segunda-feira, 15 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“Aula aberta de Indoor Cycling no âmbito da comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo

 

“Aula aberta de Indoor Cycling no âmbito da comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“Tobias Foss da equipa da Ineos vence ao sprint 1ª etapa da Volta aos Alpes”


Num dia com muitas subidas, Tobias Foss sprintou para a vitória e para a camisola da liderança na 1ª etapa da Volta aos Alpes a partir de um grupo reduzido.

Um grupo de sete ciclistas, incluindo Mattia Bais e Simon Pellaud, fugiu na primeira subida do dia e formou-se uma fuga. No entanto, à medida que a prova se aproximava da última subida do dia, apenas Bais e o seu colega de equipa da Polti-Kometa, Andrea Garosio, continuavam na frente, com cerca de 50 segundos de vantagem sobre um pelotão que estava definitivamente a aumentar o ritmo e diminuir a vantagem dos fugitivos.

A pouco mais de 20 quilómetros do final, o duo da frente foi finalmente absorvido pelo pelotão. Enquanto a equipa da Decathlon AG2R La Mondiale lançava um ritmo forte na frente do pelotão, o pelotão partia-se drasticamente atrás, à medida que se aproximava do topo da última subida e da subsequente descida para a meta.

Apesar de todo o trabalho da equipa da Decathlon, é Romain Bardet que beneficia e ataca a descida abrindo algumas brechas na sua roda. Ao chegarem à zona plana, apenas seis ciclistas se mantinham na frente da corrida. A par de Bardet, Geraint Thomas, Chris Harper, Antonio Tiberi, Amanuel Ghebreigzabhier e Esteban Chaves. A pouco mais de 9 quilómetros do final, outros cinco ciclistas juntaram-se a eles na frente, Ben O'Connor, Tobias Foss, Wout Poels, Valentin Paret-Peintre e Juan Pedro Lopez;

No entanto, a cooperação no grupo não se revelou muito brilhante, com alguns ciclistas a recusarem-se a trabalhar. Com outro grupo em perseguição a apenas 14 segundos de distância quando entraram nos últimos 5 quilómetros, a falta de empenho de alguns no grupo da frente estava a revelar-se crucial.

No último quilómetro, os homens que atacaram após tantas indecisões, aumentou a diferença para 22 segundos o que provocou uma pequena divisão no grupo perseguidor. No sprint para a meta, Chris Harper abriu caminho, mas Tobias Foss conseguiu a sua primeira vitória com as cores da equipa da  INEOS Grenadiers, Chaves foi terceiro.

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua vence a classificação por equipas na Clássica de Viana do Castelo”


Domingo, 14 de Abril, os atletas da equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua alinharam em Vila Nova de Anha para disputar a Clássica de Viana do Castelo onde a equipa esteve de parabéns depois de ter estado na fuga do dia com João Matias e ter assegurado dois lugares no Top-10 com João Matias e César Martingil. No final das contas a equipa subiu ao pódio para celebrar a sua vitória na geral por equipas.

Na quarta edição da Clássica de Viana os atletas partiram de Vila Nova de Anha com 163,4 quilómetros pela frente até Viana do Castelo, a corrida ficou marcada por uma fuga de oito ciclistas, onde João Matias marcou presença, esta fuga durou praticamente até aos 15 quilómetros finais. Os últimos quilómetros foram animados com sucessivos ataques na frente da corrida, mas a vitória viria a ser discutida ao sprint, onde Francisco Campos (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense) festejou a vitória.

Os últimos quilómetros foram marcados pela azáfama habitual de uma chegada ao sprint, sendo que infelizmente Leangel Linarez e Angél Sanchez estiveram envolvidos numa queda que impediram a equipa de discutir a possível vitória. Não obstante, e depois de um dia na fuga João Matias conseguiu chegar no grupo da frente fechando na 9º, já César Martingil terminou a corrida na 8º posição, ao mesmo tempo do vencedor, assegurando assim dois lugares no Top-10, e contribuindo para a vitória da classificação geral das equipas pela Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, com um tempo e prova de 11h32m09s.

Gustavo Veloso, Diretor Desportivo declara que: "A equipa trabalhou bem, sempre bem posicionada nos momentos chaves da corrida. O João Matias esteve presente desde o início da corrida na fuga onde fez um grande trabalho. A sorte na parte final não foi a melhor, o Leangel sofreu uma queda na parte final da corrida, perdendo a oportunidade de discutir a vitória na corrida. A vitória na classificação geral das equipas é um bom resultado e mostra o trabalho feito pelos nossos atletas. Vamos continuar a trabalhar nos próximos objetivos”.

 

Clássica de Viana do Castelo

Vila Nova de Anha - Viana do Castelo» 163,4 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

 

1.º Francisco Campos (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 3h50m43s

8.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

9.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

13.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

42.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m21s

87.º Angél Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 9m33s

88.º António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

DNF. Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, 11h32m09s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

"Seleção Nacional/Portugal fecha qualificação olímpica com bronze na Taça das Nações”


Por: Vasco Moreira

Cerca de um ano depois da medalha de ouro, Portugal voltou a ser feliz em Milton, no Canadá, ao conquistar a medalha de bronze na prova de madison da Taça das Nações de Pista, que marcou também o final do período de qualificação olímpica.

A dupla formada por Iúri Leitão e Ivo Oliveira esteve em destaque, com constantes ataques que foram animando a corrida. Para além de uma volta ganha ao pelotão, a dupla portuguesa pontuou em oito sprints, terminando com um total de 46 pontos.

Portugal só ficou atrás da dupla belga formada por Lindsay De Vylder e Robbe Ghys, que venceu com 67 pontos, e da dupla neerlandesa formada por Jan-Willem van Schip e Yanne Dorenbos, que ultrapassou a dupla lusa no último sprint e terminou no segundo lugar, com 50 pontos.


“Fizemos uma prova muito boa, sempre atentos ao desenvolvimento da corrida. Não conseguimos manter o segundo lugar no sprint final, mas estou muito satisfeito com o desempenho da equipa. Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, destaca Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista.

Também este domingo, Daniela Campos foi 15.ª no omnium feminino. Após ter sido 17.ª no scratch, 15.ª na corrida de ritmo e 17.ª na eliminação, a jovem portuguesa entrou na corrida por pontos em 20.ª, com 28 pontos. Conseguiu dobrar por uma vez o pelotão, o que lhe permitiu somar 20 pontos e totalizar 48, bem como ascender à 15.ª posição.


“Foi a primeira vez que a Daniela fez uma prova da Taça das Nações e da qualificação olímpica. Superou um primeiro desafio na qualificação e depois procurámos fazer o programa de omnium com a maior segurança possível, porque bastava terminar para atingirmos os nossos objetivos”, explica Gabriel Mendes.

Portugal termina assim a Taça das Nações, bem como a fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. O ranking final ficará definido esta segunda-feira e a Seleção Nacional está em posição de apuramento nas disciplinas de madison (masculino) e omnium (masculino e feminino), mas aguarda confirmação da UCI, que deve acontecer a 22 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Óbidos Cycling Team supera a desafiante Clássica de Viana”


Por: Helena Dias

 Foto: FPC

A Óbidos Cycling Team concluiu a Clássica de Viana com Mikel Mujika no Top 20 da classificação geral. O ciclista espanhol foi o único elemento da equipa a terminar a quarta edição no 17º lugar, a escassos 5 segundos do vencedor.

A Clássica de Viana marcou o final da Taça de Portugal. A edição de 2024 percorreu 163,4 quilómetros entre Vila Nova de Anha e Viana do Castelo, num terreno recheado de emoções e desafios: três setores de empedrado, troços de terra e cinco prémios de montanha.

A corrida foi marcada por uma fuga de oito corredores, que durou até à falta de 15 quilómetros para o final. Após vários ataques nos derradeiros quilómetros, a vitória foi disputada ao sprint por um grupo de 16 corredores, saindo vitorioso Francisco Campos (AP Hotels&Resorts/Tavira/SC Farense). Mikel Mujika chegou no restrito grupo de 11 corredores que se seguiu na meta, acabando o restante pelotão por cruzar a linha de todas as decisões a conta-gotas, fruto da dureza da prova.

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

“A Clássica de Viana foi azarada para a Óbidos Cycling Team, mais uma vez fomos fustigados com situações do ciclismo, com azares. Na parte final, estávamos com três ciclistas no grupo da frente. O João Silva avariou no setor de pavé, ficando impossibilitado de terminar a corrida. O Mark Kryuchkov, que estava na discussão dos sub-23 e tínhamos bastante expectativa por ser uma chegada que o favorecia, furou dentro do último quilómetro, o que o impossibilitou de sprintar, acabando por fazer o último quilómetro furado. O Mikel Mujika foi 17º, o que acabou por ser uma prestação positiva. Relativamente a alguns ciclistas, com os olhos postos na Ronde de l’Isard, foram poupados para os nossos objetivos mais adiante. Nas próximas competições já vamos ter o bloco todo unido e reforçado para os nossos objetivos”.

Nos próximos dias 20 e 21 de abril, a Óbidos Cycling Team irá disputar as 3ª e 4ª provas da Taça de Portugal de Esperanças, em Braga e Santa Maria da Feira.

 

Classificação Geral – Clássica de Viana:

 

1º Francisco Campos (AP Hotels&Resorts/Tavira/SC Farense) 3h50m43s

2º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) mt

3º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) mt

17º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) a 5s

DNF Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team)

DNF Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

DNF Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

DNF João Silva (Óbidos Cycling Team)

DNF Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team)

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Taça de Portugal de Juniores Odemira”


Daniel Moreira foi o mais rápido em Odemira

 

Por: Vasco Moreira

Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit) foi o vencedor da segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Juniores, inserida no 9.º Troféu José Poeira, este domingo, no Município de Odemira.

A ligação de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, ficou marcada por uma fuga solitária de Guilherme Lino, que se isolou com cerca de 30 quilómetros percorridos e assim continuou até aos últimos 15 quilómetros, altura em que foi alcançado pelo pelotão comandado pelo ABTF Betão/Bairrada.


As decisões ficaram adiadas para os últimos quilómetros e, aí, destacou-se Daniel Moreira. O jovem português o mais rápido e terminou com um tempo de 3h14m56s, menos 13 segundos que Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo), segundo classificado, e menos 16 segundos que André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves), terceiro.

Nas contas do ranking, porém, foi Gonçalo Rodrigues quem assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores, com 125 pontos somados ao fim de duas provas. Daniel Moreira é segundo, com 120 pontos, e João António (ABTF Betão/Bairrada) completa o pódio, com 110.


A Taça de Portugal de Juniores regressa no fim de semana de 18 e 19 de maio, com as terceira e quarta provas pontuáveis, que irão decorrer em Penafiel e em Barcelos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Paraciclismo Odemira”


33 paraciclistas disputaram a 2.ª Taça de Portugal

 

Por: Vasco Moreira

Este domingo, em Boavista dos Pinheiros, freguesia do município de Odemira, decorreu a segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Paraciclismo, inserida no 9.º Troféu José Poeira, que contou com a participação de 33 paraciclistas.

David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas), em C4, foi o único vencedor que mudou em relação à primeira prova, com Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) a vencer em C2, Vasco Dias (PAREDES CiclismoNaEscolaBTTeam) em C3, e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5.

Nas classes H (handbike), destcaram-se Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) em H1, Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) em H2, João Pinto (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portim) em H3, Flávio Pacheco em H4 e Luís Costa em H5. Entre as atletas femininas, Jéssica Ferreira (XC) venceu em H3 e Maria António (Europcar Associação Salvador) em H5.

Jorge Pina e André Soares (Radio Popular - Paredes - Boavista) também voltaram a festejar nas classes B e D.

No ranking da Taça de Portugal de Paracicilismo, ao fim de duas provas, são líderes os vencedores das várias categorias desta segunda etapa. Nota para David Costa, que divide a liderança com Ângelo Correia em C4.

A 3.ª prova pontuável da Taça de Portugal de Paraciclismo está agendada para 4 de maio, no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Aula aberta de Indoor Cycling no âmbito da comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”


Por: José Morais

Fotos: Nuno Silva e filha

Decorreu no sábado 6 de abril, uma aula aberta de “Indoor Cycling” a qual estava inserida no âmbito da comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a mesma foi realizada Centro Popular de Cultura e Desporto da Póvoa De Santa Iria.

A Junta de Freguesia/Assembleia de Freguesia convidou, e Paulo Mata aceitou o desafio para a organização do evento, ele que além de ser um praticante, é um entusiasta, instrutor, e grande impulsionador da modalidade.

Com a intenção de invocar a frase “Abril Sempre”, foram sem dúvida muitos os participantes que aderiram e participaram numa magnifica tarde desportiva praticando “Cycling”, tiveram como instrutores além de Paulo Mata, ainda Ana Amaral e Bruno Miguel, que puderam possibilitar belos e maravilhosos momentos a todos que marcaram presença, que foram acompanhados pelo seu amigo o DJ Fernando Batista, que deu o seu apoio musical para animar.

Paulo Mata, deixou um agradecimento à Junta de Freguesia/Assembleia de Freguesia, aos instrutores presentes, ao DJ, Imorriscas, como a todos que marcaram presença, deixando um “até para o ano”.

 

O que é o Indoor Cycling:

 

O “Indoor Cycling” é uma aula de “Ciclismo Indoor” realizado em pavilhão, e consiste na utilização de bicicletas fixas, realizada em grupo, sendo acompanhada por música, com um, ou diversos instrutores, a proporcionar diversos exercícios, os quais são propostos e baseiam-se na resistência cardiorrespiratória e no trabalho muscular, essencialmente a parte de baixo do corpo.

As intensidades variam para simular um percurso de bicicleta preciso, esta modalidade é muito eficaz como treino, para se preparar um passeio de bicicleta ou uma caminhada, mas também para perder rapidamente peso, as aulas não incluem nenhum movimento técnico nem dificuldade motora específicas, e não causa impacto a nível osteoarticular, e por isso, é acessível também para as pessoas com costas frágeis.

Brevemente traremos até vós mais sobre esta modalidade, estejam atentos.

Pode assistir aos melhores momentos em: https://www.youtube.com/watch?v=3vuxOQOyArs

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com