domingo, 20 de dezembro de 2020

“Bicicletas de neve elétricas vão “rasgar” silenciosamente os Alpes”


Por: Maria Campos

Chegou a época do ano em que máquinas experimentais de neve totalmente elétricas começam a sair das suas garagens de grande altitude. Este ano, a bicicleta de neve totalmente elétrica MoonBike, feita em França, veio “rasgar” a neve no seu próprio canto dos Alpes.

A startup francesa MoonBikes Motors está a conquistar algum espaço entre as categorias de e-snowmobile e e-dirt bike, tendo criado uma moto de neve elétrica de aceleração total, destinada a viajar com leveza e proporcionar uma alegria nítida e explosiva na neve.

Projetada para emoções extremas na neve e para uma utilidade obediente, a MoonBike apresenta uma combinação semelhante a um snowmobile de tração traseira e esqui frontal.

Um motor com 3 quilowatts de potência contínua empurra a bicicleta a velocidades de até 45 quilómetros por hora.

Em vez de usar uma única bateria fixa, a MoonBike pode armazenar uma ou duas baterias de 2 quilowatts, permitindo que os pilotos dupliquem o alcance. Uma única bateria alimenta a bicicleta por entre 18 e 35 quilómetros – dependendo de quão forte o ciclista está a usar o acelerador. Uma bateria dupla duplica esse alcance para 36 a 70 quilómetros.

 

As baterias também são removíveis

As MoonBikes não têm a velocidade total ou gama de motos de neve com motor a gás, mas o seu motor é silencioso e limpo.

A bicicleta elétrica supera uma grande moto de neve de mais de 181 quilogramas na sua construção compacta de 80 quilogramas (com uma bateria) que garantirá um transporte e armazenamento muito mais fáceis.

A MoonBikes Motors planeia disponibilizar as suas bicicletas para encomenda no final de janeiro. O preço ainda não foi finalizado, será anunciado durante a campanha de encomenda. A empresa ressalta ainda que os modelos retratados são protótipos e não o produto finalizado. Da mesma forma, as especificações ainda estão sujeitas a alterações.

A empresa espera que as primeiras entregas para a América do Norte comecem em dezembro de 2021.

AEIOU // ZAP 

“Tour Colômbia 2021 é cancelada pela pandemia de coronavírus”


Fonte: EFE

O Tour da Colômbia 2021, um dos mais importantes testes de ciclismo do calendário no início do ano, não será realizado devido à pandemia do coronavírus, foi já confirmado pela Federação Colombiana de Ciclismo.

"O comitê executivo da Federação Colombiana de Ciclismo tomou a decisão de cancelar a realização do Tour Colômbia 2.1 de 2021, evento que será retomado na temporada de 2022", disse a entidade em comunicado.

Explicando que a decisão foi adotada "devido ao alto número de casos ativos, ao crescimento dos mesmo no mundo, e à dificuldade de fornecer todas as garantias relacionadas aos protocolos de segurança para a caravana" que se reunia na Colômbia em fevereiro.

Quase um milhão e meio de contagio-os, e mais de 40.000 mortos na Colômbia, as autoridades de saúde informaram a existência de 13.990 contaminações no sábado, elevando os casos positivos no país para 1.496.062, contra 40.268.

O responsável mais alto do ciclismo explica que a pandemia tem forçado o ciclismo e grandes eventos desportivos, a repensar, a verificar os seus principais protagonistas, procurando a prevenção e reduzindo o risco de propagação do Covid-19.

É de lembrar que para a qualidade e a quantidade de corredores de alto nível, o teste é atrativo para o público, que se torna massivamente presente em partidas, na estrada, e chegadas.

É impossível fazer controles, e a Federação colocou a possibilidade de discutir possíveis opções para a realização da corrida, no entanto, afirmou que "a organização está ciente da alta presença de público nas cidades por onde passa a caravana, se torna difícil, e que impossibilita os controles de segurança estabelecidos pela UCI".

Este ano, a corrida foi vencida pelo colombiano Sergio Higuita (Education First), seguido por seu companheiro de equipa Daniel Martínez, que a partir de 2021 irá para a Ineos, já que o terceiro lugar do pódio foi para o equatoriano Jonathan Caicedo.

A presença de Chris Froome, Julian Alaphilippe, Bob Jungels, Nairo Quintana, Egan Bernal, Rigoberto Urán, Miguel Angel "Superman" López, Fernando Gaviria e Richard Carapaz, decoraram a corrida, o primeiro vencedor deste evento foi Egan Bernal (2018), que foi sucedido pelo "Superman" López (2019).

Fonte: Marca

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com