quinta-feira, 10 de novembro de 2022

“Arranca a 2ª edição da liga dos campeões de ciclismo de pista na Eurosport”


Por: Vasco Simões

A primeira das cinco jornadas da UCI Track Champions League 2022 acontece já este fim de semana em Maiorca, Espanha, a competição reúne os melhores ciclistas de pista do mundo para duelos emocionantes em eventos de volocidade e resistência.

O espetáculo da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI está de volta para mais uma temporada que promete muita ação e emoção em velódromos de cidades icónicas da Europa. Esta nova competição, promovida pela Discovery Sports Events, conta com cinco jornadas e pretende revolucionar a forma como o ciclismo de pista é apreciado pelos fãs que acompanham as corridas quer em casa quer nos velódromos. Este sábado, o palco da grande abertura da época será Maiorca, Espanha. Seguem-se as cidades de Berlim (19 de novembro), uma estreia no calendário, Paris (26 de novembro) e Londres (2 e 3 de dezembro).

A Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI conta com uma cobertura global através do Discovery+*, GCN+, App do Eurosport e Eurosport 1. A Warner Bros. Discovery aproveitará ainda os outros canais gratuitos e de entretenimento na Europa para garantir que o evento atinge o maior número possível de telespetadores. Quest (Reino Unido), Kanal 9 (Suécia), 6'eren (Dinamarca), Max (Noruega) e Kutonen (Finlândia) vão mostrar o melhor da ação com resumos dos melhores momentos após cada jornada.

Scott Young, Vice-Presidente sénior de conteúdos e de produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa: “Estamos empenhados em contar as histórias dos atletas de ciclismo de pista masculinos e femininos ao longo de todo o ano, isso faz parte da ambição que temos em desenvolver dar maior destaque a este desporto no período entre os Jogos Olímpicos, ajudando-o a crescer e alcançar novos públicos”.

“Ao transmitir todas as corridas em direto nos nossos canais e plataformas, incluindo streaming ininterrupto e uma ampla cobertura em canal aberto, vamos dar escala à Liga de Campeões de Ciclismo de Pista da UCI e levá-la até milhões de telespectadores. Juntando a isso às empolgantes inovações, na qual se inclui a revelação da nossa primeira experiência de metaverso para os fãs nas jornadas de Londres, damos novas oportunidades para interagir com a competição e aumentar a conexão com o ciclismo de pista”.

Sir Chris Hoy e Sir Bradley Wiggins que somam um total incrível de nove medalhas de ouro olímpicas no ciclismo de pista vão partilhar os seus conhecimentos e experiência com os fãs de todo o mundo. Vão igualmente falar com alguns dos principais protagonistas nas pit lanes durante as noites de competição. O ex-ciclista profissional Adam Blythe também vai fazer parte da equipa em todos os eventos. Já a lenda do ciclismo Alberto Contador, por sua vez, vai fazer parte da cobertura do Eurosport Espanha na jornada inaugural da temporada, em Maiorca.

Emma Hinze (Alemanha) e Harrie Lavreysen (Países Baixos) venceram o Sprint feminino e masculino respetivamente na edição passada e Katie Archibald (Grã-Bretanha) e Gavin Hoover (EUA) foram os primeiros vencedores da categoria Endurance, superando a concorrência de alguns dos melhores ciclistas do mundo. Lavreysen, Archibald e Hoover regressam em 2022 para defender os títulos na 2.ª edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista.

Para mais informações sobre a UCI Track Champions League, visite www.ucitrackchampionsleague.com  

 

Números, factos e curiosidades sobre a liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI

 

● Em 2021, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI chegou a um total de 149 milhões de espectadores em toda a rede Warner Bros. Discovery.

● Ciclistas de 25 países, que representam 60 títulos mundiais e 19 medalhas olímpicas (14 ouro, 7 prata, 4 bronze)

● Corridas: Keirin e Sprint (Sprint) e Scratch e Eliminação (Endurance)

● Quase 20.000 pessoas encheram os velódromos para assistir às corridas, com três das quatro jornadas esgotadas

● 23 câmaras cobrem toda a ação das corridas.

● Tecnologia Web3 usada pela primeira vez em 2022, incluindo visualizações do metaverso para as jornadas de Londres (com Infinite Reality)

● Gráficos de realidade aumentada sobrepostos como parte da transmissão em direto das corridas; dados em tempo real no velódromo e nos LED de 360 graus

● Campeões de 2021: Emma Hinze (Sprint Feminino – Alemanha), Harrie Lavreysen (Sprint Masculino – Países Baixos), Katie Archibald (Endurance Feminino – Reino Unido), Gavin Hoover (Endurance Masculino – EUA).

 

Calendário da Liga dos Campeões da UCI Track 2022

 

Jornada 1: 12 de novembro, Velodrom Illes Balears, Maiorca, a partir das 17:30

Jornada 2: 19 de novembro, Berlim Velodrom, Berlim, a partir das 17:30

Jornada 3: 26 de novembro, Velódromo Nacional de St-Quentin-En Yvelines, Paris, a partir das 17:30

Jornada 4: 2 de dezembro, Lee Valley VeloPark, Londres, a partir das 18:30

Jornada 5: 3 de dezembro, Lee Valley VeloPark, Londres, a partir das 18:30

Fonte: Eurosport

“Casino Figueira é o naming sponsor da "Figueira Champions Classic"


“Num tempo como aquele em que vivemos, no qual a pressão sobre os orçamentos é enorme, um evento desportivo com este relevo é uma aposta muito forte pelo quanto vai beneficiar a economia local e a notoriedade da cidade, ao abarcar todas as freguesias do concelho”
, palavras proferidas por Pedro Santana Lopes, após a assinatura dos protocolos, que decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 12H00, entre o Município da Figueira da Foz e o Clube Desportivo Fullracing e entre este e a Sociedade Figueira Praia, S.A., aqui representados por Carlos Pereira, promotor da “Figueira Champions Classic” e Fernando Matos e José Miguel Coelho, administradores da Sociedade Figueira Praia, S.A., respetivamente.

A realização nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023 da “Figueira Champions Classic”, prova classe 1.1 UCI, por um período de três anos, apresenta-se “como um grande desafio e compromisso de todos os envolvidos, naquele que é o maior patrocínio de sempre atribuído pela Sociedade Figueira Praia, S.A.”, conforme declarou Fernando Matos, “enquanto aposta galvanizadora da marca Figueira da Foz para o exterior, sem nunca esquecer os aportes ao nível da hotelaria e restauração”. E foi neste contexto que o promotor e diretor da prova, Carlos Pereira, referiu sentir-se “bastante honrado por trazer um evento desta natureza para uma cidade como a Figueira da Foz”.

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz rematou a sua intervenção, dirigindo uma palavra de apreço a todas as forças políticas que, unanimemente, votaram favoravelmente a realização deste evento.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing







“Cerca de 1200 participantes pedalaram na Rota das Adegas”


A tradicional Rota das Adegas decorreu no passado domingo, 6 de novembro, no âmbito das Festas de Torres Vedras. Cerca de 1200 ciclistas participaram na 18.ª edição da iniciativa, que se assume como o passeio de Btt mais antigo da região.

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho foi o ponto de partida e chegada de um percurso que teve 40 km. O momento mais aguardado consistiu na tradicional paragem para abastecimento alimentar numa adega do concelho de Torres Vedras, que este ano decorreu na Formigal Wines, freguesia de São Pedro da Cadeira.

O passeio teve uma dificuldade média/baixa e contou, ainda, com uma paragem para hidratação no Baloiço de Ponte do Rol. O objetivo passou por proporcionar o convívio entre os participantes, assim como dar a conhecer as adegas do Concelho.

Esta edição da Rota das Adegas foi organizada pelo Clube Académico de Penafirme, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Formigal Wines.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com