terceira praça de alimentação, com o objectivo de incrementar a oferta e variedade disponíveis, assim como a capacidade de resposta nos momentos de pico.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“3ª Ultra-Maratona BTT Cabeça Gorda


A “3ª Ultra-Maratona BTT Cabeça Gorda” organizada pelo BTT Ferrobico realiza-se no dia 23 de setembro 2023 (sábado) em Cabeça Gorda – Beja e percorre as freguesias de rurais do concelho de Beja, Mértola, Serpa e Castro Verde tendo passagem pelo Pulo do Lobo.

Fica a par de todas as novidades no site www.bttferrobico.com ou nossa página do Facebook em www.facebook.com/bttferrobico.crdcg

O Pulo do Lobo, que se encontra entre os 33 e os 35 metros de altitude, é um desnível muito estreito no qual existe uma fenda por onde se precipitam as águas do Guadiana. Este desnível é consequência dos efeitos provocados ao longo dos tempos pelas várias eras geológicas.

Segundo diz a lenda um homem audaz ou uma fera acossada poderiam transpor de um salto este desnível. É pelo vale fundo, que se irá progressivamente arredondando, que o Guadiana corre até às proximidades de Mértola.


O traçado possui aproximadamente 140 quilómetros e um acumulado de 2500 metros.

O evento será disputado em caminhos e estradas rurais de terra batida e ocasionalmente em estradas asfaltadas, onde será necessária especial atenção por parte dos participantes.

Não existirão marcações físicas no percurso. O seguimento do mesmo faz-se com recurso exclusivo do GPS. Os tracks GPS serão enviados aos participantes na semana anterior ao evento.

 

Categorias:

 

Elites Masculino - de 18 a 29 anos

Masters 30 Masculino - de 30 a 39 anos

Masters 40 Masculino - de 40 a 49 anos

Grand Masters Masculino - 50+ anos

Feminino

Duplas Masculino

Duplas Feminino

Duplas Mistas

E-Bike

Gravel

 

Em BTT, E-Bike ou Gravel

 

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Vídeo promocional em:

3ª Ultra Maratona BTT Cabeça Gorda 2023 - Video Promocional - YouTube

Fonte: BTT Ferrobico

“Tour 2023: Como é que se reforça a segurança na descida do Col de la Loze? Com colchões”


A medida inscreve-se também numa iniciativa da União Ciclista Internacional (UCI), que hoje apresentou uma nova comissão, denominada SAFER (‘mais seguro’, na tradução do inglês), destinada a melhorar a segurança dos corredores

 

Por: Lusa

A organização da Volta a França vai instalar colchões na descida do Col de la Loze, o ponto mais alto da 110.ª edição atravessado durante a 17.ª etapa, revelou hoje Christian Prudhomme.

Esta decisão da organização foi tomada, segundo o diretor do Tour, ainda antes da morte do suíço Gino Mäder durante a Volta à Suíça o ciclista de 26 anos saiu em frente numa curva, enquanto descia na quinta etapa, e caiu numa ravina, acabando por morrer no dia seguinte -, mas, depois de “um drama que ninguém quer reviver” reveste-se de particular significado.

A medida inscreve-se também numa iniciativa da União Ciclista Internacional (UCI), que hoje apresentou uma nova comissão, denominada SAFER (‘mais seguro’, na tradução do inglês), destinada a melhorar a segurança dos corredores numa altura em que os acidentes graves são cada vez mais numerosos.

“A segurança dos ciclistas é uma busca permanente”, defendeu o diretor do Tour, ao indicar que a organização vai instalar colchões de 30 metros de largura, utilizados nos Mundiais de esqui em Courchevel e Méribel em fevereiro, “para caso um corredor caia nesse local, não deslize para o vazio”.

Christian Prudhomme enalteceu ainda o trabalho das comunidades para que as estradas que a 110.ª edição da Volta a França vai percorrer estejam em bom estado e lembrou que um novo sistema de sinalização, testado há três semanas no Critério do Dauphiné, estará igualmente em vigor para assinalar atempadamente os perigos.

“Estamos mais atentos, mas nunca haverá uma solução a 100%. O ciclismo é um desporto magnífico, mas cruel”, notou.

A ‘Grande Boucle’ vai ainda homenagear Gino Mäder retirando o dorsal 61 este ano. O espanhol Mikel Landa, líder da Bahrain Victorious, que era a equipa do suíço, vai envergar o número 62.

“A morte de um ciclista é um drama absoluto. O Gino sonhava participar no Tour, pelo que tivemos esta ideia e propusemo-la à equipa, que a transmitiu à sua família. Eles disseram imediatamente que sim”, revelou Prudhomme.

Em 15 de junho, Mäder, de 26 anos, caiu na descida a caminho da meta, no fim de 211 quilómetros acidentados entre Fiesch e La Punt, juntamente com Magnus Sheffield (INEOS), e foi reanimado pelo médico da corrida, antes de ser transportado de helicóptero para o hospital.

No dia seguinte, a Bahrain Victorious anunciou que “Gino perdeu a batalha para recuperar das graves lesões que sofreu”.

Profissional desde 2019, Mäder tinha três vitórias, uma delas na Volta a Itália em 2021, ano em que conseguiu a sua melhor prestação em grandes voltas, ao ser quinto na Volta à Espanha.

O suíço também era conhecido pela luta por causas e, em 2022, doou um franco suíço por cada ciclista que ficasse atrás de si nas provas em que participou.

A 110.ª Volta a França arranca no sábado em Bilbau (Espanha), com os portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) entre os 176 ciclistas participantes, e termina em 23 de julho em Paris, com os Campos Elísios a testemunharem a ‘coroação’ do sucessor do dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Fonte: Sapo on-line

“Antigo diretor adjunto da W52/FC Porto suspenso 25 anos pela ADoP”


Boletim de ocorrências refere que José Rodrigues foi castigado pela posse de "substância e método proibidos"

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: W52/FC Porto

José Rodrigues, que era massagista e diretor adjunto da W52/FC Porto na altura em que foi desencadeada a operação Prova Limpa, foi suspenso pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por 25 anos.

O boletim de ocorrências sobre as suspensões da ADoP refere que o elemento do staff da ex-equipa foi castigado pela posse de "substância proibida e método proibido". Estas substâncias são: betametazona, efedrina, metanfetamina, fenetilina, hormona de crescimento humano, IGF, EPO, anfetamina, corticotrofina, hidrocortisona e glucocorticoides.

José Rodrigues só poderá voltar à actividade no dia 17 de julho de 2047.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa: "Já são 11 Voltas a França. Sem dúvida, uma bagagem muito interessante"


Ciclista português disse ter os objetivos claros para a 110.ª Volta a França, nomeadamente o de ‘caçar’ etapas

 

Por: Lusa

Foto: Twitte Rui Costa

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) disse ter os objetivos claros para a 110.ª Volta a França em bicicleta, parecidos com aqueles que tinha nas primeiras das suas 11 participações na prova, nomeadamente o de ‘caçar’ etapas.

“Já são 11 Voltas a França. Sem dúvida, uma bagagem muito interessante, depois destes anos. Fui adquirindo sempre muita experiência no Tour, é uma prova que eu admiro, que adoro fazer, sabendo das circunstâncias, da dureza, do grau de dificuldade que é correr uma Volta a França. Para mim, é sempre uma oportunidade estar aqui e uma ilusão enorme estar de volta ao Tour. Face a ter este ano novamente os objetivos claros, a ter mudado de equipa, tudo isso é novo para mim, o que faz que tenha uma ambição superior e boa para este ano”, explicou.

Em declarações recolhidas pela assessoria de imprensa da Intermarché-Circus-Wanty e enviadas à agência Lusa, já que o ciclista poveiro não esteve disponível para uma entrevista, Rui Costa estimou que os seus objetivos para a prova que arranca no sábado, em Bilbau (Espanha), são “parecidos àqueles que trazia” nos seus primeiros anos no WorldTour, primeiro escalão do ciclismo ao qual chegou em 2009, precisamente o seu ano de estreia na ‘Grande Boucle’.

“No último Tour que eu fiz [2021], as ideias vinham claras, que era para ajudar a equipa, para ajudar o Tadej [Pogacar] a ganhar o Tour. E este ano volto a ter novas aspirações, que é voltar a poder lutar por uma etapa e quem sabe poder ganhar. Não é fácil. Todos os que aqui estão querem ganhar. Vamos dar o nosso melhor, o objetivo tanto meu como da equipa é, no fundo, poder levar uma vitória de etapa. Seria o maior objetivo e, depois, também temos o objetivo que é o Louis Meintjes tentar novamente o ‘top 10’”, revelou.

O antigo campeão mundial de fundo (2013) assumiu que, apesar de a preparação para a Volta a França ter sido feita, “talvez não chegue no auge da condição, porque as coisas na Volta à Suíça não correram da melhor forma”, devido ao abandono precoce da sua equipa, motivado pela trágica morte do ciclista suíço Gino Mäder, de 26 anos.

“No final, posso dizer que o ritmo competitivo não é o esperado, mas irei dar o meu melhor, como é óbvio. E o Tour também são três semanas, tenho tempo de sobra para poder buscar ritmo competitivo”, sustentou.

Ainda assim, Costa, de 36 anos, sabe que os primeiros dias deste Tour, nomeadamente as três primeiras etapas, percorridas no País Basco espanhol, serão um grande desafio.

“Vi um pouco o que era a primeira semana, os percursos da primeira semana. Sabemos bem que os primeiros dois dias aqui no País Basco não são nada fáceis, acho que cada dia que se irá correr, vai-se correr de forma um pouco [à] ‘clássica’ […]. Sabendo que as estradas em si são muito acentuadas, são estradas algo irregulares, estradas bastante estreitas, as descidas também são muito rápidas, então requer sempre uma atenção especial, sobretudo no que são os dois primeiros dias”, alertou.

O experiente ciclista luso, que esta temporada assinou pela Intermarché-Circus-Wanty após seis temporadas na UAE Emirates, vê uma primeira semana “com vários dias de oportunidade” para uma escapada ‘vingar’, nomeadamente a partir da quinta etapa, que acredita ser “um dia bom para a fuga”.

Prestes a iniciar a sua 15.ª grande Volta também esteve duas vezes no Giro e duas na Vuelta, Costa elegeu o seu antigo companheiro, que ajudou no triunfo de 2021, como seu favorito para esta edição.

“É um bocadinho difícil apontar um corredor favorito, mas eu sei bem com que ambição corre o Tadej. É certo que nos últimos meses ele correu quase nada…. O [Jonas] Vingegaard vem com a moral em alta, porque basicamente ganhou quase tudo o que tem vindo a fazer, então é o corredor que moralmente e fisicamente vai entrar muito forte. O Pogacar é uma incógnita, mas do Pogacar pode-se esperar tudo e o meu candidato aponto para o Tadej Pogacar”, concluiu.

A 110.ª Volta a França arranca no sábado em Bilbau (Espanha), com os portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) entre os 176 ciclistas participantes, e termina em 23 de julho em Paris, com os Campos Elísios a testemunharem a ‘coroação’ do sucessor do dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Fonte: Sapo on-line

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