quarta-feira, 2 de setembro de 2020

“Campeonato do Mundo de Triatlo realiza-se em Hamburgo a 5 e 6 de setembro”


A única prova do Campeonato do Mundo de Triatlo este ano irá decidir os Campeões mundiais da modalidade.

O Campeonato do Mundo de Triatlo regressa numa competição que será a única em 2020 e que decidirá o título de Campeão/Campeã do Mundo. Isto acontece depois dos outros eventos  World Triathlon Series (WTS) terem sido cancelados – nomeadamente em Montreal e na Bermuda- e a International Triathlon Union (ITU) ter determinado que esta seria a prova de apuramento dos campeões mundiais.

Este grande evento, que inclui duas competições que estarão sob o cumprimento de uma série de novas regras por causa da pandemia por COVID-19, realizar-se-á Hamburgo, nos dias 5 e 6 de setembro. Serão quatro os triatletas nacionais que marcarão presença na grande prova da época, tanto na competição individual que será disputada na distância sprint, como na de estafetas mistas, variante com a distância super sprint e que surgirá pela primeira vez como modalidade olímpica nos próximos Jogos de Tóquio em 2021.

Gabriela Ribeiro, Melanie Santos, João Silva e Vasco Vilaça participarão na prova individual no dia 5 setembro e constituirão equipa para a prova de estafeta que terá lugar a dia 6 de setembro.

O calendário internacional encontra-se ainda muito afetado pela grande instabilidade devido à pandemia, provocando com isso consequências na comunidade do triatlo. Os triatletas viram canceladas algumas das mais importantes provas do calendário como o Campeonato da Europa e muitas das etapas do Campeonato do Mundo, ou o Campeonato do Mundo Sub-23, cuja realização ainda permanece incerta.

 

Horários – Campeonato do Mundo em Hamburgo

5 de setembro:

Prova individual Elite Masculina – 16h Hamburgo / 15h Portugal (distância sprint – 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida)

Prova individual elite feminina – 18h Hamburgo / 17h Portugal (distância sprint – 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida).

O Campeonato do Mundo terá uma start list de elevado nível, sendo que coloca em jogo o título mais importante da modalidade.

 

6 de setembro:

Campeonato do Mundo Estafetas Mistas – 13h31 Hamburgo / 12h31 Portugal (distância super sprint 300 metros natação, 6500 metros de ciclismo, 1700 metros de corrida)

A competição por estafetas mistas servirá também para aferir para a prova de apuramento para os Jogos Olímpicos no evento a realizar em maio de 2021.

Mais informações aqui: https://www.triathlon.org/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida segura pódio na Semana Internacional Coppi e Bartali”

Ciclista foi sexto classificado na segunda etapa


Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa Ciclismo

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) foi esta quarta-feira sexto classificado na segunda etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali, em Itália, mantendo o terceiro lugar da geral individual.

A etapa de montanha, com chegada em alto, foi conquistada por um colega de equipa do português, o italiano Andrea Bagioli, que cumpriu os 166,5 quilómetros entre Riccione e Sogliano al Rubicone em 4:21.58 horas, um segundo a menos do que o equatoriano Jhonatan Narváez (INEOS), segundo, e o também italiano Nicola Conci (Trek-Segafredo), terceiro.

Almeida chegou a seis segundos do colega de equipa e manteve o terceiro lugar, seguindo a 16 segundos do novo camisola amarela, com Narváez entre eles no segundo posto, a 13.

Na quinta-feira, a terceira de quatro etapas é toda passada em Riccione e apresenta três contagens de montanha de elevada dificuldade: uma de segunda categoria, outra de primeira e ainda uma categoria especial, ao longo de 168,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Valverde: "Não me lembro de uma etapa do Tour sem fugas"”


Pelotão cumpriu, esta quarta-feira, a quinta tirada em ritmo de passeio.

O veterano espanhol Alejandro Valverde (Movistar) disse hoje não recordar uma etapa da Volta a França em bicicleta sem fugas, depois de o pelotão ter cumprido a quinta tirada em ritmo de passeio.

“A verdade é que não me lembro de uma etapa sem fugas, não deve acontecer desde há muito tempo”, assumiu o mais velho dos ciclistas da 107.ª edição da Volta a França, justificando que “falta muito Tour” e que o pelotão sabia que a chegada ia ser ao ‘sprint’.

O experiente espanhol, de 40 anos, notou aquilo que a agência EFE traduziu em números: desde 2008, que todas as etapas da Volta a França tiveram uma fuga de, pelo menos, 10 quilómetros, com exceção das últimas etapas das edições de 2012, 2013 e 2016, destinadas à consagração e à festa do camisola amarela e demais vencedores.

Ainda segundo a EFE, haveria que recuar à 16.ª etapa do Tour1995, entre Tarbes e Pau, para encontrar um ‘passeio’ semelhante, naquele caso justificado por uma homenagem ao italiano Fabio Casartelli, que morreu no dia anterior, ou à 17.ª etapa da edição de 1998, entre Albertville e Aix-les-Bains, marcada por uma greve dos ciclistas, em pleno caso Festina.

“Não houve nenhum tipo de pacto para que não houvesse fuga, aconteceu assim. No início, houve oportunidade para isso, porque os primeiros quilómetros eram a subir, mas [Thomas] De Gendt [Lotto Soudal] impôs um ritmo alto e as pessoas já estão a guardar forças”, resumiu o espanhol Jesús Herrada (Cofidis), negando qualquer tipo de boicote do pelotão.

Também o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS) procurou explicar a letargia durante a etapa de hoje, que ligou Gap a Privas ao longo de 183 quilómetros, com uma publicação na sua conta na rede social Twitter: “Antes não houve esperança para as fugas, então não é nenhuma surpresa que não tenha havido alguém suficientemente corajoso hoje”.

Já De Gendt, um ‘habitué’ nas fugas da ‘Grande Boucle’, brincou com a situação, considerando ter estado na sua primeira escapada desta edição, desta feita com “172 ciclistas até a 10 quilómetros da meta”.

O ciclista belga Wout van Aert deu hoje a segunda vitória consecutiva à Jumbo-Visma na 107.ª Volta a França, ao impor-se ao ‘sprint’ na quinta etapa, com o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) a perder a camisola amarela para o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), depois de ter sido penalizado em 20 segundos pelo colégio de comissários devido a abastecimento irregular.

Fonte: Sapo on-line

“Alaphilippe perde amarela para Yates após ser penalizado em 20 segundos”


Francês tramado por abastecimento ilegal

Por: Lusa

O francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) perdeu esta quarta-feira a camisola amarela da Volta a França para o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), depois de ter sido penalizado em 20 segundos pelo colégio de comissários devido a abastecimento ilegal.

Alaphilippe, que completou a tirada integrado no pelotão, foi penalizado pelos comissários da corrida por ter recebido abastecimento dentro dos últimos 20 quilómetros da quinta etapa, que ligou Gap a Privas, no total de 183 quilómetros, algo que está proibido nos regulamentos.

Com a penalização de 20 segundos ao francês, Adam Yates (Mitchelton-Scott) é o novo camisola amarela, liderando a geral com três segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e sete sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Fonte: Record on-line

“Wout van Aert conquista segundo triunfo consecutivo para a Jumbo-Visma”


Ciclista belga impôs-se ao sprint na quinta etapa, com final em Privas

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Wout van Aert deu hoje a segunda vitória consecutiva à Jumbo-Visma na 107.ª Volta a França, ao impor-se ao sprint na quinta etapa, com final em Privas.

No fim dos 183 quilómetros da tirada, que partiu de Gap, Van Aert conquistou o seu segundo triunfo na prova francesa, batendo o holandês Cees Bol (Sunweb) e o irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), respetivamente segundo e terceiro, com as mesmas 04:21.22 horas do vencedor.

O francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), que chegou integrado no pelotão, tinha mantido a liderança na geral à passagem da meta, mas uma penalização posterior de 20 segundos, devido a um abastecimento ilegal, tirou-se a camisola amarela. A liderança é agora do Adam Yates (Mitchelton-Scott), com três segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e sete sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com