quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Isaac Del Toro sprinta para a liderança do Tour Down Under”


Mexicano venceu a segunda etapa da corrida

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Isaac Del Toro

O mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates) assumiu esta quarta-feira a liderança do Tour Down Under, ao vencer ao sprint a segunda etapa da corrida velocipédica australiana, batendo Corbin Strong e Stephen Williams, ambos da Israel-Premier Tech.

Del Toro foi o primeiro a concluir os 141,6 quilómetros, entre Norwood e Lobethal, em 03:29.37 horas, o mesmo tempo de Strong e Williams, segundo e terceiro classificados, numa disputa em que Ruben Guerreiro (Movistar) foi sétimo e António Morgado (UAE Emirates) 18.º.

O novo 'dono' da camisola laranja, símbolo da liderança, que conquistou a sua primeira vitória como profissional, aos 20 anos, destronou o australiano Sam Welsford (BORA-hansgrohe), que hoje não foi além do 99.º lugar na etapa, a 59 segundos dos primeiros, ligeiramente à frente do alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), que ocupava o segundo lugar.

"Não sei o que dizer, é muito para mim. Sonhava ganhar uma etapa e tenho sempre tentado o meu melhor, mas ganhar é incrível", assumiu o mexicano, vencedor da Volta a França do futuro em 2023, que lançou o seu sprint na subida final da etapa.

A exceção à 'razia' do topo da classificação foi o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), que subiu ao terceiro lugar, após acabar hoje em quarto.

Na quinta-feira, o pelotão vai enfrentar os 145,3 entre Tea Tree Gully e Campbelltown, numa terceira etapa maioritariamente plana, com duas contagens para o prémio de montanha, uma de terceira, logo ao início, e outra de quarta, ainda no primeiro terço do percurso.

Del Toro vai defender uma vantagem de dois segundos sobre Strong, segundo, e de sete sobre Girmay e Williams, terceiro e quarto classificados.

Guerreiro segue no 15.º lugar e Morgado no 20.º, ambos a 11 segundos do líder.

Fonte: Record on-line

“UAE Emirates rendida a António Morgado: «Aquele rapaz foi o único capaz de acompanhar Pogacar»”


Tim Wellens deixou rasgados elogios, tal como Joxean Matxin

 

Por: Fábio Lima

António Morgado foi um dos ciclistas contratados pela UAE Team Emirates para a nova temporada e a primeira impressão está a ser bem positiva. Na equipa do World Tour apenas há algumas semanas, o português de 19 anos, que na temporada passada representou a Hagens Berman Axeon, começou logo a mostrar serviço e deixou os seus colegas impressionados. Em especial pela forma como, no primeiro estágio em Espanha, foi o único capaz de seguir com... Tadej Pogacar. A história é revelada por Tim Wellens, ao 'Sporza', jornal belga que esta terça-feira dedica um longo artigo ao ciclista luso.

"O Morgado é um ciclista especial, que se desvaloriza imenso a si mesmo. Ele não sabe o quão forte é.…", disse Tim Wellens, belga que partilhou ao 'Sporza' o detalhe do treino em Espanha que deixou todos impressionados. "Aquele rapaz foi o único capaz de seguir o Tadej Pogacar quando o treino passou das 6 horas, a um média superior a 40 km/h".

Palavras elogiosas vieram também de Joxean Matxin, o homem forte da equipa. "É um rapaz tímido. Não fala muito, mas quando pega na bicicleta é alguém totalmente diferente, torna-se um assassino. Não acho que vá ser um ciclista de topo. Estou certo disso! É bom, muito bom. Não tenho dúvidas de que ganhará provas no seu primeiro ano de profissional. Será a maior revelação do pelotão internacional este ano. Pode render bem na montanha, mas não é um trepador puro de 50 quilos. Com a sua velocidade e versatilidade pode deixar a sua marca nas clássicas".

Matxin revela ainda que está a dar um tratamento distinto ao português, que nem os outros prodígios da equipa tiveram. "O António é alguém que precisa de confiança e carinho. É por isso que me preocupo com ele e o coloquei na minha asa. Nunca fiz isso com ninguém, nem mesmo com o Pogacar ou o Ayuso. Ele pode ligar-me a qualquer hora do dia, mesmo às duas da manhã. Ainda que a essa hora talvez a minha mulher não ache piada".

Talvez por causa da tal timidez que o espanhol lhe aponta, Morgado pouco falou à reportagem do 'Sporza', mas lá partilhou as suas ideias e a vontade de melhorar algo. "Sonhei durante toda a minha vida em ser um chefe de fila e brilhar no Tour. Sou um pouco pesado, tenho 70,5 quilos. Tenho de trabalhar nisso".

Fonte: Record on-line

“Taça do Mundo de Paraciclismo/Sexto lugar de Luís Costa fecha participação lusa na Taça do Mundo”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional encerrou na madrugada desta quarta-feira, em Adelaide, na Austrália, a participação na primeira manga da Taça do Mundo de Paraciclismo, com Luís Costa e Flávio Pacheco a competirem nas provas de fundos das respetivas categorias.

Luís Costa, na prova de fundo de H5, conseguiu o melhor registo português do dia, tendo percorrido os 54,6 quilómetros em 1h40m25s, o que o permitiu terminar em sexto lugar. O paraciclista luso ficou a 4m25s do neerlandês Tim de Cries, que terminou a corrida em 1h36m.

Já Flávio Pacheco, na categoria de H4, foi 10.º classificado, a uma volta dos nove primeiros. O melhor registo pertenceu ao belga Jonas Van de Steene, que percorreu as sete voltas ao circuito, num total de 54,6 quilómetros, em 1h19m57s.


“As provas foram disputadas desde o início, com muitos ataques, e estava muito vento. O Luís Costa e o Flávio Pacheco não conseguiram manter-se no pelotão da frente, mas acabaram por defender-se bem para somar o maior número de pontos possível”, explicou José Marques.

“Estamos de parabéns, porque amealhámos 136 pontos, que serão muito importantes no ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris. Podemos vir a atingir uma segunda vaga e sonhar com a terceira”, destacou ainda o selecionador nacional.

Recorde-se que Portugal já tem garantida uma vaga para atletas masculinos para os Jogos Paralímpicos de 2024, por ter sido a 13.ª melhor nação da Europa do ranking paralímpico no final de 2022. O número de vagas só ficará definido em junho, através de um coeficiente calculado com base no ranking final e no número de vagas disponíveis.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com