segunda-feira, 12 de agosto de 2019

“Domenico Pozzovivo fratura braço e perna e falha Volta a Espanha”

Ciclista italiano foi, esta segunda-feira, atropelado por um carro durante um treino em Cosenza, Itália

Por: Lusa

Foto: Twitter

O ciclista italiano Domenico Pozzovivo (Bahrain Merida) fraturou, esta segunda-feira, um braço e uma perna, ao ser atropelado por um carro durante um treino em Cosenza, Itália, e vai falhar a participação na Volta a Espanha.

A equipa do veterano ciclista, de 36 anos, confirmou no Twitter o atropelamento, assinalando que Pozzovivo será submetido a uma cirurgia no hospital de Cosenza e não disputará a Volta a Espanha, que arranca dentro de 12 dias, em 24 de agosto.

Este é o segundo acidente grave sofrido este ano pelo italiano, depois de uma queda em La Flèche Wallonne, e implica a ausência na 'Vuelta', que terminou em sexto em 2013, numa carreira muito marcada pela Volta a Itália, em que acabou no 'top 10' em seis ocasiões.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Paredes recebe Nacionais de juniores e cadetes

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato Nacional de Estrada para juniores e cadetes corre-se, sábado e domingo, no concelho de Paredes. Grande Prémio de Mortágua corre-se no sábado e a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo tem desfecho no dia 20, em Alcobaça.

O programa dos Nacionais arranca com os contrarrelógios, às 15h00 de dia 17. A partida e a chegada acontecem no Parque da Cidade de Paredes. Todas as categorias em prova terão por diante um exercício individual de 12,7 quilómetros. Nos contrarrelógios, além dos juniores e cadetes também competem as corredoras master.

As provas de fundo para cadetes e juniores masculinos realizam-se no dia seguinte. A corrida dos mais jovens inicia-se às 10h00, em Lordelo, terminando, cerca das 12h30, depois de ultrapassados 75,9 quilómetros, à terceira passagem pela meta, instalada na Av. Dr. António Rangel, em Rebordosa.

No mesmo dia, às 15h00, competem os juniores, também partindo de Lordelo para terminar em Rebordosa. Esta categoria terá, no entanto, uma prova de 116,2 quilómetros, que finaliza, cerca das 18h20, à sexta passagem pela meta.

São esperados cerca de 300 atletas, que, acompanhados pelo staff das equipas e por familiares, vão animar o concelho de Paredes e dinamizar a economia local durante um fim de semana.


Pelotão profissional de novo na estrada

Menos de uma semana depois de terminar a Volta a Portugal, as equipas continentais portuguesas juntam-se às equipas de clube, no sábado, para disputar o Grande Prémio de Mortágua. A prova terá 144 quilómetros, arrancando às 12h00, da Câmara Municipal de Mortágua, local que recebe o final da corrida, cerca das 15h30, na terceira passagem dos corredores pela meta.
 

Época de Circuitos

Os circuitos de verão estão de regresso e, com essas provas populares, também a final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, que integra o programa do Circuito de S. Bernardo, Alcobaça, às 15h00 de dia 20 de agosto. Depois dos paraciclistas, o programa das festas prossegue com os ciclistas de elite, às 17h00.


Mais eventos oficiais

15 de agosto: 44.º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo

15 de agosto: Circuito de Manique do Intendente, Azambuja

16 de agosto: Circuito da Senhora da Saúde, Fermentelos, Águeda

17 de agosto: Circuito de S. Miguel, Juncal, Porto de Mós

18 de agosto: Circuito Alves Bandeira, Ventosa do Bairro, Mealhada

18 de agosto: 1.º Encontro de Escolas da Academia Joaquim Agostinho, Torres Vedras

19 de agosto: Circuito de Portomar, Mira

Fonte: FPC

“VOLTA A PORTUGAL/ PORTISTAS FESTEJAM VITÓRIA NOS ALIADOS EM FINAL NO PORTO 30 ANOS DEPOIS”

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu domingo a Volta a Portugal.

Por: EPA/NUNO VEIGA

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu domingo a Volta a Portugal em bicicleta perante milhares de portistas na Avenida dos Aliados que fizeram a festa 30 anos depois da última vez que a corrida terminou no Porto.

“Mais logo, ‘a gente’ vê-se em Sobrado”, dizia uma adepta ao ‘dragão’ Samuel Caldeira, enquanto decorria a cerimónia do pódio que consagrou João Rodrigues como o grande vencedor da prova, após um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto que atravessou o Douro com os candidatos separados por apenas 41 centésimos.

A partir das 13:00, já se viam pelos Aliados várias camisolas dos ‘dragões’, seja da equipa de futebol seja da equipa de ciclismo, fruto também de dois camiões para venda da indumentária, mas também bandeiras e cachecóis.

De resto, do lado de Vila Nova de Gaia, sobretudo junto ao rio Douro, eram também vários os adeptos dos ‘dragões’ espalhados pela estrada, ainda que fossem torcendo pelos vários corredores que enfrentavam os 19,5 quilómetros do exercício.

Com 16 anos, Alexandre Almeida veio de Aveiro para ver a chegada e apoiar a W52-FC Porto, equipado a rigor e como “amante de ciclismo”, por “gostar de ver”, à semelhança de Renata Maia, de 24 anos.

Veio de Lousada, onde viu passar a etapa que terminou em Felgueiras, e a seguidora de ciclismo acertou na aposta em João Rodrigues. “É normal, o Porto atrai muita gente, até turistas. Num dia destes, toda a gente se chega mais para esta zona”, atirou.

Os ‘dragões’ celebraram com milhares de pessoas do pódio para a rua, no habitual ‘salão de festas’ da equipa de futebol, e aproveitaram a oportunidade para celebrar com uma equipa que venceu ainda quatro etapas, a classificação por equipas e colocou o espanhol Gustavo Veloso no terceiro lugar.

Há 30 anos, na última vez que a prova terminou nos Aliados, foi também um jovem corredor a vencer a corrida, também num contrarrelógio, que então saiu de Matosinhos até à baixa do Porto.

Era ele Joaquim Gomes, com 23 anos, e a caminho do primeiro de três triunfos, na altura frente ao brasileiro Cássio Freitas. Agora, é diretor da organização da prova mas não se esquece dessa "emoção enorme".

 “Foi a última Volta com 21 dias e tínhamos elevadas temperaturas. (...) Não cheguei com muita vantagem, talvez 20 e tal segundos, e o contrarrelógio tinha uma quilometragem grande. Quando cheguei à marginal, sabia que vinha a ganhar tempo”, lembra.

Depois, chegou a subida em Mouzinho da Silveira, o terreno “que mais gostava”, em paralelo, e a receção em frente à Câmara do Porto, também com milhares de pessoas, à semelhança do que João Rodrigues, um ano mais velho que Joaquim Gomes na altura, teve à sua espera.

“Não esperava a receção, os milhares e milhares de pessoas em Mouzinho da Silveira, em frente à estação de São Bento, e depois até à meta. Foi inesquecível. Os meus companheiros à espera, toda a gente ali, é inesquecível”, reforça.

Antes de consumada a festa, os cunhados Hélder Gomes e Vítor Oliveira passeavam pelos Aliados o ‘fair play’ que se pode encontrar dentro da rivalidade, uma vez que o primeiro estava equipado ‘à Porto’ e o segundo trazia uma camisola do Sporting.

“Venho pelo desporto, é a primeira vez que vejo. Não ligo muito a ciclismo, mas é fixe”, atira Vítor, de 39 anos.

À semelhança do cunhado, fez uma curta viagem de Espinho, onde vivem, e foi surpreendido com tanta gente nos Aliados.

“Eu fui ver à Torre e também estive na Guarda. Festas nos Aliados? A isso já estou habituado”, brinca Hélder, de 42 anos.

Já depois de cortar a meta, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) atravessava a ‘multidão’ instalada na praça, a aperceber-se da “muita gente, das etapas com mais gente”.

“Isto está espetacular aqui no Porto. É muito motivador. Senti muito apoio, muitas pessoas a chamarem pelo meu nome e pelo Boavista”, referiu.

Também após cortar a meta, e enquanto esperava pela chegada de João Rodrigues, que viria a sagrar-se vencedor, Edgar Pinto, um dos corredores dos ‘dragões’, classificou à Lusa como “arrepiante” o ambiente nos Aliados, uma sensação que o próprio campeão viveu.

“Quero dedicar a todos os adeptos portistas, apareçam em Sobrado para fazer a festa”, atirou João Rodrigues, pouco depois de saber que tinha ganho e pouco depois de descer, às ‘cavalitas’ de Caldeira, parte dos Aliados.

Depois, já no pódio e após levantar o troféu da Volta, juntou-se ao resto da equipa e aos adeptos para gritar “Porto, Porto, Porto” e celebrar, numa festa nos Aliados que lembrou os títulos no futebol e vai continuar noite dentro em Sobrado, terra original da equipa de ciclismo que hoje deu a primeira alegria ao ‘salão de festas’ dos ‘dragões’.

Fonte: Sapo on-line

“Volta a Portugal/Plano B da Sporting/Tavira também falhou”

Formação algarvia com Volta para esquecer

Desde cedo que as aspirações do Sporting-Tavira à geral ficaram pelo caminho, mas não foi por isso que os leões baixaram os braços. Vidal Fitas apontou ao plano B, que consistia em ganhar uma etapa, mas esse acabou também por falhar. Fazendo as contas, o Sporting-Tavira passa complemente ao lado desta edição da Volta a Portugal.

Muitas foram as tentativas por parte dos verde e brancos, lançando muitos homens para as fugas, mas a sorte nunca esteve do seu lado. Frederico Figueiredo que o diga. O português, de 28 anos, vinha para a Volta com aspirações reais à vitória, mas as quedas não o deixaram e forçaram-no até a abandonar. No final da etapa da Senhora da Graça, Fred disse que achava que tinha o pulso fraturado na sequência de uma queda. Este cenário acabou por confirmar-se, o que não lhe permitiu alinhar para o contrarrelógio, quando era 7º da geral. O melhor da equipa acabou por ser Alejandro Marque, em 14º.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com