segunda-feira, 4 de setembro de 2023

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua chegada em uníssono na Etapa 2 do GP Jornal de Notícias”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua terminou em uníssono a 2ª etapa do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, em Valongo, com todos os atletas a cortar a meta integrados no grupo principal após 3h53m24s.

A 2ª etapa com partida e chegada em Valongo, na Avenida 5 de outubro, ficou marcada pela chuva persistente, que deu origem a diversas quedas, que afetaram os atletas Gonçalo Carvalho e Andrés Taboada da equipa Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua, felizmente ambos os corredores conseguiram continuar a prova e irão alinhar na 3ª etapa.


A etapa de hoje foi bastante movimentada, sendo que a fuga do dia teve vários integrantes, sendo a última unidade alcançada a 15 quilómetros para a mete, onde o pelotão seguiu compacto até aos últimos metros, onde o vencedor da etapa se destacou e venceu com 3 segundos de vantagem.

A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua chegou integrada no grupo principal que cortou a meta 3 segundos após o vencedor, sendo que os atletas Rui Carvalho e Nicolas Saenz asseguraram a entrada no TOP-20 da etapa.

 

Classificação Etapa

Valongo: 156,7 Kms

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 3h53m21s

13.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3s

15.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

27.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

28.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

44.º Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

49.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

 

Classificação Geral

 

1.º César Fonte (Radio Popular / Paredes / Boavista), a 7h18m59s

12.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 14s

19.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

31.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 26s

35.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

46.º Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 36s

48.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 43s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 11h40m06s

7.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 6s

 

Esta segunda-feira, o 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc volta à estrada para um contrarrelógio em Santo Tirso, num total de 7,4 quilómetros.

 

Horários Etapa 3 - Contrarrelógio:

 

Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h07m

Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h09m

Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h20m

Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h24m

Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h36m

Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), às 15h43m

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Pedro Silva faz a dobradinha ao vencer a 2.ª Etapa do Grande Prémio JN e assumir a liderança da Juventude”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, conquistou hoje em Valongo a sua primeira vitória como corredor profissional, impondo-se ao sprint na 2.ª Etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. O Sub-23 fez a “dobradinha”, porque além da vitória também passou a líder da Juventude, partindo amanhã com a Camisola Branca. Luís Mendonça foi o 2.º classificado, num dia com uma excelente prestação de toda a Equipa, que passa a comandar a Geral coletiva. Após as bonificações, Pedro Silva sobe ao 2.º lugar da Geral e fica a 1 segundo do Camisola Amarela, que se mantém com César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista). 


A 2.ª Etapa disputou-se num domingo chuvoso, com algumas quedas, e teve partida e chegada em Valongo, num percurso que somou 156,7 km. Aos 25 km, uma dupla conseguia destacar-se do pelotão, ganhando alguma margem. Mas foi aos 32 km que a fuga se tornou consistente, com quatro unidades que rolaram na frente, com mais de 4 minutos de vantagem. A 15 km do final, os fugitivos cederam e o pelotão passou a compacto até à meta, onde tudo apontava para uma emotiva chegada ao sprint. 


E sem dúvida que foi uma emocionante chegada em alta velocidade, com o Sub-23 Pedro Silva a destacar-se na frente do pelotão para se sagrar o grande vencedor do dia, na companhia do colega Luís Mendonça, 2.º classificado. Pedro Silva passou também a vestir a Camisola Branca e ao ganhar a etapa bonificou 10 segundos, subindo ao 2.º lugar da Geral Individual, ficando apenas a 1 segundo do líder. 

Amanhã é dia de crono escalada. Esta segunda-feira, a 3.ª Etapa será um contrarrelógio individual em Santo Tirso, que vai ligar a Avenida Unisco Godiniz e o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, num percurso com 7,4 km. O primeiro corredor parte às 14H00. 



DECLARAÇÕES: 

 

Pedro Silva, vencedor da 2.ª Etapa do 32.º Grande Prémio JN: “Estou muito Feliz, é a minha primeira vitória como profissional, aconteceu no Grande Prémio JN, que é uma corrida muito importante. Apesar de não ter estado na Volta a Portugal, treinei muito para este dia ser possível. A tática era para dar a vitória a Luís Mendonça, mas ele ofereceu-me a vitória hoje. Esta conquista é muito importante para mim, porque agora já sei que posso ser um vencedor. Estou muito grato por ter aprendido muito nestes dois anos de trabalho na Glassdrive / Q8 / Anicolor e hoje dou um passo enorme na minha carreira. Representa o poder passar de um gregário para um vencedor”. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma bonita vitória para o Pedro Silva, é um corredor que merecia bastante este dia, sobretudo por todo o trabalho que faz pela equipa e pelos colegas. É um miúdo incrível, tem um futuro brilhante pela frente. No cômputo geral toda a equipa fez um grande trabalho, desde o Luís Mendonça, Maurico Moreira, Artem Nych, Rafael Reis e Fabio Costa. Ainda há muitos dias pela frente, temos de ir no dia-a-dia até Viana do Castelo”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

2.ª ETAPA: Valongo – Valongo» 156,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h53m21s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

3.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 03s 

21.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

42.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

77.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

88.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m12s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (2.ª Etapa) 

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 07h18m59s 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01s 

3.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 04s 

4.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05s 

13.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14s 

29.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

43.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s 

84.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m23s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 21h57m33s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Rafael Silva (Efapel Cycling), 50 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 42 Pontos 

6.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 30 Pontos 

12.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20 Pontos 

16.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 07h19m00s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Grande Prémio JN 2ª etapa”


Pedro Silva vence em Valongo, mas César Fonte segura amarela

 

Por: Vasco Moreira

Foto: Igor Martins / Global Imagens

Na segunda etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o mais forte na chegada ao sprint a Valongo e subiu ao segundo lugar da geral. No entanto, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que chegou no pelotão, manteve a camisola amarela.

A tirada de 156,7 quilómetros, com partida e chegada em Valongo, na Avenida 5 de outubro, ficou marcada pela chuva persistente, que deu origem a uma queda envolvendo vários corredores e diferentes equipas logos ao quilómetro oito. Pouco depois, surgiram as primeiras movimentações na frente da corrida, mas só ao quilómetro 25, Andres Lopez (High Level-GSport-Grupo Torno) e André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) conseguiram ganhar alguma vantagem.

Ao quilómetro 42, Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e Pedro Lopes (Óbidos Cycling Team) aumentavam para quatro o número de fugitivos, com uma vantagem superior a três minutos para o pelotão. O grupo seguiu coeso e foi aumentando a vantagem, que já era de mais de quatro minutos com 65 quilómetros percorridos, já depois de André Ramalho se ter destacado na Meta Volante de Felgueiras.

Foi nessa altura que Pedro Lopes decidiu arriscar e conseguiu isolar-se, deixando os três restantes fugitivos numa posição intermédia. O ciclista da Óbidos Cycling Team conquistou a meta dos sprints especiais, em Amarante, e seguiu isolado até faltarem cerca de 20 quilómetros para a meta. Aí, foi alcançado de novo pelos três ciclistas que seguiam numa posição intermédia, mantendo ainda uma vantagem de 20 segundos para o pelotão.

Foi, no entanto, uma questão de tempo até o pelotão alcançar todos os fugitivos, o que aconteceu a cerca de 15 quilómetros da meta. O pelotão seguiu coeso até aos metros finais, altura em que Pedro Silva se destacou numa chegada ao sprint, seguido do companheiro Luís Mendonça, com o mesmo tempo, e de Rafael Silva (Efapel), a três segundos.

César Fonte chegou na 16.ª posição, com o mesmo tempo do pelotão, o suficiente para segurar a camisola amarela, ainda que, somadas as bonificações, Pedro Silva tenha ficado a apenas um segundo e esteja agora na segunda posição da geral. O pódio fica completo com Rafael Silva, que está a quatro segundos.

O experiente ciclista, líder da classificação geral, é também o líder da montanha e do combinado. Na juventude, o líder é o vencedor da etapa, Pedro Silva, nas metas volantes é André Ramalho e nos sprints especiais é Jonatan Montoya (Portos Windmob). A geral das equipas é agora liderada pela Glassdrive-Q8-Anicolor.

Para esta segunda-feira, está reservado um contrarrelógio em jeito de cronoescalada, em Santo Tirso, entre a Avenida Unisco Godiniz e o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, num total de 7,4 quilómetros. A partida está agendada para as 14h.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça da Europa de BMX”


Queda impede Renato da Silva de voltar a ser finalista na Taça da Europa de BMX

 

Por: Vasco Moreira

Na 12.ª e última ronda da Taça da Europa de BMX, Renato da Silva encaminhava-se para repetir a presença na final de juniores masculinos, mas uma queda, provocada por um adversário a poucos metros da meta da meia-final, impediu-o de discutir a presença no pódio.

Ainda assim, Renato da Silva voltou a ser o melhor português em prova entre os representantes da seleção nacional, tendo terminado na 16.ª posição da classificação final. Ainda nos juniores masculinos, Bernardo Rocha atingiu de novo os quartos de final, onde foi sexto classificado, tendo terminado na 21.ª posição da classificação geral. Já Rita Xufre, júnior feminina, não conseguiu ultrapassar a fase de qualificação, tendo terminado na nona posição.


Nos cadetes, os três atletas masculinos voltaram a conseguir atingir os quartos de final. Lourenço Hartel terminou na 26.ª posição da classificação final, Leonardo Carmo foi 29.º e Francisco Marcelino foi 32.º. Já Leonor Carvalho, entre as cadetes femininas, não conseguiu atingir as eliminatórias, tendo terminado na nona posição final.

“Queríamos melhorar os resultados de sábado e isso não foi conseguido. Devido a uma queda, o nosso júnior ficou impedido de disputar a final, onde iria tentar melhorar o quarto lugar de ontem. Os outros atletas voltaram a revelar uma boa adaptação à pista e à corrida, mas quando entramos nos quartos de final, a experiência competitiva vem ao de cima e paga-se caro por qualquer pequeno erro. Ainda assim, foram experiências e aprendizagens muito importantes nestas categorias de formação”, explicou Alexandre Almeida, selecionador nacional de BMX.


Entre os restantes portugueses em prova, a maioria dos quais nas categorias challenge, destaque para os segundos lugares de Tomás Cardoso, em boys 8, e de Miguel Quinta Pinto, em boys 9, bem como para os terceiros lugares de Nuno Carvalho, em cruisers 45+, e de Maria Pinto, em girls 11/12.

Ruben Gommers e Malene Kejlstrup conquistam Taça da Europa

Os vencedores do dia foram Eddy Clerte (França) e Bethany Shriever (Grã-Bretanha), que venceram as provas das categorias elite. Pablo Garcia Marcos (Espanha) e Emily Hutt (Grã-Bretanha) destacaram-se nos sub-23, James Cutter Williams (Estados Unidos da América) e Carla Gomez Garcia (Espanha) entre os juniores e Jesper Wahlberg (Suécia) e Freia Challis (Grã-Bretanha) nos cadetes.

No entanto, feitas as contas das 12 rondas da Taça da Europa, foi Ruben Gommers (Bélgica) quem ficou com o troféu da elite masculina, à frente de Cédric Butti (Suíça) e Eddy Clerte (França). Na elite feminina, Malene Kejlstrup (Dinamarca), que não participou devido a lesão, ergueu o troféu, tendo superado Zoe Claessens (Suíça) e Mariana Pajon (Colômbia).

Nos sub-23, Pablo Garcia Marcos (Espanha) garantiu a conquista da Taça entre os masculinos, e Francesca Cingolani Ferreira (Itália) entre as femininas. Nos juniores, foram Sienna Harvey (Grã-Bretanha) e Vincent Molén (Suécia) a festejar, em masculinos e femininos, respetivamente. Finalmente, entre os cadetes, destacaram-se Jesper Wahlberg (Suécia), nos masculinos, e Meredith van der Haar (Países Baixos), nas femininas.

Chegou assim ao fim a Taça da Europa de BMX, que teve Anadia como palco das duas últimas e decisivas rondas ao longo do último fim de semana, reforçando a capacidade do Centro de Alto Rendimento para acolher eventos de grande prestígio internacional, tal como já tinha acontecido anteriormente neste ano, com os Campeonatos da Europa de Pista e BTT.

“Podemos estar orgulhosos da nossa organização. Correu tudo muito bem e tivemos excelente feedback por parte das equipas e dos corredores. Este evento, de escala continental, vai fazer com que esta pista continue a ser um marco para o funcionamento do BMX e para que se mantenha como uma infraestrutura de excelência para o treino de seleções”, explicou Alexandre Almeida, selecionador nacional e um dos responsáveis pela organização do evento.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de XCM Credibom Condeixa”


Guilherme Mota e Melissa Maia conquista Taça de Portugal de XCM

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de XCM Credibom chegou ao fim este domingo, com a quinta e última prova pontuável. Em Condeixa, Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), apesar do triunfo do colega de equipa Roberto Ferreira, e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) confirmaram a conquista da troféu de Martona BTT.

A corrida da elite masculina, um percurso de 95 quilómetros, sorriu a Roberto Ferreira, que terminou em 3h45m40s, 2m35s antes de Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) e 2m27s antes de Renato Ferreira (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis), que completaram o pódio. No entanto, o maior festejo foi de Guilherme Mota, que terminou em sexto lugar, a 6m27s, mas garantiu a conquista da Taça de Portugal, com 1140 pontos, à frente de Filipe Francisco, com 910, e de Renato Ferreira, com 880.

Na elite feminina, Melissa Maia consagrou a conquista da Taça com um primeiro lugar na prova final, depois de ter terminado o percurso de 75 quilómetros em 3h35m31s. A líder do ranking, com 1200 pontos, ficou 12m18s à frente de Maaris Meier (Korpo Activo/Penacova), que terminou a Taça de Portugal em terceiro lugar, com 1000 pontos, e 12m20s à frente de Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), que ficou no segundo lugar da classificação final da Taça, com 1010 pontos.

Em masters 30, José Oliveira (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) foi o mais rápido, mas Rodrigo Gomes (BTT Seia), segundo classificado na prova, foi quem garantiu a conquista da Taça, com 1300 pontos. Em masters 35, Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) liderou a prova, com 4h8m47s, e consumou a vitória na Taça, com 1200 pontos. Em masters 40, Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova), também festejou o título com a vitória na prova, com 4h09m01s, tendo terminado com 1450 pontos no ranking final.


Já em masters 45, foi Nuno Vicente (BTT Seia) a conquistar o título, apesar da prova ter sido liderada por Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova). Em masters 50, António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) juntou o triunfo na última corrida à vitória na Taça. Em masters 55, Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) foi o mais rápido, mas o troféu ficou para Vítor Graça. Entre os masters 60, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) destacou-se na prova e consumou a conquista do título na Taça.

Nas masters femininas, Ana Barata venceu a prova de masters 30, mas foi Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) quem conquistou a Taça. Em masters 40, Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) ganhou a prova, porém, foi Raquel Santos (BTT Seia) a erguer o troféu final. Já em masters 50, Karine Cousteau (Korpo Activo/Penacova) venceu a prova, mas Carla Vieira, que não participou nesta última corrida, já tinha garantido o troféu.

Em E-MTB, categoria de bicicletas de montanha elétricas, apesar do terceiro lugar numa prova conquistada por Carlos Brás (BTT Conceição de Faro), Vitor Calvino conquistou a Taça masculina, sendo que não houve corrida entre atletas femininas, categoria na qual Cátia Santos já havia garantido a conquista do troféu final. Já no paraciclismo, Roberto Soares, na categoria C, e Ivo Vieira (Róódinhas/Master Vantagem), na D, venceram as respetivas provas sem oposição e consumaram a conquista da Taça.

Por fim, entre as equipas, a Korpo Activo/Penacova terminou na liderança do ranking, com 1400 pontos, à frente da Saertex Portugal/Edaetech, com 1200, e do BTT Seia, com 830. Já nas equipas master, o troféu ficou para o BTT Seia, com 1300 pontos, à frente do Korpo Activo/Penacova, com 1280, e do Róódinhas/Master Vantagem, com 990.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com