sexta-feira, 21 de agosto de 2020

“Montez e Balbino no pódio de juniores da Taça da Europa de triatlo de Olsztyn”

Prova decorre na cidade de Olsztyn, na Polónia

Por: Lusa

Foto: Record

Alexandre Montez e Gonçalo Balbino terminaram esta sexta-feira no pódio a prova de juniores da Taça da Europa de triatlo de Olsztyn, na Polónia, disputada na distância sprint, atrás de Radim Grebik, vencedor.

O atleta checo concluiu os 750 metros a nadar, os 20 quilómetros de bicicleta e os cinco quilómetros a correr em 55.42 minutos, menos 11 segundos do que Montez e menos 1.13 minutos do que Balbino, na prova que marca a retoma internacional da modalidade, depois da suspensão devido à pandemia de covid-19.

Afonso do Canto terminou na quarta posição, a 1.32 do vencedor, numa competição que contou ainda com João Chagas (sexto), Gonçalo Oliveira (nono) e Rodrigo Rodrigues (10.º).

Na prova de juniores feminina, Maria Tomé foi sexta, Joana Oliveira nona, Mariana Vargem 15.ª e Beatriz Nunes Santos 23.ª.

Ana Ramos, Inês Oliveira, João Ferreira, João Mansos, Miguel Tiago Silva, Pedro Gaspar e Rafael Domingos vão disputar as provas de elites.

Fonte: Record on-line

“Mikel Landa lidera Bahrain Merida no Tour, CCC despede-se com van Avermaet”

Vários dos elementos da equipa já assinaram por novas equipas para 2021, incluindo o campeão olímpico, que já venceu na 'grande Boucle' em 2015 e 2016.

O espanhol Mikel Landa vai liderar a equipa da Bahrain Merida na Volta a França, enquanto a CCC se despede da prova com esta designação com o campeão olímpico belga Greg van Avermaet, foi hoje anunciado.

Landa, que foi quarto na Volta a França em 2017, tendo já vencido etapas na Volta a Itália e na Volta a Espanha, vai liderar um grupo no qual conta ainda com o holandês Wout Poels, o espanhol Pelo Bilbao e o esloveno Matej Mohoric.

"O objetivo é lutar pela geral final", disse Landa, citado em comunicado da Bahrain Merida. O corredor referiu ainda que se sente "em boa forma e muito motivado", enquanto o diretor Rod Ellingworth se mostrou otimista das hipóteses, após "um grande trabalho de toda a equipa" na primeira metade da temporada.

De fora fica o 'sprinter' britânico Mark Cavendish, vencedor de 30 etapas no Tour, em oito edições diferentes entre 2008 e 2016, e um total de 48 em 'grandes Voltas', 15 delas na Volta a Itália.

Na CCC, que ainda não encontrou novo patrocinador para 2021, ao lado de Greg van Avermaet, que vai lutar por vitórias em etapa, estará o italiano Matteo Trentin, vencedor de três tiradas no Tour, e o trepador russo Ilnur Zakarin, configurando as principais apostas dos polacos.

Vários dos elementos da equipa já assinaram por novas equipas para 2021, incluindo o campeão olímpico, que já venceu na 'grande Boucle' em 2015 e 2016.

Na alemã Sunweb, que também anunciou hoje a formação, a grande notícia é a ausência do australiano Michael Matthews, que em 2017 venceu a classificação por pontos.

O objetivo passa pelos 'sprints', com o holandês Cees Bol a contar com o apoio do dinamarquês Casper Pedersen, além das fugas e outras etapas, com o dinamarquês Sören Kragh Andersen, o irlandês Nicolas Roche ou o belga Tiesj Benoot como 'armas'.

Fonte: Sapo on-line

“Adam Yates deixa Mitchelton Scott e o irmão para assinar pela INEOS”

Aos 28 anos, Yates destacou-se com um quarto lugar na Volta a França de 2016.

O ciclista britânico Adam Yates vai correr na INEOS em 2021 e 2022, anunciou hoje a equipa britânica, deixando os australianos da Mitchelton Scott, pela qual corre ao lado do irmão gémeo, Simon, desde 2014.

A mudança de destino de Adam surge na mesma semana em que Simon renovou com a Mitchelton Scott, trocando de ares ao fim de seis anos pela "perspetiva de competir por uma equipa britânica" numa "oportunidade emocionante e no momento adequado".

Aos 28 anos, Yates destacou-se com um quarto lugar na Volta a França de 2016, ano em que venceu a classificação da juventude, e por um nono lugar na Volta a Itália do ano seguinte, depois de vencer a Clássica de San Sebastián em 2015.

Este ano, tem programada a presença na Volta a França, depois de ter vencido a Volta aos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro, e ter sido 17.º no Critério do Dauphiné, já em agosto.

"Adam sabe como ganhar e a sua atitude valente, decidida e resistente são os atributos que procurávamos fomentar na montagem de uma equipa ganhadora", destacou, citado em comunicado, o líder da formação britânica, Dave Brailsford.

Fonte: Sapo on-line

“Rui Costa acaba Tour du Limousin em terceiro após ser segundo na última etapa”

O resultado deixou Costa no terceiro lugar da geral, a quatro segundos do italiano Luca Wackermann (Vini Zabù-KTM), que venceu a prova.

O ciclista português Rui Costa (UAE Emirates) fechou hoje o Tour do Limousin - Nova Aquitânia no terceiro lugar da geral final, após ter sido segundo classificado na quarta e última etapa, na chegada a Limoges.

Nos últimos 167 quilómetros de prova, o português só foi superado pelo italiano Alessandro Fedeli (Nippo Delko One Provence), chegando ambos à meta com 4:02.00 horas, cinco segundos à frente do pelotão, após uma fuga bem sucedida.

O resultado deixou Costa no terceiro lugar da geral, a quatro segundos do italiano Luca Wackermann (Vini Zabù-KTM), que venceu a prova, e a dois do britânico Jake Stewart (Groupama-FDJ), que foi segundo.

O outro português em prova, Rui Oliveira (UAE Emirates), cortou a meta do último dia em 87.º e acabou no 83.º lugar final.

Aos 33 anos, Rui Costa confirma o bom momento de forma após a retoma competitiva, que se seguiu à paragem ditada pela pandemia de covid-19, em que, após um 39.º lugar na Strade Bianche, foi 10.º na Volta à Polónia, venceu a prova de fundo dos Nacionais de estrada, em que foi segundo no 'crono', somando agora novo pódio.

O corredor luso vai ainda encabeçar a seleção nacional nos Europeus de Plouay, no fim de semana, em que estará também Rui Oliveira, tendo várias clássicas planeadas no programa, que culmina na participação na Volta a Espanha, a 'grande Volta' que decidiu atacar.

O último dia do Tour du Limousin ficou ainda marcado pelo abandono de três ciclistas da AG2R, que não partiram para a derradeira etapa devido à infeção pelo novo coronavírus de um companheiro de equipa, fora da prova francesa, no caso o norte-americano Larry Warbasse.

Depois do teste positivo à covid-19 de Warbasse, que está assintomático, a equipa francesa, por precaução, decidiu retirar da corrida Geoffrey Bouchard, Axel Domont e Ben Gastauer.

Fonte: Sapo on-line

“Subida à Torre na Volta vai fazer-se pela Covilhã”

Cidade acolhe prova no dia 1 de outubro

Por: Lusa

Foto: LUSA

A Covilhã recebe a 1 de outubro a quarta etapa da Volta a Portugal, tirada com início na Guarda e que termina na Torre, adiantou esta sexta-feira, à agência Lusa, o vereador com o pelouro do Associativismo.

José Miguel Oliveira explica que, ao contrário do ano passado, em que a prova velocipédica percorreu o sul do concelho, este ano o pelotão pode ser visto nas freguesias a norte, com passagem por Verdelhos, Teixoso, Canhoso, centro da Covilhã, Penhas da Saúde e a subida final para a Torre.

"É uma prova diferente, não tem o mesmo figurino de edições anteriores, mas obedece às regras designadas pela Direção-Geral da Saúde e entendemos que seria importante participar nesta festa do ciclismo", disse, em declarações à agência Lusa, o vereador na Câmara da Covilhã José Miguel Oliveira.

O autarca explica que a Volta a Portugal "não vai ter as festas à saída nem à chegada", vai ser necessário obedecer a distâncias de segurança e assistir espalhado à passagem dos ciclistas ao longo do trajeto "é uma situação de menor risco".

José Miguel Oliveira acentua "a aposta" que tem sido feita na vertente desportiva da Serra da Estrela e o protocolo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) faz parte dessa estratégia.

O vereador refere ainda a ligação dos covilhanenses à prova e a importância da subida à Torre.

"A Volta a Portugal sem a subida às Penhas da Saúde quase que não é Volta, porque é uma subida com história, continua a ser a etapa rainha da Volta a Portugal e as pessoas na Covilhã vivem muito o ciclismo", salienta José Miguel Oliveira.

Segundo o autarca, o protocolo envolve valores inferiores ao de anteriores edições, embora não adiante o montante, e inclui uma parceria com a FPC que contempla, por exemplo, a realização de eventos nos estabelecimentos de ensino do concelho, através da iniciativa "O Ciclismo Vai à Escola".

A edição especial da Volta a Portugal em bicicleta, que vai ser disputada entre 27 de setembro e 5 de outubro de 2020, vai contar com um prólogo e oito etapas.

A prova rainha do ciclismo nacional, que deveria decorrer entre 29 de julho e 9 de agosto, foi adiada, devido à pandemia de covid-19.

A Podium Events, responsável pela organização da Volta a Portugal, anunciou que a edição de 82.ª da prova vai ser disputada em 2021, ficando a corrida de 2020 a cargo da FPC, como uma edição especial.

O percurso da edição especial da prova será revelado até ao final do mês.

Fonte: Record on-line

“Três ciclistas da AG2R abandonam Tour du Limousin após positivo a Covid-19 de Larry Warbasse”

Norte-americano encontra-se assintomático

Por: Lusa

Foto: Direitos reservados

Três ciclistas da AG2R não partiram esta sexta-feira para a quarta e última etapa da Tour du Limousin devido à infeção pelo novo coronavírus de um companheiro de equipa que está fora da prova francesa, o norte-americano Larry Warbasse.

Depois do teste positivo à covid-19 de Warbasse, que está assintomático, a equipa francesa, por precaução, decidiu retirar da corrida Geoffrey Bouchard, Axel Domont e Ben Gastauer.

Também como medida preventiva, a AG2R afastou Bouchard e Domont e Clément Champoussin da prova de fundo dos Nacionais franceses de estrada, marcada para domingo.

A Tour du Limousin - Nova Aquitânia é liderada pelo Luca Wackermann (Vini Zabu--KTM), com cinco segundos de vantagem sobre Jake Stewart (Groupama-FDJ) e sete sobre o francês Kévin Ledanois (Arkéa Samsic), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Fonte: Record on-line

“Equipas com dois infetados por Covid-19 vão ser afastadas da Volta a França”

Medida inclui não só ciclistas, mas também o staff das formações

Por: Lusa

Foto: Instagram Tour de France

A organização da Volta a França em bicicleta vai afastar as equipas que tenham dois infetados com covid-19 da corrida que vai ser disputada entre 29 de agosto e 20 de setembro, segundo o protocolo sanitário da Grande Boucle.

"Se duas ou mais pessoas da mesma equipa apresentarem fortes sintomas suspeitos ou tiverem testado positivo à covid-19, a equipa em questão vai ser excluída do Tour", lê-se no documento, citado pelo sítio especializado em ciclismo na Internet VeloNews.

A medida inclui não só ciclistas, mas também o staff das formações presentes na principal corrida velocipédica do mundo.

"Os corredores não vão estar autorizados para começarem o Tour (ou a próxima etapa) e o pessoal da equipa vai ficar com as credenciais canceladas", prossegue o protocolo, excluindo que o aparecimento de infeções no pelotão possa interromper a prova.

A 107.ª edição do Tour estava prevista para o período entre 27 de junho e 19 de julho, mas foi adiada para o final de agosto devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com o protocolo sanitário, a caravana da prova vai ser reduzida ao mínimo possível, e o contacto entre todos os seus integrantes será limitado, com o objetivo de "salvaguardar a saúde dos corredores, elementos das equipas e todos os envolvidos no Tour, para garantir que a prova pode prosseguir".

A organização prevê a realização de testes antes da prova e a criação de uma 'bolha' a salvo de covid-19, promovendo ainda a testagem generalizada nos dias de descanso, previstos para 07 e 14 de setembro.

Os ciclistas não vão estar autorizados a interagir com os adeptos, sendo obrigatório o uso de máscara nos locais comuns, seguindo restrições que são alargadas aos hotéis, que vão estar reservados por pisos ou alas para as equipas, e à comunicação social, que não poderá aceder aos autocarros das equipas, podendo apenas obter declarações numa zona mista, com um distanciamento de dois metros.

Desde o início da pandemia foram identificados 229.814 casos de infeção em França, que provocaram um total de 30.480 mortes.

Fonte: Record on-line

“CAMPEONATOS DA EUROPA DE CICLISMO DE ESTRADA COM 14 CORREDORES PORTUGUESES”

Por: Vasco Simões

foto: Getty Images)

É já a partir da próxima semana que arranca mais uma edição dos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada, na cidade francesa de Plouay. Portugal apresenta-se em prova com um contingente de 14 corredores e vai poder acompanhar toda ação nos canais Eurosport e Eurosport Player.

Centenas de participantes convergem em Plouay, localidade situada na Bretanha francesa, para competir nuns Europeus sob fortes medidas de segurança, devido à pandemia de COVID-19.

A prova arranca no dia 24 de agosto, cinco dias antes do início da Volta a França, com o contrarrelógio em todas as categorias, seguindo-se a corrida de fundo da elite masculina no dia 26, um dia antes da feminina, num programa que contempla ainda provas mistas e de sub-23 e de juniores.

A seleção lusa terá José Poeira, Ivo Oliveira, Rui Oliveira, Rui Costa, Rafael Reis, Rafael Silva e Rúben Guerreiro na categoria máxima.  A equipa de sub-23 será formada por Afonso Silva, Miguel Salgueiro, Guilherme Mota e Pedro Miguel Lopes. As cores nacionais também são defendidas por quatro corredores juniores, duas femininas, Beatriz Roxo e Daniela Campos, e dois masculinos, Fábio Fernandes e João Ferreira.

Na última edição do Europeus de Ciclismo, em Alkmaar, nos Países Baixos, a seleção da casa acabou por acumular o maior número de medalhas, com um total de 10 (5-2-3). Na prova de fundo, o título foi para o italiano Elia Viviani, enquanto que nas senhoras foi para a holandesa Amy Pieters. Já no contrarrelógio, o jovem belga Remco Evenepoel garantiu a medalha de ouro. Nas senhoras o triunfo coube à holandesa Ellen van Dijk. Os Países Baixos foram ainda a melhor seleção no contrarrelógio misto.

Não perca os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada de 24 a 28 de agosto no Eurosport. As provas têm os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

Horários: Eurosport 1

2.ª-FEIRA, 24 DE AGOSTO – 13:30H – 14:50H – CONTRARRELÓGIO FEMININO

2.ª-FEIRA, 24 DE AGOSTO – 15:10 – 16:30H – CONTRARRELÓGIO MASCULINO

4.ª-FEIRA, 26 DE AGOSTO – 12:40H – 15:00H – FUNDO MASCULINO

5.ª-FEIRA, 27 DE AGOSTO – 12:40H – 14:55H – FUNDO FEMININO

6.ª-FEIRA, 28 DE AGOSTO – 13:30H – 16:15H – CONTRARRELÓGIO POR EQUIPAS MISTAS

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Peugeot Cycle: uma nova e surpreendente gama de e-BikesPor: Sandra Rodrigues”

Foram recentemente lançadas para o mercado seis novas bicicletas com assistência elétrica (e-Bikes) do tipo Crossover. Autoria da Peugeot Cycles, estes equipamentos estão a ser fabricados em França e montados em Rommily sur Seinne (Aube, França).

As novas e-Bikes Peugeot eT01 foram desenvolvidas através da combinação entre os modelos trekking e montanha. As linhas dos modelos SUV do mundo automóvel serviram de inspiração para o desenvolvimento do conceito crossover empregado nestas e-Bikes.

Ao nível do design deste produto podemos adjetivá-lo como elegante e fluído. Para isso contribui a sua bateria Bosch PowerTube alojada no quadro das Peugeot eT01 (e=elétrico, T=trekking). As capacidades de trekking deste veículo são especialmente impulsionadas pelos potentes motores Bosch, assim como pelos pneus de grandes dimensões.

Também é justo descrever as Peugeot eT01 como confortáveis. Isto porque, independentemente do tipo de estrada, caminho ou declive, os modelos FS (Full Suspension) tornam a condução destas e-Bikes mais agradável. Enquanto modelos polivalentes e multifuncionais, as e-Bikes da Peugeot Cycles correspondem aos desejos dos ciclistas. Independentemente de serem usadas quotidianamente ou pontualmente, em momentos de lazer.

 

Peugeot eT01 Crossover D9

Munida de um motor Bosch Active Line, a Peugeot eT01 Crossover D9 é uma bicicleta pensada especialmente para ciclistas mais aventureiros. Principalmente porque, graças ao seu motor, é fácil de utilizar em caminhos com subidas acentuadas. Ajuda também o facto desta e-Bike ter uns generosos pneus Hutchinson, com espigões laterais, que asseguram aderência a todo o tipo de piso. Merece igual destaque a sua bateria Bosch PowerTube 400 Wh que oferece uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Poderá adquirir uma Peugeot eT01 Crossover D9, com quadro “Sport” ou “Mixt”, por 2.499 euros.

 

Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped

Para um uso mais quotidiano temos a Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped. Descrita pela marca como versátil e eficaz, esta e-Bike está equipada com um potente motor Bosch Performance CX. Graças ao seu binário de 63 Nm, a potência máxima deste veículo é atingível mesmo em subidas mais ingremes. Em relação à bateria, podemos avançar que a Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped integra uma Bosch PowerTube de 500 Wh. Através da qual é conseguida uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Também este modelo é enriquecido com quadro “Sport” ou “Mixt”. Mas há algumas especificidades que tornam esta e-Bike ideal para uso quotidiano. Por exemplo, o facto de vir equipada com luz traseira e dianteira, guarda-lamas e suporte para a bagagem. Está à venda por 3.299 euros.

 

Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension)

Desta nova linha de bicicletas elétricas também faz parte a Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension). Confortável é o adjetivo que melhor assenta a esta e-Bike. Uma característica garantida através das suas suspensões dianteiras e traseiras de 80 mm de curso. Além de que, graças à sua Full Suspension, esta bicicleta torna-se mais confortável de conduzir em cidade e tem mais facilidade em circular sobre qualquer tipo de terreno. Em termos de bateria, motor e autonomia máxima, esta e-Bike é uma cópia do modelo “Peugeot eT01 Crossover D9”. O preço da Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension) é 3.299 euros.

 

Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension)

Falta apenas falar da Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension). Um modelo que prima pelo conforto, rendimento e conveniência. O conforto está inerente às suspensões dianteiras e traseiras que suavizam as eventuais irregularidades do piso. O rendimento advém do seu motor Bosch Performance Line, com 60 Nm de binário, que oferece acelerações potentes. E por fim, a conveniência é uma característica assegurada pela sua bateria Bosch PowerTube de 500 Wh. Tal como todos os outros modelos da gama, a Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension) tem uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Esta e-Bike é outros dos modelos desenho especialmente para uso quotidiano. Daí vir equipada com luz traseira e dianteira, guarda-lamas e suporte para bagagem. A Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension) é a bicicleta mais cara desta gama, representando um custo de 3.999 euros.

Resumo comparativo das diferentes e-Bike da Peugeot Cycle

 

 

Saiba como adquirir qualquer um destes modelos

A Peugeot Cycles tem um estúdio de design próprio, o Peugeot Design Lab. Foi neste espaço que “nasceu” o conceito de Crossover da marca, que resulta no design fluído e moderno destas novas bicicletas. Todas as e-Bikes Peugeot eT01 Crossover são montadas em Romilly sur Seinne (Aube, na região de Champagne). Também o fabrico destas bicicletas é feito em França.

A bateria Bosch PowerTube foi encaixada no quadro. O facto deste elemento estar disposto desta forma, junto ao motor da bicicleta, oferece um maior equilibro do conjunto. Até porque este passa a lidar com um centro de gravidade mais baixo.

Ainda sobre a forma como as diferentes peças da bicicleta estão dispostas, as baterias são totalmente protegidas contra a projeção de pedras e outros objetos. A sua remoção é muito fácil de se concretizar pela parte superior do quadro. De referir também que o processo de fabrico dos quadros impede inclusões no alumínio e garantem a sua robustez. As soldaduras planas completam a qualidade percebida.

Para comprar qualquer um destes modelos basta aceder ao portal http://cycles.peugeot.fr. As e-Bike da Peugeot Cycle também estão à venda através da Rede de Distribuidores Peugeot, nas lojas Velo & Oxygen. Ou então junto de revendedores independentes autorizados.

 

O compromisso da Peugeot face à mobilidade elétrica

As e-Bike Peugeot eT01 Crossover são, para o nosso quotidiano, uma excelente alternativa aos meios de transporte tradicionais. Principalmente por serem confortáveis e eficazes. Através desta gama de modelos de nova geração, a Peugeot Cycles reforça a sua oferta de bicicletas com assistência elétrica.

Com ajuda destas novas e-Bikes, a marca também reforça o seu leque de opções de mobilidade eletrificada Peugeot a 300º. De relembrar que este fabricante já comercializa a scooter elétrica e-Ludix. Além de automóveis 100% elétricos, como o e-208, e-2008 e o e-Traveller e os híbridos Plug-In como o 3008, 508 berlina e SW. Assim como os Veículos Comerciais Ligeiros 100% elétricos e-Expert e e-Boxer.

Fonte: Wattson

“Volta a Portugal/Chegada para sprinters em terra de bicicletas”

Por: José Carlos Gomes

A cidade de Águeda, um dos polos mais importantes da indústria nacional de duas rodas, recebe o final da quinta etapa da Volta a Portugal, no dia 2 de outubro.

Numa edição especial da corrida, que visa defender o futuro do ciclismo profissional português e transmitir uma mensagem de esperança ao território nacional e às suas gentes, é importante a inclusão de Águeda no itinerário, dada a ligação entre o concelho e a indústria velocipédica.

A quinta etapa da Volta a Portugal começa em Oliveira do Hospital, concelho presente em seis das últimas dez edições da corrida. Águeda integrou o itinerário voltista pela última vez em 2001, ano em que recebeu uma partida e uma chegada de etapa, ganha pelo italiano Salvatore Comesso, numa disputa entre homens rápidos.

“Águeda é conhecida como a terra das bicicletas. Por isso, é com grande satisfação que temos a Volta a Portugal de regresso ao concelho. Será uma oportunidade para homenagear todos aqueles que trabalham no setor das bicicletas e do ciclismo”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos.

Oliveira do Hospital, que acolheu a chegada a Etapa Solidária em 2018, mantém a aposta no ciclismo e, pelo segundo ano consecutivo, dá a partida para a quinta tirada da Volta. Prevê-se uma jornada ideal para velocistas, na reaproximação da corrida ao litoral.

A corrida vai disputar-se entre 27 de setembro e 5 de outubro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
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