terça-feira, 27 de junho de 2017

“Daniela Reis confirmada no Giro Rosa”

Portuguesa foi campeã nacional de fundo e de contrarrelógio em 2015 e 2016

Por: Lusa

Foto: Manuel Azevedo

A portuguesa Daniela Reis vai participar no 28.º Giro Rosa, versão feminina da Volta a Itália, que arranca na quinta-feira e decorre até 9 de julho, anunciou esta terça-feira a equipa belga que representa, a Lares Waowdeals.

A portuguesa de 24 anos, campeã nacional de fundo e de contrarrelógio em 2015 e 2016, integra uma lista de sete corredoras que será liderada pela francesa Amélie Rivat-Mas, vice-campeã francesa de fundo, e pela belga Saartje Vandenbroucke.

O Giro Rosa, uma das provas mais exigentes do calendário velocipédico feminino, arranca na quinta-feira, com um crono coletivo de 11,5 quilómetros de Aquileia até Grado, a que se seguem nove outras etapas, terminando na última tirada, de 124 quilómetros, em Torre del Greco, em Nápoles.

Fonte: Record on-line

“André Cardoso acusou positivo em controlo antidoping”

Ciclista da Trek-Segafredo 'apanhado' com EPO

Por: Fábio Lima

Foto: DR Record

A UCI (União Ciclista Internacional) anunciou esta terça-feira que o ciclista português André Cardoso, da equipa Trek-Segafredo, acusou positivo num controlo antidoping fora de competição feito a 18 de junho. De acordo com a UCI, a substância detetada foi EPO (eritropoietina). Suspenso de forma preventiva com efeitos imediatos, André Cardoso terá direito a uma contra-análise.

No seguimento desta notícia, a Trek-Segafredo já reagiu, anunciando que, "ao abrigo da sua política de tolerância zero", suspendeu o português de forma imediata. Desta forma, o português cai da equipa que estava perfilada para, no sábado, marcar presença no arranque do Tour'2017.

Fonte: Record on-line

“Paredes de Coura recebe o Portugal Open de DHU”

Paredes de Coura recebe no dia 2 de julho o 2º Downhill Urbano de Paredes de Coura (Portugal Open de DHU). A iniciativa é aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. As inscrições podem ser efetuadas online (acm.pt) ou no secretariado.

O 2º Downhill Urbano de Paredes de Coura - promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Paredes de Coura e pela Associação de Ciclismo do Minho - terá uma pista bastante dinâmica, aproveitando ao máximo o declive natural do percurso, complementada por diversos obstáculos artificiais, pretendendo simultaneamente fazer as delícias dos pilotos em termos de condução e o deleite do público, em termos da espetacularidade das manobras necessárias à transposição dos obstáculos.

Promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Paredes de Coura e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 2º Downhill Urbano de Paredes de Coura terá prémios monetários em disputa, custando as inscrições 5 euros que revertem para a associação "acode animais".  A participação (além das categorias de competição, de cadetes a master) é aberta a todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Com períodos para treinos entre as 09h00 e as 10h30 e as 13h30 e as 14h30, a manga de qualificação começará às 15h30 e a manga final (sistema de manga única) às 16h30. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 18h30. Na véspera da competição (1 de julho) a pista estará aberta para treinos entre as 15 e as 18 horas.

A pista do 2º Downhill Urbano de Paredes de Coura, com uma extensão superior a mil metros, tem início no Penedo-do-Milho, integrado no Parque de Lazer do Penedo-das-Vistas, a 453m de altitude, um miradouro privilegiado para contemplação da paisagem urbana da Vila, bem como de parte do território do concelho de Paredes de Coura.

O epicentro da prova é o Parque Urbano das Portas do Corno de Bico, junto ao Centro Cultural de Paredes de Coura, localização da porta de chegada. Contiguamente a esta situa-se o Paddock, a zona de assistência e o parque de carga do transporte até à porta de saída, localizada no Penedo-do-Milho.

O 2º Downhill Urbano de Paredes de Coura tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe e Bike Magazine (revista oficial).

No ano passado, Rui Teixeira (RG /Centro Óptico de Fafe) venceu em elites o Downhill Urbano de Paredes de Coura, primeira prova do Portugal Open de DHU. Na estreia da competição nacional, os vencedores dos restantes escalões foram os seguintes: Bruno Almeida (juniores), João Teixeira (cadetes), Rui Silva (master 30), Maurício Conceição (master 40), Augusto Pedrosa (master 50), Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe (equipas) e João Cunha (promoção).

Fonte: ACM

“Agenda de Ciclismo”

Ciclismo jovem e feminino com grande pedalada

O ciclismo jovem e o feminino estarão no centro das atenções, entre quinta-feira e domingo, devido à realização da Volta a Portugal do Futuro e dos Campeonatos Nacionais de cadetes, juniores e femininas.

A Volta a Portugal do Futuro, prova internacional para sub-23, arranca na quinta-feira e prolonga-se, através de quatro etapas, até domingo. A primeira etapa arranca em Oliveira de Azeméis e termina em Oliveira do Hospital, depois de percorridos 146,1 quilómetros, que incluem três prémios de montanha.

A segunda etapa adivinha-se decisiva para as contas finais da competição, pois leva a caravana a percorrer 150,9 quilómetros, desde Arganil até ao alto de S. Macário, S. Pedro do Sul. A meta coincide com uma contagem de montanha de categoria especial, quarta subida pontuável da jornada.

A terceira etapa liga Tondela ao Sabugal por um trajeto de 150,6 quilómetros, que desafia os trepadores num prémio de montanha de primeira categoria e num de terceira. A tirada teoricamente mais simples é a última, 148,2 quilómetros, entre Sabugal e Alcains.

O concelho de Castelo de Vide vai ser o epicentro dos Campeonatos Nacionais de cadetes, juniores e femininas, entre sexta-feira e domingo. São esperados cerca de 350 competidores. As provas decorrem no primeiro fim de semana após os exames escolares, sendo intenção da Federação Portuguesa de Ciclismo contribuir para a compatibilização da prática desportiva com o bom desempenho académico.

Na sexta-feira serão atribuídos os títulos nacionais de contrarrelógio, cujas provas se disputam na freguesia de Póvoa e Meadas, a partir das 15h00. Os juniores masculinos e as corredoras de elite vão cumprir um exercício individual de 22,7 quilómetros. Os cadetes masculinos, assim como as cadetes, as juniores e as masters terão por diante 11 quilómetros de contrarrelógio.

Às 15h00 de sábado arranca a prova de fundo para cadetes, que irá desenrolar-se, tal como as restantes corridas de fundo, na sede do concelho de Castelo de Vide. Os cadetes vão percorrer 79,5 quilómetros, resultantes de três voltas ao circuito de 26,5 quilómetros, que tem um acumulado de subida por volta de 358 metros.

No domingo de manhã corre-se a prova de fundo feminina, com início às 9h30. As corredoras de elite vão completar quatro voltas e 106 quilómetros, as juniores 79,5 quilómetros, as cadetes e as masters vão completar 53 quilómetros. Às 14h00 arranca a prova de fundo para juniores masculinos, cinco voltas e 132,5 quilómetros de esforço.

Mais eventos oficiais

30 de junho a 2 de julho: Cyclohorta 2017 - VII GP SportZone, Horta, Açores

1 de julho, 11h00: 24 Horas BTT de Vila Nova de Famalicão

1 de julho, 14h30: 2.º XCO Juvenil de Vila Flor

2 de julho, 8h30: XIII Paseio BTT de Terrugem, Sintra

2 de julho, 9h00: 5.º Passeio de Bicicleta Policiamento de Proximidade, Guimarães

2 de julho, 9h00: Campeonato Regional da Madeira de XCO

2 de julho, 9h30: VI Troféu BTT Acácio da Silva, Montalegre

2 de julho, 9h00: XCO de S. Martinho do Bispo, Coimbra

2 de julho, 9h30: Maratona BTT dos Pequenos Topos, Golegã

2 de julho, 11h00: Campeonato Nacional de Fundo Masters, Grândola

2 de julho, 14h30: 2.º DHU de Paredes de Coura: 3.ª Prova Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

Fonte: FPC

“Taça do Mundo de XCO”

Equipa Portugal com cinco corredores em Andorra

A Equipa Portugal de BTT compete, no próximo domingo, na etapa da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO) que vai realizar-se em Vallnord, Andorra.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, chamou cinco corredores para este compromisso. Estão convocados os ciclistas de elite David Rosa (Tropix), José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias e Araújo/Frulact) e Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), e os sub-23 Ana Tomás (BTT Seia) e João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar).

“Esta prova vem na senda do trabalho que temos vindo a realizar desde o princípio da época e visa dar mais experiência e rodagem internacional aos nossos corredores, já a pensar no Campeonato da Europa, marcado para o final do próximo mês. O circuito de Vallnord é duro e a corrida vai disputar-se em altitude, o que introduz mais alguma dificuldade a esta prova”, avalia Pedro Vigário.

A Equipa Portugal entra em pista no domingo. Ana Tomás é a primeira a competir, estando a corrida de sub-23 femininas marcada para as 7h30. O sub-23 João Rocha corre às 9h15. O trio que representa a Seleção em elite começa a pedalar às 13h45.

(Horários apresentados segundo a hora portuguesa)

Fonte: FPC

“24º Passeio de Arraiolos”

Vai para a estrada no próximo dia 9 de Julho, o 24º passeio de cicloturismo de Arraiolos, numa organização do Núcleo Cicloturismo Arraiolos.

A concentração está marcada para as 8 horas Largo 25 de Abril, junto á sede no Núcleo, com partida marcada para as 9 horas

Para mais informações e inscrições devem de ser feitas pelos Telefones: 965 325 472, 933 171 539, 936 956 453, 965 325 472

Venha participar, venha conhecer esta vila de tradição alentejana, marque já na sua agenda, faça como nós, que vamos marcar presença. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com