sexta-feira, 17 de março de 2023

“Milão-Sanremo na estrada este sábado com Tadej Pogacar a ser um dos principais favoritos”


Por: José Morais

A clássica Milão-Sanremo vai para a estrada este sábado na sua 114ª edição, terá uma duração de oito horas, com a partida a ser dada pela 8:30 horas, pela primeira vez nas 114ª edições a mesma não vai iniciar-se em Milão, mas sim a partida vai ser dada em Abbiategrasso, uma localidade a cerca de 25 km, seguindo depois em direção a Pavia, onde vai entrar no percurso original.

Será a primeira clássica monumento da época, com um pelotão composto por nomes que se destacaram nas duas primeiras corridas da temporada do World Tour, a Paris-Nice e o Tirreno-Adriático.

No topo dos favoritos estão os ciclistas Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates, Mathieu Van Der da euipa da Grenadiers, e o vencedor de 2022, Matej Mohoric da equipa da Bahrain Victorious que também vai marcar presença.

Com dezoito equipas do Word Tour, conta ainda com as equipas da Israel-Premier Tech, Lotto-Dstny e TotalEnergies, que foram as mais bem classificadas das Pro Teams, e ainda as equipas convidadas da Eolo-Kometa, Green Project-Bardiani, Q36,5 e Tudor, o que formará um pelotão de 175 ciclistas.

E que dificuldades irão sentir os corredores a primeira sitia-se nos últimos 50 quilómetros, com destaque para a subida da Cipressa com cerca de 5,6 quilómetros de extensão, com uma inclinação de 4,1%, ficando a vinte quilómetros da linga de chegada.

De seguida vai existir uma descida muito técnica, e a subida de Poggio Sanremo que se inicia já a nove quilómetros do final, com 3,7 quilómetros de distância, e um desnível médio de 3,7%, com um percurso estreito, com curvas muito fechadas até se chegar a Sanremo, com a última curva a ficar situada a 750 metros da meta que estará instalada na Via Roma.

 

Um pouco de história

 

Recordemos que a primeira edição da Milão-Sanremo se realizou em 14 de abril de 1907, onde estavam inscritos sessenta ciclistas, compareceram à partida apenas trinta e três, e apenas catorze conseguiram cortar a linha de chegada, com o francês Lucien Petittrinta-Breto a ser o grande vencedor, o qual gastou 11horas e 04 minutos, para percorrer os 288 quilómetros da prova, sendo que Lucien Petittrinta-Breton venceu o Tour de França nos anos de 1907 e 1908.

“Comité Olímpico de Portugal homenageia a mãe da medalhada olímpica Vanessa Fernandes”


Distinção de Maria Hermínia Barreto aconteceu no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher

 

Por: Record

Foto: COP

O Comité Olímpico de Portugal (COP) prestou esta quinta-feira uma homenagem a Maria Hermínia Fernandes, mãe da medalhada olímpica em Pequim'2008, Vanessa Fernandes.

A homenagem integrou a celebração do Dia Internacional da Mulher promovida pelo COP no passado dia 8, a que Maria Hermínia não pôde comparecer, e na qual foram distinguidas as mães dos atletas portugueses medalhados em Jogos Olímpicos, pelo apoio permanente que deram aos seus filhos.

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, sublinhou a importância de reconhecer "o apoio muito significativo" que as mães deram aos seus filhos-atletas, e neste caso particular o de Maria Hermínia Fernandes a Vanessa Fernandes, que conquistou a medalha de prata na competição de Triatlo, em Pequim'2008.

Sérgio Dias, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, também marcaram presença na homenagem a Maria Hermínia Fernandes. "Nós, mulheres, somos o que somos porque tivemos um grande exemplo como mãe, que nos ensinou a ser mulheres. Temos todos de agradecer às mães", disse a líder da CAO.

Fonte: Record on-line

“António Morgado em terceiro na primeira etapa da Volta a Rodes”


Português assumiu o quarto posto da geral individual

 

Por: Lusa

Foto: Twitter @HBAxeon

O ciclista português António Morgado (Hagens Berman Axeon) foi esta sexta-feira terceiro classificado na primeira etapa da Volta a Rodes, assumindo o quarto posto da geral individual.

Numa chegada em pelotão compacto, o mais rápido foi o dinamarquês Christian Lindquist (Suri-Carl Ras), que cumpriu os 138,5 quilómetros entre Rodes e Kalamonas em 3:11.50 horas, batendo sobre a meta o norte-americano Brody McDonald (Aevolo) e o ciclista luso, terceiro.

Este foi o primeiro dia de competição, depois de na quinta-feira o prólogo ter sido cancelado devido ao mau tempo, e deixa Lindquist no primeiro posto da geral.

Em segundo, a quatro segundos, está McDonald, com o grego Georgios Bouglas, a representar a sua seleção, a intrometer-se no top 3 firmado na meta, pelas bonificações conseguidas na fuga do dia, ficando a cinco segundos do líder.

Em quarto, a seis segundos, está Morgado, vice-campeão mundial de juniores, aos 19 anos, na segunda corrida que faz pela norte-americana Hagens Berman Axeon, para que se transferiu no início do ano proveniente do Bairrada.

Gonçalo Tavares, colega de equipa em ambas as formações, foi 21.º classificado na tirada do dia, ficando em 22.º da geral, a 10 segundos.

O outro português em prova, Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental), é 53.º, a mais de 10 minutos.

A segunda de três etapas parte de novo de Rodes, terminando em Afandou ao cabo de 153,5 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Milão-Sanremo o primeiro “Monumento” de ciclismo da temporada a não perder no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A 114ª edição da corrida italiana vaia para o ar no Eurosport 2, este sábado, a partir da 8:45 horas, numa emissão maratona com a duração de 8 horas. Os comentários da prova ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

É já este sábado, 18 de março, que se realiza a icónica corrida Milão – Sanremo, o 1.º ‘Monumento’ de ciclismo da temporada, e os fãs da modalidade vão poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport ao longo de emissão ‘maratona’ de 8 horas recheada de muita emoção.

Conhecida como a ‘Clássica da Primavera’, a Milão – Sanremo é uma prova de apenas um dia ligando as duas cidades italianas ao longo de 294 quilómetros e uma das mais importantes clássicas do calendário. Este ano Este ano e pela primeira vez em 114 edições a corrida não começa em Milão e tem início em Abbiategrasso, uma localidade a cerca de 25 km, seguindo em direção a Pavia onde entra no percurso original.

Os ciclistas deixam o frio do Norte, em Milão, rumo a Sul, para San Remo, cidade situada na costa da Ligúria, que acolhe o festival da canção italiana. Pelo caminho, o pelotão passa por locais icónicos como o Passo del Turchino e zonas de ascensão decisivas como Cipressa ou o Poggio di Sanremo.

Nos últimos anos registaram-se triunfos de Matej Mohoric (2022), Jasper Stuyven (2021), Wout van Aert (2020), Julian Alaphilippe (2019), Vincenzo Nibali (2018) ou Michal Kwiatkowski (2017).

O 1.º ‘Monumento’ da época conta, como não podia deixar de ser, com a presença das principais figuras do pelotão internacional e as melhores equipas do World Tour da UCI. O nome de Tadej Pogacar surge no topo da lista de favoritos à conquista da prova. Terá a concorrência feroz do belga Wout van Aert ou do neerlandês Mathieu van der Poel.

Quem vencerá a Milão – Sanremo 2023? A resposta é dada este sábado, 18 de março, e pode ver tudo em direto no Eurosport 2, a partir das 08:30h, numa emissão que promete muita ação. Os comentários à prova ficam a cargo da equipa de especialistas de ciclismo do canal Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

 Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com