segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

“RODI APADRINHA COLECÇÃO DE BICICLETAS DO MUSEU DO CARAMULO”

Apoio destina-se à conservação da colecção de velocípedes e bicicletas

Por: Patrícia Henriques

O Museu do Caramulo conta com um novo parceiro: a portuguesa Rodi – Sinks & Ideas, S.A., que assim passa a apadrinhar a sua colecção de velocípedes e bicicletas antigas, alguns deles com quase 150 anos de existência. 

Esta parceria faz parte do programa de apadrinhamento de veículos históricos, lançado pelo Museu do Caramulo, cujo apoio concedido é direcionado para a conservação e manutenção da colecção de velocípedes e bicicletas antigas, em exposição permanente no museu e cujo núcleo inclui alguns dos mais distintos e raros modelos de duas e três rodas. Destacam-se um Velocípede Tipo Michaux, de 1869, uma bicicleta Penny and Farthing, de 1880 ou uma Quadrant nº 21 de 1889. 

A Rodi – Sinks & Ideas, S.A. é uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de produtos especializados de alta qualidade, com grande enfoque no ramo do ciclismo, nomeadamente aros e rodas em alumínio, pelo que a associação ao Museu do Caramulo, através do apoio à colecção de velocípedes e bicicletas antigas é, no fundo, uma extensão da própria actividade da empresa. 

Segundo Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “o apoio da Rodi – Sinks & Ideas, S.A. permite assegurar a conservação do núcleo de velocípedes e bicicletas do museu e contribui para a concretização da sua missão de preservar o seu acervo. É, ainda, uma forma de aproximar as entidades privadas da actividade museológica e de colocar o património ao serviço da comunidade.”

A colecção de velocípedes e bicicletas pode ser vista no Museu do Caramulo, durante o seu horário de expediente, de terça-feira a domingo.   

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net  

Sobre a Rodi – Sinks & Ideas, S.A. A Rodi – Sinks & Ideas, S.A. é uma empresa portuguesa, com sede em Aveiro (50 kms a Sul do Porto) e que actua na área da metalurgia e metalomecânica. O seu principal objectivo é o fabrico de produtos especializados de alta qualidade, com grande enfoque no ramo do ciclismo, nomeadamente aros e rodas em alumínio. O conhecimento e tecnologia desenvolvidos ao longo da existência da Rodi – Sinks & Ideas, S.A., foram aplicados na produção de rodas permitindo uma maior qualidade, robustez e elevado design nas soluções RODI, o que permite que a empresa seja parceira de negócios das mais prestigiadas marcas de bicicletas. Mais informação em www.rodi.pt 

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Projecto Mini PedalAdar”

Por: Joana Ivónia

A associação Ciclaveiro considera que aprender a andar de bicicleta é um processo fundamental para a educação de futuros cidadãos mais capacitados e construtores de uma  mudança de hábitos de mobilidade, em especial no que diz respeito a substituição de meios poluentes pela bicicleta. 

Para isso, acreditamos que é importante que as crianças tenham a oportunidade de experimentar, aprender e criar uma relação de proximidade com a bicicleta desde cedo. Tendo em conta o papel fundamental que as escolas têm para a educação dos nossos pequenos cidadãos, queremos incentivar e apoiar as escolas a disponibilizarem bicicletas às crianças.

Reunindo esta necessidade de disponibilizar bicicletas dentro das escolas com o conhecimento que temos sobre a quantidade de bicicletas infantis guardadas nas garagens sem qualquer utilização, encontramos uma oportunidade para tentar solucionar uma necessidade com uma potencial “oferta”.

Neste sentido, neste Natal, o projecto PedalAdar da associação Ciclaveiro com o apoio do projecto Traz&Troca da Câmara Municipal de Aveiro, lança uma campanha de recolha de bicicletas infantis para oferecer a escolas do concelho de Aveiro

Estamos a recolher bicicletas infantis, que não estão a ser utilizadas e muitas vezes esquecidas na garagem, para oferecer a estabelecimentos públicos do pré-escolar e ensino básico do concelho de Aveiro. Com esta acção queremos contribuir para ensinar mais crianças a aprender a andar de bicicleta desde cedo!

Acreditamos que é importante a existência de uma relação de proximidade entre cidadãos na construção de uma comunidade mais colaborativa, e para isso contribuímos com a criação de projectos que alimentem a participação e a construção de uma sociedade mais colaborativa e activa na procura e na construção de soluções mais sustentáveis, nomeadamente no que à mobilidade diz respeito.

Gostaríamos de contar com a vossa colaboração na divulgação da iniciativa da recolha de bicicletas e na divulgação junto das escolas interessadas.

Mais informações em: http://ciclaveiro.pt/minipedaladar

Fonte: Ciclaveiro

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo Subida À Glória.2016”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Subida À Glória.2016”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.