quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

“Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos CLÁSSICOS REGRESSAM A LISBOA DE 6 A 8 DE ABRIL”

Maior salão nacional relacionado com veículos clássicos e antigos, reúne mais de 160 expositores de vários países, na FIL  70 anos da Porsche, em destaque com exposição, 70 anos do Land Rover, celebrados com concentração e 70 anos do Citroën 2CV  APM, o automóvel português esquecido, será um dos destaques do evento  Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos completam a programação do Motorclássico  Em 2017, o Salão recebeu mais de 40 mil visitantes

Lisboa, 21 de Fevereiro de 2018 - O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 de Abril. O maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 160 expositores de vários países. 

Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral. 

A programação da 14ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 70º aniversário da Porsche, a revelação do APM, um automóvel português com 80 anos esquecido do público, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2017, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes. Exposição temática "Porsche: 70 anos de evolução"

Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição “Porsche: 70 anos de evolução”, dedicada à marca da cidade de Estugarda, uma das mais emblemáticas de sempre na indústria automóvel.

A exposição irá apresentar uma viagem pela história da marca, mostrando modelos das várias décadas, desde o seu início até à actualidade, incluindo várias versões do icónico modelo 911.

Outro dos destaques será a revelação do APM, um automóvel português de 1937 que nasceu numa pequena oficina no Porto, pelas mãos de Libório Machado e que o baptizou com o nome do seu sócio, António Pereira Machado. 

A sua única aparição ao grande público foi no rali “A Mundial”, em 1945, tendo, depois disso, sido deixado ao abandono durante décadas, até chegar a um avançado estado de degradação. Anos mais tarde, o APM foi redescoberto por Luís António Simões, que o restaurou minuciosamente, trazendo-o até à sua condição original e na qual pode agora ser visto pelo público no Salão Motorclássico. 


O 70º aniversário da mítica Land Rover e do icónico Citroën 2CV também vão ser alvo de destaque no Salão Motorclássico de 2018. Para assinalar esta data, o Clube Land Rover de Portugal vai levar a cabo o passeio “Land Rover 70 Anos”, passeio este que chegará no Sábado, às 16h, ao Salão Motorclássico, terminando com os jipes em exposição na parte exterior do pavilhão.

O Citroën 2CV, um dos maiores clássicos populares de sempre, completa, também, 70 anos e estará em destaque com diversas versões do modelo, no Salão Motorclássico, incluindo um exemplar que conta com apenas 4 km feitos, desde que saiu da linha de montagem da fábrica de Mangualde.

Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para a estreia do passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.

No Sábado, dia 7 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilao-motorclassico.com nas semanas antes do evento.

O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” de Pedro Manuel Monteiro, no Sábado, às 15h.

Durante todo o salão serão realizadas, pela primeira vez, as Motor Talks, entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos. 

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa. 

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“RUI COSTA: "CONTINUO A SER O LÍDER, MAS ARU E MARTIN DÃO-ME MAIS TRANQUILIDADE"

Português alvo dos jornalistas em Abu Dhabi

Em Abu Dhabi, Rui Costa é uma das estrelas e um dos alvos dos jornalistas que fazem a cobertura da prova do World Tour, que começou esta quarta-feira com o triunfo de Alexander Kristoff, precisamente um dos novos colegas do português na UAE. Os outros são Fabio Aru e Daniel Martin, mas nem o italiano nem o irlandês parecem diminuir o seu papel na equipa.

"É um luxo ter estas contratações e os resultados vão chegar. O desafio é sermos a melhor equipa do Mundo. Da minha parte não me posso queixar. Continuarei a ser líder, mas é certo que haverá outros e isso dá-me mais tranquilidade", disse Rui Costa numa extensa entrevista ao jornal espanhol "Marca", na qual refere ainda que "espera que a sorte mude e possa fazer algo bonito no Tour" ou que a sua época passará também pelo Mundial de Innsbruck que, segundo ele, "será talvez o Mundial mais duro de sempre".

O campeão do Mundo em Florença em 2013 falou ainda do seu futuro: "O meu contrato termina em 2018, mas por agora é coisa que não me preocupa. Há que fazer as coisas bem para que na altura e se todos estivermos de acordo se proceda à renovação. O que posso dizer por agora é que estou muito conte na equipa".

Fonte: Record on-line

“RUI COSTA NO PELOTÃO FESTEJA VITÓRIA DE KRISTOFF”

Primeira etapa da Volta a Abu Dhabi

Por: Ana Paula Marques

Começou da melhor maneira a participação da UAE Emirates na corrida do país onde está a sede da equipa, em Abu Dhabi, com o norueguês Alexander Kristoff a vencer, batendo ao sprint o italiano Andrea Guardini, da Bardiani, e o australiano Caleb Ewan, da Mitchelton-Scott.

No pelotão e a festejar a vitória do companheiro de equipa chegou o único português que compete por este dias no Médio Oriente, Rui Costa, em 55.º. O campeão do mundo de 2013 defende o título na Volta a Abu Dhabi.

A primeira etapa ficou ainda marcada pela queda e abandono do britânico Mark Cavendishi, numa situação algo insólita. O ciclista da Dimension Data caiu no percurso de neutralização, ou seja, entre a partida simbólica e real. O incidente aconteceu quando o carro do diretor da corrida teve de travar, provocando a queda de alguns ciclistas, entre eles Cavendishi, a desistir com problemas n o ombro, o mesmo que ditou o seu afastamento no Tour de 2017.

Fonte: Record on-line

”5º Passeio de Cicloturismo da Junta Freguesia de Santa Clara”

Lisboa 29 de Abril 2018

Texto: José Morais

Cartaz: Junta Freguesia Santa Clara

Pelo quinto ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Santa Clara leva para a estrada o seu passeio de bicicleta, pela capital.

O evento que terá uma extensão de cerca de 50 quilómetros, tem concentração marcada para as 8 horas, e a partida para uma hora depois, terá saída e chegada junto ao Polidesportivo da Junta de Freguesia, no Campo das Amoreiras.

Este passeio que a organização seja para todos, convida assim as famílias a pedalarem, num passeio que marcará sem dúvida o dia, e satisfará todos os participantes.

Para informações e inscrições, as mesmas podem ser feitas em: www.jf-santaclara.pt/passeio-cicloturismo  ou ainda pelos telefones: 217 567 420 – 217 520 300, fax: 217 576 420 – 217 520 309, ou mail: eventos@jf-santaclara.pt   

Venha participar num passeio descontraído pela capital, marque já na sua agenda, faça como nós que vamos marcar presença.

“RUI COSTA É ESTRELA EM ABU DHABI”

Defende título em prova que começou esta quarta-feira
Por: Ana Paula Marques

A Volta a Abu Dhabi vai na 4ª edição, contando sempre com algumas das estrelas do pelotão internacional. E este ano não foge à regra, com a corrida que esta quarta-feira começou a apresentar na linha de partida nomes como os do italiano Fabio Aru (UAE), o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), o polaco Rafal Majka (Bora), o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), e ainda alguns dos mais conceituados sprinters, Marcel Kittel (Katusha) e Mark Cavendish (Dimension). Há ainda um português, Rui Costa (UAE), que defende, de resto, o título, numa prova em que a sua equipa ‘joga’ em casa.

"Tenho naturalmente boas recordações. Para a nossa equipa é importante vencer esta corrida e tudo faremos para satisfazer os nossos patrocinadores", frisou Rui Costa ao site da equipa. "Espero estar este ano também competitivo, de qualquer maneira temos uma equipa muito forte".

Rui Costa terá como colega em Abu Dhabi uma das estrelas da UAE Emirates para 2018, Fabio Aru. O transalpino aproveitou a antevisão da corrida para revelar que estará no Giro de 2018, que começa em Jerusalém.

Fonte; Record on-line

“XXII PASSEIO ANUAL DE CICLOTURISMO DE POMBAL”

Dia 15 de Abril de 2018

Texto: José Morais/com Clube Cicloturismo Pombal

Cartaz: Clube Cicloturismo Pombal

Ai está mais um grande passeio do calendário oficial da FPCUB, o 22º Passeio de Pombal, um evento de tradição já tem data marcada para dia 21 de abril, a concentração está marcada para as 8 horas, sendo a partida dada pelas 9,15.

Um passeio que vai ter uma extensão de cerca de 60 quilómetros, percorridos por locais de muita história, e sem dúvida muito bonitos, marque já na sua agenda, faça como nós marque presença, veja o regulamento, e a discrição de todo o evento a baixo discriminado.


REGULAMENTO

1. O Passeio é organizado pelo Clube de Cicloturismo de Pombal, Sócio de Mérito da FPCUB;

2. O Passeio não é competitivo nem classificativo, nem de interesse turístico ou económico;

3. O Passeio destina-se aos cicloturistas inscritos na FPCUB, com a quota de seguro válida, e a todos que, na altura da inscrição façam prova de seguro válido para o efeito;

4. A organização não se responsabiliza pelos cicloturistas não inscritos no Passeio;

5. Considera-se equipa, aquela que é composta com um mínimo de 5 elementos inscritos;

6. Os acompanhantes não são considerados para a composição da equipa e, como tal, não têm direito a lembranças;

7. Haverá lembranças para todas as equipas e para os individuais;

8. À equipa de mais longe será atribuído o Prémio Câmara Municipal de Pombal;

9. À equipa mais numerosa a pedalar será premiada com o Prémio Crédito Agrícola;

10. O participante, de uma das equipas, que se distinguir em “Roda Livre” recebe o Prémio J. F. de Pombal;

11. A inscrição é de 8 donativos com almoço e 5 sem almoço. Acompanhantes 5 donativos;

12. A inscrição pode ser feita através dos telefones 968130525, 919830026 ou 933953840. Também pode ser enviada através dos CTT para Clube de Cicloturismo de Pombal, Estação Central de Camionagem, Piso 1 – 3100-438 Pombal, ou para o email: cicloturismopombal@gmail.com;

13. As inscrições encerram dia 12 de Abril, só sendo válidas com a entrega da ficha de inscrição;

14. O preenchimento da ficha de inscrição é obrigatório, devendo ser entregue à organização, devidamente assinada pelo responsável pela equipa no caso de inscrição coletiva ou pelo participante se este for individual;

15. Com a entrega à organização da ficha de inscrição entende-se que o responsável tomou conhecimento do presente regulamento e aceitou as suas normas;

16. A organização não se responsabiliza por eventuais inscrições fraudulentas ou falsas declarações;

17. O Passeio, de aproximadamente 60 Km., tem início às 09H15, terminando às 12H25. A partida é junto da sede do clube, no Largo da Biblioteca, e a chegada é no lugar de Caseirinhos - Pombal, ou na Capela Nossa Senhora de Belém, para quem quer participar no Prémio Roda Livre, ou no Campo de Futebol, local de banhos. O reforço/lanche será distribuído no Jardim Marquês de Pombal, no centro da cidade de Pombal;

18. A média final prevista para o Passeio será aproximadamente de 22 Km/h;

19. Os cicloturistas deverão usar capacete de proteção aprovado;

20. Os cicloturistas só poderão ocupar a faixa de rodagem da direita, em relação ao sentido de marcha, sendo proibido a ocupação das restantes faixas de rodagem;

21. Os cicloturistas deverão ter um comportamento social e cívico, de forma a cumprirem as orientações da organização, dos agentes de segurança e restantes normas do Código da Estrada;

22. Aqueles que, de qualquer forma, tomem um comportamento socialmente reprovável e ou ponham em causa a sua própria segurança e a dos outros, serão excluídos do Passeio, sem prejuízo de serem responsabilizados por infrações praticadas com negligência ou dolo;

23. Nos cruzamentos e entroncamentos de maior movimento, além da organização, poderá haver, dentro da disponibilidade, a colaboração da PSP e GNR, conforme as respetivas áreas de jurisdição, para regularização do trânsito;

24. O Passeio será acompanhado por um grupo de motociclistas, cujos elementos se empenharão na segurança do Passeio;

25. A organização, salvo algum imprevisto, conta com a presença de uma ambulância durante o Passeio;

26. Os carros de apoio só podem circular atrás do pelotão e da ambulância;

27. A organização irá garantir o apoio e recolha dos cicloturistas que assim o pretendam;

28. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido antes, durante e depois do Passeio.

Cortar--------------------------------------------------------------------------------------------------XXII PASSEIO ANUAL DE CICLOTURISMO DE POMBAL 15 DE ABRIL DE 2018

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome da Equipa / Individual: ____________________________________________________________________________ Morada: _____________________________________________________________________________________________ Código Postal: __________ - ________   Tel.: _________________________ NIF: _________________________________ Com almoço: _____________   Sem almoço: ___________   Acompanhantes: _________   Total :______________________ Tomei conhecimento do Regulamento O Responsável

__________________________________________________

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com