sexta-feira, 22 de julho de 2016

“Caros leitores, só voltaremos domingo com mais notícias”

Texto: José Morais

Este sábado o Notícias do Pedal não irá trazer notícias até vós, já que iremos fazer a reportagem completa em Pombal de mais uma edição das “14 Horas a Pedalar”.

Estamos quase a finalizar as nossas atualizações hoje, tudo está preparado, para amanhã partirmos em direção a Pombal, e pela primeira vez participar neste grande evento.

Agora é tempo de ir descansar, porque o fim-de-semana promete, voltaremos domingo com muitas novidades, boas pedaladas para todos.


“15ª Edição 14 Horas a Pedalar em Pombal”


Estamos a pouco mais de 22 horas, do início de mais uma edição das “14 Horas a Pedalar em Pombal”, a Av. Heróis do Ultramar está pronta para receber mais uma edição, que este ano muito promete, uma edição cheia de muitas novidades e surpresas. A Ginástica Acrobática, a Arruada Concertinista, a Animação Musical, o Bar Tropical, a Exposição e Concurso de Bicicletas Antigas e Clássicas, serão algumas das muitas coisa que pode encontrar neste grande evento, que vai começar a receber os participantes logo pelas 20 horas.

No início da madrugada não faltará o tradicional Caldo Verde em Tigelas 14HP2016, como o tradicional sorteio do Presunto, logo ao romper do dia nada melhor do que uma reposição de energias FullProtein estará presente, antes do tradicional passeio domingueiro que encerrará mais uma edição das “14 Horas a Pedalar”.

E nós vamos estar lá, vamos fazer a reportagem completa, trazer os melhores momentos, e fazer os possíveis e impossíveis, para que esta festa, única em Portugal, possa ficar registada para mais tarde recordar.

Apareçam, a festa promete.

“Porque a Volta tem Ciência”

Volta ao Conhecimento pedala com a 78ª Volta a Portugal Santander Totta

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a RTP - Rádio e Televisão de Portugal e a Podium Events, apresentaram esta sexta-feira, 22 julho, no Teatro Thalia, em Lisboa, a “Volta ao Conhecimento”. A iniciativa insere-se no âmbito da 78ª Volta a Portugal Santander Totta que se realiza entre 27 de julho e 7 de agosto.

A “Volta ao Conhecimento” pretende acompanhar a prova 'rainha' do ciclismo nacional dando a conhecer a ciência e as inovações tecnológicas que ligam as instituições de ensino superior às empresas e às regiões onde estão inseridas, ao longo das 10 etapas.

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior trata-se de prosseguir o compromisso da promoção de um país com mais formação, mais ciência, mais cultura, mais conhecimento, na certeza de que são essenciais ao nosso desenvolvimento e contribuem para a valorização da identidade nacional.

Através da “Volta ao Conhecimento”, iniciativa desenvolvida em conjunto com a RTP, a Secretaria de Estado da Energia e os diversos parceiros das instituições de Ensino Superior, procura-se:

- Promover o conhecimento do território português e respetivo património cultural, natural, científico e tecnológico;

- Estimular a aproximação entre as instituições de ensino superior e os territórios onde estão inseridas;

- Acentuar a importância da formação e do conhecimento, indispensáveis à utilização responsável dos recursos naturais e à preservação e fruição da natureza, reforçando a consciência e o envolvimento dos cidadãos

- Valorizar a afirmação das regiões como contextos de conhecimento, aproximando comunidades e criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural.

A “Volta ao Conhecimento” tem um sítio de Internet - www.voltaaoconhecimento.pt - onde podem ser consultados os conteúdos de base científica em torno das 10 Etapas com Conhecimento, tendo em conta as especificidades do território e o contexto científico e tecnológico. A iniciativa será também divulgada através das redes sociais, nomeadamente, o Facebook, e o Twitter.

Na conferência de imprensa de apresentação da “Volta ao Conhecimento” estiveram expostos alguns equipamentos dos protagonistas mais conhecidos do mundo do ciclismo português, como a Camisola Amarela de Joaquim Agostinho, ou a bicicleta de Alves Barbosa utilizada no Tour e ainda uma impressora 3D a desenhar uma bicicleta, reflexo da inovação e tecnologia produzida nos laboratórios de investigação das instituições de ensino superior.

A sessão de apresentação da “Volta ao Conhecimento” esteve a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, contando com as intervenções do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, Gonçalo Reis, Presidente da RTP, Delmiro Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Joaquim Gomes, Diretor da Volta a Portugal, Manuel Assunção, Representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e Joaquim Mourato, Presidente Conselho Superior dos Institutos Superiores Politécnicos.

A Volta a Portugal tem-se imposto como evento desportivo único, próximo e partilhado por todos, cumprindo uma travessia do País que é, afinal, um percurso e veículo de aprendizagem do território, das paisagens, das pessoas, da sua cultura e das suas tradições, transformando-se numa viagem singular de Conhecimento do País.

Volta a Portugal | Volta ao Conhecimento. Porque a Volta tem Ciência.

Fonte: Podium

“Tour/Rafal Majka já é o vencedor da camisola da montanha”

Por: Lusa

Foto: EPA

Mais 104 pontos do que De Gendt com 51 em disputa

O ciclista polaco Rafal Majka (Tinkoff) assegurou esta sexta-feira matematicamente a vitória na classificação da montanha da 103.ª Volta a França, precisando apenas de chegar no domingo a Paris.
Após a 19.ª etapa, Rafal Majka, que integrou a fuga do dia, soma mais 104 pontos do que o belga Thomas De Gendt (Lotto Soudal), quando há apenas mais 51 pontos em disputa nas duas últimas tiradas.
"A equipa batalhou durante toda a Volta a França pelas nossas duas camisolas, a minha dos pontos e a verde do [Peter] Sagan. Hoje, estamos seguros de que as conquistámos e isso é uma enorme satisfação", salientou o polaco, que em 2014 já tinha vestido a emblemática camisola às bolas vermelhas no pódio dos Campos Elísios.

Fonte: Record on-line

“Tour/Chris Froome cai. Romain Bardet ganha e sobe para 2º”

Foto: AFP or licensors

No sábado, cumpre-se a última etapa alpina, uma ligação de 146,5 quilómetros entre Mègeve e Morzine.

O francês Romain Bardet (AG2R) venceu hoje a atribulada 19.ª etapa da Volta a França em bicicleta, com o britânico Chris Froome (Sky) a manter a camisola amarela, apesar de ter caído.

Bardet saltou do grupo de favoritos para ultrapassar o português Rui Costa (Lampre-Merida), que seguia isolado, e ser o primeiro em Saint-Gervais Mont Blanc, no final dos 146 quilómetros desde Albertville, com o tempo de 04:14.09 horas, 23 segundos à frente dos espanhóis Joaquim Rodríguez (Katusha) e Alejandro Valverde (Movistar).

Froome, que ficou visivelmente afetado pela queda, perdeu 35 segundos para o francês, que é agora segundo da geral, a 04.11 minutos do ciclista da Sky. Beneficiando da quebra do holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) e do britânico Adam Yates (Orica-BikeExchange), o colombiano Nairo Quintana (Movistar) subiu à terceira posição, estando a 04.27 da amarela.

Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com