sexta-feira, 10 de julho de 2020

“Triatlo de Abrantes e X Duatlo João Campos assinalam regresso às competições”


O calendário competitivo regressa com a Taça de Portugal e CN Clubes de Cross  já nos dias 18 e 19 de julho
A época competitiva reinicia já a partir do próximo dia 18 de julho com a 2ª etapa da Taça de Portugal, uma prova de estrada na distância sprint a realizar em Abrantes, na zona ribeirinha Aquapolis Margem Norte, que terá início às 16h30.
A natação inclui um percurso em linha a realizar no rio Tejo, o ciclismo, com algum desnível, será realizado maioritariamente em asfalto com boas condições e a corrida terá um percurso essencialmente plano, feito em piso misto de alcatrão, terra batida e paralelos.
Prova de Apuramento Campeonato Europa e Taça da Europa de Olsztyn.
Antes ainda da Taça de Portugal, realiza-se também no dia 18 de julho às 15h, uma Prova de Apuramento dirigida exclusivamente para os atletas dos escalões Cadetes, Juniores e Elites, que pretendam concorrer às vagas para as competições internacionais. Esta prova é constituída por um triatlo de estrada, a realizar na zona na zona ribeirinha Aquapolis Margem Norte.
A competição irá servir para observação dos atletas dos referidos escalões que se estão a candidatar às vagas para o Campeonato da Europa e Taça da Europa de Olsztyn.
Os atletas que disputarem esta prova, que terá um parque de transição diferente, não irão pontuar para a Taça de Portugal de Triatlo.
 Sábado, 18 de julho, horário das provas:
15h00 Início da prova de Apuramento
16h30 Início da prova Taça de Portugal
X Duatlo João Campos recebe o Campeonato Nacional de Clubes de Cross no dia 19 de julho
No dia 19 de julho, às 10h30, é a vez do Duatlo João Campos receber o Duatlo de BTT que inclui a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Cross. Esta prova, a ser disputada na distância sprint, irá decorrer no Parque Urbano de S. Lourenço em Abrantes.
A primeira corrida, com terreno misto de terra e alcatrão, terá um percurso que inclui um desnível significativo em terreno irregular com zonas de passagens estreitas.  O segmento de ciclismo é realizado maioritariamente em terra batida, embora com algumas zonas de asfalto. O percurso está em bom estado sendo na sua maioria plano, mas inclui uma subida e uma descida de relevo e zonas de pedra solta. A segunda corrida, de apenas uma volta, terá um percurso idêntico à primeira.
Domingo, 19 de julho, horário da prova:
10h30 Início do Campeonato Nacional de Clubes de Cross


Alguns procedimentos de segurança:
Em todas as provas, antes do check-in, os atletas terão de passar pelo Ponto Controlo, onde a FTP irá medir a temperatura corporal a todos, sendo impedido de participar aquele que tiver uma temperatura corporal superior a 37,5º.
No Posto de Controlo os atletas terão à sua disposição material de higienização (álcool gel), para utilização na sua higienização individual.
No mesmo ponto de controlo referido anteriormente, os atletas terão de assinar uma declaração em como não apresentam sintomas de doença nos últimos 15 dias.
Os atletas têm de cumprir as recomendações da FTP aprovadas pelo IPDJ para este período, nomeadamente o uso de máscara durante todo o período que se encontrem no local da prova, à exceção do período compreendido entre o final do check-in e o início do check-out.
É obrigatório o uso de máscara (proteção individual) após a saída do corredor de meta, no acesso ao Parque de Transição e partida.
Não haverá local onde os atletas possam guardar as mochilas ou outro material individual.
Excecionalmente, não serão cobrados valores por aluguer de dorsal, chip ou restante material necessário. Este material poderá ser solicitado no local da prova, no Secretariado.
Após a meta os atletas receberão um saco com o abastecimento sólido, líquido e uma máscara.
Os abastecimentos estarão em cima da mesa e os atletas terão de retirar o que pretendem, por forma a evitar o contato físico.
A máscara que se encontra no Kit de meta deverá ser colocada antes da saída do corredor de meta como forma de proteção individual.
Inscrições exclusivas para licenciados na FTP
A participação nas provas Triatlo Abrantes e X Duatlo Cross João Campos é aberta exclusivamente a atletas com licença válida na FTP, de acordo com os seguintes preceitos:
-Prova Distância Admissão
-Triatlo de Abrantes Sprint Atletas nascidos até 2004
-X Duatlo Cross João Campos Sprint Atletas nascidos até 2004
Os clubes e os atletas deverão efetuar a sua inscrição do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 24h do dia 13 de julho (segunda-feira) aqui
Esta notícia deve ser acompanhada pela leitura do regulamento Triatlo de Abrantes e X Triatlo Cross João Campos aqui
Fonte: FTP

“Diretor da INEOS garante que saída de Froome não se deve a disputas internas”


“Nunca houve qualquer problema interno, esse rumor teve sempre graça”, disse Servais Knaven.
A saída do ciclista Chris Froome da INEOS não acontece devido a problemas internos na equipa, assegurou hoje Servais Knaven, um dos diretores dos britânicos, que têm os últimos dois vencedores da Volta a França nas suas fileiras.
“Nunca houve um problema interno, esse rumor teve sempre graça”, disse Knaven ao portal holandês NU.nl.
Aquele diretor negou assim que o motivo que levou à saída do quatro vezes vencedor do Tour da INEOS, após uma década na equipa, tenha sido uma alegada disputa pela liderança com o jovem Egan Bernal, que no ano passado se tornou no primeiro colombiano a vencer a Volta a França, ou com o galês Geraint Thomas, vencedor da ‘Grande Boucle’ em 2018, uma teoria que alimentou muitos ‘sites’ especializados nas últimas semanas.
 “É muito importante que seja claro: todas as perguntas sobre a sua [de Froome] saída da equipa estão resolvidas e isso é bom, já que nos poderemos concentrar completamente na próxima Volta a França”, acrescentou.
No entanto, segundo Servais Knaven, o anunciado ‘divórcio’ entre o ciclista britânico, de 35 anos, e a INEOS, e a mudança de ‘Froomey’ para a Israel Start-Up Nation, com data marcada para o final da temporada, não alterou os planos que a poderosa formação britânica tinha para o o corredor que venceu quatro voltas a França (2017, 2016, 2015 e 2013).
“A saída do Froome não mudará o seu papel [no Tour]. Não vejo nenhuma razão para que mude. Vai deixar-nos este ano, mas não há qualquer diferença”, argumentou.
Na sua ‘nota de despedida’ daquela que foi a sua equipa desde 2010 – integrou a estrutura inicial da mesma, ainda quanto Sky -, o britânico defendeu isso mesmo, assumindo que o seu foco estava “em ganhar uma quinta Volta a França com a INEOS”.
Froome vai representar a Israel Start-Up Nation (Israel) até ao final da carreira, anunciou na quinta-feira a equipa israelita, momentos depois de a INEOS confirmar a saída do quatro vezes vencedor da Volta a França.
A equipa israelita e “o lendário campeão” vão assinar um contrato a longo prazo, em 01 de agosto, que, segundo o comunicado, levará a que Froome envergue “a camisola azul e branca da Israel Start-Up Nation até ao final da sua ilustre carreira”.
“O Chris é o melhor ciclista da sua geração e vai liderar a nossa equipa na Volta a França e nas grandes voltas. Esperamos fazer história em conjunto, uma vez que o Chris persegue novos triunfos no Tour e nas grandes voltas, feitos que tornariam muito provável que o Chris fosse considerado o melhor ciclista de sempre”, assumiu um dos donos da equipa Sylvan Adams.
O britânico, nascido no Quénia, está a apenas uma vitória de entrar no lote de recordistas da ‘Grande Boucle’ e de se juntar aos franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, ao belga Eddy Merckx e ao espanhol Miguel Indurain, os únicos com cinco triunfos.
Além das vitórias na Volta a França, Froome é um dos sete ciclistas – e um de dois no ativo (o outro é Vincenzo Nibali) – a ter vencido as três grandes voltas: conquistou a Vuelta em 2017 e 2011 e o Giro em 2018.
Fonte: Sapo on-line

“Remco Evenepoel estreia-se em 'monumentos' na Lombardia”


O jovem belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), vencedor da Volta ao Algarve de 2020, vai estar na Volta à Lombardia, estreando-se assim nos 'monumentos' do ciclismo mundial.
"Vou tentar estar nas melhores condições nessa altura [15 de agosto]. É uma corrida bela e prestigiada. Temos estado a falar com a equipa e vamos ter uma formação sólida", disse o belga, de 20 anos, considerado uma das grandes esperanças do ciclismo mundial.
Campeão europeu de contrarrelógio e vice-campeão mundial da mesma especialidade, Evenepoel teme as altas temperaturas que vai encontrar na prova italiana, que é uma das cinco clássicas conhecidas, pela sua antiguidade e historial, como ‘monumentos’.
Colega de João Almeida na equipa belga, que lidera o ‘ranking’ mundial, aquele que, para muitos, é o novo Eddy Merckx (considerado o melhor ciclista de sempre), tem previstas no reinício da temporada, suspensa pela covid-19, presenças na Volta a Burgos, na Volta a Polónia, nos Europeus e em algumas clássicas na Bélgica.
Evenepoel foi um dos ciclistas em evidência no início desta temporada, tendo conquistado as duas competições em que participou: a Volta a San Juan, na Argentina, e a Volta ao Algarve, prova em que somou ainda duas vitórias de etapa.
Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com