terça-feira, 30 de janeiro de 2018

“Recordar velhos tempos…”

Por: José Morais

Na era das novas tecnologias, computador, telemóvel de nova geração, Tablet, Tv por cabo, calculadora na escola, uma diversidade de coisas para as crianças de hoje, muitas nem brincar sabem, com tanta tecnologia que lhes é colocada pela frente.

O jogo do pião, do berlinde, da carica, o saltar à corda, o correr o arco, jogar à apanhada, ou às escondidas, etc. etc. etc., tudo isso fazia parte da infância de muitas crianças, eram brinquedos ou brincadeiras baratas, porque para aqueles que podiam fazer uma coleção de cromos, essa já era uma grande regalia de criança.

Quem não se lembra de colecionar cromos, do futebol, e do ciclismo… Leram bem CICLISMO, sim porque sempre foi uma modalidade acarinhada por todos, e ter uma coleção destas era um orgulho, e uma coleção a cores, porque o ciclismo, a bicicleta nessa altura era vista com outros olhos, e como ainda hoje acontece, movimentava milhares e milhares, não juntando mais porque infelizmente a mentalidade de muitos a isso não deixa.

Andando pelo meu arquivo, aqui fica a capa de publicidade desses cromos, algo que fazia nessa a altura as crianças muito felizes, onde não existia as novas tecnologias, vamos recordar velhos tempos...

“Agenda de Ciclismo”

Região de Aveiro recebe Prova de Abertura

Por: José Carlos Gomes

A região de Aveiro recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Prova de Abertura do calendário nacional de elite e sub-23. A corrida inaugural, com partida em Oliveira do Bairro e chegada na Torreira, Murtosa, disputa-se no domingo, atravessando todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. O Centro de Artes de Águeda acolhe, na noite de sábado, a Cerimónia de Abertura da Época, durante a qual será apresentado o novo equipamento da Seleção Nacional de ciclismo, que vai também participar na corrida de domingo.

A Prova de Abertura – Região de Aveiro é a primeira das três competições pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros, prevendo-se que seja a mais compatível com as caraterísticas dos sprinters. A partida será dada às 12h15, junto à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. A chegada, depois de percorridos 155,5 quilómetros, deverá acontecer cerca das 16h00, na Avenida Hintze Ribeiro, na Torreira.

As maiores dificuldades estão colocadas sensivelmente a meio da viagem. São as subidas de Talhadas, ao quilómetro 75,8, e de Sever do Vouga, quando estiverem percorridos 88,4 e faltarem 67 para o final. A longa distância entre esta contagem de montanha e a meta faz prenunciar um duelo de homens rápidos na aproximação totalmente plana à meta.

Seleção Nacional apresenta equipamento

Vão alinhar as nove equipas continentais portuguesas, assim como todas as equipas de clube. O pelotão será enriquecido com a presença da Equipa Portugal, que se fará representar por corredores das vertentes de estrada, pista e BTT, já que se trata da prova escolhida para a primeira utilização do novo equipamento da Seleção Nacional.

O campeão da Europa de Maratona BTT, Tiago Ferreira (DMT Racing Team), e o companheiro de equipa José Dias representam o BTT nesta incursão pela estrada. Os multimedalhados na pista Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) também integram a equipa nacional, que vai ainda contar com José Gonçalves e Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA) e João Almeida (Hagens Berman Axeon).

A Prova de Abertura – Região de Aveiro será a corrida de estreia do novo equipamento da Seleção Nacional, produzido pela Flynx, que será apresentado na véspera, no Centro de Artes de Águeda, durante a Cerimónia de Abertura da Época 2018.

Tendo a Região de Aveiro uma histórica ligação ao mundo velocipédico, sendo mesmo a sede do Centro de Alto Rendimento de Ciclismo, em Sangalhos, Anadia, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro, prosseguem em 2018 a parceria para que o arranque da temporada aconteça naquele território.

Assim, a Cerimónia de Abertura, com início às 21h00 de sábado, com entrada livre, no Centro de Artes de Águeda, será o momento para conhecer o novo equipamento da Equipa Portugal, mas também permitirá fazer o lançamento da nova época e premiar todos aqueles que se destacaram no passado. Nesse sentido, a cerimónia conta com a entrega dos prémios relativos ao ranking nacional de 2017, elaborado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, com a entrega dos títulos de Sócio de Mérito aos ciclistas Maria Martins e Tiago Ferreira e com a distinção de Álvaro Silva, Fernando Oliveira e José António de Sousa como Sócios Honorários da Federação.

Mais eventos oficiais

4 de fevereiro, 9h30: 4.º Open de Ciclocrosse de Águeda

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com