terça-feira, 24 de junho de 2025

“Diego Ulissi brilha na Madonna della Guardia e vence o Giro dell'Appennino 2025”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Diego Ulissi voltou a mostrar a classe de outros tempos com uma vitória categórica em solitário no Giro dell'Appennino 2025, acrescentando um novo capítulo ao seu legado. Aos 35 anos, o veterano da XDS Astana Team lançou um ataque fulminante na subida da Madonna della Guardia e selou o seu 49.º triunfo como profissional, mantendo viva uma sequência notável: 16 épocas consecutivas com pelo menos uma vitória.

O dia começou com uma escapada de cinco elementos, entre eles os britânicos Ben Granger e Matthew Kingston, ambos da Mg.K Vis Costruzioni e Ambiente. Mas com o aproximar da derradeira subida do percurso, o pelotão acelerou o passo e anulou as intenções da fuga.

Foi então que Ulissi fez valer a sua experiência e capacidade de leitura de corrida. Com um ataque decidido na Madonna della Guardia, atacou desde o pelotão, fez a ponte para a fuga, ultrapassou-os e chegou aos últimos 10 quilómetros com uma vantagem de 57 segundos sobre Louis Barré e Matteo Fabbro. A diferença revelou-se suficiente, com o italiano a gerir o esforço até à meta, garantindo não só a vitória, como pontos importantes para a Astana na luta pela permanência no escalão World Tour.

Atrás, a batalha pelo segundo lugar sorriu a Barré, que voltou a deixar sinais promissores ao bater Fabbro na chegada. O francês, de apenas 23 anos, continua a afirmar-se como um dos jovens mais consistentes do pelotão nesta temporada.

 

Top 10 Giro dell'Appennino

 

1º Ulissi Diego - XDS Astana Team

2º Ponomar Andrii - Petrolike

3º Velasco Simone - XDS Astana Team

4º Covi Alessandro - UAE Team Emirates-XRG      

5º Busatto Francesco - Intermarché-Wanty

6º Quartucci Lorenzo - Solution Tech-Vini Fantini

7º Conti Valerio Solution - Tech-Vini Fantini

8º Barré Louis - Intermarché-Wanty

9º Paletti Luca - VF Group-Bardiani CSF-Faizanè

10º De Cassan Davide - Team Polti VisitMalta

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/diego-ulissi-brilha-na-madonna-della-guardia-e-vence-o-giro-dellappennino-2025

“João Almeida revelou em 39 dias de competição uma nova característica - O seu instinto matador”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A vitória na Volta à Suíça, no último domingo, marcou mais do que um simples triunfo para João Almeida. O ciclista de A-dos-Francos alcançou a nona vitória da temporada, ultrapassando, com larga margem, os seis sucessos que somara em 2021, até então o seu melhor ano em termos de vitórias. Esse 2021 marcou a consolidação do talento revelado no ano anterior, com uma impressionante exibição na Volta à Itália, onde terminou em quarto lugar na geral e andou 15 dias com a Camisola Rosa, e vitórias em etapas e classificações gerais finais nas Voltas à Polónia e ao Luxemburgo, além do título nacional de contrarrelógio.

O período entre 2022 e 2024, já com as cores da UAE Team Emirates, foi mais contido em vitórias - apenas sete - mas não isento de prestígio. Almeida conquistou etapas em diversas corridas e dois títulos nacionais (de fundo em 2022 e de contrarrelógio em 2023), somando ainda resultados históricos: terceiro lugar na Volta à Itália de 2023, com direito a vitória numa etapa e a quarta posição na Volta a França de 2024, o segundo melhor resultado de sempre de um português na prova, atrás apenas dos dois terceiros lugares de Joaquim Agostinho em 1978 e 1979.

Em 2025, contudo, tudo mudou. Em apenas 39 dias de competição, João Almeida está a revelar um instinto matador. Já venceu três corridas por etapas do World Tour - Volta ao País Basco, Volta à Romandia e Volta à Suíça - e inscreveu o seu nome ao lado de lendas como Sean Kelly e Bradley Wiggins, únicos ciclistas a vencerem três provas do mais alto escalão do ciclismo de forma consecutiva na mesma temporada. O português soma ainda seis vitórias em etapas (uma na Paris-Nice, duas no País Basco e três na Suíça) e um total de 20 pódios em corridas este ano. Um número impressionante que espelha regularidade, combatividade e capacidade de decisão.

João Almeida foi segundo na Volta ao Algarve, apenas superado por Jonas Vingegaard no decisivo contrarrelógio no Malhão e também na Volta à Comunidade Valenciana, onde só Santiago Buitrago lhe foi superior. A estes somam-se segundos lugares em várias etapas: na Foia, onde ofereceu a vitória a Jan Christen, nos contrarrelógios em Valência e Romandia, batido por Maximilian Schachmann e Remco Evenepoel, respectivamente e em etapas de montanha frente a Lenny Martinez e Oscar Onley. Um conjunto de desempenhos que comprovam a sua excelente forma física e a capacidade de fazer bons resultados em todos os tipos de terrenos.

A época já é indiscutivelmente a mais bem sucedida da carreira de João Almeida e nem chegou ao auge. No horizonte imediato está o grande objetivo do ano: a Volta a França, que arranca a 5 de julho, onde o português ambiciona repetir ou melhorar a performance do ano passado. Mais tarde, a Volta a Espanha surge como segundo ponto alto, podendo assumir papel ainda mais relevante dependendo das dinâmicas internas da UAE Team Emirates - XRG e do que Almeida já tiver conquistado.

 

Palmarés de João Almeida em corridas por etapas desde 2020

 Corrida - Ano   Posição

 

2025 (UAE)

 

Volta à Suíça      1.º

Volta à Romandia        1.º

Volta ao País Basco    1.º

Volta ao Algarve

Volta à Comunidade Valênciana  

 

2024 (UAE)

 

Volta a França   

Volta à Suíça     

 

2023 (UAE)

 

Volta a Itália       

Tirreno-Adriático

Volta à Catalunha       

Volta à Polónia  

 

2022 (UAE)

 

Volta a Espanha

Volta a Burgos   

Volta à Catalunha       

2021 (Quick-Step)       -

Volta à Polónia  

Volta ao Luxemburgo 

UAE Tour  

 

2020 (Quick-Step)

 

Volta a Itália       

Settimana Internazionale Coppi e Bartali       

Volta a Burgos   

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/joo-almeida-revelou-em-39-dias-de-competio-uma-nova-caracterstica-o-seu-instinto-matador

“Prata para Rui Narigueta em Pontevedra”


Mais uma medalha para Portugal no Campeonato do Mundo Multisport, que está a decorrer em Pontevedra, Espanha.

Rui Narigueta foi medalha de prata na prova de Duatlo no escalão 45-49 Open AG. O atleta português terminou os 10 km de natação, os 32,29 km de ciclismo e os 5 km de corrida em 1:57:17.

O Campeonato do Mundo Multisport prolonga-se até 29 de junho em Pontevedra, Espanha. Seguem os resultados da jornada de Age Groups na prova de Duatlo, distância standard.

Rui Narigueta (45-49 Open AG) - 2º

Vasco Damásio (35-39 Open AG) - 5º

Marco Lapas Pinto (30-34 Open AG - 5º

Fábio Durão (35-39 Open AG) - 6º

Jose Varela (65-69 Open AG) - 8º

Pedro Reis (45-49 Open AG) - 17º

Rui Santos (35-39 Open AG) - 22º

Orlando Fernandes (45-49 Open AG) - 33º

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Simon Yates, Van Aert e Kuss vão 'escoltar' Vingegaard no Tour”


Visma apresenta equipa de luxo

 

Por: Lusa

Jonas Vingegaard terá Simon Yates, vencedor do Giro2025, como escudeiro na 112.ª Volta a França, confirmou esta terça-feira a Visma-Lease a Bike, que selecionou ainda Wout van Aert, Matteo Jorgenson e Sepp Kuss para apoiar o ciclista dinamarquês.

"Com estes oito corredores muito fortes, acreditamos no plano que traçámos para o Tour. Desde o primeiro dia, teremos de ser uma equipa preparada para escoltar o Jonas irrepreensivelmente na geral", sublinhou o diretor Grischa Niermann, citado no comunicado da equipa neerlandesa.

Campeão em 2022 e 2023 e 'vice', atrás de Tadej Pogacar (UAE Emirates), em 2021 e 2024, Jonas Vingegaard vai liderar a Visma-Lease a Bike na 112.ª 'Grande Boucle', tendo como principais gregários os norte-americanos Matteo Jorgenson, vencedor do Paris-Nice e oitavo no Tour2024, e Sepp Kuss, campeão da Vuelta2023, e o belga Wout van Aert.

Além do ciclista mais combativo (e decisivo) da última Volta a Itália, o dinamarquês contará com o apoio do campeão em título da 'corsa rosa', o britânico Simon Yates, num 'oito' que conta ainda com os belgas Tiesj Benoot e Victor Campenaerts e o italiano Edoardo Affini, que substituiu o francês Christophe Laporte no elenco inicialmente delineado pelos neerlandeses.

O campeão europeu de fundo de 2023 não recuperou atempadamente de um vírus, o que vai permitir a Affini, o atual campeão continental de contrarrelógio, estrear-se no Tour, aos 29 anos.

"Haverá oportunidades para vários corredores lutarem por vitórias em etapas. Estamos deliberadamente a focar-nos em nós próprios e nos nossos planos. Fizemos a preparação ideal e, com ela, pensamos que podemos alcançar o melhor resultado possível", declarou Grischa Niermann.

Vingegaard, de 28 anos, vai procurar conquistar o seu terceiro Tour na 112.ª edição da Volta a França, que arranca em 05 de julho, em Lille, e termina em 27 de julho, em Paris.

No entanto, o dinamarquês terá pela frente um Pogacar que o derrotou de forma clara há pouco mais de uma semana no Critério do Dauphiné e que também contará com uma 'super' equipa, na qual estará o português João Almeida, quarto classificado da passada edição da 'Grande Boucle'.

Fonte: Record on-line

“Do MotoGP para o ciclismo: Aleix Espargaró vai fazer estreia pela Lidl-Trek na Volta à Áustria”


Espanhol tem finalmente o seu primeiro grande momento na modalidade

 

Por: Record

Aleix Espargaró vai finalmente ter a sua primeira prova enquanto ciclista profissional. Mais de meio ano depois de ter deixado o MotoGP (a tempo inteiro) para se dedicar à sua outra paixão, o espanhol de 35 anos vai estar à partida da Volta à Áustria, anunciou esta terça-feira a Lidl-Trek. Será o retorno a um país que bem conhece pela sua carreira no MotoGP, mas agora "sem um motor", conforme ironizou o catalão no vídeo lançado pela sua equipa.

Espargaró, refira-se, não se desligou totalmente do MotoGP, assumindo agora o papel de piloto de testes da Honda, uma função que este ano já o levou a participar em dois Grande Prémios (Espanha e Grã-Bretanha).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com